Balanço 2007-08 - Parte II

Fazendo agora o balanço por departamentos e individualmente no caso dos jogadores e treinador. Notas de 0 a 20 valores.

Direcção - 14 valores

Esteve sempre ao lado da equipa e principalmente do treinador. Deu todas as condições para a equipa trabalhar com tranquilidade.
Foram discretos (se calhar até demais), sem grandes entrevistas à imprensa. Continuam a apostar na formação, embora neste ano sem grandes resultados. Nos reforços externos, as coisas podiam ter sido bem melhores, mas a culpa não é só da direcção.
Claro que ver um Purovic em vez dum Linz ou um Had em vez dum Jorge Ribeiro ou até dum Tiui em vez dum Weldon não é nada abonatório para quem decide as contratações. Mas tambem houve um Simon, um Izmailov, para não falar de Stojko onde acho que PB podia ter feito bem melhor. Alem de que Derlei e Pedro Silva podiam ter sido apostas ganhas se não fossem as lesões.
Não acho que foi pela direcção que o campeonato correu mal, mas podia ter sido mais feliz ou competente nas contratações.
Dou-lhe um “bom pequeno”.

Departamento Médico - 9 valores

Confesso que estou a avaliar uma área em que tenho muito pouco conhecimento e por isso posso estar a ser injusto.
Não correu bem em termos de lesões e principalmente na recuperação das mesmas. Stojko, Djalo e agora Liedson, não me parece que foram tomadas as melhores decisões, por isso a minha nota negativa.

Paulo Bento - 10 valores

Em relação aos titulos conquistados merecia uma nota bem melhor, nas competições europeias houve algum progresso, mas houve uma clara regressão no campeonato. Foi infeliz com o numero de leões e da gravidade das mesmas que ocorreram nesta época. No entanto acho que a sua teimosia foi nefasta ao clube e por isso vejo com alguma apreensão a sua continuidae no clube.
A minha nota 10 reflecte a nota que eu atribui à epoca do clube.

Stojkovic - 7 valores

Acho que pode vir a ser um excelente guarda redes, estava a ter uma época positiva, mas o seu “feitio” estragou tudo. Tendo em conta que já não vinha duma época positiva, devia ter sido mais humilde mas tambem se calhar mais acarinhado. Tenho pena que seja uma aposta falhada, pois técnicamente era o gurada redes que o Sporting precisava.

Rui Patricio - 13 valores

Um guarda redes jovem que conquista a titularidade, devia logo à partida ter uma nota bem melhor … mas não me inspira confiança e acho um erro o Sporting continuar a apostar nele como guarda redes titular. Rodar noutro clube era a melhor opção, embora eu ache que ele nunca vai ser um guarda redes para uma equipa como o Sporting (espero engolir o sapo!).

Tiago - 9 valores

Não se esperava muito dele, mas acabou por ter algum protagonismo. Quando mais precisavamos dele (Roma), voltou a falhar.
Não posso dar nota positiva e tenho muitas duvidas se será uma boa opção tê-lo como 3º guarda redes, mesmo sabendo que é uma pessoa excelente no balneário.

Abel - 12 valores

Hoyve uma altura da época que esteve em grande, mas com o decorrer dos jogos demonstrou as suas limitações. Uma das grandes diferenças para o Porto é precisamente Abel - Boswinga. De qualquer maneira cumpriu a sua missão.

Pedro Silva - 7 valores

Parecia que ia pegar de estaca, mas uma lesão arruimou a época. A minha nota negativa é tambem reforçada, por já ter recuperado há algum tempo e naõ ter mostrado ser uma solução alternativa neste fim de época.

Grimmi - 11 valores

Deu mais consistência ao sector mais debilitado da equipa, mas demonstra muitas dificuldades fisicas. Não me parece boa ideia gastar muito dinheiro com ele. Por exemplo Rodrigo Alvim ou Alonso parecem-me melhores jogadores que ele.

Ronny - 8 valores

Não tem perfil para jogar no futebol europeu. Na pré-época parecia mostrar uma evolução interessante, ams no campeonato as deficiências mantiveram-se. Tambem não foi feliz nas bolas paradas, quando mostrava alguma melhoria nesseaspecto, apareceu Grimmi e as oportunidades foram mais escassas.

Had - 5 valores

Uma aposta falhada. Acredito que seja um bocado melhor do que mostrou, mas realmente não acrescentou nada.

Polga - 15 valores

Foi o pilar da equipa, tendo baixado muito de rendimento no fim da época (a lesão contribui muito para isso). Para mim é o melhor central a jogar em Portugal e gostaria de vê-lo novamente na próxima época. Não é jogador para 50 jogos, por isso a equipa precisa dum jogador do mesmo estilo (Carriço?), para que o substitua em determnados jogos.

Tonel - 14 valores

Acabou bem a época e é precioso nos lances de bola parada na área adversária (curiosamente não é tão eficiente na nossa área).
Infelizmente provou-se que não tem caracteristicas para comandar uma defesa, precisa de alguem como o Polga para ser eficiente.
De qualquer maneira foi uma boa época.

Gladstone - 8 valores

Uma certa desilusão, embora ache que merecia mais oportunidades. Mostrou sempre um nervosismo e teva algumas falhas comprometedoras. Realço o seu pragmatismo, que é muitas vezes útil.

Paulo Renato - 5 valores

Poucas oportunidades e mostrou que não é jogador para o Sporting. Nem tudo o que sai da formação é bom. Acho que não vale a pena continuar a apostar neste jogador, deve ser dispensado.

Paredes - 1 valor

Desilusão completa, só não dou zero porque não criou problemas.

Miguel Veloso -12 valores

Estava a ser uma das grandes desilusões. Uma pré-época deficiente contribuiu para uma má forma fisica. Outras ocupações fizeram com que o seu profissionalismo estivesse em causa. Acabou a época em crescendo e foi fundamental nos bons resultados finais da equipa. Com um bom europeu, poderá haver mesmo alguem que dê os tais 30 milhões, o que para mim é um bom negócio para o Sporting.

Adrien - 9 valores

Tinha grandes expectativas neste jogador, reforçadas na pré-epoca. Acabou por desiludir, pois falhou em alguns momentos chave. Ainda acredito neste jogador, mas acho que deve rodar.

Moutinho - 12 valores

Tambem a pré-época condicionou muito esta temporada (e temo que o volte a fazer na próxima). É um lutador e a sua versatilidade é utilissima. Um jogador destes, deve ser para manter por muitos anos, mas acho que não tem as caracteristicas de capitão, pelo menos para já. Não me parece que tenha “autoridade” sobre os colegas.

Pereirinha - 11 valores

Um caso interessante. Não me parecia jogador para o Sporting, mas gostei muito de o ver a lateral direito e acho que PB devia ter apostado mais nele nessa posição. Como médio, já não gosto.

Farnerud - 9 valores

Tambem não me parece que tenha caracteristicas para jogar no Sporting. É demasiado lento. Não joga mal e tem espirito colectivo mas não chega.

Izmailov - 13 valores

Um época de altos e baixos, onde lesões e um pais de cultura diferente tambem afectaram. No entanto para mim está claro que foi uma mais valia para a equipa e que com o periodo de habituação ultrapassado poderá vir a ser um desequilibrador.

Simon - 13 valores

Se melhorar a sua atitude, poderá a vir a ser um craque. Tem um enorme potencial que mostrou a espaços.

Romagnoli - 9 valores

Infelizmente houve mais Romagnoli dos primeiros tempos da época passada do que dos últimos tempos dessa mesma época. Inegável que é um bom jogador, mas tambem é inegável que lhe falta consistência. Um jogador com as suas caracetristicas é dificil de arranjar, mas tem que ser mais competitivo.

Celsinho - 5 valores

Parece-me um jogador de “futebol de praia”. Acho que é uma aposta falhada.

Luis Paez - 8 valores

Mesmo tendo em conta a sua juventude, não tenho grandes expactativas sobre este jogador.

Djaló - 12 valores

A sua lesão limitou-o durante parte da época. Continuo a achar muito trapalhão, mas ganhando experiência é um jogador que dá jeito ter no panete.

Derlei - 10 valores

A sua nota positiva é baseada no pouco que jogou, mostrou que com ele a equipa ganha muito. A sua lesão foi das piores coisas que aconeteceram ao Sporting esta época. Se tiver “saude” para o ano, o Sporting tem tudo para melhorar.

Liedson - 13 valores

Um mouro de trabalho e daqueles que dá gosto ver na equipa. Só que a nivel de golos, esteve bem abaixo do esperado o que num avançado é factor ter em conta. A recuperação da sua lesão, é um factor de reisco para a próxima época.

Purovic - 8 valores

Mostrou pouco valor, mas tambem o sistema que a equipa actua não o ajuda nada. Como o sistema deve manter-se, parece-me que a equipa precisa de outro tipo de jogador.

Tiui - 10 valores

Enfim as ultimas impressões ficam e esta nota é muito influenciada por isso. Não acho que tenha perfil para ser jogador do Sporting … mas dou-lhe o benficio da dúvida.

O Izmailov fez melhor do que o Miguel Veloso esta época? :xock:
Os estrangeiros sao todos estupidos só se interessam por pagar fortunas pelos piores jogadores do Sporting, já a época passada aconteceu com o Nani
Enfim…

Mais grave é considerar Polga o melhor jogador do Sporting.

Paulo Renato - 5 valores

Poucas oportunidades e mostrou que não é jogador para o Sporting. Nem tudo o que sai da formação é bom. Acho que não vale a pena continuar a apostar neste jogador, deve ser dispensado.

:o Ele nem jogou como é que podemos dizer que não é jogador para o Sporting?!

:arrow:

Chegaste primeiro que eu…

Como é possivel, por exemplo, dizer que Tonel é pouco eficaz na nossa área?! Ele que raramente perde uma bola pelos ares? Ou dizer que o Patricio esteve muito mal e dá-lhe 13 (o mesmo que os melhores), e o Stoj que é o guarda-redes para o Sporting levar 7?!

Por acaso do que apresentaste aí, devo ter uns 95% contra o que escreveste!

Admito que as notas sejam inflacionadas ou deflacionadas com as expectativas que se criam no inicio da época e as minhas pelo Miguel Veloso eram elevadas. Agora não se pode esquecer a forma em que o Miguel Veloso apresentou durante boa parte da época, em que nas bolas paradas “esquecia-se do jogador que marcava” em que não conseguia carrilar jogo devido às marcações que lhe faziam … houve muita gente neste forum, na qual eu me incluo que reclamava a passagem do Veloso para o banco.
Quanto ao interesse dos clubes estrangeiros pelo Miguel Veloso, certamente não foi por que ele fez nesta época no Sporting.

Não confundir o melhor jogador com o jogador mais regular. Sem Polga a nossa defesa é banalissima, conforme se provou em alguns jogos. Se o Polga sair este ano, mesmo com a eventual entrada do Caneira, seria um desastre.

Bem o facto de lhe não ter sido dado oportunidades em jogos oficiais já diz muito, tanto mais que houve lesões e castigos nos centrais. Somando isso aos jogos que eu vi na pré-época, é dasavaliações que estou mais seguro.

E tem a terceira melhor nota… melhor que Veloso e Moutinho e igual a Liedson.

Suponho que deves ter demorado algum tempo a escrever o tópico e desta forma foste mudando os critérios da atribuição desses valores…

opa a direcçao pramim começou a funcionar depois de sair o Carlos Freitas, essa foi a primeira grande vitória.

não sei se a culpa das lesoes é do preparador fisico ou do departamento medico, mas nunca vi tantas lesoes numa epoca, não pode ser só má sorte. apesar da equipa ter tido sempre pernas nos jogos mais complicados, nos menos complicados, faltou humildade penso eu.

treinador - 15

apesar de tudo é de longe o melhor treinador em portugal

não vou fazer avaliaçoes ao plantel, individualmente vou apenas destacar aqueles que realmente mereceram:

Izmailov
Moutinho
Veloso
Liedson

PRINCIPAIS DESTAQUES PELA POSITIVA

Carreira nas provas a eliminar
Vitórias na Supertaça e Taça de Portugal (2 troféus). Final da Taça da Liga, onde perderam nos penaltis. Quartos de final da Taça UEFA, tendo sido o clube português a manter-se mais tempo nas competições europeias. Melhor seria difícil (talvez se tivessem ganho também a Taça da Liga).

Paulo Bento
Um treinador com uma carreira positiva em Alvalade. Duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Poderiam ser mais títulos, não fosse a tripalhada corrupta que nos roubou a Taça em 2006 e o campeonato o ano passado. O facto de este ano termos acabado a 14/20 pontos do FC Porto não invalida o facto de nos terem roubado um campeonato na época anterior.

Soares Franco
Nunca um presidente foi vítima de tão grande contestação. Ironicamente, nunca um presidente mostrou tanta ambição no que ao preservar dos jovens talentos diz respeito. Só saem pelo valor da cláusula, é garantido. É um enorme choque com o passado, em que os nossos jovens talentos eram vendidos em autênticos saldos de Verão. Entretanto, o nosso passivo caminha para um valor que permitirá ao clube um maior investimento regular no futebol.
Alguns poderão não concordar comigo, mas até este momento, considero o SF o melhor presidente que o Sporting teve nos últimos 20 anos, independentemente das críticas injustas e a roçar o insulto que muitas vezes lhe são feitas.

Liedson
Marcou 11 golos no campeonato. Porém, no total da época, marcou um número de golos quase idêntico ao de Lisandro, por estranho que pareça. Salvo erro, foram 24 os golos do Liedson na época toda.

Izmailov e Vukcevic
Os dois verdadeiros reforços da equipa. O primeiro deu-nos de bandeja uma Supertaça com aquele que foi talvez o golo mais espectacular do Sporting esta época. Foi ainda dos melhores jogadores nas vitórias em Alvalade contra FC Porto (campeonato) e Benfica (Taça). O Vukcevic mostrou ter muita garra e capacidade técnica acima da média. Claramente um jogador para explodir na próxima época (assim o espero).

Polga
Não esteve ao nível dos 18 meses anteriores, LONGE DISSO. Porém, continua a ser o pilar da defesa. Não é preciso dizer mais nada

Moutinho
Cinquenta e cinco jogos numa só época. Recorde da história do clube. Palavras para quê?

PRINCIPAIS DESTAQUES PELA NEGATIVA

Uma fracção dos adeptos
Há muitos adeptos do Sporting que estão mais preocupados em arranjar conspirações e em inventar contextos. As críticas feitas ao SF são um exemplo claro disso. Chegam a roçar o insulto e, até mais que isso, chegam a ser hilariantes as teorias da conspiração criadas para criticar o primeiro presidente da história do Sporting que claramente fez/faz os possíveis para manter os jovens jogadores no plantel.

Carreira no campeonato
Foi um mau campeonato do Sporting, exponenciado pelo bom campeonato do clube que acabou de ser castigado por corrupção.

Miguel Veloso
É um grande jogador, tem muita classe. Teve um final de época muito bom e com grande probabilidade renderá ao Sporting 30 milhões de euros. Porém, esteve muito abaixo das expectativas e apenas por isso o incluo nesta lista. Sem esquecer, no entanto, o que disse inicialmente: é um grande jogador, com enorme classe e potencial. Gostaria muito que ficasse no Sporting, mas a verdade é que, efectivamente, esteve muitos furos abaixo daquilo que se esperava dele.

Purovic
Palavras para quê? Desilusão completa.

Primeira metade da época de Djaló
Esteve muito muito mal até se lesionar. Voltou em melhores condições, com golos importantes e em número considerável. Os últimos meses de Djaló poderiam ser colocados nos destaques pela positiva.

Lesões
A lesão de Derlei condicionou consideravelmente a época do Sporting. Foi pena, estou convicto que com Derlei em campo o campeonato do Sporting teria sido bem melhor. Houve um número anormalmente alto de lesões esta época (Derlei, Pedro Silva, Djaló, Polga, Izmailov, Vukcevic, Liedson).

Jogadores como Paredes, Farnerud ou Ronny não foram desilusões. Renderam o que se esperava.

Há um factor que tem um peso enorme na nota, que são as expectativas que se tem dum determinado jogador. Rui Patricio à partida ia discutir o lugar de suplente com o Tiago. Rui Patricio estava ao mesmo plano que o Paulo Renato e mesmo abaixo do Adrien e tenho que reconhecer que acabou para o treinador do Sporting como um titular indiscutivel. Só isso me faz dar uma nota bem positiva, mas nunca podiar dar uma boa nota (14 ou mais) tendo em conta o nivel exibicional.

Se viste bem os nossos jogos, deves ter reparado nos inúmeros lances de bola parada que os nossos adversários ganhavam na nossa área em lances de cabeça … compara com o Bruno Alves do Porto e vês a grande diferença certamente.

Quanto aos 95%, é perfeitamente lógico. Temos tabelas de avaliação muito diferentes conforme me fui apercebendo ao longo das tuas intervenções neste forum durante este ano.

Direcção - 10 valores (encheu a equipa de entulho e vendeu muitos jogadores preponderantes. Safa-se pelo apoio ao treinador e por diminuir o passivo, fazendo que na próxima época se possa investir mais)
Departamento Médico - 10 valores (não sei se as muitas lesões que o SCP teve têm relação com este departamento, por isso dou um 10 porque não sei se funcionou bem ou mal)
Paulo Bento - 15 valores (ganhou mais do que na época passada, e acho que fez milagres com o plantel e as lesões que teve)
Stojkovic - 5 valores (ai és vedeta? estas lesionado para o SCP e depois vais a selecção? então põe-te na alheta que estas a mais)
Rui Patricio - 10 valores (muitos erros)
Tiago - 7 valores (pouco jogou…)
Abel - 13 valores (foi o que nos safou na 1ª volta do campeonato…felizmente eu não me esqueço. Mas depois da lesão ^-^)
Pedro Silva - 5 valores (pouco jogou)
Grimi - 15 valores (depois de ele chegar, raramente perdemos, e faz muito bem o que se lhe pede, que é defender)
Ronny - 4 valores (que passadeira…)
Had - 5 valores (maaaaaaaau mau mau mau maaaaaaaaau)
Polga - 13 valores (muito bom defesa, mas houve uns 4 ou 5 jogos que não deu uma pa caixa por causa de lesões)
Tonel - 16 valores (o melhor defesa desta época. muito trabalhador e sempre a dar força ao plantel. ainda marcou uns golitos importantes)
Gladstone - 12 valores (quando entrou ou jogou de inicio, cumpriu. Muito forte em bolas altas, muito fraquinho a tirar bolas da área)
Paulo Renato - 10 valores (nunca jogou, por isso leva 10, que nem é bom nem é mau)
Paredes - 0 valor (quando jogou, não jogou)
Miguel Veloso - 12 valores (3/4 da época miseráveis (comparando com outras épocas))
Adrien - 9 valores (nas vezes que jogou, podia ter feito melhor)
Moutinho - 18 valores (motor da equipa em toda a época. So jogou mal nos últimos 2 ou 3 jogos, em 50 e tal)
Pereirinha - 14 valores (jogador muito bom. sempre que jogou, fez o que podia. dou-lhe 14 porque também não esperava que nos jogos em que jogou 20 minutos, fizesse milagres)
Farnerud - 10 valores (não jogou mal quando jogou, mas também não jogou muito bem. No jogo que fez a titular para o campeonato, acho que ate jogou bem)
Izmailov - 15 valores (decidiu a supertaça, so por isso já leva uns pontinhos. Foi um bocado irregular nos 1ºs dois terços da época, no ultimo terço foi dos melhores jogadores)
Simon - 16 valores (também nos safou muitos jogos. Depois da lesão é normal que não jogue tão bem. Dos melhores jogadores do SCP esta época.)
Romagnoli - 12 valores (um bocado a baixo de forma, mas preponderante em varios jogos, como na LC e UEFA)
Celsinho - 9 valores (a entrar a 5 minutos do fim também não esperava grande coisa. Quando jogou a titular, fez um jogo razoável a cair para o mau. Fora de forma)
Luis Paez - 5 valores (das vezes que jogou, não fez nada de especial. Acho que a sua entrada no plantel sénior o prejudicou)
Djaló - 14 valores (na 1ª volta do campeonato, foi uma nulidade porque estava fora de forma. Na 2ª parte do campeonato, foi preponderante, e na taça contra o SLB ainda mais)
Derlei - 14 valores (quando jogou, jogou muito bem. So não leva mais por não ter espetado um murro nos cornos ao arbitro que lhe deu um vermelho por protestar)
Liedson - 16 valores (mesmo fora de forma, dos melhores jogadores do SCP quase sempre pela luta e entrega)
Purovic - 9 valores (ainda marcou 1 ou 2 golitos e não jogou num sistema de jogo indicado para ele)
Tiui - 12 valores (deu-nos a taça e entrada directa para a LC. Nota um bocado inflacionada por causa disso)

Ora até que enfim vejo alguém com as mesmas ideias que eu… Só faria um pequeno reparo. O Tiago, mesmo sem ter jogado, pela sua atitude, e ainda por cima tendo renovado sabendo que vai ser o 3º GR merece pelo menos um 10.

Direcção - 10 valores (encheu a equipa de entulho e vendeu muitos jogadores preponderantes. Safa-se pelo apoio ao treinador e por diminuir o passivo, fazendo que na próxima época se possa investir mais) Departamento Médico - 10 valores (não sei se as muitas lesões que o SCP teve têm relação com este departamento, por isso dou um 10 porque não sei se funcionou bem ou mal) Paulo Bento - 15 valores (ganhou mais do que na época passada, e acho que fez milagres com o plantel e as lesões que teve) Stojkovic - 5 valores (ai és vedeta? estas lesionado para o SCP e depois vais a selecção? então põe-te na alheta que estas a mais) Rui Patricio - 10 valores (muitos erros) Tiago - 7 valores (pouco jogou...) Abel - 13 valores (foi o que nos safou na 1ª volta do campeonato...felizmente eu não me esqueço. Mas depois da lesão Azn) Pedro Silva - 5 valores (pouco jogou) Grimi - 15 valores (depois de ele chegar, raramente perdemos, e faz muito bem o que se lhe pede, que é defender) Ronny - 4 valores (que passadeira...) Had - 5 valores (maaaaaaaau mau mau mau maaaaaaaaau) Polga - 13 valores (muito bom defesa, mas houve uns 4 ou 5 jogos que não deu uma pa caixa por causa de lesões) Tonel - 16 valores (o melhor defesa desta época. muito trabalhador e sempre a dar força ao plantel. ainda marcou uns golitos importantes) Gladstone - 12 valores (quando entrou ou jogou de inicio, cumpriu. Muito forte em bolas altas, muito fraquinho a tirar bolas da área) Paulo Renato - 10 valores (nunca jogou, por isso leva 10, que nem é bom nem é mau) Paredes - 0 valor (quando jogou, não jogou) Miguel Veloso - 12 valores (3/4 da época miseráveis (comparando com outras épocas)) Adrien - 9 valores (nas vezes que jogou, podia ter feito melhor) Moutinho - 18 valores (motor da equipa em toda a época. So jogou mal nos últimos 2 ou 3 jogos, em 50 e tal) Pereirinha - 14 valores (jogador muito bom. sempre que jogou, fez o que podia. dou-lhe 14 porque também não esperava que nos jogos em que jogou 20 minutos, fizesse milagres) Farnerud - 10 valores (não jogou mal quando jogou, mas também não jogou muito bem. No jogo que fez a titular para o campeonato, acho que ate jogou bem) Izmailov - 15 valores (decidiu a supertaça, so por isso já leva uns pontinhos. Foi um bocado irregular nos 1ºs dois terços da época, no ultimo terço foi dos melhores jogadores) Simon - 16 valores (também nos safou muitos jogos. Depois da lesão é normal que não jogue tão bem. Dos melhores jogadores do SCP esta época.) Romagnoli - 12 valores (um bocado a baixo de forma, mas preponderante em varios jogos, como na LC e UEFA) Celsinho - 9 valores (a entrar a 5 minutos do fim também não esperava grande coisa. Quando jogou a titular, fez um jogo razoável a cair para o mau. Fora de forma) Luis Paez - 5 valores (das vezes que jogou, não fez nada de especial. Acho que a sua entrada no plantel sénior o prejudicou) Djaló - 14 valores (na 1ª volta do campeonato, foi uma nulidade porque estava fora de forma. Na 2ª parte do campeonato, foi preponderante, e na taça contra o SLB ainda mais) Derlei - 14 valores (quando jogou, jogou muito bem. So não leva mais por não ter espetado um murro nos cornos ao arbitro que lhe deu um vermelho por protestar) Liedson - 16 valores (mesmo fora de forma, dos melhores jogadores do SCP quase sempre pela luta e entrega) Purovic - 9 valores (ainda marcou 1 ou 2 golitos e não jogou num sistema de jogo indicado para ele) Tiui - 12 valores (deu-nos a taça e entrada directa para a LC. Nota um bocado inflacionada por causa disso)

Concordo com quase tudo, menos com a nota da direcção, de Paulo Bento e de Moutinho.