Não se pode repetir um corredor de uma etapa para outra (i.e. os campistas só podem apostar num determinado corredor uma única vez);
Não se pode apostar num corredor já escolhido por outro user para essa etapa;
Quem não apostar numa das etapas, leva com a classificação do último classificado dessa etapa em que não apostou;
As apostas fecham às 13h00 do dia da etapa;
No final, somam-se as classificações dos ciclistas em que se apostou em cada etapa e determina-se o vencedor.
Nota: Só a primeira aposta é feita por todos ao mesmo tempo, depois passa a ser de acordo com a classificação.
Classificação dos Pontos:
A pontuação será feita de acordo com o resultado na etapa. Serão pontuados os 10 primeiros de cada etapa. Os pontos serão distribuídos da seguinte forma:
De acordo com o que foi discutido neste tópico no fim cada prova será atribuído uma pontuação de acordo com a Classificação Geral e a Classificação dos Pontos.
Para esta prova o definido é:
Não sei se não faria sentido as clássicas, sendo provas de apenas um dia, terem uma pontuação final mais reduzida em relação às Voltas. :think: Que acham?
Edit: Esqueçam, já vi no outro tópico as ponderações, não tinha lido. :great: Siga
As ponderações segui o que a nível World Tour se faz.
Isto vai ser uma guerra às 9 horas todos aqui a tentar meter logo o ciclista para aposta, mas também é a 1ª época com este tipo de classificação veremos como corre, se houver necessidade de mudança depois é só ver isto da melhor forma.
Na minha opinião, devia-se fazer um sorteio, pela entidade competente (o organizador da prova), para as clássicas e primeira etapa das voltas, para se ter uma ordem de apostas. Assim, evitava-se a confusão total. Mas percebo que assim também seja interessante!
É uma ideia interessante walrus… Posso não ter percebido bem, mas referes-te a um sorteio diferente para cada prova? Isso depois podia existir alguém com bastante sorte e outros com bastante azar na posição que calhariam. Mas é a vida…
Uma opção talvez mais balanceada podiam ser apostas em uma ordem de escolha rotativa(Isto fazia-se apenas para provas de um dia, ou na primeira etapa de uma prova por etapas nas restantes etapas seguia-se o normal que se tem feito). Aqui existiria uma ordem, e esta ia rodando nas diferentes provas (o que apostou em primeiro na anterior passava a apostar em último e por ai em diante, não sei se me expliquei bem).
Isto teria contudo dois problemas:
Antes da hora das apostas teria de existir uma declaração da intenção de participar.
Outra questão é onde colocar novos apostadores quando quisessem entrar (iriam para o inicio da lista, talvez).
Talvez seja um pouco em cima da hora para decidir isto, mas digam a vossa opinião.
Sim, na minha ideia era sorte total nessa ordem para a clássica/primeira etapa - depois seguia-se o esquema normal, no resto das etapas. É claro que podia haver uns com mais sorte, outros com menos, mas todos tinham a mesma probabilidade que tal acontecesse.
O teu esquema de rotação de prova para prova também me parece interessante. E sim, se houvesse novos participantes, acho que se deviam colocar a apostar no início. A ideia de dar a intençaão de participar, é facilmente contornável: cada um, quer seja o sorteio ou esquema rotativo, tem X minutos (15 ou 30, por exemplo) para mandar o seu bitaite. Não apostou, perde a vez, e, ou aposta no fim de todos, ou pode apenas apostar passado 2 horas (de novo, um mero exemplo).
Ou então simplesmente para primeiras etapas / clássicas apostar pela ordem inversa do campeonato, com os que têm zero pontos / novos concorrentes a poderem mandar o bitaite às 21h, depois uma fatia dos que já têm pontos às 21h30 e outra fatia dos que já têm pontos (a dos primeiros) às 22h.
Brainstorming never stops! :mrgreen: Não quer dizer que seja para agora, parece-me muito em cima.
Não acrescentem mais regras, temos que manter isto o mais simples possível. Se não entra aqui alguém novo e até se assusta. :lol:
Quando no fim da época passada apresentei aquelas ideias de no final de cada prova se tirar daí uma pontuação para uma classificação geral foi só uma maneira de tornar isto mais interessante e mais fácil de no final da época se encontrar o melhor da época.
Claro que isto vai ser caótico nos dias de provas de só um dia, como já tinha escrito, mas sempre foi assim, se virmos que a pontuação está muito elevada nestas provas depois altera-se, eu até acho que vai ser interessante porque pode virar a pontuação da classificação geral ao contrário quase de certeza, porque não me lembro em épocas passadas haver alguém que conseguisse ser o 1º muitas vezes nestas provas de um dia só.