Depende de quando é que o William sai e da evolução que o Palhinha venha a ter na próxima temporada, mas tenho sérias dúvidas que o Palhinha venha a ser o substituto directo do W. Carvalho. Tudo dependerá daquilo que faça na próxima temporada e de como seja pensada a alternativa ao W. Carvalho.
O Palhinha, para ser avaliado ou apontado como substituto do WC, precisa de pelo menos uma epoca de alta exigência, com muitos jogos e responsabilidades.
O CaptainCharisma sucintamente explicou a razão do porquê de uma necessidade de uma aposta continua. No Sporting resulta , e promove um clube “saudável”. Desportivamente e financeiramente. Até referiu uma situação recorrente , um jogador da formação que se estreie e apresente um rendimento minimo valoriza de imediato. E o clube tem de aproveitar isso. Nem todos poderão fazer um percurso llongo , outros o seu percurso evolutivo pode estagnar , e podemos claramente retirar mais valias da nossa própria marca.
O futuro da formação tem de passar pela melhoria dos quadros técnicos. O clube depende ainda excessivamente da sua captação , onde foi lider durante muitos anos mas hoje , naturalmente , esse espaço estreitou por completo. É uma tecla que bato muitas vezes , nao é sequer meter lá novas pessoas , é procurar melhor especialização técnica dentro do clube.
Não é preciso inventar a roda. Historicamente está provado que o Sporting não se dá mal em apostar em jogadores vindos da sua formação, muito pelo contrário! E se isso está provado, então há que aproveitar esse conhecimento, experiência e qualidade da matéria prima para continuar a trabalhar nesse paradigma.
Acima de tudo, é necessário garantir que a matéria prima continua e continuará a ser boa. E isso consegue-se com qualidade de trabalho na captação e nas equipas técnicas das camadas jovens. Realço o último parágrafo do Ash. Uma das ideias transmitidas por Bruno de Carvalho nesta sequência de entrevistas é a necessidade de trazer competências para dentro do Sporting. Creio, e espero, que a área da formação não seja esquecida nesse angariar de competências, só por ter a fama, e o proveito, de trabalhar bem.
A curto e médio prazo há, de facto, um conjunto de jogadores muito interessantes na equipa B e nos Sub19 que, com trabalho, com paciência e também com sorte, podem vir a enriquecer qualitativamente a equipa principal a um custo muito reduzido. Mas há que contar com as dificuldades próprias da evolução de jovens jogadores e ter consciência que nem todos os que actualmente parecem muito promissores o comprovam depois. O que quero dizer é que podemos, efectivamente, ter uma oportunidade histórica para formar uma boa equipa com vários jogadores a saírem da formação num curto espaço de tempo mas que é preciso ter paciência com esses jovens e estar consciente que, se calhar, nem todos conseguirão lá chegar.
Concordo plenamente com o que disseram acima. Pelo que vejo, há alguns jogadores que obrigatoriamente deviam ir para a equipa A, esses jogadores são: Rúben Semedo, Iuri Medeiros (pelo que sei está a ter alguns problemas com o Abel, a ver se não é nada de grave), Ricardo Esgaio.
Rúben Semedo para central (e MD?)
Ricardo Esgaio para laterais/alas
Iuri Medeiros para 10 e extremos
Se não me engano estas são as posições deles, baseio-me em coisas e opiniões que vejo na net, porque infelizmente não vejo os jogos, por vezes lá consigo ver uns vídeos mas pouco mais.
A exigência competitiva da próxima época, com as provas europeias e, possivelmente, a priorização das competições (de acordo com os objectivos) vão, certamente, permitir que alguns cheguem mais cedo e/ou tenham mais oportunidades na equipa principal. O que, ainda num cenário de “Sporting em construção”, poderá alargar (servindo de balão de ensaio) a base de construção desse Sporting do futuro - havendo menos “cobrança” e menos responsabilização (vulgo mais paciência dos adeptos) haverá, certamente, da parte da estrutura maior disponibilidade em lançar os miúdos.
No Rúben Semedo, não. Acho que precisa imenso de uma época mais, para ser opção. Os seus erros de abordagem aos lances são constantes e graves, o que o faz falhar cortes importantes e cometer muitas faltas desnecessárias, com os muitos cartões respectivos.
Acredito que não seja complicado arranjar-se uma equipa da 1ª Liga interessada em recebê-lo, se possível juntando-o num acordo por um jogador a contratar. (ficaria sempre bem num Rio Ave, se se for buscar o Filipe Augusto, num Estoril, num Setúbal…)
Quanto aos outros dois, claramente. Não estão a fazer nada na B, já.
Este tópico também tem a haver com a academia. Tendo nós uma das melhores academias do mundo, como é que o Benfica está com um ascendente em relação a nós (pelo menos) este ano em relação às camadas jovens (títulos)? (não desvalorizando a nossa prestação na Next Gen Series). Hmmm… alguém sabe responder-me a isto?
Tal como em tudo o resto, ter o clube gerido por imbecis e caloteiros durante vários anos, também teve influência na Academia.
Ao invés, os outros tiveram um forte crescimento na aposta, financeira e humana, que lhes permitiu disparar imenso a prospecção de talentos, atraindo miúdos e treinadores de qualidade.
Somando a tudo isto, temos ainda o processo. No nosso caso, continua-se a continuar-se-á a dar primazia ao individual, potenciar o jogador, a técnica, pensando no futuro, na equipa A. Do outro lado, pensa-se nos títulos.