Basquetebol Feminino - Época 2024/2025

https://x.com/SCPModalidades/status/1926262492344287282

2 Curtiram

Foto João Pedro Morais

Leoas juntam título do CN1 à subida de divisão

Por Sporting CP
24 maio, 2025

Basquetebol

Novo triunfo sobre o SC Coimbrões (70-61) selou conquista em casa

Depois de já ter garantido a subida directa ao principal patamar nacional, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, o Campeonato da I Divisão (CN1) – o título do segundo escalão. Para levantar o troféu no Pavilhão João Rocha, as Leoas de João Pedro Vieira voltaram a vencer o SC Coimbrões, agora por 70-61 no segundo jogo da final dos play-offs, após já terem levado a melhor em Vila Nova de Gaia (71-74).

E na casa das modalidades Leoninas, tudo começou da melhor forma com os triplos de Emília Ferreira e Luana Serranho (6-2), mas a robusta réplica nortenha fez-se sentir a de imediato. Embalado pelo acerto de Shanyce Makuei, o SC Coimbrões chegou a virar o jogo e até atingiu uma vantagem de cinco pontos (15-20), a qual um triplo de Catarina Martins, contudo, ainda diluiu antes do final dos primeiros dez minutos (18-21).

Já no segundo período, as Leoas reencontraram-se logo nos primeiros minutos: à base de ataques rápidos e penetrações certeiras em direcção ao cesto, Luana Serranho, Sienna Durr e Hannah Pratt levaram a uma reviravolta que culminou numa liderança de sete pontos (28-21).

Superada, depois, uma fase mais imprecisa da partida, o Sporting CP solidificou-se na defesa (apenas sete pontos sofridos neste quarto), afinou outra vez a pontaria nos lançamentos e arrancou para um fantástico parcial de 11-0 que fez toda a diferença. Ao intervalo, o conjunto orientado por João Pedro Vieira vencia por 41-28, contando com a extremo Pratt (12 pontos, seis ressaltos e duas assistências) em excelente plano nesta primeira parte.

E o reatamento da partida não podia ter trazido melhor declaração de intenções por parte das Leoas, que com triplos de Luana Serranho e Emília Ferreira e lances livres de Sienna Durr ‘dispararam’ logo para um expressivo 49-32.

Por sua vez, o lutador emblema de Vila Nova de Gaia, já sem margem de erro nesta final – mas também com a promoção assegurada -, nunca atirou a toalha ao chão e, aos poucos, foi reagindo e encurtando as distâncias (53-44). Ainda assim, a sólida vantagem verde e branca nunca foi verdadeiramente ameaçada e o Sporting CP – com mais uma boa ponta final - foi para os derradeiros dez minutos a ganhar por 61-46, ou seja, 15 pontos de diferença.

No entanto, o jogo ainda não estava resolvido, como veio provar, sobretudo, a recta final do quarto período, quando os esforços visitantes capitalizaram a ineficácia Leonina. Primeiro, o SC Coimbrões reduziu para 66-59 e, depois, para 67-61, o que deixou tudo em aberto para o último minuto. Mas aqui o jogo colectivo verde e branco veio ao de cima com uma bela jogada e Carolina Duarte, com um lançamento de três perfeito, deu a ‘machadada’ final no jogo (70-61), abriu as portas do título e fez romper a festa das Leoas no Pavilhão João Rocha pela segunda vez esta época.

Precisamente uma década depois (2014/2015), o Sporting CP voltou a conquistar o CN1 e deu o fim perfeito a uma temporada inesquecível. Segue-se o desejado regresso à Liga principal em 2025/2026.

Sporting CP: Ana Rua [C], Catarina Martins (5), Carolina Duarte (3), Mariana Pires (2), Cláudia Almeida (1), Luana Serranho (14), Emília Ferreira (15), Hannah Pratt (14), Filipa Cruz (2), Maria Oliveira, Sienna Durr (12), Maria do Carmo

1 Curtiu

Palavra às Campeãs

Por Sporting CP
24 maio, 2025

Basquetebol

Festa verde e branca no Pavilhão João Rocha

Soada a última buzina, a equipa feminina de basquetebol soltou a festa no Pavilhão João Rocha pela segunda vez esta temporada, depois de ter juntado o título do Campeonato Nacional da I Divisão – segundo escalão nacional – à subida à Liga principal, garantida anteriormente. Durante os festejos, já de troféu em mãos e medalhas de vencedoras ao peito, as protagonistas desta época memorável deram conta de todas as emoções em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP.

João Pedro Vieira, treinador
“Dar os parabéns a estas jogadoras que fizeram um trabalho fantástico desde o início. Prometemos que queríamos subir e conseguimos, tínhamos prometido ser campeãs e fomos. Agradeço, também, à nossa Direcção, que acredita neste projecto, e a todos os nossos Sócios e adeptos. Para o ano, na Liga queremos ter o nosso pavilhão cheio. O nosso clube merece ter a equipa nesse patamar. Quis que todas jogassem e fossem parte activa, fomos campeões e estou muito feliz. Subir à Liga e, ainda por cima, ser campeão é fantástico. Foi uma época especial”

Luana Serranho
“Estou sem palavras. Esta época tem sido fenomenal. A meio deixamo-nos ir um pouco abaixo em dois jogos, mas soubemos dar a volta. Temos muito coração, uma personalidade guerreira e ser Campeãs com este apoio dos adeptos foi espectacular.”

Ana Rua
“É difícil pôr em palavras o que estou a sentir neste momento. Foi um ano de muito trabalho, lesões, mas chegar ao fim e ver o nosso pavilhão e ser campeãs não tem preço. Acho que caiu logo [a ficha] assim que garantimos a subida, mas esta vitória no campeonato ainda não. Amanhã ainda vou acordar e duvidar sobre se aconteceu mesmo.”

Catarina Martins
“O que mais sinto é orgulho, em nós, em tudo o que fizemos, na equipa técnica e em toda a gente que acreditou em nós. É uma felicidade enorme.”

Siena Durr
“Tem sido excelente como primeira experiência fora de casa. Ter esta oportunidade de jogar num clube como o Sporting CP é uma dádiva e chegar ao fim com o título…. Alcançamos os objectivos que tínhamos. O SC Coimbrões é uma excelente equipa, mas estou feliz por termos saído por cima.”

Maria Oliveira
“Foi uma época desgastante, mas foi de sonho. Conseguimos atingir os nossos dois objectivos principais e, portanto, só tenho a agradecer a toda a gente: staff, colegas de equipa e adeptos, porque cada vez temos mais apoio. Estou muito feliz por estar aqui e por ajudar nesta conquista.”

Carolina Duarte
“É inexplicável, para mim é um sonho de criança. Obrigado ao Sporting CP por acreditar na nossa equipa.”

Filipa Cruz
“Ganhámos e, agora, venha o próximo ano, porque cá estaremos. Somos muito unidas, trabalhamos muito em equipa e, por isso, há muito trabalho da nossa parte e do Sporting CP.”

Hannah Pratt
“Estou a adorar o Sporting CP. Atingimos os nossos objectivos e, por isso, tem sido espectacular. Sinto-me muito bem aqui.”

Mariana Pires
“Acima de tudo, foi um ano muito duro para todas, mas vivemos disto. Tivemos momentos baixos, outros muito altos, mas é isso que caracteriza esta equipa: nunca baixamos os braços, porque somos da raça que nunca se vergará.”

Emília Ferreira
“Estou sem palavras, em êxtase. Subirmos à Liga é muito bom para o basquetebol nacional e acho que deixamos tudo dentro de campo numa época longa. Seguimos o plano e tivemos sucesso.”

Cláudia Almeida
“Sabe muito bem. É o culminar de um trabalho muito longo. Agora é desfrutar e festejar.”

Maria do Carmo
“É tudo o que estávamos à espera e é a prova de que se trabalharmos vamos chegar longe. Passamos aqui o nosso dia, esta é a nossa casa.”

Madalena Costa
“É muito gratificante representar este clube e ganhar este troféu. Merecemos isto e agora vamos festejar.”

António Coelho, coordenador do basquetebol do Sporting CP
“Foi um trabalho espectacular por parte de toda a equipa. Trabalharam muito e mereceram esta grande vitória. No ano passado, a base desta equipa foi campeã, este ano repetiram numa divisão superior e para o ano estamos na Liga. Quero agradecer o apoio de toda a Direcção do Sporting CP, em particular na pessoa de Miguel Afonso, que nos deu um apoio extraordinário na composição desta equipa, e vai continuar a dar.”

https://x.com/SCPModalidades/status/1926269479106867265

https://www.instagram.com/p/DKClNlksiKK/?igsh=YXlpcWxreG11dnBl

Também tentamos esta, é pena …

muita pena
não deixem escapar a umabano do GDESSA

Parabéns a todos.

Agora há que reforçar praticamente toda a equipa (ficava com 3 das portuguesas). A realidade é totalmente outra.

da base portuguesa para aproveitar temos a Luana a Emília e a Carolina Duarte

1 Curtiu

As próprias.

https://www.instagram.com/p/DKC6uESMyOf/?igsh=OXU3M2xndWJqbjJs

Temos que nos mecher ,que as rabolhas já o estão a fazer .

https://x.com/SCPModalidades/status/1926269479106867265

https://x.com/Sporting_CPAdep/status/1926396184932807155?t=_nNi-5QvF2Cx1oRYsISE-w&s=19

2 Curtiram

Parabéns pela subida e pelo título da 2ª divisão, espero que este projeto tenha o rumo inverso ao da maioria das modalidades femininas de pavilhão.

O Sporting CP ganhou o título da 1ª Divisão.
Subiu à Liga Betclic.

1 Curtiu

Quais são as condições e possibilidades para o ano?

Lutar pelo título. Têm é que se reforçar bem - a Emília e Luana já foram reforços desta época a pensar precisamente nisso. Agora vem o rumor da MVP do campeonato. A equipa precisa de uma reformulação, mas basta querer que temos todas as condições

2 Curtiram

https://www.instagram.com/p/DKHg8JosZ6j/?igsh=MWNwdjV1YWhnNWJybw==
Márcia costa tem proposta nossa .

1 Curtiu

https://www.instagram.com/p/DKIQo49MeQv/?igsh=Znl5NGs0MWczNnFu

Se todos os rumores se concretizarem ,não estamos a trabalhar mal…
É preciso que se concretizem !

1 Curtiu

"REBECCA TAYLOR FICA NO BC BARCELOS NA PRÓXIMA TEMPORADA :writing_hand:

A Basquetebol Notícias apurou que Rebecca Taylor vai continuar no BC Barcelos na próxima época, apesar de ter recebido várias propostas de outros clubes, como o Sporting CP."