Balakov e a ideia de treinar o Sporting: «Por que não? Tudo é possível

Balakov e a ideia de treinar o Sporting: «Por que não? Tudo é possível»

Lembra-se de Balakov? O búlgaro passou pelo Sporting, entre 1990 e 1995, e deixou a sua marca na história do clube. Protagonizou jogadas de bom recorte técnico e marcou grandes golos, daqueles que levantam o estádio. Agora, com 41 anos, podemos encontrá-lo em St. Gallen, na Suíça, a orientar o penúltimo classificado da Liga Suíça. Um dia, quem sabe, voltará a Portugal. «Por que não?», afirmou, em entrevista ao Maisfutebol/TVI, acrescentando que «tudo é possível». Até treinar o seu Sporting.

O que falta ao futebol português
Já previa futuro brilhante de Figo

Os anos parecem passar ao lado de Balakov, que tem a mesma imagem que habita as memórias de quem gostava de vê-lo jogar. Não se preocupa muito com o futuro, dedicando-se ao máximo ao presente, que passa pelo St. Gallen e por manter a equipa no escalão principal. O que pode fazer para atingir a sua meta? «Trabalhar, trabalhar, trabalhar, até conseguirmos garantir a permanência. Este é o nosso objectivo. No início era muito difícil, mas agora conseguimos ganhar duas vezes [depois desta entrevista somaram mais uma vitória]. Estamos em penúltimo lugar, mas temos muito trabalho pela frente. Vai ser uma luta até à última partida.»

«Ser treinador nem sempre é fácil»

A sua curta carreira de treinador começou como adjunto no Estugarda. Depois foi jogador-treinador no VFC Plauen e, na época passada, assumiu o comando do Grasshopper. Chegou a St. Gallen em Outubro de 2007 pelo que o futuro imediato passa pela equipa que orienta. Depois? Logo se vê: «Não penso muito no meu futuro. Trabalho e faço-o bem. Tento fazer o meu trabalho da melhor forma. Ser treinador nem sempre é fácil. Veremos o que vai acontecer no futuro.»

O antigo internacional búlgaro ficou, nitidamente, marcado pela sua passagem por Alvalade, mas não descarta a possibilidade de, um dia, orientar um dos rivais dos leões, Benfica ou F.C. Porto: «Como jogador fui profissional. Como treinador analisarei as propostas que surjam e avaliarei com a equipa que tenho. Se decidirmos que é bom para nós e a proposta chegar de um bom clube, por certo, será interessante para nós.»

Opinião pessoal: Balakov que se deixe estar longe do banco do Sporting.

O búlgaro marcou uma era no clube, naquele período em que jogávamos muito, tínhamos uma grande equipa, mas vivíamos o “sistema” no seu esplendor e as rasteiras que ele nos pregava de quando em vez impediam-nos sempre de, no final, discutir títulos. Bala regressando ao clube um dia para treinar ia ficar exposto, como todos os outros, às duras críticas dos milhões de sportinguistas-treinadores-de-bancada que disparam em todas as direcções.

Na minha opinião, Balakov ia perder toda a “magia” e prefiro lembrá-lo como o último grande “10” que passou pelo clube, em vez de daqui a dez anos lembrar-me de mais um treinador que por este ou aquele motivo fracassou em Alvalade. Porque se um dia viesse a ser treinador do clube, muito boa gente ia apagar as suas memórias do jogador. É a minha visão da “coisa”. Um pouco romântica mas minha.

Ele devia voltar é pra JOGAR, mesmo cota continua certamente a ter lugar vs 90% de qualquer cepo que ali anda. :arrow:

Por acaso tiraste-me as palavras do teclado…
Precisávamos de Balakovs era em campo e não fora dele!

Concordo plenamente! Nao gostaria de ver o Balakov a sair pela porta pequena de Alvalade.

Amén. :arrow:

como treinador deve ser outro jokanovic, sinceramente ja o vi a epoca passada com o grashoopers em braga, e desiludiu.me bastante, o braga foi superior e nao foi pelos jogadores que tinha.

O unico treinador que pode suceder a paulo bento será eventualmente o Zico do Fenerbahçe, ele proprio tem vontade de vir treinar o sporting, e sempre se afirmou sportinguista, apesar de brasileiro e nc ter jogado em Portugal. Alem disso ta a fazer um optmio trabalho com o fenerbahçe, e ja o fez com a selecçao do japao. Ainda assim admiro bastante o Paulo Bento.

sem estar a querer retirar valor ao trabalho do zico mas ele tem um plantel de grande qualidade ao seu dispor: roberto carlos, dracena, lugano, appiah, alex, kezman e alguns internacionais turcos… é a tal coisa: há investimento, ha resultados…

Nessa lista inclui-se também o nome de Deivid…

Citação de: Paulo Duarte em Hoje às 20:28 Citação de: diogo soares em Hoje às 18:55 como treinador deve ser outro jokanovic, sinceramente ja o vi a epoca passada com o grashoopers em braga, e desiludiu.me bastante, o braga foi superior e nao foi pelos jogadores que tinha.

O unico treinador que pode suceder a paulo bento será eventualmente o Zico do Fenerbahçe, ele proprio tem vontade de vir treinar o sporting, e sempre se afirmou sportinguista, apesar de brasileiro e nc ter jogado em Portugal. Alem disso ta a fazer um optmio trabalho com o fenerbahçe, e ja o fez com a selecçao do japao. Ainda assim admiro bastante o Paulo Bento.

sem estar a querer retirar valor ao trabalho do zico mas ele tem um plantel de grande qualidade ao seu dispor: roberto carlos, dracena, lugano, appiah, alex, kezman e alguns internacionais turcos… é a tal coisa: há investimento, ha resultados…

Nessa lista inclui-se também o nome de Deivid…

Bom bom era Zico a treinador principal, Balakov a adjunto e Manuel Fernandes no lugar do Pedro Barbosa e o Peter Schmeichel a treinador dos guarda-redes.

É so sonhar este pessoal. Era bom era (ou nao). As ervas daninhas podem ser cortadas que voltam a nascer novamente, a soluçao é arrancar pela raiz…

Acho que me fiz entender. :smiley:

Andas mesmo a sonhar :stuck_out_tongue:
Ainda por cima ouvi dizer por ai que o Schmeichel odiou a estadia em Portugal.

saudaria o regresso deste símbolo ao nosso clube, mas não como treinador principal. entendo que poderia ter utilidade, mas em funções directivas, como por exemplo para o lugar de carlos freitas, ou outro qualquer que parece que esta para ser criado… é que estas pessoas que têm este tipo de sentimento pelo sporting é que devem estar no clube.

para treinador, acho que se não for o paulo bento a treinar o sporting na próxima época, deve ser forçosamente alguém mesmo muito competente, mesmo que seja caro. se temos que poupar na equipa, não concordo que se poupe no treinador. mas enquanto estiver o paulo bento tem o meu total apoio.

saudações leoninas

Balakov? olheiro para o leste europeu.

Do Balakov keria era voltar a desfrutar os momentos que estão a dar na RTP memória nesta altura!

Até um certo ponto tens razao.Acho que muita gente passava a nao gostar do Balakov se ele fosse um fracasso de treinador(o que é o mais certo,porque o treinador é sempre a pessoa mais fácil de responsabilizar pelo insucesso desportivo) MAS temos um treinador que na altura era ,para mim o dos melhores trincos em Portugal e na europa.Naquela época de 2001/2002 o P.Bento era o meu jogador preferido.Se ele sair pela porta pequena nao vai ser por isso que me vou esquecer daquele trinco cheio de classe,inteligencia e experiencia.

o problema é que nunca vamos ter um treinador que nos satisfaça. se amanhã o mourinho fosse treinar o sporting passaria ser logo um incompetente e não perceberia nada de futebol. a mania que temos de enterrar todos os treinadores que representam o clube… bah!! :wall:

[/quote]

sim, é uma possibilidade, mas penso que ele daria para algo mais que um simples olheiro. mas isso já não seria pouco e uma boa oportunidade para explorarmos um mercado que não estamos a olhar com a devida atenção.

saudações leoninas

Ganhamos 1 a 0 golo de Amunike certo?
Vocês falam no Rui Patrício mas se tivessem o Costinha… :lol:

Se não estou equivocado, fui ver esse jogo!

Tarde/noite do dia 1 de Dezembro de 94…Golo roubadinho ao Figo!

Tinha 9 anitos e lembro-me que nesse ano demos um baile incrível ao Real Madrid cá, lá e pelo caminho na Uefa… E no entanto fomos de bela…

Vocês (Novo e a32772) são mais ou menos da mesma idade que eu, por isso não contam, mas há por aí alguém que me explica por que é que os sportinguistas em geral não gostavam de Costinha?..

Eu era novato e gostava bastante do Costinha como guarda-redes. ::slight_smile: Não tinha “razões de queixa” como tive com De Wilde, Tiago ou agora com Patrício, por exemplo.

Na altura não havia “chats”, nem Fóruns, o universo de opiniões que tínhamos era bem reduzido. Eu, como sempre gostei dele, estranhei nos primeiros tempos de Fórum quando os sportinforistas diziam (e dizem) ‘cobras e lampiões’ dele…