já não temos nenhuma vaga estrangeira para preencher? @PedroP
@jmnf97 tens aqui a resposta
ok espero que pelo menos 1 seja utilizada
meus caros esqueçam algo bom aqui se não vier pelo menos mais alguém de qualidade, caso contrário até 26/27.. relativamente ás míudas da nossa formação destaco a Maria Oliveira Base e Caty Martins também não desgosto contudo é curto não temos quase banco
Calma…
Estamos a construir esta secção pela base. Vai ser o 3º ano a competir, o 1º na Liga Betclic. É perfeitamente normal se não forem campeãs já este ano.
Acho que aqui temos feito algo com cabeça tronco e membros. Grupos sempre a pensar mais à frente - no ano passado trouxemos logo 2 jogadoras batidas da Liga Betclic que hoje já estão perfeitamente integradas (Luana e Emília).
Temos 2 internacionais portuguesas no plantel, uma delas titularíssima e provavelmente a jogadora com mais minutos na seleção ultimamente.
A Dayna foi uma das melhores pontuadoras do campeonato na época passada e a Emma das melhores da 2ª divisão. Vamos ver o que valem, mas para as 2 vagas de NFL extra-comunitárias, à partida são apostas que fazem sentido.
Temos dado importância a um projeto com importância na formação. Já temos a equipa Sub-22 na 2ª divisão, o que é super importante para ir tendo as nossas internacionais jovens a jogar.
eu percebo mas custa me ficar em 4 ou 5 @PedroP
Equipa feminina de basquetebol regressa ao trabalho
Por Sporting CP
07 Set, 2025
Luana Serranho e Simone Costa entusiasmadas com o arranque
A época 2025/2026 já começou para a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. As Leoas reencontraram-se esta semana para os habituais exames médicos na Clínica CUF do Estádio José Alvalade, o primeiro passo de uma temporada que assinala o regresso à elite do basquetebol nacional.
Entre caras novas e outras já bem conhecidas dos Sportinguistas, o entusiasmo pelo arranque ficou evidente.
“Já tinha muitas saudades de vestir a camisola do Sporting CP. Tem o peso que tem e cada uma de nós sente uma grande responsabilidade ao envergá-la. Confesso que já tinha saudades de pisar o campo do Pavilhão João Rocha. As férias deram para carregar energias, mas já estou aqui com a pica toda”, começou por dizer Luana Serranho, símbolo da continuidade do grupo, aos meios do Clube.

Para Simone Costa, uma das integrações no plantel de João Pedro Vieira, a expectativa é semelhante. “Já estava com vontade de voltar a competir. Por muito que treinemos durante o Verão, nunca é igual voltar à competição. Estou feliz por regressar”, afirmou a reforço.
A integração das novas jogadoras foi também destacada por Luana, agora no papel de quem ajuda a receber.
“O ano passado receberam-me de braços abertos. Este ano, sinto que tenho essa responsabilidade com as novas. Vai ser um desafio muito diferente, o nível competitivo também, mas todas gostamos de desafios e de jogos equilibrados. Acho que vai ser uma época engraçada e vamos preparar-nos para dar o nosso melhor”, garantiu a base.
Com um plantel renovado e equilibrado, Simone sublinhou a importância de crescer passo a passo.
“Esta é uma época onde quero evoluir pessoalmente e dar o meu contributo à equipa. Há sempre pressão, mas isso é bom para podermos atingir os objectivos. É uma luta diária: treinar bem todos os dias, conquistar cada jogo e, aos poucos, chegar onde queremos. Temos um bom balanço entre jogadoras experientes e talentos mais jovens e todas as ferramentas para construir algo interessante esta época”.

Também Luana destacou a importância de contar, em igual medida, com o contributo da experiência e do sangue novo. “Temos jogadoras com idades diferentes, mas, tal como cheguei a dizer na última temporada, não importa se as jogadoras são mais novas ou mais velhas. Cada uma tem as suas qualidades e todas nós podemos contribuir”, garantiu.
Uma caminhada para a qual o apoio dos adeptos surge como elemento decisivo.
“Quero convidar os Sportinguistas a apoiarem-nos de novo este ano. O ano passado foi arrepiante ver como o Pavilhão se foi compondo jogo após jogo. O nosso objectivo é chamar cada vez mais pessoas e sentir ainda mais a energia dos adeptos”, lançou Luana.
Na mesma linha, Simone acrescentou: “É sempre fundamental ter o apoio dos adeptos. Quando a energia está mais baixa, eles conseguem puxar-nos para cima. Queremos sentir-nos apoiadas aqui no Sporting CP e por isso convido todos a estarem connosco”.
Com o primeiro capítulo da pré-temporada escrito, segue-se agora o trabalho diário no Pavilhão João Rocha, onde as Leoas se prepararão para uma época exigente e ambiciosa no regresso ao escalão máximo do basquetebol português.

Mariyana Kostourkova treinadora adjunta boa aquisição, provavelmente orientará a equipa sub 22
Foto José Lorvão
Leoas já treinam no Pavilhão João Rocha
Por Sporting CP
08 Set, 2025
Equipa feminina de basquetebol trabalha a todo o gás
Depois dos exames médicos que marcaram o início da pré-temporada, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal já realizou o primeiro treino de 2025/2026 no Pavilhão João Rocha.
Com a presença de António Coelho, coordenador do basquetebol do emblema de Alvalade, as Leoas deram início às sessões de trabalho numa temporada especial após a subida ao mais alto escalão da modalidade em 2024/2025.

Em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, João Pedro Vieira mostrou-se “muito feliz por ter sido conseguido um grande objectivo” definido quando o actual projecto teve início.
“Queríamos chegar ao mais alto escalão em três anos e conseguimos fazê-lo em dois. As atletas têm todo o mérito porque o trabalho é, essencialmente, delas. Naturalmente, reforçámos a equipa com jogadoras que achamos que vêm fazer a diferença. Foi o primeiro dia, acabaram de chegar, e temos um misto de muita experiência com jogadoras bem jovens, muitas da nossa formação. Estamos muito entusiasmados com o que podemos fazer esta época”, disse o treinador verde e branco.
Sobre a pré-temporada, João Pedro Vieira explicou que vão ser realizados “bastantes jogos com várias equipas” para deixar o grupo pronto para representar o Sporting CP “da melhor forma”.
“Esta Liga é muito competitiva, todas as equipas têm qualidade. Vai ser muito diferente do ano passado, onde fomos claramente superiores à maioria das equipas. Este ano não vai ser assim, mas queremos representar da melhor forma o Sporting CP e dar muitas alegrias aos Sócios e aos simpatizantes que venham ao Pavilhão João Rocha”, afirmou.

Emília Ferreira, capitã Leonina para 2025/2026, também falou à margem do primeiro treino: “Ainda nos estamos a conhecer, ainda que já conheça a maior parte delas. Vamos tentar ter o maior sucesso possível, obviamente. Cada jogo vai ser uma final. (…) [As caras novas] integram-se ao verem como trabalhamos e o meu papel vai ser super importante nisso. Vamos integrá-las para que o processo seja rápido e agradável”.

Uma dessas contratações é, precisamente, Maria Kostourkova, que garantiu que “toda a gente está entusiasmada”: “Agora é começar a treinar, a conhecermo-nos umas às outras e ajustar as coisas ao que o treinador pretende de nós. Precisamos de tempo. (…) O próximo mês vai ser essencial para nos conhecermos e criarmos rotinas e estilo de jogo. Algumas já se conhecem do Sporting CP, outras das selecções. Temos um grupo muito variado, cada uma traz coisas diferentes à equipa”.

Como podem ver por essas imagens, assim como a que vou pôr aqui, iniciámos a temporada com 15 jogadoras.
Nesta foto não consegui identificar 2 delas:
- A jogadora entre a Emília e a Simone, com o equipamento com o nº 19
- A jogadora entra a Luana e a Emma, com equipamento sem nº
Alguém sabe quem são?
Não é nenhuma dessas, porque ambas estão na foto.
A Madalena é a 2ª de baixo, ao lado da Márcia Carvalho. E a Caty está logo a seguir, entre a Madalena e a Luana Serranho.
Parece que temos um projeto interessante vamos la ver, e o primeiro ano na primeira liga
Mariana Barros
Não sou entendido, mas nunca se pode esperar mais que consolidar uma equipa neste nivel competitivo muito mais exigente que o anterior - é mesmo outra realidade.
Quanto ao futuro próximo, sendo feminino e com pena minha, não acredito em grandes investimentos.
Gosto bastante deste treinador.
O investimento no feminino, é visto da mesma forma tanto no Sporting, como na maioria dos clubes. O investimento é feito onde o clube tenha retorno, principalmente na vertente financeira. Um exemplo disso, é o Futebol Feminino do Torreense, que embora tenha ganho os dois últimos troféus nacionais em disputa, vai jogar a 55 km de Torres Vedras, para não desgastar o relvado para os seniores e os sub 23 masculinos. É o desporto masculino que dá dinheiro.
Não, a Mariana Barros está em cima entre a Rita Chainho e a Dayna Rouse