É provável que muitos não o conheçam, mas devo dizer que é das pessoas que mais honrou o leão que levou e ainda hoje leva ao peito como treinador de atletismo também ele do Sporting.
Tenho o enorme prazer de o conhecer pessoalmente e de já me ter orientado o treino e algumas provas em diversas ocasiões.
(Reparem nas bancadas repletas do Jamor)
Uma das admiráveis características deste senhor é a sua invejável saúde e forma física aos 76 anos, participando ainda em várias competições e somando tempos fabulosos.
Para se ter uma ideia, na Corrida Sporting 2012, completou os 10km do percurso na casa dos 43 minutos! Proeza essa, que muito boa juventude não é capaz sequer de se aproximar ou igualar.
[center]
[/center]
O seu histórico desportivo é absolutamente fascinante e prestigiante para o Sporting Clube de Portugal, aqui fica o link dedicado a esta figura do atletismo leonino e nacional na Wiki Sporting: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Armando_Aldegalega
Como podem verificar, eis um atleta de excelente qualidade e que ainda hoje muito enriquece o nosso clube!
São pessoas como esta que mantém vivas em primeiro lugar aquilo que é para nós o ecletismo, e como tal, merecem todo o nosso apoio, respeito, e as maiores homenagens!
Bom post. Nao conhecia apesar do nome na me ser completamente estranho.
Impressionante isso dos 10 kms em 43 minutos por um septuagenario… isso é verdade??
Nao menos impressionante é a foto que parece mostrar o Jamor cheio para ver uma prova de atletismo. Pela idade actual do Sr. Armando isto deveria ser nos anos 70 ou quanto muito nos 80.
Isto significa que naqueles tempos os estadios enchiam para ver Atletismo.
Quando vi este tópico sobre este nosso grande campeão , que ainda me lembro de competir , ri-me sozinho ao recordar-me dos meus tempos de Escola Primária . Quando entrei para a Escola , em 1965 , a escolaridade era obrigatória até à 4ª classe ou 14 anos de idade . Era frequente , numa mesma turma , haver meninos de 6/7/8 anos e outros com 11/12/13 . Quando algum menino se levantava , para rapidamente ir mostrar à professora que já tinha acabado a cópia ou resolvido os problemas , logo um destes mais velhos o agarrava ou rasteirava e , com ele estatelado , dizia-lhe " Atão ? Estás armado em Aldegalega ? " . Os " graxistas " , muitas vezes sem saberem quem era , odiavam o tal Aldegalega .
Grande atleta, Enorme Sportinguista!
Era eu muito novo quando ele corria e o que me recordo melhor é já muitos anos depois, ele limpava os campeonatos todos de veteranos por esse mundo fora. Trouxe-nos muitos títulos nessa categoria.
Enorme, enorme!
Este é que tem mesmo coração de leão, ao contrário de outras personagens mais mediáticas.
Há 81 anos atrás, em 1937, nascia Armando Aldegalega, uma figura incontornável do Atletismo do Sporting Clube de Portugal, estando ligado ao Clube desde 1956. Pode ficar a conhecer algumas das suas memórias na exposição temporária “A Sorte dá muito trabalho”, dedicada ao Prof. Moniz Pereira, no #MuseuSporting.