Há aí lances no mínimo caricatos, e sempre contra o mesmo e sempre as mesmas equipas e até, em alguns casos jogadores repetentes! É obra de facto.
Mas o problema é, como é que se prova isso? Mesmo denunciando, as pessoas sem provas ficam à mercê de processos judiciais. E isso não é brincadeira. É que estamos a acusar agentes desportivos - jogadores pelo menos - de aceitarem prejudicar intencionalmente a equipa que lhes paga e por quem têm contrato, em favor de um terceiro em troca de algum tipo de favorecimento financeiro. Isto é uma acusação gravíssima, que sem provas se vira contra o acusador.
Há maneiras inteligentes de ir fazendo passar a mensagem sem utilizar as adjectivações que poderão ser complicadas, utilizando por exemplo, o humor. Tirando isso…
Se calhar mais eficaz seria compilar situações destas, compor um dossier até com alguma investigação sobre determinados jogadores, e entregar isso a autoridades europeias e/ou a casas de apostas. Se calhar seria mais eficaz. Digo eu.
Não haverá aqui matéria de facto para se fazer nada?
Ainda ontem no “Observador” ou no “Notícias ao Minuto” vinha o caso dum redes que num jogo treino sofreu 43 golos e foi levado pela polícia para interrogatório.
Em Itália já houve jogadores irradiados por “facilitarem” resultados. Clubes como a Juventus e o Milan desceram de divisão e outros começaram campeonatos com pontos negativos. E não foi há tanto tempo como isso.
Com os meios de comunicação, blogs, facebooks, é agora mais fácil divulgar certas coisas.
Sugiro que se comece a fazer essa pesquisa ANTES dos jogos do funfica. Jogadores que no passado deram casas, ofereceram penalties e jogaram descaradamente mal com eles. Divulgar isso ANTES dos jogos. Colocar os holofotes virados para eles, para que as cenas descaradas sejam mais escrutinadas. DIVULGAR DIVULGAR DIVULGAR. Fazer chegar aos melhores bloggers e mesmo ao Sporting. Óbvio que a nossa estutura não pode divulgar isso, mas pode fazer chegar a jornalistas mais alinhados, mais bloggers, participantes em programas de TV.
Mas tem que ser ANTES. Depois de começar a dar bandeira, pode ser que alguém investigue ou que os visados tenham um bocadinho de vergonha.
Próximo adversário, Chaves. Quem são os candidatos a ajudar o funfica? Incluir os árbitros.
Ao mesmo tempo: a comunidade Sportinguista é grande e forte. Certamente temos pessoas influentes que podem dar dicas e ajudar a que comecem investigações.
Não acredito na teoria da conspiração, que está tudo comprado na PJ, por exemplo. Até por questões de rivalidades internas entre equipas e diferentes departamentos.
Ou outro exemplo: quem consegue chegar à estutura de uma, basta uma, casa de apostas? Que essa casa de apostas comece a mover influências, de forma a que o jogo seja menos suspeito. Porque muitas destas falhas propositadas ou suspeitas disso podem ser tratadas como jogo sujo para ganho de apostas, se essas casas assim encontrarem evidências ou coincidências.
Temos que fazer a nossa parte, não é só ficar a olhar. Hoje em dia temos muito mais poder, como individuais e coletivo, do que nunca na história da humanidade. Ficar a chorar num canto é que não.
Muito bom tópico, parabéns pelo trabalho.
Ao ver isto e pensar nos que dizem que falamos muito, o Jesus falou muito, o Presidente falou muito e unimos os gajos em torno do pinho, que os levou à vitória e afins até me dá azia.
mas o que são estas infelicidades comparadas com o facto de…
…os ordenados em atraso na liga Portuguesa terem deixado de existir!..
:shifty: ups isto não era para dizer
ps. não que me deixe feliz haver ordenados em atraso seja no futebol ou outra área, mas tendo em conta, que por norma na liga tuga, em novembro já havia fila à porta do sindicato!.. muito estranho que de um momento para o outro a capacidade organizativa dos nossos magníficos dirigentes tenha resolvido um grave e anual problema da nossa sociedade.
Parabéns para o Proença, presidente desta maravilhosa e fidedigna liga Portuguesa!
Excelente compilação!! Como já ai foi dito é passar isto para blog e divulgar ao máximo nas redes sociais!
No restante, é fazer como o @Toca_do_Lobo, o Nightwish76 e o alemid disseram! Começar-mo-nos a mexer! Até se podia criar um bloga chamado “Observatório do Futebol Português”!
Eu posso contribuir, afinal de contas por cá se se fizeram coisas semelhantes aquando da luta contra os croquettes!
A questão sensível aqui é de facto os processos judiciais, mas acho que com alguma cautela e apoio jurídico (advogados cá do sitio que se acusem) pode-se lançar os dados sem acusar, mas colocando a duvida! Alias o @Samuel_Son nesse aspecto foi inteligente ao utilizar expressões como “infelicidades” e “coincidências”!
Não coloco aqui o vídeo, porque tem o logo do Porco Gil. Apareceu-me nas sugestões do facebook.
Mas quem tiver possibilidade, que veja as declarações do Pedro Batista na Sporting TV. Ele não foi de meias medidas. Chamou os bois todos pelos nomes. Que há equipas e jogadores que perdem propositadamente contra o benfica. Que o benfica lhes paga para isso. E deu exemplos concretos de jogadores/casos já desta época (Nacional e Braga).
Pese embora as consequências que pode vir a ter, gabo-lhe o enorme par de tomates! :venia: :venia: :venia:
Hoje é estar atento aos “azares” e “infelicidades” dos adversários dos lamps, aquelas coisas que nunca acontecem quando jogam com o Sporting (vá-se lá saber porquê ::)).
Eu vi, é só fazer a pesquisa no YouTube que aparece na 1a página! :great:
E ele foi bastante inteligente, porque passou a mensagem, ficou no ar se ele estava a gozar com a cena já que utilizou o Jorge Sousa para gozar com a situação do 2° golo deles contra o Braga, e em nenhuma circunstância acusou os lamps directamente.
Este é O tipo de comentário que todos os comentadores do Sporting nas TVs podiam fazer e começar a colocar isso na psique da opinião pública, mas eu acho que eles são todos - ou a maioria - demasiado polidos para fazer isso. Que é ingrato, é justo reconhecê-lo.
O Chaves bateu-se muito bem mas ficou sem pernas a partir dos 60 minutos. O Jorge Simão é uma das pessoas sérias deste campeonato, e o Chaves igualmente parece-me.
Sinceramente, o Chaves não tem lugar neste tópico. Ninguém manda bolas ao poste de propósito e falhar golos de baliza aberta, acontece. Já nos aconteceu. Bateram-se bem. Fossem todos assim e eu estava descansada.
Não estamos a falar da equipa do Chaves, mas de um jogador. Aliás o modo como o gajo se consegue por em fora de jogo no golo anulado é incrível, vejam o lance. Ou é de alguém muito burro ou então… :inde:
Não vi o jogo, vi apenas aquele lance em que a redonda foi duas vezes ao poste.
Importa dizer que não estou a ver o Benfica a subornar clubes, mas jogadores, e um chega perfeitamente.