As hipóteses do Sporting na conquista do Campeonato Nacional 2009/10

Abro este tópico com uma votação para introduzir um tema recorrente todas as épocas e que passa pela cabeça de todo e qualquer Sportinguista nestes dias que antecedem o início de mais um Campeonato Nacional: Quais as hipóteses do Sporting na conquista do Campeonato Nacional 2009/10?

A pergunta associada à votação pretende avaliar o optimismo de cada Sportinguista numa escala de 0 a 5 (sendo zero o optimismo nulo, i.e., que não vamos ser campeões nem à lei da bala e cinco o optimismo extremo, no fundo praticamente achar que já está ganho). A votação irá decorrer até ao início do Campeonato e cada um de vós pode alterar o seu voto até lá, algo que não seria de todo invulgar, visto que temos jogos para a Liga dos Campeões e podemos ainda vir a contratar / vender alguns jogadores, alterando assim a percepção que cada um tem sobre o real potencial da equipa para vencer o Campeonato quando comparada com a dos seus rivais.

Para além do voto esperamos também que deixem a vossa opinião para proporcionar uma conversa interessante sobre o assunto.

Acabamos a epoca anterior, revoltados com a prestação do plantel, treinador e afins, no final do jogo do bayern, toda a gente queria a cabeça de alguns jogadores do clube, “tem que haver limpeza no balneario”, pois este ano eu vejo a equipa contratar 2 jogadores, e vejo os jogadores que jogaram as 2as maos todos no plantel. Quem foi embora? Tiui? Ronny? que nem jogaram nesses jogos… em vez disso mantem-se a estructura da miserio que passo a citar: Patricio, Abel, P.Silva, Caneira, Tonel, Polga, Grimi, Rochemback, Djalo. Com estes jogadores a assumirem um papel importante na equipa, o Sporting nunca mas nunca vai ser campeão.

Moderademente optimista. O Sporting nâo é o favorito pra ganhar, nem podia ser.
Mas pode ser que surpreenda.

Sinceramente e com pena minha e oxala me engane, nao estou mt confiante para este campeonato. So nao votei no 0, pois 1 sportinguista tem sempre aquela crença, aquela fé.
Votei na opção 3.

Votei no 2…

Tal como já disse no tópico do Futebol Nacional (Futebol dos Outros), parece-me que o Porto está a consolidar um nível futebolístico que nós só atingimos 90 minutos em cada época. Tem um pouco a ver com jogadores, mas muito mais a ver com o trabalho técnico, de intensidade e pressão competitiva que os jogadores interiorizam e explanam em campo (caso contrário não se viam jogadores mais ou menos desconhecidos a evoluir fortemente em muitos dos aspectos técnicos e mentais do jogo).

No caso do Benfica penso que a única incógnita é a capacidade do treinador em lidar com a pressão. Caso se dê bem, então têm algum potencial, embora não chegue aos calcanhares do Porto. Se o treinador fizer o mesmo que os outros têm feito, então vai ser uma vez mais uma equipa banal composta por 2 ou 3 excelentes jogadores.

O Sporting ainda anda a tentar perceber como é que se joga futebol e quando assim é não há muito a fazer. O Sporting está sempre em pré-época, sempre a experimentar e a teimar em fórmulas ultrapassadas ou que têm claramente pouco sucesso porque acredita na filosofia da “água mole em pedra dura tanto dá até que fura”. Pois eu não acredito nela e mesmo que acreditasse achava-a um erro, porque o futebol não é o “Persuasion” da Jane Austen e os campeonatos ganham-se ano a ano e não ao fim de cada 10 anos.

De 0 a 5, atribuo 1 porque poderá dar-se o milagre do Bento ir-se embora ainda antes de termos feito meia dúzia de jogos e por engano vir alguém que consiga mudar este cenário anti-futebolístico!

Votei 4, ainda não sei qual é o reforço que vem. Mas, independentemente disso estou bastante motivado para ganhar o campeonato.
Penso que temos bastantes chances de ser campeões este ano, visto o Porto ter perdido os seus 2 melhores jogadores e isso poder-nos dar 4 ou 5 pontos que nos fugiram já por 2 vezes…

Voto 3. As hipóteses não são muitas, mas a esperança vai-se mantendo.

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

votei 2. lá no fundo há sempre aquela pontinha de esperança…
confiança zero.

Votei 2.

Não estou nada confiante nesta época, mas como Sportinguista há sempre uma esperança. Porto continua melhor, Benfica ainda estou para ver, e Sporting ainda anda a testar quando já devia estar mais que testado.

Espero que para o meio do campeonato a nota que poderei dar seja outra, duvido mas pronto.

Aproveitando o tópico para fazer também uma sucinta análise às hipóteses e adversários, posso dizer que estou firmemente pessimista.

A equipa parece-me ter no que deveria (hipoteticamente) ser uma das suas maiores forças, estabilidade, continuidade, assimilição prévia de processos, etc, o seu principal handicap. O não reconhecimento das falhas existentes e a persistencia nalgumas opções diminuem ainda mais a sua capacidade.

Ainda que sem ter visto qualquer jogo, os andrades conseguiram a proeza de vender muito, gastar pouco e manter uma equipa que me parece mais que suficiente para as competições internas.

O carnide, de quem também ainda não vi nenhum jogo, é inegável que no plano teórico esta bem mais forte, quer em plantel, quer em treinador. Parece-me que esta onda de euforia pode resultar em ganhos para eles.

Por isso voto 2, na esperança (e é esperança tudo o que me resta) que algo no Sporting dê um click e comece a funcionar e a funcionar consistentemente! Aí talvez nos consigamos aproximar.

Votei 0, e teria votado igual se a pergunta fosso para o nosso campeonato habitual. Ou seja, nem em 2ª acredito que fiquemos.

A cada ano temos piorado. Se nada mudou, este ano só podemos piorar. :frowning:

Não meti nada, porque acho que é prematuro dizer quais as hipoteses, sem sequer termos jogado qualquer jogo oficial, nem termos jogado qualquer jogo para a Liga.
Com 10 jornadas, é possivel ver qual o potencial da equipa.
Acho que é prematuro demais estar a falar deste assunto.

votei 1… no fundo representa 20% de hipóteses de ser campeão… aliás, até acho que temos menos de 20% de hipóteses de sermos campeões mas bem mais que 0…

mas vá, distribuía as coisas mais ou menos assim… porto 55%, benfica 25%, Sporting 15%… os outros 5% é para todos os outros…

Se respondesse de forma puramente teorica , eu diria um 3 (a puxar para o 4). O ano passado fizemos 66 pontos , com Liedson magoado durante uma fase da epoca , Vuk quase sempre encostado e Veloso longe do seu fulgor…bastava uma destas tres condicionantes se modificar para conseguirmos fazer uma melhor prestacao. A juntar a isso , a contratacao de um jogador no qual deposito confianca e acho que poderá resolver varios jogos (matias). Atendendo a que o porto fez 70 pontos e perdeu os seus dois melhores jogadores , a aposta seria entao um 3 ou 4 (o benfica nao entra nas minhas contas para o titulo).

Falando agora da minha sensibilidade , acho que estamos numa fase onde tudo está demasiado crispado. Falta dinamica na equipa , muitos problemas fisicos , mentalmente a equipa está muito em baixo , bento parece nao conseguir resolver os problemas dos anos anteriores e mantem um discurso pouco condizente com a nossa realidade. Falta alma a este Sporting . Logo votei 2.

Eu voto 4, a equipa parece estar com garra, mas temos de esperar estamos atrás dos corruptos e à frente das galinhas, ah que ter fé acho que podemos lutar taco a taco com os corruptos por um titulo que nos faz falta força sporting

Concordo com a 1a parte do texto do ash…a 2a nem tanto

Votei 4.

Acredito sempre que seremos campeões, acho que a equipa estará melhor ao nível da qualidade do plantel, temos um treinador fraco/médio na minha opinião. Estava na dúvida entre o 3 e o 4 mas como nesta altura é importante estar moralizado votei 4 até porque sou um optimista por natureza.

votei 2, estou muito preocupado com a falta de evolução da equipa e ligeiramente preocupado com os adversários!

:think:

É por aí. Votei 2

Dei 3 só pelos novos reforços!

Senão ia com um 1 ou 2