Basquetebol Feminino - Época 2026/2027

https://x.com/SCPModalidades/status/2068015955607978314?s=20

Para já os rumores apontados são a Inês Ramos, extremo internacional que joga em Espanha, e a Suraya Rijal, poste do Imortal

Emma Huff volta ao Braga

estranho isso o Braga nem subiu acho que cabia na liga.

do Imortal traziam a Mariana Silva que encaixava bastante bem, gosto muito do perfil dela boa defensora e boa lançadora

https://x.com/i/status/2068669527408181473

2 Curtiram

https://x.com/SCPModalidades/status/2074463446423290267?s=20

SCP vs SLB a abrir o Campeonato

CALENDÁRIO COMPLETO DO SPORTING CP NA LIGA FEMININA DE BASQUETEBOL:

J1/12 SPORTING CP vs. SL Benfica
J2/13 GDR André Resende vs SPORTING CP
J3/14 SPORTING CP vs SC Coimbrões
J4/15 SPORTING CP vs CRC Quinta dos Lombos
J5/16 CP Esgueira vs SPORTING CP
J6/17 SPORTING CP vs GDESSA Barreiro
J7/18 CAB Madeira vs - SPORTING CP
J8/19 CD Escola Francisco Franco vs. SPORTING CP
J9/20 SPORTING CP vs BC Barcelos
J10/21 SPORTING CP vs C União Sportiva
J11/22 AD Sanjoanense vs. SPORTING CP

Gilda Correia é a nova treinadora das Leoas de basquetebol

Por Sporting CP
12 Jul, 2026

Basquetebol

Orientava as sub-18 do Sporting CP na temporada anterior

Gilda Correia é a nova treinadora da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. Depois de na temporada 2025/2026 ter orientado as sub-18, que conduziu ao título de Campeãs Nacionais, Gilda Correia vai agora ter um desafio mais elevado, mas que lhe traz enorme motivação.

“Sinto-me bem, primeiro porque continuo no Clube que me acolheu muito bem e no qual fiz um ano em que me senti muito feliz a trabalhar naquilo que gosto muito de trabalhar. Agora, o desafio é diferente, é mais exigente, mas estou numa casa que já conheço e numa casa que me acarinhou, portanto, satisfeita por abraçar este novo desafio”, disse aos meios de comunicação do Clube na apresentação.

Gilda Correia destacou a metodologia de trabalho no Sporting CP.

“Claramente que nós aqui no Sporting CP temos uma estrutura vertical que comunica muito, que se regula muito e a ideia é continuar, até porque na equipa técnica das seniores não estarei só eu, estará também uma pessoa que vai ficar com as sub-18 femininas, o que ajuda muito a que o escalão imediatamente anterior possa estar muito próximo daquilo que é o alto rendimento e daquilo que é o futuro delas”.

Consistência é o predicado que a treinadora tenciona reforçar relativamente ao plantel Leonino.

“Ter aquilo que este Clube quer, que é ambição. Este Clube tem ambição, nós somos ambiciosas e vamos sempre à procura de mais. Sabemos que ainda estamos a entrar dentro do sistema competitivo que é a Liga feminina, é o segundo ano em que estamos na Liga feminina, queremos fazer mais e melhor e podermos ser um pouco mais consistentes no trabalho ao longo do tempo. É essa a ideia, fazer sobre o que já está feito e dentro do que está feito, poder fazer um pouco mais”.

Gilda Correia deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas.

“Gostaria que os adeptos olhassem para esta equipa, para o basquetebol feminino e para o desporto feminino deste Clube como equipas que estão a crescer e que precisam de ser acarinhadas. Convido-os a virem ver-nos e a fazer parte desta nossa evolução”.

Paulo Doce Moura, coordenador feminino de basquetebol do Sporting CP, explicou a escolha de Gilda Correia para a equipa Leonina.

“Quando recrutámos a Gilda para treinadora das sub-18, de alguma forma já tínhamos em mente uma substituição futura no projecto das seniores. Quando nós durante estes três anos recrutámos a Gilda, já foi um pouco a pensar que seria, certamente, uma alternativa para empossar a responsabilidade das seniores femininas e foi isso que aconteceu. No dia em que tosos decidimos que tínhamos de nos concentrar um bocadinho mais na formação, concentrar o João Pedro [Vieira, treinador da equipa feminina na época passada], achámos que fazia todo o sentido a Gilda tomar essa responsabilidade. Conversámos com a Gilda, a adesão foi imediata”.

João Pedro Vieira assume agora a coordenação de todo o basquetebol de formação do Sporting CP, tarefa que encara com muito ânimo.

“O Sporting CP é um clube formador, o Sporting CP orgulha-se de ter nas suas equipas seniores atletas da sua formação e é esse o nosso principal objectivo: o Sporting CP criar condições aos nossos jovens atletas para que se consigam desenvolver e logo que seja possível comecem a entrar aos poucos nas nossas equipas seniores e nos plantéis das nossas equipas seniores. É esse o principal objectivo e esta próxima época, as duas equipas técnicas, quer a masculina, quer a feminina, são duas equipas técnicas com abertura e com capacidade para entender que este projecto faz sentido e que vamos conseguir, quer no masculino, quer no feminino, ter jovens nossos formados no nosso Clube a integrar as equipas seniores, o que para nós é um grande orgulho e dá-nos grande satisfação”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Gilda Correia

Data de Nascimento: 16 de Novembro de 1980

Nacionalidade: Portugal

Clubes anteriores: SL Benfica, Selecção Portugal (sub-18 e sub-20)

+3 saídas confirmadas

agora quero ver as entradas mas confio na Gilda

https://x.com/SCPModalidades/status/2081417838787526714?s=20

1 Curtiu

https://x.com/i/status/2084247954395676950

3 Curtiram

Inês Ramos é reforço para o basquetebol

Por Sporting CP
03 Ago, 2026

Basquetebol

Extremo é internacional portuguesa. Jogou em Espanha na temporada anterior

Inês Ramos é reforço da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. A extremo regressa ao basquetebol nacional pela mão do Clube e mostrou muita vontade de fazer parte do projecto Leonino.

“Qualquer atleta sonha em jogar num clube grande como é o Sporting CP e ainda para mais o desafio que é proposto, de ser um projecto médio/longo prazo, acho que isso é muito interessante, ainda para mais por o Sporting CP estar há pouco tempo na Liga, mas de certeza é um clube que quer crescer e estou pronta para isso”, disse Inês Ramos aos meios de comunicação do Clube.

A basquetebolista acredita num trabalho para continuar a criar bons alicerces no basquetebol Leonino. “Estarmos todos na mesma página é bastante importante e vermos isto não só para esta época, mas para algo daqui a dois três anos. É algo de bastante importante, e o trabalho ser cada vez mais consolidado”.

Depois de ter jogado na Liga espanhola na época passada, Inês Ramos acredita que saiu fortalecida da experiência no país vizinho. “O ano passado foi o meu primeiro ano fora de Portugal e sinto que precisava bastante disso, que precisava de sair da minha zona de conforto, de experimentar outro tipo de Liga e acho que foi bastante importante, não só a nível basquetebolístico, mas também a nível mental. Espero ajudar a equipa a atingir os objectivos, a consolidar melhor o plantel e ajudar a alcançar tudo o que possa ser possível”.

Como jogadora, Inês Ramos definiu-se como uma atleta que gosta de explorar o jogo de um contra um. “Gosto mais de criar vantagens no um contra um, acho que é isso que me define, mas claro que gosto de ter um bocadinho de tudo para abranger um pouco de tudo”.

A importância do sexto jogador e do apoio dos Sportinguistas foi também assinalada pela nova jogadora Leonina. “É bastante importante o ambiente, sentirmos o apoio dos adeptos e apelo a que venham [os Sportinguistas]. É o segundo ano do Sporting CP na Liga, é bastante importante estarmos todos unidos e o apoio é muito importante para nós”, concluindo: “Vamo-nos sempre apoiar umas às outras, mas termos esse apoio a vir das bancadas é bastante importante”.

Paulo Doce Moura, coordenador feminino de basquetebol do Sporting CP, destacou a qualidade de Inês Ramos. “É muito relevante e insere-se num trabalho que iniciámos há alguns anos a esta parte. Estamos a construir uma equipa à semelhança daquilo que o Clube pretende de forma transversal, para as modalidades, muito assente no potencial nacional, apostar muito nas nossas jovens atletas com futuro e com potencial desportivo para os próximos anos e a esse potencial que já existe e está presente nas Selecções Nacionais, juntar a nossa formação que tem essa capacidade de chegar a esse ponto. A nossa nova treinadora [Gilda Correia] elegeu algumas atletas, em particular a Inês, a que procurámos corresponder e ir ao encontro. A Inês é uma jovem atleta, com currículo e pergaminhos importantes e que nós considerámos que fazia todo o sentido".

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Inês Tavares Ramos
Data nascimento: 11 de Dezembro de 2001 (24 anos)
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Extremo
Clubes anteriores: Al-Qázeres, CP Esgueira
Internacional portuguesa

1 Curtiu

Está parado este plantel a nível de entradas?