Atletismo - Parte 2

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1319218903520870402?s=20

“QUERO TERMINAR A CARREIRA NO SPORTING CP”

Por Sporting CP
22 Out, 2020

ATLETISMO

Considerada a mulher mais rápida de Portugal, Lorène Bazolo aproveitou a renovação de contrato para recordar os melhores momentos vividos de Leão ao peito

Lorène Bazolo, atleta dos 100 e 200 metros, acaba de renovar contrato com o Sporting Clube de Portugal. Em entrevista, a atleta mostrou-se muito satisfeita por continuar ao serviço do emblema que representa desde 2014.

“Estou muito contente por renovar porque foi aqui que cresci como atleta”

“Estou muito contente por renovar porque foi aqui que cresci como atleta, já representei várias vezes o Sporting CP e Portugal ao mais alto nível. Acho que foi por isso que o Clube quis que eu continuasse”, começou por dizer, recordando o processo de naturalização iniciado depois de ter chegado a Portugal oriunda da República do Congo, país que abandonou em litígio com a federação de atletismo local.

“Não foi fácil porque aos olhos da lei temos de esperar três anos para provar que estamos a viver em Portugal e só depois é que consegui pedir a naturalização, mas há burocracias e outras coisas que não foram fáceis. Ainda assim, e com a ajuda e o apoio do Sporting CP, consegui naturalizar-me em 2016”, contou.

Ainda antes de esta questão ter sido ultrapassada, Lorène Bazolo esteve cerca de dois anos sem poder competir, uma situação que lhe exigiu “muita paciência” e que foi amenizada apenas pelo sonho da presença nos Jogos Olímpicos (JO).

“Além de estar ausente das competições internacionais, também não podia ir às finais dos campeonatos nacionais porque ainda não era portuguesa. Não é fácil para um atleta gerir isso porque estamos parados, mas temos de ter paciência. Foquei-me no objectivo que tinha de representar Portugal e o Sporting CP e ir aos JO do Rio de Janeiro”.

Já com nacionalidade portuguesa, a velocista, de 37 anos, acabou mesmo por garantir a tão desejada presença nos JO de 2016, algo que espera repetir em 2021, em Tóquio.

“O meu principal objectivo é conseguir atingir as marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos”

“O meu principal objectivo é conseguir atingir as marcas de qualificação e não me focar tanto na classificação – estou focada e a trabalhar para isso. Também quero melhorar a minha marca em pista coberta, mas o meu principal objectivo é mesmo conseguir chegar à meia-final dos JO”, assegurou.

Ao longo dos seis anos em que tem vindo a representar os Leões, a atleta verde e branca revelou-se uma máquina de bater recordes e conquistar medalhas, com especial destaque para os triunfos na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 2016 e 2018.

“Foram momentos bonitos porque consegui representar bem o Sporting CP e dar pontos nos 100 m, 200 m e nas estafetas. Ainda assim, em 2018 tivemos um susto nas estafetas porque ganhámos a prova, mas depois fomos desqualificadas. Isso mexeu muito comigo e com a equipa, mas como somos muito focadas e trabalhadoras, sabemos o que fazer em pista. A equipa estava unida e no final conseguimos ganhar as provas e ser campeãs da Europa”, recordou.

“O meu melhor momento aqui foi fazer a minha melhor marca e bater o recorde nacional de Portugal”

Ainda assim, Lorène Bazolo lembra que há muitos outros momentos que recorda com carinho. “Consegui fazer a minha melhor marca aqui e bati o recorde nacional de Portugal. Acho que foi o meu melhor momento, até porque não estava à espera de o conseguir. Pensava apenas em bater a minha marca pessoal e fazer o melhor resultado possível. Quando acabei a prova nem sabia de nada, o meu treinador chegou ao pé de mim e disse-me que tinha acabado de bater o recorde nacional. Fiquei surpreendida, mas muito contente”, afirmou, revelando que o seu “principal segredo é o trabalho”.

Licenciada em administração de empresas e com mestrado em finanças, a corredora olha agora para o futuro, até porque, com o regresso aos treinos, a exigência volta a ser máxima.

“O início de época é sempre difícil porque exige sempre muito trabalho de resistência, mas já estou habituada a isso. Por causa da pandemia, não foi fácil, mas consegui aproveitar as férias para voltar mais forte”, frisou.

“Foi aqui que fui feliz e penso que é justo terminar a minha carreira aqui”

Por fim, a corredora Leonina agradeceu “ao Sporting CP e a todas as pessoas que apoiam” o atletismo verde e branco, revelando ainda que é seu desejo terminar a carreira no Clube Leonino. “É a minha ambição. Foi aqui que fui feliz e penso que é justo terminar a minha carreira aqui”, concluiu.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1321768828569878531?s=20

Sporting não renova contrato com Nélson Évora

Sporting não renova contrato com Nélson Évora

Nélson Évora

Nélson Évora

Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Augusto Ferro/Rui Guimarães

30 Outubro 2020 às 10:44

TÓPICOS

O Sporting está a reduzir de forma drástica o quadro de atletas, bem como o Benfica.

Num assunto tratado pelos campeões olímpicos portugueses masculinos, Carlos Lopes, hoje o homem forte do atletismo do Sporting, e a quem foram dados poderes para a definição do quadro da próxima época, não renovou o contrato com Nelson Évora, iniciado em outubro de 2016 - foi na altura a mais sensacional transferência da modalidade, com o triplista a sair do Benfica - e que durou um ciclo olímpico.

Grandes de Lisboa cortaram no orçamento e dispensaram imensos atletas, entre eles um campeão olímpico

O Sporting está a reduzir de forma drástica o quadro de atletas, bem como o Benfica. Em 2021, os leões apostarão nas equipas femininas de crosse e pista e os encarnados apontarão o foco para os masculinos.

A legião de dispensados dos grandes de Lisboa irá ser absorvida por Sporting de Braga, Juventude Vidigalense e clubes da Madeira. Os minhotos já garantiram a martelista Valeria Chiliquinga e Andreia Crespo, sem perderem Mariana Machado e João Peixoto. Na Madeira, as entradas mais sonantes são as de Diogo Mestre, Shaina Mags, Maria Carvalho e Ana Granja, para o Água de Pena, Patrícia Silva, Abdel Larrinaga, Sofia Duarte e Miguel Mascarenhas, para o Estreito, e André Marques, João Esteves, Nélson Pinto, Filipa Martins e Beatriz Matias para o S. João da Serra.

As últimas decisões de mercado serão hoje e amanhã, pois muitas das mexidas estão condicionadas pelas verbas de compensação que Benfica e Sporting estão a exigir, apesar de terem dispensado os atletas. Os encarnados esperam receber um total de cerca de 25 mil euros.

Mais vale comprar um wang. Que filhos da ■■■■.

mesmo

Vergonhoso. A despacharem atletas que são ainda competitivos. Este Cabrao do varandas quer desmantelar e acabar com as modalidades!!!

Vergonhoso e patético…
Cagaram de alto no atletismo masculino

O Tiago Pereira faz os mesmos resultados que o Évora. Ser segundo atrás do Pichardo.

Não existe qualquer hipótese de fazer melhor…

É pena, mas é a verdade com o nível atual do Évora.

2 Curtiram

NELSON ÉVORA DE SAÍDA DO SPORTING CP

Segundo o jornal ´O Jogo´, leões optaram por não renovar com o campeão olímpico de forma a reduzir custos. Aposta passará pelas “equipas femininas de crosse e pista”

Duarte Pereira da Silva

Texto

30 de Outubro 2020, 09:35

summary_large_image

Nelson Évora está de saída do Sporting CP. Segundo avança o jornal ´O Jogo´ na edição desta sexta-feira, 30 de outubro, os leões optaram por não renovar contrato com o campeão olímpico de 2008.

Em 2016, o Sporting CP protagonizou uma das grandes movimentações de mercado no que ao atletismo diz respeito, tendo indo ´resgatar´ Nelson Évora ao SL Benfica. No ano seguinte, o triplista conquistou a medalha de ouro no European Athletics Indoor Championship e foi terceiro nos Mundiais de Atletismo, em Londres. Em 2018, haveria de voltar a conquistar a medalha de bronze nos Mundiais de Atletismo, em Birmingham, e sagrar-se ainda Campeão Europeu da especialidade, em Berlim.

O diário desportivo revela também que o Clube de Alvalade está a “reduzir de forma drástica o quadro de atletas” e que, em 2021, a aposta será “nas equipas femininas de crosse e pista”.

´O Jogo´ diz ainda que “as últimas decisões de mercado serão hoje e amanhã, pois muitas das mexidas estão condicionadas pelas verbas de compensação” que o Sporting CP, apesar de estar a dispensar os atletas, está a exigir.

Fotografia de Sporting CP

o Autista despachou o Nelson para ele ir para o clube do coração do Vanalgas o seu assholeB
ah e para pagar salarios esses cancros nunca mais desaparecem so mesmo quanddo ddinheiro da nos acabar que ja deve estar todo gasto e salarios em atraso … lixo de gente

Decisão normal a do Évora… Normal e esperada…

O Évora nunca devia ter vindo, sei que o que vou dizer é bastante polémico mas acho o dinheiro investido no atletismo dinheiro mal gasto, é uma modalidade em que os atletas não dão grande retorno porque a maioria das conquistas são pelo país e as competições de equipas tem pouquíssima divulgação mediática.

Prefiro investir o ordenado do Évora em reforços para o futsal ou andebol onde podemos a nível europeu fazer qualquer coisa.

Temos demasiada tradição no atletismo para pensar assim. É claramente a modalidade que nos dá mais títulos, quer nacionais quer europeus. De qualquer forma não discordo da saída do Évora, a curto médio prazo não vamos ganhar nada em pista masculinos, não tem lógica ter um atleta tão dispendioso.

Não gosto é da ideia de não apostarmos no crosse masculino, para mim é daquelas vertentes que temos que ganhar sempre.

Quem teve alguém como o Professor Moniz Pereira a orientar o atletismo do Sporting só tem é que apostar nisto, quanto mais não seja em homenagem a esse homem que tanto nos deu.

1 Curtiu

A saída do Nelson Évora fazia todo o sentido no fim do ciclo olímpico que se devia ter concluído este ano, mas que o Covid prolongou até ao ano que vem.
Gostava que o Nelson Évora ainda fosse aos jogos de Tóquio enquanto atleta do Sporting, além de merecido era prestigiante para o clube.
Claro que as consequências do Covid não se ficam pelo adiamento dos jogos e há muitas contas para pagar, pelo que não me custa a aceitar a saída do Nelson.
O problema é que não é só o Nelson que saí, o desinvestimento é bem maior.

Modalidades

SALÁRIO DE ÉVORA “NÃO COMPATÍVEL COM SITUAÇÃO ATUAL DO CLUBE”

Em declarações ao jornal Record, fonte do Sporting CP referiu ainda que foi feita uma proposta de renovação, mas o triplista terá recusado

Duarte Pereira da Silva

Texto

31 de Outubro 2020, 10:22

summary_large_image

Nelson Évora está de saída do Sporting CP (LER AQUI). Segundo fonte dos leões disse ao jornal Record, o salário auferido pelo atleta não é “compatível com a situação atual do clube”. O diário desportivo refere ainda que o Clube terá feito uma proposta de renovação ao campeão olímpico de 2008, mas não foi possível chegar a acordo.

Em 2016, o Sporting CP protagonizou uma das grandes movimentações de mercado no que ao atletismo diz respeito, tendo indo ´resgatar´ Nelson Évora ao SL Benfica. No ano seguinte, o triplista conquistou a medalha de ouro no European Athletics Indoor Championship e foi terceiro nos Mundiais de Atletismo, em Londres. Em 2018, haveria de voltar a conquistar a medalha de bronze nos Mundiais de Atletismo, em Birmingham, e sagrar-se ainda Campeão Europeu da especialidade, em Berlim.

João Costa também abandona Alvalade

Um dos outros nomes que também irá sair do Sporting CP é João Costa (LER AQUI). De acordo com informação avançada pelo jornal online ´Observador´, o sétimo classificado nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2012 não chegou a acordo com os leões.

Patrícia Mamona continua. Emanuel Silva em negociações

Em sentido contrário, o Sporting CP já assegurou a continuidade de Patrícia Mamona para os Jogos Olímpicos de 2021, em Londres. Por sua vez, Emanuel Silva, de acordo com o Record, estará ainda em negociações com os leões.

Fotografia de Sporting CP

Totalmente a favor com a saída do Nélson Évora. Não é expectável que consiga medalhas em Tóquio e, com a camisola do Clube, que é o que mais me interessa, não me parece que consiga fazer grande concorrência ao Pichardo.

É para sair, logicamente. Tem um ordenado muito alto para os resultados que pode apresentar neste momento.

2 Curtiram

ATLETISMO

Masculino

Corta-Mato de Abertura AAL

Benjamins B: 6.º Francisco Ribeiro 2’30’’

Feminino

Corta-Mato de Abertura AAL

Benjamins A: 2.º Maria Fitas 2’37’’

Infantis: 10.º Constança Ferraz 4’49

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1326842190186893312?s=20