Assunto Importantissimo para AG

O que acham de na proxima AG do Sporting, Porpuserem a subida das cotas cerca de 30 euros por ano. Esses 30 euros, destinados exclusivamente à ajuda as modalidades.

Ore se tivermos 50.000 socios pagantes, 30*50.000 = 1.5M euros, fosse uma fatia, para o pagamento do pavilhão e outra fatia distribuida pelas diferentes modalidades.

Acho que seria importantissimo debater este assunto.

/MOD EDIT: Editei Gralha no título :wink: Spittelau

Não posso concordar mais com uma participação suplementar dos sócios às modalidades. Por mim aderia imediatamente.
Mas acho que o Sporting não pode arriscar a perder mais sócios. Assim, no meu entender, essa participação seria sempre facultativa. Na linha, aliás, do que se passa no benfica, segundo julgo.

Eu neste momento não sou associado do Sporting, mas não me importo de contribuir com algum dinheiro para apoiar a construção do pavilhão do Sporting, bem como, reforçar as nossas modalidades profissionais como sejam os casos do andebol, futsal e Atletismo.Gostaria ainda que o Sporting voltasse a ter uma grande equipa de Hoquei em Patins!
Devemos apoiar as nossas modalidades amadoras, pois quer queirámos quer não, são estas que nos proporcionam as verdadeiras alegrias.
Por fim queria deixar aqui uma reflexão, se todos nós nos unirmos em torno da construção do nosso pavilhão do nosso clube, as modalidades amadoras ganharão uma nova vida, pois para além de sentirem o apoio em massa dos seus associados à semelhança do que acontecia com a antiga nave de alvalade, os custos operacionais relacionados com o financiamentos dessas modalidade amadoras, diminuirão substancialmente, e como tal , estas caminharão rapidamente para a sua auto-sustentabilidade.
Viva Sporting

Penso que é um assunto que merece reflexão, e pode ser interessante.

As modalidades terão de ter outro tipo de atenção do que o que tiveram até aqui.

Lembrem-se que 75% do valor total das quotas é transferido para a SAD (informação obtida a partir dos R&Ds da SAD do Sporting), SAD essa que só se dedica ao futebol profissional do Sporting.

Portanto, a haver aumento das quotas exclusivamente para as Modalidades, então teriam de exigir o renegociamento do contrato estipulado entre o SCP Clube e a SAD.

Concordo que haja uma subida das quotas para financiar as modalidades.

Eu alinho!

Eu como infelizmente não tenho hipoteses monetárias para poder ser sóçio do sporting,neste tópico não tenho muito que opinar,no entanto da maneira que está o custo de vida,e a bolsa dos portugueses acho que averia sempre quem tivesse dificuldade para poder suportar mais esse extra.
:cartao:

Eu por acaso acho que a haver uma situacao destas deveria ser totalmente indepedente das cotas existentes actualmente, quero com isto dizer que deveriam reverter 100% a favor das modalidades, sem prejuizo dos 25% das cotas ordinarias, mas de forma sempre facultativa.

Deveria ser levada a cabo um a campanha para dar mais visibilidade e angariar mais apoio a nossas modalidades existentes, e aos poucos irmos reunindo as condicoes para o regresso de mais algumas, aos poucos fazer renascer o orgulho nos Sportinguistas em tudo o que diz respeito ao clube :dance:

Uma subida mínima faria sempre a diferença, falo em 1 ou 2 euros e tenho a certeza que os sócios não se queixavam.

Por mim podia aumentar mais para financiar as modalidades, mas entendo que haja quem não concorde, ou não posso pagar.

Sim, acho que é a melhor solução: o pagamento ser voluntário, com vantagens para esses sócios.

De qualquer forma, não creio que seja isso a sustentar sequer o futsal no Benfica.

Não concordo. Há uns anos quando PSL era presidente, foi introduzida uma 14ª quota justamente com o argumento que seria para ajudar as modalidades.

O que se verificou é que mesmo com essa medida, o clube teve de racionalizar as modalidades, acabando com algumas historicas como o Hoquei e o Basket. Colocar sobre o socio mais este encargo e responsabilidade não me parece correcto e justo.

O Sporting já paga principescamente a muitos funcionários para pensarem em formas de desenvolver o clube, dêem-lhes como missão pensar em formas de cativar apoios para sustentar as modalidades, isso sim seria uma medida de aplaudir.

Como diz o ditado: a melhor forma de ajudar quem tem fome, não é dar-lhe um peixe, mas sim ensiná-lo a pescar.

Pedir aos socios que paguem as borradas dos dirigentes é errado e não irradica o problema de fundo que resulta na falta de preparação do clube para gerar receitas.

O caminho a seguir é incentivar os adeptos a tornarem-se sócios e motivar os sócios a continuar a pagar as quotas.

Eu sou sócio e além das minhas quotas, pago também as da minha companheira. Portanto, perante um aumento desses provavelmente deixaria de pagar. Não que não o possa suportar, mas porque é um valor mensal substancialmente maior, por algo que não me é imprescindível, tendo sempre a devida importância… além de que o passado recente me diz que o dinheiro em Alvalade não é bem gerido ou investido.

Há que pensar que se o fracasso desta época se confirmar, teremos uma queda no número de sócios efectivos e no número de gameboxes vendidas, é certinho. Agora, se adicionarem a esta realidade um aumento de quase 150% nas quotas, o resultado será catastrófico.

A percentagem de sócios pagantes que ignora a relação custo/benefício do seu associativismo é pequena. Nem todos podem dar dinheiro só porque sim.

Isso é verdade. No tempo do PSL só consegui pagar 2 prestações da “quota suplementar” e não paguei a terceira. Se a minha condição de sócio tivesse dependido disso, teria sido excluído…

Talvez se pudesse “vender” o nome do Sporting, ou seja, deixar um patrocinador ou grupo de patrocinadores organizar e gerir uma equipa de hóquei ou de basket de maneira autónoma, pagando ao Sporting para usar o seu nome, equipamentos e emblema, desde que o nome e reputação do Clube fosse salvaguardado. Pode parecer uma grande heresia, mas de momento não vejo outra hipótese que permita reactivar as secções de basket ou de hóquei em patins (ou mesmo de rugby, quem sabe…).

Existe uma solucäo relativamente mais simples que passa pelo aumento da percentagem das quotas que é dirigido actualmente para as Modalidades.

Neste momento, 75% das quotas väo directamente para o futebol profissional (4 098 000 euros em 2006/07). Proponho pois que essa percentagem baixe para 50% (2 732 000 euros ), o que corresponde a um aumento directo para as modalidades de 1 366 000 euros (1,4 Milhöes). Estou certo que esse valor é suficiente para apoiar muitas modalidades e mantê-las a um nível bastante elevado, apesar de näo conhecer em detalhe os valores das mesmas.

Penso que esta proposta é bem mais eficaz que um aumento das quotas específico para financiar as modalidades e näo depaupera em grande medida o futebol profissional (esse valor corresponde à contratacäo + ordenados de 1 Tiuí).

Discordo Celsus!
Isso não é inovar nem melhorar, é retirar de um lado para dar ao outro! Tal como vender património!

O Nuno e o Gabriel já disseram o que tem de ser feito! Criar consiçlões para que essas modalidades sobrevivam! Isso passa por incentivar mais pessoas a serem sócias, e com isso auemntar o volume de receita e consequentemente o dinheiro que é canaçlizado tanto para o futebol como para as modalidades!

E todos podem perguntar como?

Bem, eu não sou expert em Marketting, aliás não faço a minima ideia, mas como consumidor, sei o que procuro… basicamente um custo/beneficio que compense!

No Sporting não existe a cultura do marketting, nunca existiu! A Última GB que comprei ofereceu-me uma fira para por no pescoço! Obrigadinho!

Gozamos com os lampiursos, mas o que é facto é que aquilo traz descontos para carradas de coisas! falamos dos tripeiros, e o que é facto é que aquilo traz deecontos e promoç~poes que nunca mais acabam!

Como é que é possivel termos 5% de desconto em produtos na loja verde … o cartão jovem dá mais!
Porque é que não se fazem parcerias com outras empresas, dando assim beneficios aos detentores de um cartão de sócio do Sporting em produtos e serviços de outras empresas?

Negociar com tudo o que é empresas … Todos os cartões que conheço dão descontos variados, menos o do Sporting! Ridiculo!

Mudem isso, e vão ver mais camsiolas a serem compradas, mais sócios a se inscreverem, mais quotas mensais, etc… é bola a crescer!

Sim avantix concordo ctg, o marketing no Sporting sempre foi a roçar a nulidade.

Mas acerca dos descontos nas gameboxes, dou o meu exemplo e dos que conheço na minha familia.
Todos compramos gamebox desde que ela existe, e não é por ter esta ou aquela promoção, esta ou aquela oferta que nos vai fazer pensar em comprar ou deixar de comprar. Compramos porque queremos ver o nosso Sporting a jogar futebol, o resto vem por acrescento, nunca serviu de motivação. E se alguem deixa de comprar um bilhete de época porque só oferece uma fita e não oferece descontos na gasolina, sinceramente é porque não deve querer assim tanto ir ao futebol (atenção que isto não é uma crítica à tua pessoa, usei o exemplo da fita porque foi o que tu mencionaste).

Que a vida está longe de ser barata já todos sabemos, que os preços dos bilhetes são caros também já sabemos. Agora quem pode pagar cotas e comprar a gamebox, vai sempre pagar as cotas e comprar a gamebox, independentemente das ofertas que vêm agregadas. Quem não tem condições monetárias, não é pelas promoções no mcdonalds ou na gasolineira do lado que vai acabar por fazer um esforço e comprar.

É a minha maneira de ver as coisas, o problema vai para além da existencia ou nao existencia de ofertas.

Penso que o SCP atendendo ao prestígio que granjeou ao longo dos tempos, poderia fazer mais e melhor no sentido de angariar mais sponsors para apoiarem as nossas modalidades amadoras.Se há clubes com menor dimensão que nós e conseguem fazê-lo, porque é que nós não conseguimos fazer. Isto acontece, porque actualmente quem comanda os destinos do nosso clube não encarna a mística Sportinguista.Olha-se muito para o futebol, e as modalidades amadoras são um pouco esquecidas.Tornei-me simpatizante do Sporting, graças ao feitos alcançados pelo Carlos Lopes e Joaquim agostinho.Desde então, sou um acérrimo defensor do nosso ecletismo.Não pensem que não gosto de futebol, porque adoro e muito, mas as nossas modalidades amadoras têm que continuarem a ser acarinhadas. Se actualmente somos o 2º clube da Europa e quiça do mundo com mais títulos conquistados no conjunto de todas as modalidades e o 3º em termos de títulos europeus conquistados, devemo-lo às modalidades amadoras.
Aliás, dentro de pouco tempo vou tornar-me sócio do Sporting mais com o intuito de ajudar as modalidades amadoras, porque entendo que o futebol já tem imensos apoios.

Óbvio! O exemplo das GB é apenas um. A Maior parte das pessoas que compra GB neste momenbto é óbvio que se o pode fazer por causa do futebol … pois não existe mais nada! O problema é que nunca iremos saber se existisse um desconto de 5% numa gasolineira, uns 10% em loja da Puma, uns 10% nos bilhetes de cinema do Alvalaxia, etc… não se fosse buscar mais 5000 GB por exemplo!

O Cartão de Sócio o que é que te dá? Desconto no preço de bilhetes, e mais o quê? Achas que alguém vê vantagens no Cartão de sócio para além de mais uma v ez se estar a falar da paixão!
Como tu dizes o bolso das pessoas cada vez é mais curto, e nós temos um departamento de Marketting que não faz rigorosamente nada …

GHostava de saber o que seria de um Hiper ou granbde loja sem descontos e promoções. Mas quando falo em descontos e promoções é das que são viradas para dentro … compras algo em Alvalade que te dá direito a desconto em outra coisa em alvalade. O dinheiro nunca sai da empresa!

mas isto é demasiado dificil!

Avantix, eu percebo o teu ponto… e é lógico que sob o ponto de vista teórico concordo contigo… é sempre preferível arranjar uma solucäo onde todos fiquem a ganhar, do que colocar uma em detrimento da outra.

Mas eu continuo a achar que o futebol profissional tem muito por onde se lhe pegue para potenciar receitas, mas o mesmo já näo acontece com as Modalidades, porque o mercado de “consumidores” é muito mais restrito. Uma diferenca de 1,4 milhöes no futebol profissional é algo que consegues näo comprando metade de um Purovic, arranjando mais este ou aquele patrocínio para aqui ou para ali, reduzindo esta ou aquela despesa. Caramba, um jogo de Taca UEFA com casa cheia chega praticamente para obter esta receita para o futebol!

Já nas Modalidades o caso muda de figura… a bilheteira nunca atinge valores por aí e além, os patrocinadores näo estäo dispostos a pagar tanto como no futebol, näo é possível ‘chamar’ tantos Sportinguistas como para o Futebol… daí a minha sugestäo. Acho que dar um peso superior às Modalidades nas Quotas é um sinal claro da aposta no Ecletismo do Clube e uma responsabilizacäo também maior dos sócios face ao Orcamento disponível para as Modalidades.

Quanto ao cartäo de sócio, eu até pensei num modelo mais interessante, mas isso até dava para um tópico próprio… por exemplo, descontos relativamente superiores de 10, 20, 30% em coisas como gasolina, bilhetes de cinema, etc MAS APENAS APÓS SE TER GASTO UM “X” EM PRODUTOS SPORTING por mês… ou seja, fideliza-se os sócios à compra de produtos Sporting para obterem produtos de outra ordem e ganham os dois (e sobretudo o Sporting ;D).