Basquetebol 2014/15

O que eu disse não foi uma desapreciação ao Hóquei, foi um facto que é o de o Basquetebol no Sporting ter mais títulos que o Hóquei, quando foi extinguido em 1982 tinha acabado de ser campeão nacional, o melhor jogador português de todos os tempos foi obrigado a mudar de clube, o seu sportinguismo é inatacável, se o Sporting tivesse continuado com o Basquetebol estaríamos aqui hoje a falar de uma das figuras mais importantes da história do clube ao nível de um Joaquim Agostinho, Damas ou Livramento ainda assim conquistou 4 títulos, do outro lado da segunda circular conquistou mais 10, como teria sido se a modalidade não tivesse sido extinta? Não sabemos, mas pelo menos metade dos que conquistou no outro clube ganharia certamente, ele era a alma das suas equipas.

Onde eu quero chegar com o meu toque foi que quer-me parecer que a direcção tem as suas preferências e as suas prioridades e o Basquetebol não me parece que esteja no topo da pirâmide, o Presidente chegou a fazer parte da direcção do Hóquei, tem um certo carinho pela modalidade e pela secção e tenho quase a certeza que seria a modalidade que ele iria reactivar assim que pudesse, Vicente Moura uma das poucas medalhas que Portugal conseguiu no seu mandato foi no ciclismo, para além do facto de já ter ouvido várias vezes o próprio e o Bruno de Carvalho dizerem que farão tudo para o Sporting voltar à estrada, no pólo oposto nunca os ouvi a falar na possibilidade Basquetebol, foi isto que eu disse entrelinhas.

MoDJo, se bem que já passaram uma catrefada de anos, acho que esse quadro relativamente ao que era o basquetebol antes da sua extinção em 1995 é talvez um pouco romantizado. Nessas últimas épocas antes da extinção descemos uma ou duas vezes para a 2ª divisão, e não éramos de todo uma equipa competitiva.

O Carlos Lisboa (presumo que estejas a referir-te a ele?) saiu muito antes da extinção, e ainda passou pelo Queluz antes de ir parar aos lamps.

Seja como for, estou como tu, muito contente pela reactivação do projecto e ansioso por ver uma equipa de seniores masculinos no nacional! Já agora, quem puder informar: como é que se pode ajudar a secção de basquete?

P.S. Obrigado pelo esclarecimento, reilagarto! :great:

Não esquecer que o Hóquei foi um projeto iniciado à parte e sem qualquer intervenção da direção até ao final da época passada. Posto isto, era muito mais fácil pegar no hóquei que já estava na 1ª divisão e com boas bases do que recomeçar o basket do zero.

esta é a mentalidade que vem do tempo do flopes: ou o hóquei ou o basquete, ou o vólei ou o andebol, etc… isto perdura ainda hoje no Sporting, mas é preciso acabar com isso e perceber que estamos todos no mesmo Clube e a remar para o mesmo lado. Hóquei E basquete E vólei. O hóquei foi primeiro porque se reergueu primeiro. :great:

Penso que podes ajudar tornando-te socio da Associação :great:

SL

houve duas extinções, em 1995, e antes em 1982; depois de 82, a secção recomeçou do zero com a equipa na 3ª divisão.

Ok, então foi isso, o Lisboa saiu aquando da primeira extinção (pensava que só tinha havido uma). As minhas desculpas ou MoDJo pela imprecisão.

@rei, vou ver o site do SCP basquete, obrigado!

Já agora, e se não me engano penso que foi o CAD de Coimbra.

o site da secção tem agora a secção de imagens reformulada com muito mais conteúdo.

http://www.sportingbasquetebol.com/galeria

Seja como for, estou como tu, muito contente pela reactivação do projecto e ansioso por ver uma equipa de seniores masculinos no nacional! Já agora, quem puder informar: como é que se pode ajudar a secção de basquete?

Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=62449.40#ixzz3FdoW3F87

Todos podemos ajudar tornando-nos sócios da ABSCP( associação de basquetebol do SCP). Procurar mais informações em sporting.basquetebol@gmail.com.

De volta aos palcos maiores!
BSKT Sn F CN1D J1 Simecq (C)
Dom, 19 de Outubro, 17:30@Pavilhão da Escola Secundária do Lumiar

http://calendarioscp.net/

É hoje! 17h30 no Lumiar!

Perdemos 51-53

SL

http://www.sportingbasquetebol.com/noticias/11-noticias/199-vamos-crescer

A primeira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de basquetebol feminino começou com uma derrota frente ao SIMECQ, por 2 pontos de diferença. Num jogo muito equilibrado, foram os pequenos detalhes que fizeram a diferença. A 2 segundos do fim, a perder por 3 pontos, o Sporting marcou um cesto precedido de falta; a conversão do lance livre teria levado o jogo para prolongamento. Com casa praticamente cheia, o apoio do público foi incansável, sobretudo na recta final do jogo onde o incentivo às “leoas” não parou.

As juniores perderam 46-82 contra o Algés; falei com o treinador que disse que deixaram a pontaria em casa

Os sub-14 M perderam 30-46 em casa do Carnide, num jogo que podiam ter ganho não fora o 2º tempo que tiveram uma paragem cerebral e decidiram jogar cada um sozinho; a soma dos outros 3 períodos daria a vitória ao Sporting… mas esse perdemos por 20-1, um resultado impensável! Enfim, são meninos e vão crescer.
As sub-14 F ganharam ontem 48-37 em casa do E.S.A. As meninas encheram-nos de orgulho, com várias lesionadas jogámos só com 9, uma das quais se lesionou e teve que sair, a jogar contra 12 portanto muito mais frescas, mas a vitória nunca esteve em dúvida.

Estas duas equipas sub-14 são constituídas maioritariamente por jogadores de 1º ano (ou seja, um ano mais novos que quase todos os adversários), com talento mas muitos deles começaram a jogar há pouco tempo, e vão jogar contra equipas que jogam juntas desde o minibasquete. Estão a crescer muito depressa, mas este ano é mesmo para aprender perdendo jogos e ganhando sempre que possível. Temos treinadores excelentes, e para o ano vamos aos mesmos sítios jogar com sub-14 de 2º ano e ganhar.

Os sub-10 tiveram o primeiro convívio do campeonato de convívios, ganharam os seus 3 jogos:
26-8 ao Quinta dos Lombos
22-8 ao Benfica A
18-12 ao Paço de Arcos
Esta equipa é composta por jogadores que quase todos começaram nos sub-8 do Sporting há dois anos, ou seja estão em pé de igualdade com os seus opositores, e só dificilmente perderão algum jogo este ano. São muito fortes!

Só agora é que reparei que já estamos nesta divisão! ainda bem, já devia ter acontecido o ano passado, salvo erro, e este ano tambem falhamos a subida infelizmente, mas justiça fez-se :mrgreen:

Bom saber que esta equipa visita a Madeira, assim estreio o basket do Sporting ao vivo :mrgreen:

As jogadores saltando para um nível competitivo completamente diferente daquilo que foi planeado inicialmente no início da temporada acredito que vão evoluir de jogo para jogo e têm tudo para ter resultados aceitáveis.

Um aparte Nunoni em relação as juniores quem perde por esses valores não pode falar apenas em fraca percentagem de lançamento, quem percebe um pouco de Basket sabe que para existir um resultado desses temos que falhar em todos os aspectos do jogo quer em termos individuais quer colectivamente e apesar de não conhecer a fundo o tipo de jogo das camadas jovens feminino com regras Fiba, estudei nos USA e cheguei a ir ver jogar colegas minhas no Basket universitário feminino, penso que na Europa o jogo é mais colectivo, maior tempo de posse de bola, não existe tantos ataques rápidos quanto isso, assim como ataques de isolamento, portanto onde eu quero chegar é que marcámos poucos pontos, tudo o que seja menos de 50 pontos num jogo de basket é pouco, e acabámos por sofrer muitos.

Agora não sei se o resultado é pontual ou se de facto o Algés que é um clube com grande tradição no Basket tem de facto muito melhor matéria prima.

Muito trabalho pela frente :arrow:

SL

Amanhã, em Aveiro, sportinguistas da zona apoiem a equipa!

Sábado 25 Outubro 2014, 21:30

2ª jornada da fase regular da 1ª Divisão, frente ao Esgueira/CasaDiamantes. O encontro será disputado no Ginásio do Esgueira.

Hoje finalmente fiz-me sócio da ABSCP. Não pude dar o valor de quota anual recomendado, mas dei acima do mínimo. :mrgreen:

Obrigado @nunoni pela ajuda!

Convido quem puder a fazer o mesmo!
http://www.sportingbasquetebol.com/socios

muito bom! A secção agradece :great:

Menos bom: nas sub-19 perdemos 69-48 na luz, o jogo acabou há instantes. Muito trabalho pela frente, será feito.