E esta, hein?
Se os salários fossem acima da média seria interessante.
Gostava era de saber quais são esses 13 países…
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Espanha;
- França;
- Holanda;
- Irlanda;
- Itália;
- Luxemburgo;
- Portugal;
- Reino Unido;
- Suécia.
Link para o relatório:
Acho muita piada à explicacão que eles deram pra não considerarem o poder de compra:
5. Utilização de valores líquidos de IVA e calculados sem paridades de poder de compra (PPC)Os valores são apresentados líquidos de IVA e não foram utilizadas PPC. Pretendeu-se, desta forma, evitar que a posição relativa dos ISP de cada país fosse afectada por variáveis que se encontram fora do seu controlo.
No que diz respeito à não utilização de PPC, considera-se que o negócio das telecomunicações é relativamente intensivo em capital e boa parte dos factores produtivos e consumos intermédios utilizados pelas empresas do sector no seu processo produtivo são adquiridas no mercado mundial. Assim, considera-se que, dadas as estruturas de custos das empresas, as comparações internacionais de preços de telecomunicações devem incluir resultados calculados com recurso a taxas de câmbio correntes.
Aliás, a própria OCDE refere que:
“[i]t would be a mistake to think of PPP’s as a complete substitute for exchange rates in making international comparisons. In fact they are complementary because PPP based comparisons are useful in specific situations, such as when comparing output levels or productivity levels between countries, while exchange rate based comparisons are more appropriate in others.” 5,6
Ora, os resultados calculados com base em PPC reflectem sobretudo o facto de Portugal ter um nível de vida inferior à média europeia7; os resultados apresentados reflectem em grande medida factores que estão para além da área de intervenção das entidades que actuam no sector das comunicações electrónicas.
Refira-se, ainda, que desde a adopção das taxas de conversão irreversíveis pelos membros participantes na moeda única, as duas principais objecções à utilização de taxas de câmbio apresentadas pela OCDE - a volatilidade e o facto de reflectirem outros factores para além dos preços relativos entre bens8 -, desapareceram.
… mas a verdade é que quem fez o relatório é a Autoridade da Concorrência que serve precisamente para avaliar se existe uma concorrência saudável no sector e isso só pode ser feito com base no custo final para o consumidor e na percentagem que ocupa no bolo das despesas de cada português.
Há outras passagens deliciosas como esta:
Portugal é o único de entre os países considerados onde existem ofertas (designadamente, as ofertas do operador histórico) que discriminam os limites de tráfego consoante a sua origem (nacional/internacional).
… em que fico sem perceber se eles acham que isto é algo bom ou mau.
... mas a verdade é que quem fez o relatório é a Autoridade da Concorrência que serve precisamente para avaliar se existe uma concorrência saudável no sector e isso [b]só pode ser feito com base no custo final para o consumidor e na percentagem que ocupa no bolo das despesas de cada português[/b].
De onde tiraste essa conclusão? :-k
Obrigado AP.