A modalidade é autónoma, com a Associação de Basquetebol do SCP a representar desportivamente o Sporting. Esta época, a equipa sénior feminina vai competir na Liga Feminina (escalão máximo).
Isto de ser oficial daria uma ajuda muito grande na preparação à liga apesar de não ser fundamental para a manutenção.
[hr]
Em julho espero poder meter aqui uma notícia muito boa (pelo menos para mim) relacionada comigo e com a secção. A ver vamos
Já começaram a sair os orçamentos das outras equipas. União Sportiva 180 mil, Benfica 150 mil, Quinta dos Lombos e CAB/Madeira pelos 120-150. Há duas equipas com orçamento a rondar os 60-70 mil, as restantes aproxima-se dos 100.
Uma coincidência engraçada: O SLB aumentou o orçamento para os 150 mal se soube que o Sporting ia subir.
União Sportiva com 180mil? Isto deve significar a ida à Europa e terem um novo patrocinador. Isto faz-me lembrar que quando entrei no clube há uns 12 anos nem dinheiro para equipamentos havia e agora são campeões femininos e com ambições de subir à proliga em masculinos.
Ontem estive a falar com um atleta nosso que subiu ao escalão sub-16 este ano, vindo dos sub-14. O rapaz tem 14 anos, cerca de 1,90m! mas diz que apenas subiram 2 a este escalão. Sabem se já temos atletas vindos de fora de forma a continuar a progressão dos escalões masculinos?
Se temos atletas não sei, mas o primeiro passo está dado que é a abertura do escalão para o próximo ano. A manter-se este ritmo no máximo em cinco anos temos equipa senior.
Maria Ferreira (ex. União Sportiva), vai reforçar o Sporting, atleta micaelense regressa ao ativo após um interregno. Maria fez a sua estreia na equipa principal do União Micaelense com apenas 14 anos, tendo participado ainda na subida à Liga do mesmo clube na temporada seguinte e posteriormente sagrou-se Campeã Nacional da 1ª Divisão no União Sportiva e consequente subida de divisão.
Existe uma atleta dos CUS que pode ser um bom reforço por ainda ser nova e ter boas qualidades. Falo da Rita Santos e sei que vai abandonar os Açores para vir estudar para o Continente, mas não sei qual a cidade. Se fosse Lisboa era de apostar.
Paulo Mendes, que já era coordenador do minibasquetebol, assumiu agora o cargo de coordenador de toda a formação masculina. Já tinha estado na formação do nosso basquete nos anos 1990.
Atletas Seniores do Sporting já "dão no duro" preparando a estreia na Liga Feminina!
As nossas atletas Dora Duarte e Catarina Vasconcelos preparam o arranque da próxima época trabalhando diariamente e intensamente no campo de treino Elite. Ás 2 agradecemos e reconhecemos o empenho demonstrado em querer estar ao mais alto nível no arranque da temporada. Enorme força para estas duas “campeãs”!
em relação à formação: Luís Abreu assumiu o cargo de coordenador da formação feminina, e Paulo Mendes de coordenador de toda a formação masculina (já o era para o minibasquetebol).
Equipa Sénior Feminina SCP- Plantel- Época 2015/16
A) ARANTXA MALLOU
A jogadora espanhola Arantxa Mallou chegou a acordo com o Sporting para a presente época desportiva. A extremo internacional U20 espanhola de 1.81, cedo demonstrou vontade em representar o clube leonino após a primeira abordagem, situação que facilitou em tudo a vinda da jogadora.
Arantxa não é só jogadora de basquetebol, é também uma exemplar estudante de medicina (6º Ano). De acordo com a sua Universidade em Córdoba, Arantxa ira complementar a componente pratica na Universidade de Lisboa – FML.
Depois de Alba Diez, e Andrea Perez Alonso, o Sporting contará com mais uma jogadora espanhola de grande qualidade, desta vez para encarar o desafio da Liga Feminina de Basquetebol.
Arantxa vem da equipa Los Conqueros, da Liga Feminina 1 do país vizinho. É internacional U20 pelo seu pais, tendo conquistado o titulo de Campeã da Europa em 2011, disputado na Servia. Com estas características a jogadora espanhola tem tudo para se tornar não só numa referencia da equipa Sénior feminina, bem como um enorme exemplo para os jovens, de como conciliar uma brilhante carreira desportiva, com uma carreira académica.
Desejamos a Arantxa a melhor sorte do mundo, nesta sua primeira aventura “fuera de puertas”.
Bienvenida Arantxa.