Assim não dá

É um tipo daquela idade que eu infelizmente já não tenho! :great:

Nessa altura ninguém usava chapéus à Clark Gable. Estávamos a ano e meio do 25 de Abril, com o nosso “vietname” do Ultramar no auge, os tempos eram outros mas não tão longe. É possível que estejas a confundir imagens.
E acredita que há muito boa gente que se lembra. Uns largos milhares deles…!

No espírito da retórica da pergunta, claro que o fosso não marca golos!
O fosso inverte a “psicologia” do que se deveria passar naquele campo, “nada” mais!
A questão é que esse “nada” é um factor crucial no enredo do que lá se passa dentro!
Muita gente sente isto claramente. Os árbitros também. Não só o sentem como o dizem (e, sim, ouvi isso da boca de um deles com os meus próprios ouvidos!)

Qual parvalheira? Aquela onde, curiosamente, moram muitos dos nossos também… ???
Mais de 3 milhões em 10 é muita gente. Quando nos faltam ao respeito, atingem gente de todo o lado!
Inclusivé quando, imbuídos pelo espírito da tal “diferença”, achamos que esses sítios são a “parvalheira”.

Pois! Os nossos, inexplicavelmente… não!
(de novo desculpas aos que felizmente não são assim)

Exactamente.
Podem (e devem) fazer esse trabalho por todo o lado, centros comerciais e “parvalheira” incluidos. Mas também e sobretudo no campo, na hora, quando o jogo decorre e estamos todos juntos.
O lampião, por exemplo, limitou-se a dar um soquete no bandeirinha. Ninguém levou 9 jogos!
Há muitas formas!

:arrow: :arrow: :arrow: Nem mais!!! Totalmente de acordo!!!

Neste momento a única grande diferença é que continuamos a ser parvos enquanto acharmos, objectiva e subjectivamente, que somos “diferentes”, incluindo ter um estádio “diferente” à conta de um fosso imbecil que afasta e desliga quem lá está dentro de quem está à volta, e um “inferno” com chamas tipo fogo-de-vista, que não aquecem nem queimam ninguém, como deviam, por estarem tão “protegidos” por uma “barreira” de segurança… diferente! ???

O tal que é diferente? Também!

https://www.youtube.com/watch?v=Q3_Y2Sjagl8

É pena… Porque merecia ter apanhado no lombo!

Bom post [member=6989]JSabino e [member=719]Alex Nogueira.

Parece-me que é fundamentar deixarmos de ser tão mansos, continuo a achar que somos diferentes, mas para pior.

Para desmentir é porque foi apertado e a sério! Espero bem que sim.

“Vocês sabem do que eu estou a falar!”

Obrigado [member=8502]Rui Trindade , mas o mérito vai todo para o [member=6989]JSabino . Eu limitei-me a bater ainda mais na tecla.
O texto dele é pleno de oportunidade, de sentido e clarinho como água!
As hostilidades estão abertas e cada meio ponto conta a doer desde já. É bom não nos deixarmos cair no logro de sermos reactivos, antes percebermos que temos que ser activos e começar a sê-lo desde já!
SL

[member=719]Alex Nogueira

Obrigado pela explicaçao.
É devo estar a confundir fotos, no 25 de abril ja nao se usavam chapeus ! Acho que vi fotos dessa invasão, num artigo em que era o Alhinho que contava a historia, depois viu o arbitro em Espanha, numa deslocaçao do carnide o clube do coraçao do boi do apito!

Prosseguindo, eu sei que muitos Sportinguistas consideram que fechar o fosso é um passo decisivo para acalmar os arbitros.
Pessoalmente nao acredito muito, mas se nos organisarmos e fizermos algo por isso, é so por a referencia bancaria que eu participo.
O meu sentimento é que os Sportinguistas têm de se investir nesta tematica.

Hoje temos um clube organizado e performante. Temos um grande presidente, um exelente treinador, um plantel de qualidade e uma academia de exelencia! Tudo isto foi conquistado passo a passo, com o sacrificio e o sofrimento de muitos e muitos Leoes. Hoje merecemos começar a colher frutos de tudo o que semeamos. E ja estamos prontos para isso, afinal começamos a época com um titulo.
Claro que vao haver erros, vamos deixar fugir ocasioes, o azar e a sorte vao espreitar à porta. Mas tudo isto é natural e nao me preocupa, nao exijo campeonato, nao exijo nada mais que comprometimento total com o projecto do clube da parte de todos os seus profissionais. Porque sei que este é o caminho.

Agora, todos sabemos que os homens do apito podem e querem ser a pedra que vai parar a engrenagem e é isto que eu acho que todos os Sportinguistas têm de estar prontos para combater.

O fosso é um assunto que poe a maioria de acordo? O Sporting nao pode faze-lo, ja foi explicado nas AG’s, vamos ajudar o clube, agindo.

No antigo topico do pavilhao vi la ideias interessantes, com estudos feitos por Sportinguistas da area, e que eram boas propostas.
Pesquizemos soluçoes como a do Ajax d’Amesterdão, que nao precisou de mexer na estrutura mudou simplesmente a inclinaçao. Preparemos uma sugestao que seja tão rapida e barata quanto possivel, sem tocar na estrutura e estéticamente viavel.
Depois apresentamos a sugestao, o mais proximo possivel dum projecto em AG. So agindo podemos mostrar ao Bruno e aos arbitros o quanto este assunto é importante para nós.
E em paralelo, nao descarto a pera-na-boca de que estao muito necessitados os nossos arbitros.

Ps: Nao faço parte dos que pensam que o Bruno nao faz nada, a eleiçao do Proença foi o primeiro passo e a queda do Vitor Pereira sera o proximo, isto do que é visivel.

[member=719]Alex Nogueira, primeiramente obrigado por teres a dignidade de dizer que foi [member=6989]JSabino, quem com mestria escreveu e abriu este tópico onde também contribuíste de forma muito boa como aliás é teu costume.

Penso acima de tudo que os sócios e adeptos devem estar ao lado do Presidente que sabem (os que querem saber obviamente, porque se não queres e estás de má fé, está tudo dito e esses dificilmente mudarão) que luta por tudo isto muito mais que nós e que já deu mostras mais que evidentes do seu amor ao clube, ele é um dos nossos dai a minha luta ao seu lado.

Sinto enorme tristeza que alguns se limitem apenas ao dizer mal de tudo que é feito.

Antes de mais quero quero desejar um bom dia e boa semana a todos os sportinguistas presentes.

Será mesmo verdade que os benfiquistas representam a generalidade da população portuguesa? Isto é, adormecidos (de olhos fechados ou tapados) sem noção da sua própria história e títulos. Isto é assim tão mau quanto parece ou pior? Já falei com uns quantos, a contra-resposta deles é o Sporting não ganhar nada à 14 anos e incita à violência. lol Isto está cada vez pior. Mas reparem numa coisa meus caros leões, se este tipo de coisas acontecem no futebol (manipulação de opinião, informação e ocultação de ambos) imaginem como será nas coisas que doem… Política portuguesa, economia portuguesa, média portuguesa…

Um bem haja a todos
SL

Vejam bem isto.

E calma que eu ainda estou pra ver a credibilidade da notícia e de quem a publicou…

isso é de novembro do ano passado…
Isso ja está esquecido. :offtopic:

Ou seja, credibilidade 0. xD

É de esperar por amanhã ou hoje que venha sair uma notícia sobre o Sporting, visto que vai jogar contra o CSKA e com um árbitro checo na Rússia. lol

Como dizem na página do Pina, é esperar pra ver se é “pró-russo” ou se ainda se lembra da Primavera de Praga. :smiley:

Ola. Queria deixar a minha opiniao sem me esticar muito em comentarios…

Pensei qd li q o carro foi apedrejado, ‘bem feito, o palhaço mereceu’… depois, mais calmo, penso que a violencia nao é resposta.

Os adeptos que quiserem fazer algo, que utilizem os média contra eles proprios. Os jornais todos teem colunas onde convidam os leitores a escrever artigos. Se no camarote os foristas q escrevem bons artigos conversarem entre si e prepararm uma serie de artigos a expor o ponto de vista do sporting, o efeito será mudarem a disinformaçao que grassa nesses meios de comunicaçao.

A minha parceira trabalha em marketing, e o que ela sempre diz é q copy bem escrito nunca é recusado.

Ha tantos bons tópicos neste forum a defender as politicas desta direçao, desportiva, de gestao e finaceira, que se podem escrever dezenas de artigos a defender o sporting. Exemplos: restruturacao finaceira, a academia e aproveitamento de talentos, historia do sporting, envolvimento dos socios e adeptos na vida do clube, arbitragem - expondo qd o spc foi prejudicado, etc etc.

Podem ser enviados pra diversas publicaçoes para q de vez em quando apareçam artigos q verdadeiramente defendam o clube.

Actualmente a maioria dos comentadores ‘do sporting’ é incapaz de escrever um artigo q defenda o sporting sem atacarem um qq aspecto ou o presidente. As opinioes mudam-se, mas com violencia nao mudarao, e aqueles q atacam o sporting apenas vao ter mais um argumento para atacar.

Temos isso sim de mdar opinioes. O comentario q li ontem do @green_heart acho sobre como um arbitro pode influenciar um jogo sem ‘dar nas vistas’ dava uma optima coluna de opiniao no espaço ’ escrevem os leitores’ do record. Expondo o modo como o arbitro realmente utilizou a maioria das tacticas expostas. É so um exemplo. Outro excelente artigo seria a comparaçao da situaçao economica das 3 SADs tb aqui no forum… queria citar o autor mas n me lembro do nome.

Com foristas a escreverem tao bem, deviamos inundar os media…

SL

Edit: adicionei algumas virgulas… que estava a reler o que escrevi, e nao entedi nada!

Eu proponho que todos se munam de tudo o que possa servir de arma - paus, facas, pedras, etc. -, para se fazerem esperas aos bois do apito, em dia de jogo, antes e depois da partida.

Depois, devemos alargar a limpeza a toda a corja lampiónica. Mesmo quando tivermos que partir um joelho a um lampião, remotamente familiar ou, até, de grande proximidade, não devemos esquecer a sua origam lampiónica, manifestando absoluta ausência de contemplação para com o mamífero, sem nunca nos deixarmos perturbar pelo facto de ser um amigo porreiro, um familiar ou um pobre diabo que até é do Benfica porque gosta de…pombos.

Também concordo que devemos abandonar essa paneleirice da diferença. Em tempo, eu próprio questionava o que era ser diferente, sem perceber muito bem isso. Com o passar do tempo, comecei a perceber os contornos da expressão. Dou um exemplo de como somos diferentes, resgatando um episódio que presenciei, no nosso Alvalade, no jogo com os lampiões, no ano do Jardim, que empatámos 1-1. Estava eu nos cativos, acompanhado de um amigo, quando entram 3 senhoras, estando 2 delas com cachecóis do Benfica. Esse meu amigo disse-me: “já viste como somos diferentes? Isto é a prova de que recebemos bem, mesmo quem é da cor rival. As senhoras vêm ver o jogo e, vais ver, ninguém as vai importunar!”. Nisto, o Montero faz 1-0. E ele repete a mesma coisa, com uma grande satisfação espelhada no rosto, por gostar dessa diferença. Quando os lampiões empataram, percebi melhor essa diferença… o mesmo sujeito começa a vociferar “Cambada de bananas!!! Vergonha!!! Só num clube de bananas é que deixam vir lampiões para a zona dos sócios!! Por isso é que toda a gente goza connosco!!”. Nesse momento, percebei que éramos, não só diferentes, como também um clube de bananas. No fundo, somos dotados da rara qualidade indefinida da diferença, sob diferenciadas formas.

Somos tão diferentes, que já se começa a achar razoável apertar árbitros. Quiçá, com o tempo, pode ser que a necessidade de se esbater a diferença nos leve a deixar de ser um clube de bananas, para sermos o clube que oferece bananas e outro tipo de fruta. Podemos até mandar perseguir atletas e adversários, pelas auto-estradas fora. :inde:

Mas podes tentar explicar como é que ves uma soluçao para este assunto?

A situaçao actual so conforta a impunidade, de tal forma que coisas que as nadegas têm feito nos ultimos 3-4 anos era impensavel aqui à 10 anos.
O porto fruteiro ainda tentava disfarçar, os arbitros nao tinham coragem de assumir publicamente que eram do carnide ou do frutas. Com a impunidade isso foi-se instalando de tal forma que hoje todos acham normal!

Chegamos ao ponto em que um arbitro denuncia o responsavel da apaf de pressoes e NADA se passa! Ficou a pregar no deserto, no meio du Judas e do Mr Burns!
Esta impunidade tem de ser combatida e nao apenas no futebol! :inde: E na minha opiniao a violencia nao deve ser descartada. Não conheço nenhuma situaçao em que o povão tivesse outra arma. Chegamos ao ponto em que denunciar, testemunhar publicamente, nao tem efeito algum! :inde:

[member=22460]Cisito
Bom post e boas sugestoes.

[member=19328]lyondream

Se a população portuguesa, na sua generalidade, fosse tão decidida para resolver o problema político português, este problema (de corrupção e tráfico de influências) seria solucionado, naturalmente.

Mas como ninguém mexe uma palha por questões políticas, faz-me espécie que se mobilizem, sob o escudo de discursos inflamados e extremistas, para “resolver” uma questão de futebol.

Se alguém deseja oferecer fruta ou partir joelhos a alguém, tem bom remédio: há um clube que equipa de azul e branco, que tem esse tipo de práticas. Assim, escusa-se de imitar um modelo defeituoso. Vai-se logo à fonte e apoia-se um projecto original.

Como parte da solução, eu proponho que se comece a ver bola com olhos de ver e que se invista em equipas de futebol competentes. Esta segunda parte, para já, parece-me ser uma ideia em execução. A primeira parte é mais tramada. É que, esta época, dos 4 jogos oficiais disputados, ganhámos 3 em que houve um certo prejuízo arbitral e gritou-se “agarra que é ladrão”, na partida em que a equipa foi menos competente e incapaz de estar ao nível das dificuldades que o jogo apresentou. Mas, no fim, lá apareceram as queixas do costume, sobre o mesmo suspeito, sob o pretexto de um erro que, a existir, não é grosseiro e é susceptível de acontecer. Portanto, quando se joga à bola, parece ser mais fácil ganhar jogos, como já fizemos esta época.

Caros,
Concordo com quase tudo que aqui foi dito.
Mas realço a profunda necessidade de ter uma estratégia clara e priorizada.
Na minha opinião passa em 1ª linha por 2 acçoes:

1. CS
    1.1) Imprensa: de uma forma simpática colocar na ordem determinados jornais e jornalistas. Há formas de o fazer com efectividade: nas CI não responder às perguntas, dar as respostas que nos interessam dar, não passar a palavra, um fraterno abraço de um “anónimo” à saída ou à entrada e apostar nos jornalistas que nos são próximos.
    1.2) Comentário: estamos muito mal neste campo. Para mim só o RA. É uma vergonha o que se passa na RTP…tem a conivência da ppa direcção deste canal. É tempo de ser substituído. Têm de ser preparados para entrarem no ar com uma mensagem uniforme e consistente a cada semana. Esta foi uma das formas que a “estrutura” preparou a sua ascensão.
  2. Árbitros
    2.1.) Estrutura: continuar no caminho em que estamos mas efectivamente conseguir o sorteio, tecnologia etc. Vai demorar e é difícil mas havemos de conseguir.
    2.2) Nos Jogos: preparar o ambiente nas redes sociais antes do jogo, pressionar no campo (com ou sem fosso), “abraços amigos de anónimos”, pressionar nas RS após os jogos.

SL

Atenção que já estamos a assistir a uma viragem, o trabalho está a ser feito mas leva o seu tempo.

1- Luta por mudanças no “sistema” como o sorteio dos árbitros ou a utilização das nova tecnologias. Ainda não foi este ano mas já esteve mais longe o regresso do sorteio.
2- CS. Praticamente toda a CS foi unânime a assumir que temos sido prejudicados. A colocação de elementos como Augusto Inácio no programa da sic é um forte impulso em nome da defesa do clube.
3- Pressão sobre árbitros. Esta semana o manuel foi apertado dentro e pelos vistos fora do estádio. O comportamento que alguns árbitros têm na nossa casa tem de acabar. O manuel por exemplo vai vestido de vermelho, logo a abrir obriga a que o jogo seja iniciado duas vezes (nunca tinha assistido a tal coisa), marca faltinhas sempre contra nós, em 20 lances duvidosos 18/19 são decididos contra nós, dá no total 3 minutos de descontos quando existiram 6 substituições e pelo menos 3 jogadores foram assistidos no relvado, assinala um livre mas não permite que o mesmo seja marcado terminando o jogo. Esta provocação tem de acabar e os árbitros têm de sentir que em Alvalade não podem continuar a “brincar”.

Concordo com a opinião do [member=14638]sotnas.

Sou contra a violência gratuita, por isso, sou também contra a política de ameaças físicas e à vida das pessoas que estão envolvidas neste desporto, política essa seguida pelo porto. São vários os exemplos conhecidos. Não vejo esse caminho como solução, é um extremar de posições que são punidas por lei, que só contribuem para uma imagem muito negativa do clube.

É verdade que temos sido prejudicados por algumas decisões dos árbitros. Sobretudo no critério que os mesmos usam e que não é o mesmo para ambas as equipas. Isso incomoda-me. Os erros mais graves, que originaram golos, são lances discutíveis, que aceito que o árbitro os marque, o que eu não aceito é que na área contrária, o árbitro faça vista grossa e é isso que me incomoda verdadeiramente.

O que podemos fazer? Começar por fazer parte da solução, não parte do problema. Apoiamos um candidato que ganhou a Liga de Clubes. Concordamos em muitos pontos do projecto apresentado, queremos e somos parte integrante da inovação do futebol português, na mudança de paradigma. Os órgãos federativos estão cheios de gente incompetente, gente pouco profissional, que foram lá colocados como subservientes de clubes que patrocinam a ilegalidade, o favorecimento e a corrupção. Levará algum tempo para limpar tudo isto, até porque isto é sobretudo uma questão cultural e uma cultura não se muda de um dia para o outro. Temos também colocado pessoas de confiança nos programas de debates desportivos. O Augusto Inácio, por exemplo, colocou o dedo na ferida, trouxe questões pertinentes para a mesa e isso ajuda a colocar na agenda diária algumas questões. Temos que trazer todas estas questões para o dia-a-dia noticioso, não deixar “morrer”, mostrar indignação e ir exigindo igualdade de critérios. Temos pessoas, que são do Sporting, com algum mediatismo, deviam falar mais vezes sobre isto, não ter receio de opinar.

Não quero que o Sporting ganhe pela via da corrupção, não quero que o Sporting procure ser favorecido, espero que apenas se procure justiça, equidade e, sobretudo, profissionalismo imparcial. É esse o caminho. O profissionalismo dos árbitros ainda pouco contribuiu para o aumento de qualidade dos mesmos, hoje, temos um conjunto de árbitros de pouca qualidade e é preciso se debruçar sobre esta questão. É preciso entender onde está o problema. Será que são os formadores? Os avaliadores que regem-se por quem lhes paga mais (corrupção)? São tudo questões que temos que debater, dialogar e criar legislação para que possamos formar profissionais da arbitragem com qualidade, competentes e bons profissionais.

Já sabemos que o Sporting é um clube que cria ódio nas pessoas. Hoje ainda mais porque temos um Presidente que fala sem medo, aponta o dedo às pessoas e não tem quaisquer complexos. Isso cria ódio. Porque Portugal, muitas vezes, é o país do faz de conta e quando há profissionalismo, paixão e competência, as pessoas estranham. E isto estende-se a quem toma decisões.

A arbitragem raramente nos favorece, mas não vamos colocar o ônus da perda de pontos, apenas nas arbitragens e temos que estender a tudo o que envolve o jogo. É verdade que estamos acusar a intensidade dos jogos, a pressão dos jogos importantes, não temos sido capazes de controlar bem os jogos com golos. O penalti que o João Pereira cometeu, custou-nos dois pontos, mas tivéssemos marcado mais golos e não estaríamos nessa situação. Existiu oportunidades para isso, poucas, mas existiram.

Aceito quem pense de outra forma, mas a violência nunca foi a resposta certa a nada. E violência, gera violência.

Haa ok!
A velha propaganda lampionica que somos calimeros, nao ganhamos pq nao jogamos nada!
A tal teoria do " temos de ser melhores que a equipa de arbitragem!
A demencia do temos de jogar melhor sempre, 100% das vezes que entramos num campo de futebol! Todos os clubes do mundo tem dias maus, nós nao podemos ter :inde:

Eu ainda sou do tempo da expressão “estrelinha de campeao”, pq nesse tempo isso existia em Portugal, podiamos jogar mal e ter sorte, a tal estrelinha do campeao!
Hoje graças ao sistema, e à colaboraçao de muitos Sportinguistas, se nao sofucamos, o arbitro pode meter um vermelho injustificado, ou marcar um penalti duvidoso, que sao os proprios Sportinguistas a defender a sua integridade fisica, a unica que lhe resta e a unica que lhe importa!

Eu nao quero ser papagaio do sistema! Nao quero regras diferentes pro Sporting!

Acho 1000 vezes mais digno ir-lhes ao focinho que ficar a papaguear as teorias deles! Enfim pontos de vista :great:

PS: Ja reparaste como toda a apaf quer que os Sportinguistas pensem nao houve apedrejamento ao arbitro? Eles sabem que no dia em que nós nos virarmos a eles acabou-se a papa doce! O Sporting por seu lado diz que sim, pq sabem exactamente a mesma coisa, no dia em que nós sportinguistas anonimos nos fartar-mos mesmo disto, isto acaba!

Vai um mundo de diferença entre ser calimero e promover a violência contra os árbitros.

Esta última, é a mais fácil de fazer. Por todos. Todos os clubes, quero dizer. Quem vai beneficiar com isto? Quem bater mais e/ou mais forte?