Assembleia-Geral do SCP, dia 30 de Junho de 2024, pelas 10h00

CONVOCATÓRIA
ASSEMBLEIA GERAL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Nos termos do disposto nos artigos 32º, nº 1, 43º, nº 1, alínea i), 44º, 50º, alínea a), 51º, nº1, alínea b), e 54º, nº 1, alínea a), dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária do Sporting Clube de Portugal para reunir no próximo dia 30 de junho de 2024, no Pavilhão João Rocha, junto ao Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Nos termos do disposto do artigo 52º, nº 2, a Assembleia Geral terá início, em primeira convocação, às 10 horas, caso se encontre presente a maioria absoluta dos sócios com direito de voto, ou às 10.30 horas, em segunda convocação, seja qual for o número de sócios presentes.
Os documentos respeitantes aos pontos da Ordem de Trabalhos estarão à disposição dos sócios, para consulta, no Centro de Atendimento, sito no Estádio José Alvalade, junto à Loja Verde, durante as horas de expediente, a partir do dia 21 de junho de 2024, nos termos do artigo 20º, nº 1, alíneas d) e k) e n.º 2 do mesmo artigo dos Estatutos.
Poderão estar presentes na Assembleia Geral todos os sócios no gozo dos seus direitos, que tenham efetuado o pagamento da quota relativa ao mês de maio de 2024; porém, apenas poderão participar nos debates e votar os sócios do Clube admitidos como tal há pelo menos doze meses ininterruptos e que tenham, de acordo com a lei, atingido a maioridade à data da realização da Assembleia, conforme disposto no artigo 20º, nº 1, alínea a) e dos nºs 2 e 4 a 10 do mesmo artigo, bem como do artigo 42.º, todos dos Estatutos.
Para efeitos de credenciação, os sócios deverão apresentar, documentalmente em suporte físico ou em suporte digital, o cartão de sócio acompanhado de documento de identificação com fotografia.
A Assembleia Geral iniciar-se-á com a apresentação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, pelo Conselho Diretivo, bem como das contas consolidadas do exercício 2022/2023, seguido de explicitação do parecer pelo Conselho Fiscal e Disciplinar e de período de eventuais pedidos de esclarecimentos e respostas. Sem prejuízo do referido no presente parágrafo, a votação das propostas referentes aos dois pontos da Ordem de Trabalhos iniciar-se-á logo após o início da Assembleia Geral, permitindo a quem pretenda, desde logo, exercer o direito de voto, que o possa fazer.
A votação decorrerá durante a Assembleia Geral e as filas para exercício do direito de voto encerrarão às 18.30 horas, hora de encerramento da Assembleia Geral, podendo ainda votar os sócios integrados na fila no momento do encerramento.

A Assembleia Geral terá a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um – Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, para o exercício económico de 1 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, elaborado pelo Conselho Diretivo, acompanhado do Plano de Atividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Ponto Dois - Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.

Lisboa, 18 de junho de 2024.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
João E. R. R. C. Palma

1 Curtiu

Portanto é cagar e andar, socios é mera formalidade. É entrar, votar e bazar.

Rica democracia esta…

Onde está o ponto três - apresentação do planos para o estadio e envolvente?

Estádio é SAD e obviamente a obra já foi adjudicada. Devem apresentar o projeto até ao final do mês, mas não será votado (nem tem de de ser, apesar de dever).

Eu percebo que não tem que ser votado e aprovado, mas apresentado acho que é o minimo, e foi apenas isso que referi

1 Curtiu

Então mas os sócios não podem pedir para falar?

Obvio podem. Mas falar pra quem, se isto ultimamente tem sido ag “eleitorais” e poucos ou quase ninguém la fica a ouvir quem fala?

ou seja… é igual a sempre. liberdade total para discutir.
está no controlo dos sócios promover ou não discursos e está no controlo dos sócios organizarem-se e ficarem ou não ficarem a ouvir os discursos.
qual é a diferença em relação a sempre e o que é que podia ser feito de diferente por parte da MAG?

Se eu quiser entrar, votar e bazar, porque raio hei de ser obrigado a ficar lá até ao fim? Quem achar importante ficar, fica e vota no fim. Quem não achar, vota e vai-se embora. Não somos donos de ninguém.

Há mais democracia que isto?

2 Curtiram

Então és a favor de votar às cegas, sem saber o que votas… Isso não é democracia é um ato de fé.

Para mim uma AG de votação de relatório e orçamento teria de ter sempre discussão e explicação antes de ser votada. Senão quem vota está a dar cheque em branco sem saber o que lá vem. Depois queixam-se de muita coisa ser feita sem comunicação e divulgação do clube.

2 Curtiram

Não. Sou a favor de as pessoas escolherem o que querem fazer. Tenha isso as consequências que tiver, positivas ou negativas.

Não concordo que se vote, especialmente no R&C e num orçamento, sem saber o que se está a votar. Da mesma forma que não concordo que se vote num candidato sem saber o que está no seu programa eleitoral. Eu não o faria, mas há quem o faça. É respeitar e lidar.

Não podemos obrigar as pessoas a fazê-lo. É só isto.

De acordo.

1 Curtiu

Para mim uma AG de votação de relatório e orçamento teria de ter sempre discussão e explicação antes de ser votada. Senão quem vota está a dar cheque em branco sem saber o que lá vem.

touché

1 Curtiu

Um acto de fé como? normalmente enviam os documentos para se ler,ou estão em algum lado para se ter acesso a eles , o pessoal é que não os lê.

Não vejo onde há falta de democracia, se quem quiser falar pode falar, depois se alguém fica a ouvir fica ao critério de cada um. Sinceramente não vejo nenhuma falta de democracia.

Tem razão, ninguém é obrigado a ficar. Mas eu gosto de votar informado. Muitos vão ao site e consultam mas ha outros só na hora é que conhece…e outros nem sequer leem nada e entram , votam sem se informar e bazam… depois admiram se que erros de 2013 pra trás surjam… lá está é um direito, mas com possiveis consequências… Mas isso eu considero desleixo , facilitado pelo clube que não quer aturar os sócios, venha de lá o € e pronto , é so mero pro forma as AG…
Por mim era entrar, debater e só no fim votar…

1 Curtiu

Já dá para consultar online o relatório e contas e o orçamento.

Espero não estar a cometer nenhuma inconfidencialidade, mas vou só dizer que o orçamento do clube prevê receitas quotização de 13M, visto que no exercício arrecadaram 10,5M em quotas. Aumento gastos com pessoal.

Nas contas, o passivo baixou ligeiramente, e obteve se um lucro do exercício de 25M, explicado pelas receitas das provas e outras.

Quanto ao resto, não vou adiantar mais, quem quiser é so aceder aos documentos

Só uma correcção, os 10,5M de quotização foram no exercício de 22/23.
Para 23/24, que acaba agora, fizeram uma previsão de 12M tendo em conta a quotização real de Julho 2023 até Março 2024.
Parece-me expectável que esse valor seja ligeiramente ultrapassado tendo em conta as conquistas desportivas desde Março que leva mais pessoas a tornarem-se sócias.

O orçamento contar com 13M em quotizações em 24/25 parece-me uma meta ambiciosa mas razoável.

2 Curtiram

Apartir do momento que os documentos a voto estão disponiveis para consulta, está feito a parte da direcção resta cada um dos sócios ler e tomar a sua decisão.

A Discução/Debate a bem dizer torna-se inutil, uma vez que no momento em nada irá alterar o que vai a aprovação. Mas é obviamente util que se use da palavra e se peça esclarecimentos.

Existe sempre abertura para discução, mas normalmente as pessoas que usam da palavra vão para o palanque divagar sobre 1001 temas muitos deles sem o maior interesse para o que se está a discutir, mas obviamente ao abrigo da liberdade de expressão desde que dentro da boa educação, é permitido falar e ter resposta por parte da mesa.

Por mim o actual formato está bem e é assim que se deve manter.

Mas será possível esse valor? E como dizes, ambiciosa.

Os sites do sporting são todos uma merda pegada… Dados corretos e aparece isto