Visitei a semana passada Budapeste e Viena. Gostei muito das duas mas o ponto do alto foi mesmo o passeio de barco ao fim da tarde/início da noite no Danúbio ao ver o Parlamento Húngaro. Destaque também para a Igreja de São Matias do outro lado do rio e em Viena para Schonbrunn, o Belvedere e a Catederal de Santo Estevão. Surpreendentemente no global acho que gostei mais de Budapeste que Viena.
As cidades são ambas muito limpas e seguras, Budapeste estava cheia de propaganda política em virtude das eleições legislativas serem daqui a um mês. Apesar disso achei Budapeste cara para um país como a Hungria, gastei mais do que pensei em comes e bebes. Foi tão ou mais cara que Viena nesse aspeto.
Em termos de gastronomia gostei de ambas, na Hungria provei Galinha com paprika, Goulash, Szurzermek e na Áustria fiquei-me pela tradicional Schnitzel, Apfelstrudel e Salsicha austríaca. Aprovei todos os pratos tradicionais que comi. Quanto a Cerveja a Ottakringer não me pareceu grande coisa, preferi a Hungara Soproni.
Em Budapeste praticamente não vi nenhum imigrante ou refugiado, só vi alguns com aspeto de Indiano a servir em meia dúzia de cadeias de fastfood e TVDE mas mesmo aí os locais estavam em maioria. Não se vê um muçulmano. Já em Viena vi bastantes Muçulmanos e malta dos Balcãs, também estive no distrito 16 (Ottakring) onde há uma comunidade muito grande desses lados. Mas achei Viena menos descaracterizada que Lisboa nesse aspeto, para minha surpresa.
Recomendo ambas as cidades. E esta altura (fim do inverno/início da primavera) parece ser ideal, não está nem muito frio nem muito calor.
Georgia é dos maiores paraísos pouco descobertos. Tem uma gastronomia brutal, sítios incríveis de montanhas , cidades históricas. Visitei Tbilissi, Stepantsminda (no Cáucaso) e Gudauri (neve). Espero numa próxima explorar Batumi e Kutaisi.
Já estive em Hammamet -Tunisia, Alcudia - Maiorca e Malta. Se for só praia Maiorca, praia e cultura - Malta sem dúvida. Tunísia gostei praia e cultura mas já foi há 20 anos.
Águas quentes em todos os locais, Maiorca talvez a melhor pelo menos em Alcudia onde estive.
Nunca fui a malta mas em Maiorca também tem cultura para ver
Para além das diversas calas ao longo da ilha (que valem a pena a deslocação de carro), tens a cidade de Palma, Deia, Valdemossa, Fornalutx, Soller, Alcudia, Formentor, etc.
Eu fiz uma excursão de Palma a Sá Calobra, depois barco até Porta Soler, Port soler a Soler num elétrico antigo e decSoler a Palma comboio antigo que passava em não sei quantos tuneis. A mulher como já tinha ido a Maiorca, fizemos mais praia e está excursão.
Malta é fantástico, mas tivemos um problema na escala perderam nos as malas que só as tivemos do 4 dia. E no parque do poppeye a minha filha escorregou e desligou o ombro tivemos de ir para o hospital em malta (felizmente tínhamos o cartão europeu de saúde), mais tarde em Portugal acabou por ter de ser operada. Em Malta colocaram o ombro no sitio e foram impecáveis no atendimento. Gostamos muito apesar de já estarmos com pouco pré disposição e ela ainda mais por andar de braço ao peito e aquelas águas e praias sem poder usufruir praticamente.