Abro este tópico com uma votação para introduzir um tema recorrente todas as épocas e que passa pela cabeça de todo e qualquer Sportinguista nestes dias que antecedem o início de mais um Campeonato Nacional: Quais as hipóteses do Sporting na conquista do Campeonato Nacional 2009/10?
A pergunta associada à votação pretende avaliar o optimismo de cada Sportinguista numa escala de 0 a 5 (sendo zero o optimismo nulo, i.e., que não vamos ser campeões nem à lei da bala e cinco o optimismo extremo, no fundo praticamente achar que já está ganho). A votação irá decorrer até ao início do Campeonato e cada um de vós pode alterar o seu voto até lá, algo que não seria de todo invulgar, visto que temos jogos para a Liga dos Campeões e podemos ainda vir a contratar / vender alguns jogadores, alterando assim a percepção que cada um tem sobre o real potencial da equipa para vencer o Campeonato quando comparada com a dos seus rivais.
Para além do voto esperamos também que deixem a vossa opinião para proporcionar uma conversa interessante sobre o assunto.
Acabamos a epoca anterior, revoltados com a prestação do plantel, treinador e afins, no final do jogo do bayern, toda a gente queria a cabeça de alguns jogadores do clube, “tem que haver limpeza no balneario”, pois este ano eu vejo a equipa contratar 2 jogadores, e vejo os jogadores que jogaram as 2as maos todos no plantel. Quem foi embora? Tiui? Ronny? que nem jogaram nesses jogos… em vez disso mantem-se a estructura da miserio que passo a citar: Patricio, Abel, P.Silva, Caneira, Tonel, Polga, Grimi, Rochemback, Djalo. Com estes jogadores a assumirem um papel importante na equipa, o Sporting nunca mas nunca vai ser campeão.
Sinceramente e com pena minha e oxala me engane, nao estou mt confiante para este campeonato. So nao votei no 0, pois 1 sportinguista tem sempre aquela crença, aquela fé.
Votei na opção 3.
Tal como já disse no tópico do Futebol Nacional (Futebol dos Outros), parece-me que o Porto está a consolidar um nível futebolístico que nós só atingimos 90 minutos em cada época. Tem um pouco a ver com jogadores, mas muito mais a ver com o trabalho técnico, de intensidade e pressão competitiva que os jogadores interiorizam e explanam em campo (caso contrário não se viam jogadores mais ou menos desconhecidos a evoluir fortemente em muitos dos aspectos técnicos e mentais do jogo).
No caso do Benfica penso que a única incógnita é a capacidade do treinador em lidar com a pressão. Caso se dê bem, então têm algum potencial, embora não chegue aos calcanhares do Porto. Se o treinador fizer o mesmo que os outros têm feito, então vai ser uma vez mais uma equipa banal composta por 2 ou 3 excelentes jogadores.
O Sporting ainda anda a tentar perceber como é que se joga futebol e quando assim é não há muito a fazer. O Sporting está sempre em pré-época, sempre a experimentar e a teimar em fórmulas ultrapassadas ou que têm claramente pouco sucesso porque acredita na filosofia da “água mole em pedra dura tanto dá até que fura”. Pois eu não acredito nela e mesmo que acreditasse achava-a um erro, porque o futebol não é o “Persuasion” da Jane Austen e os campeonatos ganham-se ano a ano e não ao fim de cada 10 anos.
De 0 a 5, atribuo 1 porque poderá dar-se o milagre do Bento ir-se embora ainda antes de termos feito meia dúzia de jogos e por engano vir alguém que consiga mudar este cenário anti-futebolístico!
Votei 4, ainda não sei qual é o reforço que vem. Mas, independentemente disso estou bastante motivado para ganhar o campeonato.
Penso que temos bastantes chances de ser campeões este ano, visto o Porto ter perdido os seus 2 melhores jogadores e isso poder-nos dar 4 ou 5 pontos que nos fugiram já por 2 vezes…
Não estou nada confiante nesta época, mas como Sportinguista há sempre uma esperança. Porto continua melhor, Benfica ainda estou para ver, e Sporting ainda anda a testar quando já devia estar mais que testado.
Espero que para o meio do campeonato a nota que poderei dar seja outra, duvido mas pronto.
Aproveitando o tópico para fazer também uma sucinta análise às hipóteses e adversários, posso dizer que estou firmemente pessimista.
A equipa parece-me ter no que deveria (hipoteticamente) ser uma das suas maiores forças, estabilidade, continuidade, assimilição prévia de processos, etc, o seu principal handicap. O não reconhecimento das falhas existentes e a persistencia nalgumas opções diminuem ainda mais a sua capacidade.
Ainda que sem ter visto qualquer jogo, os andrades conseguiram a proeza de vender muito, gastar pouco e manter uma equipa que me parece mais que suficiente para as competições internas.
O carnide, de quem também ainda não vi nenhum jogo, é inegável que no plano teórico esta bem mais forte, quer em plantel, quer em treinador. Parece-me que esta onda de euforia pode resultar em ganhos para eles.
Por isso voto 2, na esperança (e é esperança tudo o que me resta) que algo no Sporting dê um click e comece a funcionar e a funcionar consistentemente! Aí talvez nos consigamos aproximar.
Não meti nada, porque acho que é prematuro dizer quais as hipoteses, sem sequer termos jogado qualquer jogo oficial, nem termos jogado qualquer jogo para a Liga.
Com 10 jornadas, é possivel ver qual o potencial da equipa.
Acho que é prematuro demais estar a falar deste assunto.
votei 1… no fundo representa 20% de hipóteses de ser campeão… aliás, até acho que temos menos de 20% de hipóteses de sermos campeões mas bem mais que 0…
mas vá, distribuía as coisas mais ou menos assim… porto 55%, benfica 25%, Sporting 15%… os outros 5% é para todos os outros…
Se respondesse de forma puramente teorica , eu diria um 3 (a puxar para o 4). O ano passado fizemos 66 pontos , com Liedson magoado durante uma fase da epoca , Vuk quase sempre encostado e Veloso longe do seu fulgor…bastava uma destas tres condicionantes se modificar para conseguirmos fazer uma melhor prestacao. A juntar a isso , a contratacao de um jogador no qual deposito confianca e acho que poderá resolver varios jogos (matias). Atendendo a que o porto fez 70 pontos e perdeu os seus dois melhores jogadores , a aposta seria entao um 3 ou 4 (o benfica nao entra nas minhas contas para o titulo).
Falando agora da minha sensibilidade , acho que estamos numa fase onde tudo está demasiado crispado. Falta dinamica na equipa , muitos problemas fisicos , mentalmente a equipa está muito em baixo , bento parece nao conseguir resolver os problemas dos anos anteriores e mantem um discurso pouco condizente com a nossa realidade. Falta alma a este Sporting . Logo votei 2.
Eu voto 4, a equipa parece estar com garra, mas temos de esperar estamos atrás dos corruptos e à frente das galinhas, ah que ter fé acho que podemos lutar taco a taco com os corruptos por um titulo que nos faz falta força sporting
Concordo com a 1a parte do texto do ash…a 2a nem tanto
Acredito sempre que seremos campeões, acho que a equipa estará melhor ao nível da qualidade do plantel, temos um treinador fraco/médio na minha opinião. Estava na dúvida entre o 3 e o 4 mas como nesta altura é importante estar moralizado votei 4 até porque sou um optimista por natureza.