Eis a minha opinião sobre o que se passou nesta 1a fase da temporada.
No geral fomos uma equipa irregular mas que mostrou potencial para nos dar alegrias. Temos infelizmente um plantel com várias lacunas e não se afigura fácil colmatá-las. Os nossos principais adversários tambem foram bastante irregulares, embora seja claro que o Porto tem mais e melhores soluções. As perspectivas não são más, mas será essencial acabar com a irregularidade e os tiros nos próprios pés. Já agora um outro jogadorzito para determinadas posições seriam benvindos.
POSITIVO
-
Melhoria de qualidade do jogo em relação às ultimas épocas.
-
Capacidade goleadora apesar de alguns jogos a “0”.
-
Explosão de Carlos Martins.
NEGATIVO
-
Irregularidade exibicional. No memso jogo somos capazes do “80” e do “8”.
-
Lapsos defensivos. Demasiados e normalmente vindo de jogadores que não se esperaria tanto deslize.
-
Jogo aéreo. Continua a haver défice nesta área. Somos uma equipa demasiado “minorca”.
Individualmente:
Ricardo (3)
Está melhorar a sua consistência. Já nos dá pontos e tambem melhorou nos cruzamentos. A continuar assim poderá ser um factor positivo nesta época.
Tiago (2)
Devido à lesão do Nelson, ganhou o estatuto do nº2. Não mostra capacidade para lutar pela titularidade com o Ricardo. No jogo da taça cumpriu.
Nélson (-)
Época desgraçada. Um jogador a vender ou a emprestar. Como 3º guarda redes poderá ficar perfeitamente o Mário Felgueiras, titular da selecção junior.
Rogério (3)
Não deslumbrou, nem desiludiu. Nota-se que sabe a jogar a bola, mas existe um claro déficit fisico, que poderá ter haver com sobrecarga de jogos. A rever.
Miguel Garcia (2)
Começou muito mal, mas melhorou nos ultimos jogos. Não é um lateral direito de raiz, mas a sua polivalência pode ser util.
Mário Sérgio (1)
Uma autêntica desilusão. Mais um “Luis Filipe”. Rodar noutro clube impõe-se, embora não me pareça que vá vingar no Sporting.
Rui Jorge (3)
Bem melhor que na época passada. Continua o déficit de velocidade, mas está muito mais regular, numa altura em que a sua titularidade esteve “ameaçada”.
Paito (2)
Outra desilusão. Imensas oportunidades mas mostrou sempre uma ingenuidade inadmissivel. Talento vê-se que existe, mas é preciso “maturidade”. Rodar noutro clube será uma boa solução, “trocando-o” por um mais experiente (Jorge Ribeiro, Edson).
Polga (2)
Cortes maravilhosos, misturados com falhas incriveis. O Polga tem sido responsável por vários dos nossos desaires. Assim não! Precisamos dum Polga ao seu melhor nivel.
Beto (2)
Começa sempre mal as épocas, mas acaba por recuperar a forma a meio da 1a volta. Neste ano ainda não recuperou essa forma. Perdeu a titularidade com justiça. Está a ser um dos piores anos do Beto.
Ena (3)
Uma boa surpresa. Começou timidamente, mas tem mostrado ser o central que nos dá mais garantias. Neste momento a sua titularidade é indiscutivel.
Hugo (2)
Na altura má da época, era o defesa central que estava menos mal. De qualquer maneira é óbvio que será sempre a ultima solução. Caso exista alguma troca interessante a fazer, poderá perfeitamente ser dispensado. O Miguel Veloso poderá ser o nosso 4º central.
Custódio (4)
Imprescindivel no actual meio campo. É um jogador de “trabalho” e que mostra evolução. Um dos bons negócios desta Sad a sua troca com o Nuno Assis.
Roca (3)
As suas performances têm sido longe do esperado … mas foi com a sua entrada que a equipa começou a carburar. Um Roca ao seu melhor nivel, poderá ser a difernça de ganhar titulos ou não.
Tinga (2)
Prometeu muito na pré-época, mas afundou-se completamente. A sua saida não é surpresa, embora ache que o Sporting precisa dum jogador com as suas caracteristicas.
Hugo Viana (3)
Entrou pouco confiante, mas tem vindo a melhorar lentamente. Notável a sua capacidade goleadora.
Carlos Martins (4)
Uma bela surpresa. Confesso que não tinha grandes expectativas. Tem sido o motor da equipa. Assim sim!
Pedro Barbosa (1)
Um ou outro pormenor mas muito fraquinho no geral. A continuar assim, será “penoso” vê-lo no plantel.
Sá Pinto (2)
Um regresso “inesperado” (já não contava vê-lo nos relvados). Futebolisticamente não me parece que acrescente algo, mas a nivel de motivação poderá ser muito imoprtante.
Tello (1)
Não percebi a renovação do seu contrato. Vender (de preferência) ou emprestá-lo é uma prioridade.
Paulo Sérgio (1)
Continuo a pensar que não lhe foram dadas oprtunidades, mas tambem pelos vistos ele não fez muito por isso. Rodar é a melhor solução.
Douala (3)
Importante numa certa altura desta 1a volta. Tem vindo a decair, provavelmente devido a lesão. A sua recuperação fisica é uma necessidade, pois não há mais nenhum jogador com as suas caracteristicas no plantel.
Danny (1)
Outra desilusão. Demasiado individualista. Provavelmente os seus dias no Sporting tambem estarão a acabar.
Liedson (4)
Um autêntica matador. Só falta um pouco mais d e frieza na abordagem de certos lances. Uma autêntica pérola neste plantel.
Pinilla (2)
Geralmente mal, mas já fez coisas boas. Parece um jogador de “engate”, a ser assim não será uma solução para o nosso plantel.
Niculae (-)
Eternamente lesionado. Será melhor para todos o Niculae sair do Sporting.
Peseiro (3)
Começo muito dificil, mas aos poucos tem vindo a impor-se. Já me fez mudar várias vezes de opinião acerca da sua capacidade. Neste momento acredito que nos pode levar a " bom porto", mas ainda não estou certo disso.
SAD (3)
Limitações financeiras, tem sido o óbice quanto à qualidade do nosso plantel. Mesmo assim acho que se podia ter feito algo melhor. Como positivo, a estabilidade que dá à actual equipa técnica e o respectivo plantel. Nos bastidores, tem lutado contra o “sistema” e já vai ganhando algumas batalhas, embora esteja muito longe de ganhar a guerra.