Atletismo - Parte 2

Parabéns a todas as leoas.

Foto José Lorvão/Pedro Zenkl

LEOAS CONQUISTAM 10.º TÍTULO CONSECUTIVO

Por Sporting CP
16 Ago, 2020

ATLETISMO

Nos Campeonatos Nacionais de Clubes de atletismo

A equipa feminina de atletismo do Sporting CP conquistou, este sábado, o décimo título consecutivo nos Campeonatos Nacionais de Clubes. Naquela que é considerada a prova rainha da modalidade em Portugal, as Leoas levaram a melhor arrecadando um total de 134 pontos, mais 33 do que o segundo classificado, o SL Benfica. Já em masculinos, o conjunto de Alvalade alcançou o segundo lugar do pódio.

Para fazer face à pandemia de COVID-19, desta vez o evento teve a duração de apenas um dia e realizou-se em seis locais diferentes, tendo os atletas Leoninos entrado em prova em Lisboa, no Estádio Universitário.

Durante a manhã, destaque para a prestação de Lorène Bazolo, atleta que venceu os 100 metros diante de Arialis Martinez, do SL Benfica, que, já da parte da tarde, seria novamente derrotada pela Leoa na prova dos 200 m. Nos 400 metros, Cátia Azevedo foi a grande vencedora, relegando a bracarense Carina Vanessa para o segundo lugar do pódio.

Na prova do lançamento do disco, Irina Rodrigues triunfou com uma vantagem de 13,32 metros em relação ao segundo lugar da classificação, e no dardo Cláudia Ferreira esteve em evidência ao bater o recorde nacional de sub-23, assegurando a primeira posição com mais de 10 metros de vantagem sobre a segunda classificada, Marlene Araújo, do SC Braga.

Da parte da tarde, realce para os triunfos de João Viera, nos 3000 metros marcha, e de Vera Barbosa, nos 400 metros barreiras, com os dois atletas do Sporting CP a vencerem as respectivas provas sem dificuldades e com uma larga vantagem sobre os adversários.

No lançamento do martelo, destaque para Vânia Silva, que venceu a prova com uma vantagem de cerca de oito metros em relação à marca alcançada pela segunda classificada, e no lançamento do peso e do disco, respectivamente, para as vitórias de Jéssica Inchude e Edujose Lima.

Por sua vez, Patrícia Mamona, que no fim-de-semana passado tinha vencido o 11.º título nacional da carreira e que nesta sexta-feira alcançou a terceira posição no meeting do Mónaco, venceu a prova feminina do triplo salto, ainda que abaixo da marca dos 14 metros.

Com este triunfo, a formação feminina do Sporting CP conquistou o 50.º título em 78 anos, o que significa que, desde 1995, as Leoas perderam apenas um campeonato.

Classificação Femininos:

1.º Sporting CP – 134 Pontos
2.º SL Benfica – 101 Pontos
3.º Juventude Vidigalense - 94.5 Pontos
4.º SC Braga – 78 Pontos
5.º ACD Jardim da Serra - 77.5 Pontos
6.º GD Estreito - 62.5 Pontos
7.º ADR Água de Pena – 55 Pontos
8.º GRECAS - 43.5 Pontos

Classificação Masculinos:

1.º SL Benfica – 140.5 Pontos
2.º Sporting CP – 117 Pontos
3.º SC Braga - 75.5 Pontos
4.º Juventude Vidigalense – 73.5 Pontos
5.º ACD Jardim da Serra - 63 Pontos
6.º GRECAS - 63 Pontos
7.º CB Faro – 61 Pontos
8.º ADR Água de Pena - 54.5 Pontos

Primeiros Lugares:

Evelise Veiga (06.41) no salto em comprimento
Irina Rodrigues (58.06) no lançamento do disco
Olímpia Barbosa (13.71) nos 100 metros barreiras
Anabela Neto (01.82) no salto em altura
Lorène Bazolo (11.39) nos 100 metros
Cláudia Ferreira (54.66) no lançamento do dardo
Cátia Azevedo (53.03) nos 400 metros
Vânia Silva (58.72) no lançamento do martelo
Patrícia Mamona (13.64) no triplo salto
Marta Onofre (03.80) no salto com vara
Jéssica Inchude (17.23) no lançamento do peso
Edujose Lima (56.55) no lançamento do disco
Vera Barbosa (57.84) nos 400 metros barreiras
Lorène Bazolo (23.38) nos 200 metros
Salomé Afonso (04:21.20) nos 1500 metros
João Vieira (12:43.50) nos 3000 metros marcha

Segundos Lugares:

Rúben Antunes (65.76) no lançamento do martelo
Carlos Pitra (04.60) no salto com vara
Sara Moreira (09:20.07) nos 3000 metros
Miguel Marques (08:25.93) nos 3000 metros
Marco Fortes (17.27) no lançamento do peso
Dorian Keletela (10.56) nos 100 metros
Tiago Luís (16.36) no triplo salto
Nuno Pereira (01:51.80) nos 800 metros
Omar Elkhatib (47.54) nos 400 metros
Tiago Luís (02.09) no salto em altura
Ilírio Nazaré (62.00) no lançamento do dardo
Fernando Serrão (05:39.38) nos 2000 metros obstáculos

Terceiros Lugares:

Rasul Dabó (14.43) nos 110 metros barreiras
Rita Figueiredo (02:11.92) nos 800 metros
Omar Elkhatib (21.67) nos 200 metros
Vera Santos (13:27.71) nos 3000 metros marcha

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
17 Ago, 2020

NOTÍCIAS

Todas as prestações de atletas e equipas do Sporting CP

ATLETISMO

Masculino

Camp. Nacional de Clubes - Final

100 m: 2.º Dorian Keletela 10’’56

200 m: 3.º Omar Elkhatib 21’’67

400 m: 2.º Omar Elkhatib 47’’54

800 m: 2.º Nuno Pereira 1’51’’80

1500 m: 4.º Luís Monteiro 3’59’’82

3000 m: 2.º Miguel Marques 8’25’’93

110 m barreiras: 3.º Rasul Dabó 14’’43

400 m barreiras: 5.º Francisco Marques 57’’96

2000 m obstáculos: 2.º Fernando Serrão 5’39’’38

3000 m marcha: 1.º João Vieira 12’43’’50

Salto em comprimento: 6.º Bruno Pinto 6,52 m

Triplo salto: 1.º Tiago Pereira 16,36 m

Salto em altura: 2.º Tiago Pereira 2,09 m

Salto com vara: 2.º Carlos Pitra 4,60 m

Lançamento do peso: 2.º Marco Fortes 17,27 m

Lançamento do disco: 1.º Edujose Lima 56,55 m

Lançamento do martelo: 2.º Rúben Antunes 65,76 m

Lançamento do dardo: 2.º Ilírio Nazaré 62,00 m

Colectivo: 2.º Sporting CP

Feminino

Seniores - Diamond League do Monaco

Triplo salto: 3.º Patrícia Mamona 14,08 m

Camp. Nacional de Clubes - Final

100 m: 1.º Lorène Bazolo 11’’39

200 m: 1.º Lorène Bazolo 23’’38

400 m: 1.º Cátia Azevedo 53’’03

800 m: 3.º Rita Figueiredo 2’11’’92

1500 m: 2.º Salomé Afonso 4’21’’20

3000 m: 2.º Sara Moreira 9’20’’07

110 m barreiras: 1.º Olímpia Barbosa 13’’71

400 m barreiras: 1.º Vera Barbosa 57’’84

2000 m obstáculos: 5.º Bárbara Neiva 6’56’’95

3000 m marcha: 3.º Vera Santos 13’27’’71

Salto em comprimento: 1.º Evelise Veiga 6,41 m

Triplo salto: 1.º Patrícia Mamona 13,64 m

Salto em altura: 1.º Anabela Neto 1,82 m

Salto com vara: 1.º Marta Onofre 3,80 m

Lançamento do peso: 1.º Jessica Inchude 17,23 m

Lançamento do disco: 1.º Irina Rodrigues 58,06 m

Lançamento do martelo: 1.º Vânia Silva 58,72 m

Lançamento do dardo: 1.º Cláudia Ferreira 54,66 m - RECORDE NACIONAL SUB-23

Colectivo: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

Nandinho Alvega

Visual Storyteller

·

2 h

·

AURIOL DONGMO VENCE NA ALEMANHA.

No Meeting de Thum, na Alemanha, Auriol Dongmo venceu a prova de lançamento do peso com a marca de 18,85 metros.

LEOAS EM DESTAQUE NA POLÓNIA

Por Sporting CP
06 Set, 2020

ATLETISMO

Auriol Dongmo venceu no lançamento do peso e Claudia Bobocea bateu recorde pessoal

Auriol Dongmo e Claudia Bobocea, atletas do Sporting Clube de Portugal, estiveram em excelente plano este domingo no Memorial Kamila Skolimowska, em Chorzów, na Polónia, meeting inserido no Circuito Mundial da World Athletics.

No lançamento do peso, Auriol Dongmo atingiu a distância de 18,33 metros, seguida de perto por Markéta Červenková (18,32m), detentora do 13.º melhor tempo mundial de 2020, e por Aliona Dubitskaya (18,00m), lançadora que tem, até ao momento, a terceira melhor marca mundial do ano.

Na prova dos 1500 metros, a também Sportinguista Claudia Bobocea esteve igualmente em destaque ao arrecadar o terceiro lugar do pódio com a marca de 4’01’'31, batendo assim o seu recorde pessoal.

A atleta verde e branca foi batida apenas por Laura Muir (3’58’‘24), actual líder mundial, e por Sofia Ennaoui (3’59’'70), actual vice-líder mundial, sendo agora detentora da sexta melhor marca mundial de 2020.

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
07 Set, 2020

NOTÍCIAS

Todas as prestações de atletas e equipas do Sporting CP

ATLETISMO

Feminino

Seniores - Meeting Int. Marselha

1500 m: 2.º Claudia Bobocea 4’02’’67

Seniores - Memorial Kamila Skolimowska

1500 m: 3.º Claudia Bobocea 4’01’’31 - RECORDE PESSOAL

Lançamento do peso: 1.º Auriol Dongmo 18,33 m

ATLETA LEONINO SÓ NÃO FOI CAMPEÃO… POR NÃO SER PORTUGUÊS

Atletas do Sporting CP participaram este fim-de-semana no Triatlo de Lisboa 2020

João Estanislau

Texto

7 de Setembro 2020, 12:05

O Triatlo de Lisboa 2020, como o próprio nome indica, teve lugar na capital portuguesa e atribuiu títulos nacionais individuais e de clubes. Precisamente um desses clubes foi o Sporting Clube de Portugal que viu um dos seus atletas ficar em segundo, apenas porque não tinha a nacionalidade portuguesa. Mikael Eriksson, venceu na categoria 30-34, mas não se pôde sagrar campeão, devido a não ser português, ficando assim na segunda posição.

Quem também ficou em segundo lugar, foram os atletas Inês Oliveira (atleta elite) e Filipe Marques (escalão 20-24 anos), que terminaram como vice-campeões das respetivas provas.

João Mansos, também conseguiu um lugar no pódio, na categoria de elite masculinos, alcançando o terceiro lugar. Na prova esteve ainda André Dias, que acabou na nona posição.

Os outros atletas em prova pertencentes aos quadros do Sporting CP foram a Ana Pereira, que conquistou o quarto lugar, na categoria 45-49 anos; Savio Silva, acabou em quinto na prova dos 20-24 anos e para o sexto lugar de Nuno Veríssimo nos 35-39.

Estes foram os resultados dos leões, já no domingo, os atletas estiveram de forma coletiva e acabaram em terceiro lugar, quer nos masculinos, quer nos femininos.

André Dias, João Dias, Hugo Figueiredo e João Mansos, nos masculinos, foram apenas batidos pelos CN Torres Novas e Outsystems OO.

Nos femininos, Lúcia Cruz, Helena Carvalho e Inês Oliveira ficaram a uns impressionantes 25 segundos do primeiro lugar, terminando também em terceiro, atrás de CNATRIL Triatlo e Outsystems OO.

Fotografia: Sporting CP

AURIOL DONGMO TRIUNFA NA REPÚBLICA CHECA

Por Sporting CP
08 Set, 2020

ATLETISMO

Lançadora do peso participou na 59.ª Ostrava Golden Spike

Auriol Dongmo, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu esta terça-feira a prova do lançamento do peso na 59.ª Ostrava Golden Spike, prova inserida no Circuito Mundial da World Athletics que decorreu na República Checa.

Detentora da melhor marca mundial do ano, a Leoa atingiu os 18.42 metros à quinta tentativa, batendo Markéta Červenková, atleta da casa que foi segunda com 17.96 metros, e Paulina Guba, lançadora polaca que não foi além dos 17.94 metros.

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
14 Set, 2020

NOTÍCIAS

Todas as prestações de atletas e equipas do Sporting CP

ATLETISMO

Feminino

Seniores - ISTAF Berlin

1500 m: 6.º Claudia Bobocea 4’05’’71

CÁTIA AZEVEDO VAI SER UMA DAS ATLETAS A MARCAR PRESENÇA NOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL

“Quero dar o melhor de mim” afirmou a atleta leonina

João Estanislau

Texto

6 de Agosto 2020, 11:33

No próximo dia 8 de agosto, arrancam os Campeonatos de Portugal de atletismo. A prova vai ser realizada em cinco locais ao longo de todo o continente e ilhas. Lisboa, Braga, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Ribeira Brava constituem os cinco lugares da prova.
Cátia Azevedo será uma das corredoras do Sporting CP. A atleta leonina de 26 anos vai correr os 400 metros no Estádio Universitário de Lisboa e diz ficar satisfeita se atingir um certo objetivo:
“Se fizer uma boa marca, ou seja, chegar aos 52 segundos, ficarei totalmente satisfeita. Quero dar o meu melhor numa época em que temos de estar bastante gratos por estar a competir”, começou por dizer aos órgãos oficiais do Clube.
“Quero voltar ao meu ritmo competitivo. Ainda não me sinto confortável para meetings internacionais. As nossas marcas, neste momento, não são válidas para Jogos Olímpicos ou outras provas internacionais, pelo que quanto mais nos resguardarmos, melhor. Quero manter o meu estímulo competitivo, mas, para já, sempre a nível nacional”, disse a atleta, explicando assim que devido à paragem da pandemia COVID-19, não pensa em qualificações para provas internacionais.

Fonte da Imagem: Sporting CP

Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Castelo Branco

3 h

·

ALMA E CORAÇÃO DE UM LEÃO

IRINA RODRIGUES

-Campeã Nacional de Lançamento do Peso (Ar Livre e Pista Coberta)

-Campeã Nacional de Lançamento do Disco

-Prémio “Stromp”

-Integrante das Equipas Vencedoras da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista (2016 e 2018)

1 - Nasceu sportinguista ou foi-se fazendo?

A maior parte da minha família tinha outra preferência clubística. A minha mãe sempre gostou mais do Sporting Clube de Portugal por causa do meu avô materno. Quando entrei para o SCP em 2008, já era muito fã devido ao grande professor Mário Moniz Pereira. E com o passar dos anos, fui incorporando cada vez mais o espírito de leoa.

2 - Para si o que significa ser sportinguista?

Para mim, ser sportinguista é uma enorme honra. O lema “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” está presente diariamente e é por ele que me rejo. Gosto do leão, do ecletismo e do espírito que se sente quando se veste esta camisola.

3 - O que difere o Sporting de outros clubes?

Quando me convidaram para o Sporting Clube de Portugal, sabia que iria entrar para o clube que tinha formado o grande Carlos Lopes e que tinha vários títulos de campeão nacional de clubes. Era uma honrar estar numa equipa que iria estar presente na Taça dos Clubes Campeões Europeus e que tinha tantos atletas olímpicos.

4 -Se pudesse destacar uma personalidade do historial leonino qual seria?

A grande personagem do historial leonino que destaco e que mudou a minha vida foi o professor Moniz Pereira. Foi graças a ele que pude ser atleta profissional.

5 - E qual o momento da história do Sporting Clube de Portugal de que mais se orgulha?

O momento da história do Sporting Clube de Portugal de que mais me orgulho foi quando as leoas do atletismo se sagraram bicampeãs da Europa de clubes. Foi uma honra enorme fazer parte desse momento que tanto me emocionou.

Saudações Leoninas,

Irina Rodrigues

image

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
21 Set, 2020

ATLETISMO

Feminino

Seniores - Camp. dos Balcãs

800 m: 1.º Claudia Bobocea 2’03’’32

1500 m: 1.º Claudia Bobocea 4’12’’95

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
05 Out, 2020

ATLETISMO

Feminino

Elite - Maratona de Londres

Carla Salomé Rocha e Sara Catarina Ribeiro não terminaram

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Por Sporting CP
19 Out, 2020

NOTÍCIAS

Todas as prestações de atletas e equipas do Sporting CP

Feminino

Seniores - Camp. Mundo de Meia Maratona

39.º Sara Moreira 1h11’39’’; 82.º Jéssica Augusto 1h15’29’’