Dayna Rouse, Basketball Player, News, Stats - Eurobasket Dayna Rouse, Basketball Player, News, Stats - Eurobasket
1,85 mt de altura?
Dayna Rouse é reforço para João Pedro Vieira
Por Sporting CP
05 Set, 2025
Poste norte-americana é a mais recente cara nova da equipa feminina de basquetebol
No regresso ao mais alto patamar nacional, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conta com um novo reforço para 2025/2026: Dayna Rouse, poste norte-americana de 1,83 metros, chega proveniente do GDESSA e está pronta para vestir de verde e branco.
A jogadora, que compete no campeonato português desde 2021, explicou os motivos que a levaram a aceitar o convite para integrar o grupo orientado por João Pedro Vieira.
“O Sporting CP é um Clube com muito boa reputação em Portugal, muito respeitado. Isso foi o que mais me atraiu. Tem boas instalações, uma boa equipa técnica e estou entusiasmada para ver até onde podemos chegar no nosso primeiro ano na Liga”, começou por dizer aos meios Leoninos, confessando-se também uma apaixonada por Lisboa.
“Digo muitas vezes que pessoas aqui são muito amigáveis e acolhedoras, foi isso que me fez voltar regularmente. Adoro Lisboa, é uma cidade onde há sempre muito para fazer. Por isso, é um bom lugar a que ‘chamar’ casa longe de casa”, frisou.

Com experiência consolidada na Liga, Dayna Rouse aponta a exigência da competição como um factor motivador.
“É um campeonato muito competitivo, todos os anos há uma equipa nova a surpreender e não podemos excluir ninguém. É uma boa Liga para jogar e espero que a minha experiência nos ajude muito nesta temporada”, referiu, definindo já objectivos claros e ambiciosos para este novo desafio.
“Individualmente, quero ser uma boa líder, trazer energia positiva e ser melhor do que fui no ano passado. A nível colectivo, espero que possamos ficar o melhor classificadas possível, ter o apoio dos adeptos e deixá-los orgulhosos, enumerou, caracterizando-se também como uma atleta “muito completa” e competente a nível “ofensivo e defensivo”.
Já a adaptação ao Pavilhão João Rocha será… especial. “Joguei aqui pela primeira vez na época passada e o público foi impressionante. É difícil para os adversários porque há muitos adeptos e é um ambiente intimidante. Estar deste lado é muito bom e faz-nos sentir muito apoiadas”, elogiou.
Por isso mesmo, Dayna Rouse deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Venham apoiar a equipa feminina de basquetebol, vamos deixar-vos orgulhosos. Valorizamos muito o vosso apoio”, concluiu.
Que jogadoras estão confirmadas neste momento?
Foto José Lorvão
Simone Costa é reforço da equipa feminina de basquetebol
Por Sporting CP
06 Set, 2025
Internacional portuguesa regressa a Portugal para vestir de verde e branco
Com passagens por Estados Unidos, Inglaterra, Islândia e Alemanha, a internacional portuguesa Simone Costa, de 29 anos, é a mais recente cara nova da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal.
A extremo-base regressa assim ao Campeonato Nacional para reforçar a formação orientada por João Pedro Vieira e, questionada sobre a decisão de rumar a Alvalade, não hesitou em destacar a dimensão do Clube.
“Este projecto em si é bastante interessante e acho que qualquer atleta tem como objectivo jogar num Clube como este. A minha carreira na Alemanha terminou e eu queria voltar a Portugal, então o Sporting CP foi a melhor opção”, começou por contar aos meios Leoninos.
Assumindo desde logo as metas para 2025/2026, Simone Costa lembrou que, “num Clube como o Sporting CP, todos ambicionam chegar o mais longe possível”.
“A nível pessoal, quero melhorar a cada dia. Esse é sempre o meu objectivo em todas as épocas e não vai mudar agora. Queremos ganhar o máximo de jogos possível, trabalhar bem durante a semana e estar sempre preparadas”, acrescentou, descreveu-se ainda como uma jogadora veloz e completa.

“O meu ponto forte é a velocidade, acho que isso já é bem conhecido. Acrescento também qualidade nas transições e lançamento de fora, para além da experiência”, garantiu Simone, confessando também muita vontade de abraçar esta nova etapa.
“Quando se vem para um Clube novo é sempre tudo novo, há algum nervosismo. Mas sinto-me bem aqui e tenho vontade de começar a treinar e de estar com as minhas colegas. Está a correr bem e estou muito entusiasmada. Acredito que será positivo, quer com as minhas colegas quer com todo o staff”, frisou.
Por fim, a mais recente Leoa deixou um apelo claro aos Sportinguistas. “Espero que venham aos nossos jogos e nos apoiem. É muito importante termos os adeptos connosco, esse apoio dá-nos sempre uma força extra”, disse, a fechar.
Mais uma equipa feminina, em construção para lutar pelo título, no caso a Liga Betclic.
Emma Huff é Leoa em 2025/2026
Por Sporting CP
06 Set, 2025
Extremo de 27 anos chega proveniente do SC Braga
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar a temporada 2025/2026 e João Pedro Vieira conta agora com a confirmação de Emma Huff como reforço. A extremo de 27 anos chega proveniente do SC Braga e não escondeu o entusiasmo por vestir de verde e branco.
“A equipa feminina de basquetebol do Sporting CP fez dois anos consecutivos de muito bom nível competitivo. Criaram uma cultura que acho bastante interessante e, claro, poder voltar a jogar na Liga, com esta equipa, deixa-me muito feliz”, contou a canadiana aos meios do Clube.
Há três épocas consecutivas em Portugal, Emma Huff está perfeitamente adaptada ao país e ao campeonato, mas encara esta nova etapa como um salto importante.
“Em 2022, cheguei a Portugal para jogar a minha primeira época como profissional. Estou cá desde então e adoro o país, as pessoas e a cultura. O SC Braga ajudou-me a crescer enquanto jogadora e foi uma experiência muito rica ter jogado nas três divisões do basquetebol português. Vai ser fantástico regressar à Primeira Liga”, explicou, traçando já os objectivos para a temporada que se avizinha.
“Espero uma época muito competitiva para nós enquanto equipa. Temos elementos novos muito bons, que o João Pedro Vieira e a equipa técnica juntaram para enfrentar esta temporada. Queremos vencer todos os jogos. Sei que será difícil, porque o campeonato é muito competitivo, mas estou confiante de que seremos uma equipa sólida”, vaticinou.

Determinada a contribuir para o sucesso colectivo, acrescentou: “Tento trazer sempre energia positiva para o grupo. Só quero ajudar a equipa a ser melhor. Individualmente, tudo o que possa fazer para contribuir para o sucesso da equipa, farei. Esse é o meu objectivo principal. E ganhar jogos, fazer todos os possíveis para isso”, garantiu, destacando “os lançamentos de três pontos, a energia, a capacidade defensiva e ser uma jogadora de equipa” como alguns dos atributos positivos do seu jogo.
O regresso ao Pavilhão João Rocha, agora de verde e branco, também merece palavras especiais: “Não é a minha primeira vez aqui. Da última, estava lá em baixo, no campo, a jogar. Foi na temporada passada e lembro-me de entrar e pensar… ‘uau’. Estar de volta, envergando agora o símbolo do Sporting CP, deixa-me muito orgulhosa e muito agradecida pela oportunidade. As condições do Pavilhão e do ginásio são espectaculares e estou muito contente por poder desfrutar de tudo isto.”
A fechar, Emma Huff ‘convocou’ os adeptos a comparecer em peso na casa das modalidades Leoninas: “Venham apoiar a equipa feminina de basquetebol. Estamos focadas no nosso crescimento e vamos deixar-vos orgulhosos”, concluiu.
Foto José Lorvão
Márcia Carvalho reforça basquetebol Leonino
Por Sporting CP
07 Set, 2025
Nova Leoa para o plantel de João Pedro Vieira regressa ao clube que representou em 2015/2016
A base Márcia Carvalho é reforço para a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. A jogadora está de volta ao emblema Leonino, que representou em 2015/2016.
“Claro que vir para o Sporting CP e jogar no Sporting CP é sempre um luxo e muito bom regressar a uma casa em que já estive. Da última vez que cá estive não saí da melhor maneira, porque estive lesionada, mas regressar deixa-me muto feliz”, referiu na apresentação aos meios de comunicação do Clube.
Jogar basquetebol é paixão de família que adpptou como sua. “Adoro basquetebol, a minha família é toda ligada ao basquetebol, jogo há imenso tempo e é uma coisa de que realmente gosto. É uma profissão, claro, mas também é uma diversão para mim. Venho com alguma experiência, alguma bagagem e isso vai ser um ponto a favor para a equipa”.
A atleta está muito entusiasmada por jogar no Sporting CP, sentimento directamente proporcional à ambição por voltar a representar o símbolo Leonino.
“Apesar de a equipa ter subido agora para a 1.ª divisão, o objectivo é sempre ganhar, independentemente do desafio onde estamos. Claro que vai ser exigente, vai ser uma Liga exigente, todo o campeonato é, mas as nossas jogadoras também são muito competitivas. Acho que vai ser um bom ano, um ano de êxitos”, deixando um apelo importante aos adeptos Sportinguistas:
“O nosso sexto jogador conta muito e esse é um ponto a favor que temos aqui no Sporting CP, que é somar ou multiplicar o número de pessoas que venham ao Pavilhão para nos ajudar e apoiar. Vamos ver como corre, mas eu acho que vai ser bom”.
Sobre o grupo de trabalho do qual vai fazer parte, Márcia Carvalho não poupou nos elogios. “Numa primeira fase sinto-me um pouco ansiosa, porque é uma equipa nova, mas que não é nova porque conheço basicamente toda a gente, joguei com grande parte das jogadoras que estão na equipa. Sinto-me bastante feliz por estar aqui com elas e acho que vai ser bom, uma equipa competitiva, que gosta de trabalhar e isso é muito importante para termos sucesso. Temos de nos dar todas bem, isso é importante e também vai acontecer”, projectou.
Márcia Carvalho deixou ainda uma mensagem final aos Sportinguistas. “Apelo a que todos venham e nos apoiem. Vai ser uma época muito importante por ser de subida para a Liga, mas também porque é uma época de afirmação. Queremos mostrar que realmente somos capazes e para mostrarmos isso, além do nosso trabalho é importante ter o factor casa muito presente e claro que o factor casa também vai ser presente fora, porque por ser o Sporting CP, por ser um clube grande, isso vai ser muito levado em conta. Gostava de ter toda a gente presente nos nossos jogos, em casa, ou fora. Isso é muito importante”.

Esta secção feminina está a bombar. Não conheço a valia dos reforços, mas é sempre a chegar. Não é costume no feminino…![]()
creio que a base de atletas formadas localmente está fechada. Adorei a aquisição da Maria Kostourkova e da Simone Costa, a juntar a Luana e á Emília. Quanto á Marcia Carvalho não a conheço bem vou dar o benefício da dúvida A huff já conhece a liga e foi sempre destaque nas equipas onde esteve, quanto á Rouse principal destaque do GDESSA o ano passado boa aquisição.
Fiquei um pouco surpreso com a continuidade da Claudia Almeida, quanto á Filipa boa jogadora mas creio que o ano passado jogou pouco devido a lesão. Nota ainda para a não continuidade (até agora) da Carolina Duarte jogadora que gostava bastante e tinha lugar nesta equipa. Resta apenas apresentar 3 jogadoras NFL.
Creio que partimos atrás do eterno Rival e da União Sprortiva
não sabia desta.. que diferença… estou assustado assim sendo. Partimos claramente atrás do nosso rival e do união sportiva e talvez até lombos… e cuidado com o Imortal
ao que parece plantel fechado… luta pelo 4 lugar com o imortal a meu ver não temos a mínima hipóteses de lutar por nada. desiludido!
A apresentarmos, as 2 NFL que ainda podemos ter teriam de ser comunitárias.
O Benfica, para já, tem 2 extra-comunitárias como nós e ainda uma comunitária. Mas eles não têm acertado nessas jogadoras nos últimos anos e acabam a trocar muitas vezes a meio da época.
Faltam aí nomes e a Filipa Cruz não ficou. Até vou já editar isso.
espero que sim há ali muitas jogadoras que não podem estar na 1ª equipa, sabes se a Carolina Duarte ficou @PedroP?
Não ficou também.
Para já começámos a época com:
Luana Serranho, Simone Costa, Márcia Carvalho, Madalena Costa, Maria Oliveira
Caty Martins, Emma Huff, Dayna Rouse, Mariana Barros, Cláudia Almeida, Rita Chainho
Maria Kostourkova, Emília Ferreira
Saídas: Ana Rua, Carolina Duarte, Mariana Pires, Sienna Durr (Ferragudo), Hannah Prata (Braga, acho), Madalena Amaro (College), Filipa Cruz