Balanço 2007-08 - Parte I

Confesso que tive dificuldade em classificar a época do futebol profissional do Sporting, balançava muito entre o mediocre e o suficiente e então tentei quantificar. Usando uma escala de 0 a 20, distribui 10 valores pelo campeonato, 6 valores pelas competições europeias, 2 valores pela taça Portugal, 1 valor pela Taça Liga e 1 valor pela Supertaça.

Supertaça - 0,8 valores em 1

Vencemos frente à equipa que tem dominado o futebol nas uktimas duas décadas, só por isso já é positivo. Foi um jogo equilibrado onde um momento de inspiração do Izmailov resolveu a questão. Houve um lance duma possivel grande penalidade contra nós (mão de Tonel, para mim involuntária mas para a maioria da critica voluntária). Assim sendo acho que foi bom sem ser muito bom.

Taça Liga - 0,5 valores em 1

Estivemos na final após um percurso de altos e baixos. Dos grandes, fomos os que apostamos mais nesta competição. Perdemos contra a nossa “besta negra” desta época, num jogo onde acho que o PB esteve mal. Enfim acho que o meio termo avalia a nossa prestação.

Taça Portugal - 1,8 valores em 2

Foi nesta competição que estivemos melhor, épico o jogo com o Benfica, convincente na final contra o Porto, só o jogo contra o Amadora ficou abaixo a nivel exibicional. Tambem tendo em conta que jogamos sempre em casa … acho que não merecemos o valor máximo, mas merecemos o muito bom.

Competições Europeias - 3,5 valores em 6

Foi uma participação que não desprestigiou e deu-nos bons pontos para o ranking, mas tambem não conseguimos passar ou obter um resultado positivo contra equipas do nosso nivel ou superiores a nós. Tivemos algum azar, mas tambem andamos atrás desse azar. Daí a minha nota ser positiva mas não chegar ao patamar do “bom”.

Campeonato - 3,5 valores em 10

A grande decepção desta época. A nota só não é mais baixa devido o 2º lugar que nos ajuda financeiramente a até desportivamente (evitar a pré-eliminatória caso ficassemos em 3º) para a próxima época. O nivel exibicional foi muitas vezes mediocre ou até mau. Fora de casa foi uma das piores épocas de sempre. Em casa estivemos bem. A nota é claramente negativa.

Somando tudo dá 10.1 valores.

Conclusão:

Uma época positiva mas à “rasquinha”

Concordo mais ou menos com tudo mas acho que podias dar mais uns pontinhos à Taça UEFA. Chegámos mais longe do que a maioria das vezes em que lá estamos, fomos o último clube português a ser eliminado das competições uefeiras e fomos eliminados por manifesto azar contra um dos finalistas. Eu daria pelo menos 5.

A taça da liga mesmo com altos e baixos também merecia mais do que metade da nota, afinal fomos à final… e devia valer mais que 1 valor.

O campeonato embora seja o mais importante penso que está um bocado over-rated tendo em conta a quantidade de campeonatos que temos ganho nos últimos 25 anos. Não nos podemos guiar só por aquilo que queremos. Temos de ser realistas, olhar ao nosso passado e às condições que tínhamos este ano.

Eu, se não te importares, irei classificar de 0 a 20 todas as competições.

Supertaça - 17
Ganhámos e só por isso tem de ser positiva e bem positiva. Não dou 20, pois acho que não se fez uma exibição que merecesse uma nota mais alta.

Taça da Liga - 12

É positiva porque chegámos longe, podia ter sido mais positiva se tivessemos perdido contra um eterno rivbal, mas perder contra um setubal, depois de estarmos mais do que avisados … é muito mau. Não se podia ter perdido esta taça no seu primeiro ano para o setubal … esta tinha de ser nossa, e é uma má nota ao fim ao cabo, por causa dessa situação.

Taça de Portugal - 18
Um bom percuso, apenas manchado pela fraca exibição perante o Amadora. De qualquer forma ganhámos aos dois directos adversários, fazendo com que a nota tenha de ser francamente positiva. Foi o segundo caneco da época.

Competições Europeias - 8
Não aceito que se tenha perdido esta grande oportunidade por estupidez própria. Nunca poderia dar boa nota, quando fomos eliminados desta forma. Não é que se tenha sido goleado, ou algo parecido, mas para se ganhar uma competição destas, é preciso saber muito mais do que o Sporting aparenta saber. Somos muito crus nestas andanças e por isso nota negativa.

Campeonato - 8
Acabamos em segundo … o Objectivo de muitos adeptos, sócios e presidentes. Para mim foi manifestamente pouco, um suplicio este campeonato. Foi talvez o piro ano de futebol que vi jogar pelo meu clube. Nunca me senti tão roubado em trmos de dinheiro como este ano. poucas foram as vezes que sai de alvalade derrotado, mas poucas foram as vezes que sai de alvalade com um sorriso nos lábios.
Não consigo dar nota positiva acabar a 20 pontos (ou 14) do primeiro … andar a lutar com guimarães e setubal …
perder várias hipoteses de passar para segunda, ficarmos apenas dependdentes de nós, para deixarmos novamente de estar dependentes … e esperar pelos deslizes de terceiros. Muito mau.

Muitos acham que acabar em segundo é bom, é positivo … sim será talvez uma nota 13, mas juntar a esse ponto o restante campeonato com nota 6 … dá média de 8.

Nota final de época = 12,6 Razoável. Isto sem ter em conta o diferente peso de cada uma das comeptições.

acho que a unica forma de avaliar qualitativamente esta época é por comparaçao com a historia do clube…

por exemplo… nao acho justo dar 3,5 em 6 ao desempenho nas competicoes europeias quando em 30 anos nao tivemos mais que 3 ou 4 melhores…

se alguem se desse ao trabalho de fazer uma escala baseada na historia do clube (dando mais peso aos anos mais recentes…) entao sim se poderia fazer uma avaliacao mais objectiva…

Aí está um bom “termómetro”. Era porreiro era que alguém com conhecimentos em programação criasse uma cena tipo folha de cálculo do excel para todos nós inserirmos a nossa avaliação e no fim sentirmos a “temperatura final ponderada”.

A minha classificação fica já dada:

Supertaça - 18
Taça da Liga - 15
Taça de Portugal - 19
Competições Europeias - 10
Campeonato - 10

Supertaça - 18
Taça da Liga - 14 (ser finalista tem sempre que ser nota positiva, mas não muito alta)
Taça de Portugal - 20 (Estão a gozar comigo? 5-3 ao SLB e 2-0 ao FCP? MELHOR IMPOSSÍVEL!)
Competições Europeias - 15 (vendo os outros anos…acho que até não correu mal. So o Zenit, que começou ainda agora o campeonato russo e que tem os jogadores em forma, conseguiu passar aquela defesa.)
Campeonato - 10 (safa-se por termos ficado em 2º…)

É também a minha “visão” da época,talvez com menos pontuação na Taça da Liga,por mim se não apostássemos tanto nessa Taça as coisas podiam ser melhores ainda para outras competições nomeadamente a UEFA,podia-se rodar mais a equipa nessa competição mesmo custando todavia a eliminação. .
Quanto à Taça de Portugal,20 valores mesmo jogando todos os jogos em casa excepto a final,mas eliminar os grandes rivais,penso que merece nota máxima.

Supertaça - 18
Uma competição com a particularidade de ser resolvida num único jogo. Jogámos contra um rival e ganhámos, a exibição não foi das melhores mas tambem no inicio da época isso não era exigido. Vencemos e por isso nota 18.
Taça da Liga - 14
Fomos os finalistas da 1ª edição desta taça. Não a vencemos e sobretudo não conseguimos convencer, o futebol praticado na final e e m outros jogos foi fraco. No entanto chegar a uma final merece nota positiva mas não muito elevada. 14
Taça de Portugal - 20
Bem aqui nota 20 e acho que não preciso de explicar porquê… :wink: :dance:
Competições Europeias - 14
Aqui nota positiva por termos chegado a uma fase a que pocos chegaram e pelas boas exibições contra Roma e MU pricipalmente. Mesmo assim não muito alta 14.
Campeonato - 10
Campeonato muito fraco com desilusões atrás de desilusões. Nota positiva porque mesmo assim os outros conseguiram a proeza de fazer pior… 10

TAÇA DE PORTUGAL - 20

SUPERTAÇA - 20

TAÇA DA LIGA - 12 (chegaram à final, mas perderam com Fátima e com Setúbal pelo caminho e não marcaram nenhum golo na final, onde não mostraram qualquer ambição)

CAMPEONATO - 10

COMPETIÇÕES EUROPEIAS - 15

TAÇA DE PORTUGAL - 20
SUPERTAÇA - 18
TAÇA DA LIGA - 12
CAMPEONATO - 10
COMPETIÇÕES EUROPEIAS - 14

TAÇA DE PORTUGAL - 20 (aliás, o jogo dos 5-3 justifica essa nota por si só)
SUPERTAÇA - 18 (vitória justa por 1-0)
COMPETIÇÕES EUROPEIAS - 16 (ao contrário do que é costume, saímos da LC de cabeça bem erguida e chegámos aos quartos de final, o que não acontece todos os anos, nem nada que se pareça; se não tivesse havido um azar quase sobrenatural e algumas decisões duvidosas dos árbitros na LC - golo anulado em Alvalade contra o Roma, por exemplo - poderíamos ter passado a fase de grupos pela primeira vez)
CAMPEONATO - 12 (ficámos arredados da discussão do título desde cedo, a maior parte das vitórias foram “à rasquinha”, houve resultados indesculpáveis - 4 dos 16 pontos do Leiria foram conquistados contra nós! - o futebol praticado pela equipa raramente empolgou, mas os objectivos mínimos foram cumpridos)
TAÇA DA LIGA - 10 (humilhação frente ao Fátima, dupla humilhação frente ao Setúbal, ter chegado à final não é nada, tínhamos obrigação de ganhar)

Bem, tambem deixo aqui a minha opinião:

Supertaça - 15
Não jogamos um caracol. Ganhamos, era só um jogo, contra o porto, por isso levamos boa nota.
Taça da Liga - 5
Participação miserável. Quase mais valia termos ido na 1ª ronda, nos penalties em Guimarães. Entre as humilhações, só se salvaram as vitórias com o Beira-Mar e Penafiel, em Alvalade (também era melhor…). Já para não falar da miserável prestação na final. Nem aí puxamos dos galões e honramos a camisola.
Taça de Portugal - 20
Ao contrário da taça da liga, estivemos sempre bem, com excepcção do jogo com o Amadora. Mas a ensaboadela apoteótica às galinhas e a vitória categorica contra os tripas, merecem a nota máxima.
Competições Europeias - 10
Algumas boas exibições, mas prestação fraca. Deveriamos ter ido prós oitavos da champions. Não conseguindo, as meias da UEFA era o mínimo. Contra suiços, ingleses à rasca pra se aguentarem na 1ª liga e escoses que só sabem defender, deveriamos ter chegado à meia-final.
Campeonato - 8
Prestações inenarráveis. Não me lembro de ver ao vivo tão fraco futebol do Sporting. E eu nem fui ver jogos fora. Tenho pena de quem se sacrificou para seguir tão miseráveis prestações. Dou 8 pelo 2º lugar. É mesmo fraquinho, o nosso campeonato.

Campeonato - 7
No início desta época, para fiz um gráfico com aquilo que me parece ser a medida mais justo do desempenho no campeonato: a distância para o primeiro classificado. Mantenho a minha posição. Continuo a achar que é melhor prestação um 3º a 1 ponto do Campeão - indicador de que a diferença foi mínima e lutámos até ao fim - do que um 2º a 20 pontos - que indica que nem para demos para aquecer. Abdicámos da luta pelo título demasiado cedo, nunca mostramos qualidade de jogo, perdemos o que de bom vinha do ano passado e a época fora de casa foi catastrófica, com apenas 5 vitórias em 15 jogos e a humilhação da década em Leiria. O 2º deve-se mais à completa incompetência lampiã do que propriamente a mérito nosso e soa bem melhor do que o que se viu ao longo da época.

Carreira Europeia - 14
Até aos dois últimos jogos da Taça, o que de melhor se viu do Sporting foi na Europa. Não concordo nada com a ideia de que tínhamos obrigação de bater Rangers. Foi uma eliminatória equilibrada entre equipas de valor (médio em termos europeus) semelhante - e a sorte acabou por cair para o lado deles. Se mantivermos este padrão na europa, cairá para nós noutro ano. Dobramos o Ano Novo ainda na Europa - ainda que pela porta do cavalo (3º lugar na LC) - apenas pela 3ª vez em 20 anos, vencemos um jogo fora para a maior competição europeia pela primeira vez desde 1970, batemo-nos bem com uma equipa muito superior como a Roma e limpámos o Basileia. A eliminatória com o Bolton foi uma farsa, mas a culpa não é nossa. Nota bem positiva, portanto.

Taça de Portugal - 19
Sim, o jogo com o Estrela foi horrendo. Mas o que importa isso perante uma vitória épica sobre o Benfica e uma vitória sem espinhas na final sobre o Porto? Magnífico! Só não leva o 20 porque esse fica reservado para uma campanha que inclua vitórias na Luz e no Dragão.

Taça da Liga - 10
Chegámos à final e eu até sou daqueles que acha que quem quer espectáculo, que vá ao circo. Mas não me consigo esquecer da humilhação no Restelo frente à pior equipa da II Liga - o Fátima - e, sobretudo, da nulidade que foi a nossa exibição na final.

Supertaça - 16
Missão cumprida sem brilhantismo. Vale 14 + 2 pontos de bónus - um pelo golão de Izmailov e outro porque o adversário era o Porto.

Para calcular a média , uso a importância que dou às competições
40% - campeonato nacional. O principal objectivo do Sporting, ainda e sempre.
35% - competições europeias. Um clube tão grande como os maiores da europa, não é?
15% - Taça de Portugal. Pela importância que a final tem e porque a última impressão da época é a que fica.
5% - Taça da Liga.
5% - Supertaça.

Tudo ponderado dá 11,85. Positivo, mas muito longe de ser brilhante.

De 0 a 10 a nossa Participação nas competições

10 Taça de Portugal e Supertaça
8 Taça Uefa
7 Liga dos Campeões e Taça da Liga
6 Campeonato