Não sei se este tópico já tem algo similar com outro…se assim for peço que juntem se for o caso. (que me lembre há um do Madeira Lion mas especificamente sobre um avião em particular)
Eu, não diria pânico porque já viajei inúmeras vezes de avião, mas confesso que não sou uma pessoa descontraída quando estou num avião (muito longe disso) mas o meu receio são mais voos como os transatlânticos…apavora-me muito mais voos que sobrevoem mar ou oceanos do que propriamente sobre terra.
Dou um exemplo: tenho muito menos receio de viajar até Bruxelas do que até Nova Iorque, até porque me ponho a imaginar: e se a meio do Atlântico ocorre algum problema e não se fica numa zona sem aeroporto perto para aterrar de emergência? Será um receio infundado este que tenho de ter mais “medo” de viajar sobre o mar do que sobre terra? Este cenário estará sempre salvaguardado?
Não tenho medo absolutamente nenhum de andar de avião, nem há nada a temer. Depois de levantar é GARANTIDO que vai voltar para terra firme… ou mar :mrgreen:
Agora a sério, os aviões de boas companhias aéreas, são completamente seguros e não há nada a temer.
Tendo um conhecimento um pouco mais profundo do que a maioria dos utilizadores de aparelhos aeronauticos (trabalho nesta industria) apenas posso dizer que quanto mais utilizo um aviao mais medo tenho.
Os números contradizem-te. O número de fatalidades por kms feitos ou por passageiros transportados é imensamente mais baixo no transporte aéreo do que em qualquer outro tipo de transporte.
Hoje em dia, por motivos profissionais, já tenho mais horas de voo que muitos pilotos da TAP
E a questão do medo, acaba por ser mais um sentimento de impotência perante algo que possa acontecer. No fundo, sabes que em nada depende de ti se, por algum motivo, tiveres um acidente, sobreviveres…
Esse teu receio tem fundamento mas tens que pensar que diariamente há milhares de voos a cruzar oceanos e passam-se meses ou mesmo anos que não ouvimos uma tragédia no mar.
Acho que como todo a gente já apanhei os meus cagaços mas tive um que rebentou comigo e que jamais esquecerei na vida.
Eu tinha cerca de 20 anos e tinha um primo mais velho com cerca de 24/25 que tinha tirado o brevet em Tires na antiga Aeroavia, depois de terminar o curso e ter sido um dos melhores foi convidado para dar instrução aos alunos mais novos.
Eu tinha por hábito voar com ele quando era aluno e depois como instrutor.
Num Domingo de manhã liga-me a perguntar se eu queria ir almoçar a Chaves pois tinha que fazer umas horas com um aluno.
Como sabem a instrução é feitas nos Cessnas (avionetes) que têm apenas uma hélice á frente. Descolamos de Tires porreiros da vida… quem já andou num avião desses sabe bem o barulho que aquilo faz lá em cima e o piloto comunica com o co-piloto atraves de headset tipo phones (não sei o nome daquilo) mas quem vai cá atrás no buraco não ouve nada.
A meio do caminho a hélice começa lentamente a parar até que ficou totalmente imóvel :o… o meu primo e o aluno começam aos gritos a carregar em botões á maluca e o avião começa a descer a pique totalmente virado para baixo. >:(
Até hoje não sei quanto tempo durou aquilo, não sei se foram 5 seg ou 1 minuto, foi tudo tão rápido que apenas me ocorreu um pensamento: “Pronto…já fui” ^-^
A meio da queda o motor liga-se novamente e os 2 animais lá á frente a desatam a rir que nem uns perdidos a olhar para mim. >:D
Nesse dia nem almocei e a gozação foi uma constante da parte dos gajos: “tas branco”, “tas mudo” etc…
Só mais tarde me explicou que o desligar do motor é uma manobra que se faz por vezes na instrução e aproveitaram o momento para pregar um cagaço. E que cagaço!!!
Tem graça que já ouvi isso de pessoas ligadas á area, seja por pilotos ou por pessoal de eng. aeronáutica :shhh:
É questão pertinente perceber até que ponto as as companhias conseguem ser competitivas quando os custos são muito superiores ás receitas e atenção que não me estou a referir ás de low cost, porque essas então… :shifty:
O preocupante é que não estamos em Africa mas por vezes até parece!!!
Já viajei centenas de vezes de avião (só durante o meu mestrado, viajei quase semanalmente de Lisboa a Londres e de Londres a Lisboa, durante dois anos).
Só por uma vez, não estranhamente numa viagem a Angola através da TAAG, apanhei um valente susto. Cerca de 2 minutos de turbulência. Quase todas as mulheres no avião gritavam histericamente! O velhote que estava ao meu lado deu-me a mão e tudo!
Aqueles momentos pequenos de turbulência que duram cerca de 5, 10 segundos, depois de umas quantas viagens, já passam a fazer parte integral da experiência.
A mim, neste momento, aborrecem-me muito mais os tempos de espera em alguns aeroportos (particularmente em Heathrow, que quase sempre parece a IC 19 em hora de ponta, com filas intermináveis de aviões à espera de descolar) do que os possíveis perigos que fazem parte deste meio de transporte.
Mas há requisitos de segurança que todos têm que cumprir ou não? :inde:
Eu já tive de aterrar em Paris debaixo de uma mini-tempestade e foi feio…E num vôo Natal - Lisboa ali no meio do Atlântico também apanhei uma turbulência lixada com poços de ar…Nesse nem dormi, 7 horinhas de olho bem aberto! >:D
Sem duvida que estatisticamente o aviao e’ o meio de transporte mais seguro. O problema e’ que eu lido diariamente com aquilo que corre mal. Digamos que e’ uma questao em que o conhecimento aumenta o medo:)
Relativamente 'a questao de regras de seguranca e manutencao, a maioria das grandes companhias aereas tem apertado o cinto, “esticando” ao maximo essas regras. Se essa tendencia continuar, mais dia menos dia vamos ter uma tragedia.
P.S.- Ja apanhei sustos valentes em varios voos que fiz, sendo que o ultimo foram 30 minutos de turbulencia pesada a voar sobre…o triangulo das Bermudas!
Já estou em Londres a mais de 20 anos e em principio andava de avião quase todos os meses (cheguei a ir e vir no mesmo dia só para ver o Sporting jogar), mas a uns 10 anos para cá tenho um medo infernal que nesse ultimo voo há 10 anos atras desmaiei e tudo.
Nunca apanhei nenhum cagaço nem nada parecido…simplesmente fiquei com um medo do caraças!!
Desde então tenho feito a viagem sempre de carro…
Eu só de ouvir falar em aviões fico a tremer, e quando tenho que ir por ou buscar alguém ao aeroporto até fico a suar!!
Eu também assumo que tenho imenso medo de voar. Não se pode dizer que seja pânico, consigo fazer uma viagem sem que ninguém ao meu lado perceba, mas por dentro vou com as tripas no cérebro. O mau estar é tal, que de há uns tempos para cá opto sempre por viajar “sedado”. Curiosamente, fiz 2 ou 3 viagens de avião durante a adolescência sem problema nenhum, o medo começou e foi aumentando ao longo da idade adulta. A parte racional do cérebro diz-me que isto é uma fobia parva, mas o corpo pura e simplesmente reage assim. Ainda por cima, nem se pode dizer que seja trauma, em todas as viagens que fiz nunca houve grandes problemas de turbulência, nem dramas na aterragem como às vezes se ouve falar. Férias em família que envolvam viagens com duração superior a 2/3 horas são assunto tabu cá em casa. E recentemente tive uma proposta de trabalho bastante vantajosa que recusei por diversos factores, mas no fundo o que pesou mais foram as 3 ou 4 viagens por ano que teria de fazer a angola….
Creio que não. Se não estou em erro (e aceitando a divisão entre comboio e comboio de alta velocidade) o meio de transporte com menos fatalidades e acidentes é o comboio de alta velocidade.
Em todo o caso, o avião comercial não deixa de ser um dos meios de transportes com menos fatalidades por passageiro transportado! No entanto, não deixo de ter algum receio nas manobras de arranque e aterragem…em voo, vou um tanto ou quanto mais tranquilo, mesmo em questões de turbulencia (no voo para Cabo Verde sofri tive uma experiencia engraçada…).
Eu só apanhei um grande cagaço num avião. Foi numa viagem Paris-Lisboa. Posso-vos dizer que houve mais de 25 minutos de turbulência e que estavam pessoas ao meu lado, com idade para serem meus pais, de mãos dadas, com um ar absolutamente aterrorizados. O meu pai, que fez milhares de viagens, disse que nunca tinha sentido nada tão forte.
Tirando isso, as viagens que tenho feito, têm sido relativamente tranquilas.
Bem, se aquela turbulência extrema por que passei tivesse durado 20 ou mais minutos, como vos aconteceu em algumas viagens, não estaria aqui agora. Era só olhar pela janela e ver a asa do meu lado desintegrar-se! Sabem a melhor? Aquele cliché de as malas romperem os compartimentos aconteceu! Só faltou o carrinho das hospedeiras deslizar pelo avião e acertar em tudo e mais alguma coisa que tivesse no caminho. Dessa viagem em particular lembro-me também de como totalmente erradas estavam as informações sobre o tempo disponibilizadas pelo piloto.
E naquele momento em que tudo acontecia eu pensava: “chiça penico!, isto é que é mesmo turbulência a sério!”.
E a diferença brutal entre um piloto que sabe aterrar perfeitamente o avião e um que não é lá grande coisa a fazê-lo?
Não me surpreenderia se alguém me contasse que o avião da TAAG em que tudo aconteceu tivesse perdido, como já aconteceu, algumas peças pelo caminho. :lol:
Na TAAG até agora só baratas a 11.500 metros de altitude… Mas em termos de aterragens, e levando em conta o “bicho” de cada um, os senhores da TAAG demonstram muito mais ■■■■■■■ e perícia que os meninos da TAP 8)
Estatisticamente não acho correcto que o meio de transporte “caminhos de ferro” possa ser separado em varias categorias, assim como a aviação não e’ separada em aviões de pequeno, médio ou longo curso, privada ou comercial, militar ou civil.
Quanto 'as manobras de descolagem ou aterragem são de facto aquelas que se podem considerar criticas em qualquer voo. :great: