Começa amanha em Osaka(Hoje em Portugal devido a diferença horaria :)) o 10º Campeonato do Mundo de Atletismo.
Como é habitual o Sporting vai levar o maior numero de atletas:
Naide Gomes
Francis Obikwelu
Edivaldo Monteiro
Silvia Cruz
Arnaldo Abrantes
Naide Gomes
No Salto em Comprimento é uma das candidatas a uma medalha.
Naide tem 7,01 cm feitos estes ano.
As melhores marcas mundiais do ano são das russas Kolchanova(7,21 cm) e Lebedeva(7,15 cm) as grandes adversarias de Naide.
A outra russa Kotova(6,90) e Cazaque Rypakova(6,85) e a Brasileira Maurren Maggi(6,94) são outras adversarias a ter em conta.
Naide no entanto como grande leoa supera-se normalmente nos grandes momentos espero que volte a acontecer.
Francis Obikwelu
Vai correr uma das provas rainhas “o homem mais rapido do planeta” e tem adversarios de peso.
O super duelo destes campeonatos entre o Jamaicano Asafa Powell e o atletas dos EUA Tyson Gay. A medalha de bronze em condições normais estará em aberto e Francis é um dos candidatos a par de Adkins das Baamas, Campbell da Jamaica.
Francis está tambem estará nos 200m.
Silvia Cruz tentar chegar a final do Dardo. Arnaldo Abrantes tentará passar para a segunda eliminatória dos 200m e E. Monteiro a segunda dos 400m Barreiras.
Vi há pouco o Obikwelu ser desclassificado… :o Coitado, nem sabia para onde se virar.
Eu pensava que só na segunda falsa partida o atleta era desclassificado mas ao que parece as regras mudaram e após a primeira falsa partida, seja de quem for, qualquer outro atleta que o faca é automaticamente desclassificado… coitado do Francis!
Ainda tens os 200 Francis!!
É verdade foi uma pena o que aconteceu ao Francis. Espero que ele não fique afectado para os 200m.
Entratanto Edivaldo Monteiro ficou em 4º lugar numa prova muito dificil(o mesmo tempo que o 5º) e qualificou-se para a segunda eliminatoria dos 400m Barreiras com 49,66s, o seu grande objectivo. Parabens Edivaldo.
1 15 Luke Kibet KEN 2:15:59 .
2 4 Mubarak Hassan Shami QAT 2:17:18 .
3 9 Viktor Röthlin SUI 2:17:25 .
4 73 Yared Asmerom ERI 2:17:41 .
5 29 Tsuyoshi Ogata JPN 2:17:42 (SB)
6 30 Satoshi Osaki JPN 2:18:06 (SB)
7 14 Toshinari Suwa JPN 2:18:35 (SB)
8 10 William Kiplagat KEN 2:19:21 .
9 49 Janne Holmén FIN 2:19:36 .
10 22 José Manuel Martínez ESP 2:20:25
Esta foi a classificação. Com um final dramatico para o atleta do Kenia, Kiplagat que depois de muito tempo em 2º lugar caiu para 8º atravessando a linha de meta a passo.
O Suiço Rothlin depois de uma recuperação espectacular chegou a medalha de bronze.
As regras das falsas partidas mudaram sim. Antigamente, quando havia uma falsa partida de um determinado atleta, todos os outros poderiam fazer outra falsa partida sem serem desclassificados, mas como essa regra quebrava o ritmo da competição (imaginem os 8 atletas a fazerem alternadamente falsas partidas… :inde:) decidiram alterar a regra. A nova regra diz que apos a primeira falsa partida de um determinado atleta, a falsa partida seguinte, mesmo que não seja do atleta que fez a primeira, dá direito a desclassificação
Mas pelo que ouvi dizer o erro do Obikwelu não foi a partida antes de tempo dos blocos, mas sim um ligeiro mexer de ombro e cabeça que lhe valeu a desclassificação. ???
O Record presenteou Francis com uma medalha de lata pela desqualificação.
Sei que foi um erro mas não creio que Obikwelu merecesse tal distinção pelo sucedido,depois do que já fez,mas é só a minha opinião.
Edivaldo Monteiro foi hoje 5º classificado numa das semi-finais dos 400m Barreiras.
Com 49:31, Edivaldo Monteiro fez a melhor marca portuguesa do ano. Uma prova muito boa com uma boa chegada que lhe permitiu um bom 5º lugar melhor do que se esperava. Parabéns Edivaldo Monteiro.
Uma excepcional prova permitiu a Carolina Kluft bater o record da Europa e ganhar a medalha de Ouro no heptátlo.
13:15 nos 110mb; 1,95m em Altura;14:81 no Peso;23:38 nos 200m; 6,85 em Comprimento; 47:98no Disco e 2:12:56 nos 800m dissem tudo.
Em segundo lugar, classificou-se Lyudmila Blonska (UKR), com 6.832 pontos, e em terceiro Kelly Sotherton (GBR), 6.510. Depois de uma prova de 800m terrivel para a Lituana Skujyte que estava em terceiro.
O homem mais rapido do mundo é Tyson Gay com 9,85 s :). AtKins foi segundo com 9,91 e Powell apenas terceiro com 9,96. Pelo menos o terceiro lugar estava perfeitamente ao alcance de Francis Obikwelu. Quanto a distinção do record enfim tristes…
Naide Gomes qualificou-se está manhã para a final do Salto em Comprimento com um excepcional salto de 6,96 cm. Fez a melhor marca a par da russa Kolchanova. Muito boa marca da Brasileira Maurren Maggi com 6,95cm.
As marcas foram globalmente muito boas. Esperamos que amanha Naide confirme a boa forma e traga uma medalha. Força Naide.
As apuradas:
Grupo B
1 761 Naide Gomes POR 6.96 Q (1) .
2 823 Tatyana Lebedeva RUS 6.84 Q (0) .
3 992 Brittney Reese USA 6.83 Q (-0.1) (PB)
4 820 Tatyana Kotova RUS 6.73 q (0) .
5 880 Jana Veldáková SVK 6.65 q (0.5) (SB)
6 279 Keila Costa BRA 6.61 q (0) .
7 980 Tianna Madison USA 6.59 q (0)
Grupo A
1 816 Lyudmila Kolchanova RUS 6.96 Q (0.5) .
2 284 Maurren Higa Maggi BRA 6.95 Q (0.6) (SB)
3 495 Bianca Kappler GER 6.85 Q (0.1) .
4 927 Viktoriya Rybalko UKR 6.77 Q (0.7) (SB)
5 546 Anju Bobby George IND 6.60 q (0.5)
Nunca pensei ver-nos a subir ao pódio em provas técnicas como a do triplo salto, muito menos desta forma.
O Nélson Évora pulverizou o record nacional, mostrando estar na sua melhor forma de sempre. Exibir-se desta forma numa prova como o Campeonato do Mundo só pode ser de aplaudir.
Aguardemos agora pela Naide Gomes. Dá gosto ver-nos a dar cartas em provas onde nunca fomos fortes, fazendo crer que os Jogos Olímpicos do ano que vem poderão não ser tão cinzentos como têm sido ultimamente.
Fiquei contente pelo Nelson Evora ter ganho esta medalha
E sempre chocante ver a nossa bandeira subir num modalidade destas.
Parabens para ele a marca e fantastica17metres e 74.
Num aparte so dizer que a RTP nao perdeu tempo em nos fazer saber que ele e atleta do benfas
Ja tenho visto a Naide e nunca os ouvi dizer que ela e atleta do Sporting.
O principal foi a medalha de ouro.