Como já vem sendo apanágio do mundo do futebol, já por estes dias (se não mesmo antes), já se prepara a nova época desportiva,
as primeiras movimentações, os primeiros contatos para adquirir novos jogadores, uns para colmatar lacunas, outros para vir substituir uma ou outra provável saída.
Mas nestes ultimos anos temos vindo a assistir a um aumento da “parada”. Todos os verões, especialmente para os lados dos nossos 2 “queridos” rivais existem contratações por números algo grandinhos para a realidade deste futebol mal parido.
Uns dão muito beneficio, outros nem por isso. Os que deixam prejuízo muitas vezes dão para equilibrar as contas dos que saiem pelo triplo ou quicá. Mas o que importa cegamente para quem fala nas caixinhas da TV são os resultados, se a bola entra ou não, as finanças e o seu estado são para outros entendidos.
Ora o Sporting neste mesmo dia encontra-se numa posição, não digo de vantagem, mas de conseguir aproveitar a “ganância” sazonal dos nossos adversários. Sendo certo que muitos compraram possiveis soluções (especialmente o fcp) para um plantel mais gordo ainda. Para o benfica, comprar no verão tornou-se numa obrigação.
O que fazer? O Sporting, não está de facto em melhor situação para andar a comprar os craques de outras paragens, terá muito provavelmente os milhões da UCL, mas verá o seu dinheiro para uma ou duas soluções.
E como temos visto, este plantel carece de posições, e venderemos provavelmente 2 habitués nos onzes do Sporting (WC e Capel À cabeça), o que o Sporting tem de fazer é aproveitar os B’s e os seus juniores.
Numa época em que os 2 rivais muito provavelmente irão gastar para lá dos 30 milhões no mercado de verão, ao Sporting exige-se maior contenção, temos uma situação frágil da qual ainda não saimos, e a mim parece-me que temos valores enormes para aproveitar para o ano. Exemplos como João Mário, Wallyson, Fokobo, Iuri Medeiros, Chaby, Gelson Martins, Betinho, Palhinhas, Podence… e provavelmente ainda me esqueço de uns bons talentos que agora despontem em Alcohete.
Urge depressa encontrar uma ou 2 soluções no mercado, tentar vender a nossa maior valia (William) e depois tentar a pouco ao longa da época integrar estes jovens. E se o fizermos teremos muito boa matéria prima para lutarmos de igual para igual com o porto e o benfica em 2015/2016.
E com uma gestão cuidadosa e profissional, como BdC tem feito ao longo deste primeiro ano, porque não dar uma lição histórica ao vencer o Campeonato Nacional e gastando 2 ou 3 vezes menos que os nossos inimigos? E pela primeira vez na história utilizarmos verdeiramente a nossa fábrica como fornecedora de mais valias para o plantel.