Arbitragem em Portugal

Já perguntei, mais do que uma vez, pelo tópico da arbitragem e parece que o tópico desapareceu. Decidi assim criar um novo tópico, onde se poderá discutir a atuação dos árbitros, determinados lances, etc.

1 Curtiu

Começo por deixar aqui este gif. O que acham? Eu tenho algumas dificuldades em analisar o lance, mas parece-me peito.

Ainda sobre o jogo de ontem, o Jander devia ter sido expulso. Pontapeou o William, tinha de ver o vermelho.

1 Curtiu

Para mim a bola é dominada com o braço e consequentemente falta.

À parte disso foi uma bela jogada :victory:

É uma perspectiva enganadora. Visto pela repetição frontal que a Sporttv mostrou não há margem para dúvida de que é com o peito. :great:

Já vi o jogo 3 vezes, o lance sobre o Alan Ruiz pareceu-me penalti as pessoas podem falar em encosto de ombro, mas aquilo é um empurrão que vai lá vai, até a barraca abana, espero no mínimo que se existir um empurrão daquele tipo feito por um qualquer jogador do SPORTING no futuro a opinião seja a mesma, se for, então estarei errado.

O do Gelson pareceu-me um lance normalíssimo, de qualquer forma hoje em dia com os Drones e coiso e tal podiam ter imagem de tudo, mas parecem gostar que fique este diz que disse e com imagens onde não se conseguem tirar as duvidas correctamente, a meu ver tudo feito de propósito, se não existirem duvidas não existe discussão, a partir dai não servem para nada os programas televisivos da peixeirada e não se vendem os jornais mentirosos.

É isto que penso da Voucher League.

Bate na barriga, de lado, curiosamente mais ou menos no mesmo sitio que no lance contra o Porto

Até o porco guerra considera o lance limpo :venia:

Alguém tem um gif com essa outra perspetiva da SporTV? Eu no estádio vi de frente e na velocidade da cena não me pareceu mm nada com o braço.

Mas qual gostar do diz que disse? Tu lês o que escreves?

Não havia nenhum tópico sobre a arbitragem, decidi criar este. No jogo passado, o golo do Gelson suscitou alguma discussão e é isso que se faz por aqui, discute-se, já por isso é que isto é um fórum.

Ninguém vai mudar nada ao dizer que foi com o peito, com o braço ou o que quer que seja.

Não gostas, tens bom remédio.

Bater no braço por si só não é falta. E nem sei se bate. Há um angulo em que parece resvalar pelo torso. É preciso haver intencionalidade de controlar a bola com o braço/mão para ser uma acção faltosa. Ora o Gelson está a saltar num movimento natural, braços para trás. Tal como no lance do Bryan contra os azuis (e esse bateu mesmo no braço), não há falta alguma.

O porto voltou a queixar-se da arbitragem. Eu não vi o jogo, mas a argumentação deles baseada nessas imagens, é ridícula. :lol: Tem ai imagens que não mostram rigorosamente nada.

Deixo ai o link para quem quiser ver.

[member=19594]Pedro Gomes, tas bem, desculpa a pergunta que é sem que seja por maldade, apenas forma de falar.

Quando me refiro ao diz que disse, é em relação à Voucher League e não ao teu tópico que até acho muito bem que o tenhas feito.

Por amor de Deus, perguntas se leio o que escrevo, porra, eu é que te pergunto se sabes ler?

Ó Homem, eu disse que se a Voucher league quisesse tirava todas estas duvidas hoje em dia com Drones só não vês o que não quiseres ver, porque o lance do Gelson era de caras, não existem imagens porque eles não tem interesse que existam se existissem acabavam os programas da treta e da peixeirada à segunda feira.

Desculpa ter só respondido hoje, porque não tinha visto, vim aqui para dizer que existe um penalti roubado ao Tondela.

OS CASOS POLÉMICOS DA ÚLTIMA VEZ QUE CAPELA APITOU O SPORTING Jogo na Luz em 2013 deu muito que falar

O árbitro João Capela foi o escolhido esta terça-feira pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir a partida entre o Sporting e o Estoril, da 6.ª jornada da Liga NOS, encontro agendado para sexta (21 horas). O internacional de 42 anos estava afastado dos jogos do clube de Alvalade desde o encontro com o Benfica de 2012/13, disputado a 21 de abril de 2013, que os encarnados venceram por 2-0, um encontro que teve muitos casos. Na ocasião, César Brito e Mário Jorge analisaram-nos para Record. Recorde o que foi dito na altura

5’ Garay tenta o corte mas acerta na perna esquerda de Wolfswinkel que, em queda, ainda remata. Penálti?

César Brito (ex-jogador do Benfica): «Se caísse logo…»

Garay não toca na bola e acerta em Wolfswinkel, mas não me pareceu com intensidade suficiente para fazer penálti. Acho que se notou a falta de experiência do avançado neste lance. Se caísse logo… talvez o árbitro marcasse penálti, mas ele ainda rematou à baliza, ou seja, continuou com a jogada.

Mário Jorge (antigo jogador do Sporting: «Houve penálti »

Houve penálti de Garay. O defesa do Benfica nem sequer tocou na bola mas tocou na perna de Wolfswinkel que, com o balanceamento que levava, acabou por rematar, já em queda. Nos casos de grande penalidade o árbitro não pode aplicar a lei da vantagem – Capela devia ter parado logo o jogo.

Sentença Record: Aceita-se. Garay tem entrada sobre Wolfswinkel que poderia ter levado à marcação de penálti, mas o avançado não cai e, prosseguindo com a jogada, acabou por rematar à baliza de Artur. As imagens não são totalmente conclusivas e também faltou ratice ao holandês.

7’ - Capel passa por trás de Maxi e cai na área após o contacto com o lateral. O espanhol fica a pedir penálti.

CB: «Câmara lenta»

Maxi Pereira foi surpreendido por Capel, e já depois de o sportinguista passar por ele toca-lhe no pé direito. Neste caso ficou um penálti por assinalar, mas num lance que era muito difícil de analisar pelo árbitro. Mesmo na televisão, só se consegue ver a falta numa repetição em câmara lenta.

MJ: «Falta claríssima»

Mais um penálti por assinalar. Capel apareceu de repente, passou por Maxi Pereira que o rasteirou, falta claríssima dentro da grande área. O jogador do Sporting já tinha ganho posição em relação ao defesa, que o abalroou quando já não tinha hipótese de ficar em vantagem no lance.

Record: Penálti e expulsão. Capel surpreende Maxi pelas costas e o uruguaio tenta desequilibrá-lo com o braço, acabando por fazer cair o espanhol com uma rasteira por trás. Grande penalidade por assinalar e o respetivo cartão vermelho, pois o espanhol surgia isolado.

53’ - Gaitán cai na área depois de perder um lance aéreo com Ilori. Contacto normal ou penálti por assinalar?

CB: «Lance normal»

Gaitán não fez nada para ganhar a bola, limitou-se a esperar pelo contacto do defesa que acabou por acontecer, mas não me pareceu ter existido qualquer irregularidade na jogada, foi um lance normal. O jogador do Benfica nem saltou e o árbitro, perto do lance, nada assinalou. Esteve bem neste caso.

MJ: «Nem saltou»

Não houve nada de irregular. Gaitán nem saltou, não tirou os pés do chão e aproveitou-se de um contacto normal. O jogador do Benfica esperou que o miúdo saltasse e ainda se baixou ao sentir o contacto. João Capela estava muito perto do lance e desta vez ajuizou bem. Não houve penálti.

Record: Bem ajuizado. Como se vê na foto, Capela está mesmo em cima do lance e vê Ilori saltar sobre Gaitán, que nem sequer se faz ao lance. Há contacto mas sem falta de parte a parte. Apenas um caso em que o defesa procura cortar a bola e o avançado se retrai.

87’ - Viola ganha posição mas acaba por cair na área após contacto com Maxi. João Capela mandou seguir o jogo.

CB: «Ajuizou bem»

Existiu um contacto entre Maxi Pereira e Viola, mas não me pareceu suficiente para o avançado do Sporting cair, foi um contacto normal em futebol. O árbitro ajuizou bem e nada assinalou, como não assinalaria se este lance se passasse no meio-campo. Nesse caso nem se falava nele.

MJ: «Não aguentou»

Não me pareceu falta. Maxi Pereira encosta-se, de facto, a Viola e acabam por cair os dois, mas pareceu-me mais que o defesa do Benfica se desequilibrou e o contacto não era suficiente para o avançado cair. Viola devia ser mais forte e ter capacidade para aguentar um contacto deste género.

Record: Grande penalidade. Maxi usa o braço dentro da área para travar Viola, que está de frente para a bola, chegando a agarrar a camisola ao avançado por breves momentos. Larga-o rapidamente, o que terá induzido o juiz em novo erro. Mais um penálti por assinalar.

90+2’ - Viola entra na área e cai após choque com Jardel. O sportinguista fica a reclamar uma falta. Outro penálti?

CB: «Vai ao encontro»

Outra vez Viola a tentar enganar o árbitro. O avançado do Sporting vai ao encontro do defesa, que nem se mexe. Jardel não podia evitar o choque mas ficou parado, não fez qualquer movimento para derrubar o adversário, ele é que procurou o contacto. Mais uma vez, o árbitro esteve bem.

MJ: «Jardel parado»

Outro lance com Viola dentro da grande área e, mais uma vez, sem motivo para grande penalidade. O defesa do Benfica não fez qualquer movimento para impedir o adversário de passar – aliás, Jardel estava parado e o argentino é que se atirou para cima dele, quando a bola já lhe tinha fugido.

Record: Sem qualquer falta. Já nos descontos os jogadores do Sporting voltam a pedir penálti, desta vez num choque de Viola com Jardel. Não há qualquer falta. O avançado tenta passar por onde está Jardel que, obviamente, não deixa. Ganhou o mais forte.

Record

Capela volta a arbitrar um jogo do Sporting … há coisas que não se percebem.

Alvalade não perdoou João Capela 09:36 - 24-09-2016 A- A A+ Três anos depois, João Capela voltou a encontrar o Sporting. E, a julgar pela receção no jogo com o Estoril, os sportinguistas não esqueceram a arbitragem do `derby´ com o Benfica de 21 de abril de 2013.

O árbitro de Lisboa foi vaiado assim que pisou o relvado para fazer os exercícios de aquecimento. Acompanhado pelos assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha, João Capela só passou uma vez pela superior sul, bancada que concentra as claques sportinguistas.

Quando foram anunciadas as equipas no sistema sonoro do estádio, o speaker fez uma ligeira pausa quando falou no árbitro. O barulho foi ensurdecedor.

O Sporting-Estoril não foi jogo de casos, nem sequer teve cartões amarelos. Mas nem por isso deixou de ser assobiado, sobretudo quando problemas com o intercomunicador atrasaram o jogo.

No final da partida, João Capela foi cumprimentado pelos treinadores e por Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

A Bola

Nos primeiros 10 minutos já tinha roubado 3 ou 4 faltas ao SPORTING. :menos:

Para aquilo que se esperava do Capela, acabou por não estar mal e não nos prejudicou, felizmente.

Não, mas se vires o jogo de novo se é que não viste, vais poder ver que em apenas 10 minutos roubou uma data de faltas ao SPORTING e não amarelou 2 jogadores do Estoril.

O único motivo de queixa é não ter dado amarelo ao Mateus, que estava farto de aviar cartuxo. Mas de resto esteve bem. Não exagerou nas faltas e faltinhas, deixou jogar.

Se calhar o discurso do JJ não foi assim tão descabido para este desfecho. E começou o jogo já com as orelhas bem quentinhas e não abusou. Mas que demore mais 3 anos a voltar a Alvalade.