O Record de hoje noticia a realização de uma AG extraordinária do Clube a realizar até final de Maio.
A agenda não é revelada.
Dias Ferreira: «Serei eu a convidar»
QUER SUBSTITUIR DEMISSIONÁRIOS
Dias Ferreira vai convidar quatro elementos da lista de Paulo Pereira Cristóvão para substituir Aguiar de Matos, Margarida Caldeira da Silva, Carlos Raposo e Luís Dória, que, no início da semana, resignaram aos cargos que ocupavam no Conselho Leonino. “Serei eu a convidar quatro elementos da lista de Paulo Pereira Cristóvão, para ocuparem os lugares que se encontram vagos”, explica o presidente da mesa da assembleia-geral do Sporting, acrescentando que “não haverá problema nenhum” e será um assunto que levará “mais algum tempo” a resolver.
O líder da AG do Sporting não quer, para já, tecer qualquer comentário sobre as questões que conduziram às demissões dos quatro conselheiros, admitindo que irá pronunciar-se “no momento próprio”. Possivelmente na reunião do órgão consultivo que antecederá a assembleia-geral marcada para o final deste mês.
Uma reunião magna que não tem ainda data definida. “Estamos a ver a melhor data, mas, em princípio será em final de maio”, admite o advogado, de 62 anos, que também não adianta pormenores sobre a agenda do encontro extraordinário. O orçamento do clube para a próxima temporada, não será tema neste encontro. Apenas será discutido e aprovado depois de 30 de julho.
E uma sensação de medo imenso atravessou-me quando li isto.
O que será? Mais um Project Finance, que inclui a passagem do Estádio para a Sporting SAD? A alteração dos Estatutos, com a substituição da Assembleia Geral pelo Conselho Leonino alargado?
Os outros clubes da nossa estatura nao precisam de Conselhos para nada, mas nós, no nosso Real clube monárquico temos de manter os “nobres” satisfeitos - leia-se “notáveis” com estas “cousas”.
Que clube tao complicado em que 50% das notícias se relacionam com a adminstracao e que, com tanto Gestor qualificado, nao admira ter de haver 19 empresas no “Universo do Grupo Sporting” para os absorver a todos.
Se não é a AG para discussão e aprovação do próximo exercício, que pelos vistos só terá lugar em Julho (o que é habitual), qual será a agenda da reunião que se quer marcar num prazo de 2 semanas?
E se os pontos (ou ponto) em discussão é assim tão importante que requer a marcação de uma AG, porque razão não foram os associados já informados do(s) tema(s) para irem um pouco mais preparados para a reunião?
E se o CL não reúne há tantos meses, e mesmo o CD lhe segue o exemplo (um meio de imprensa afirmava que já são mais de 3 os meses sem reuniões do mais importante órgão de gestão do clube) posso inferir que a matéria colocada em discussão estará ainda numa fase embrionária, sendo os associados chamados a participar na sua evolução?
Posso esperar que seja um processo relacionado com o novo pavilhão, ou seria pedir muito?
Atendendo a que tem que ser convocada com 8 dias de antecedência e que tradicionalmente esta se efectua a uma 6ª aponto para 28 de Maio, véspera da 2ª mão da final da Challange.
Confesso que por mais voltas que dê não consigo perceber o que será o assunto. E isso só contribui para o receio…
Por outro lado, se for alguma coisa difícil de passar, prevejo ou um agudizar (agonizar) do discurso da desgraça nos próximos dias, ou uns nomes fortes a surgirem…
Lá estarei.
Insultarei todos os que tiverem qualquer tipo de atitude de satisfação pelo trabalho realizado que culminou com esta performance na época 09/10.
O meu principal medo reside no facto do Dias Ferreira ter dito, não há muito tempo no “Dia Seguinte”, que estavam a ser preparadas medidas que só não eram levadas à discussão dos Sócios porque o momento não era o melhor (estávamos na maré de derrotas).
Portanto ou é uma profunda alteração dos Estatutos, com medidas que vão levar à limitação da participação na vida activa do Clube (extinção das Assembleias Gerais e criação de um Conselho Leonino alargado) ou então é algo ainda mais macabro (a data limite do Project Finance foi adiada para Setembro, lembram-se?).
Os tais senhores da “fila da frente” aparecem novamente com o seu estilo democrático e os respectivos argumentos coerentes, será que o presidente leva o cachecol e as maracas?