Boas,
Há uns tempos, iniciei um pequeno projeto pessoal, só por carolice, em que comecei a fazer um Excel com os jogadores do Sporting desde 2000, incluindo jogos, golos, jogos sem sofrer golos (guarda-redes) e épocas em que jogaram no Sporting. Uma coisa simples, só para me entreter.
Entretanto, queria expandir e começar a incluir jogadores para trás, mas primeiro pensei que seria interessante incluir os dados das assistências, porque há jogadores cujo contributo não pode ser medido apenas pelos golos que marcaram.
Ora, claro que não é possível encontrar quantas assistências fez o Jesus Correia, ou o Travassos, mas creio que a partir dos anos '90 (talvez '00?) as assistências começaram a fazer parte da contabilidade estatística do futebol.
A minha questão é, não saber até que ponto os dados do Zerozero ou do Transfermarkt estão corretos, pois o segundo contabiliza muito mais assistências para os jogadores que o primeiro. Isto pode dever-se a terem outros critérios para definir o que é uma assistência, ou pode significar que no Zerozero, há muita coisa por contabilizar. Não sei, só sei que não confio totalmente em nenhum. Jogos e golos não tem nada que enganar, mas as assistências são um dado mais dúbio e difícil de encontrar a posteriori.
Dizer também que procurei na Wiki, mas infelizmente (e talvez pelas razões que já citei) não encontrei.
Posto isto, a malta da Wiki e os aficionados das estatísticas e da história do Clube (como eu), terão alguma ideia de qual será o melhor procedimento? Devo borrifar-me para isto, devo usar os dados de algum destes sites? Desde que época se poderão tomar os dados como precisos?
Se alguém conseguir dar um palpite sobre isto, agradeço.