Terminada a chamada pré temporada e a poucos dias do primeiro jogo oficial da época julgo que já se pode fazer uma antevisão da mesma.
Atendendo a que o treinador é o mesmo e não houve grandes mudanças no plantel, acho que não se podem esperar surpresas nem muitas diferenças em relação ao tipo de jogo apresentado. Assim teremos seguramente um Sporting pouco vistoso, privilegiando a segurança defensiva, mas capaz de olhar de frente qualquer equipa em qualquer campo, e que provavelmente continuará a ter algumas dificuldades quando enfrentar equipas muito defensivas.
Aqui entramos na velha questão do losango que continuará a ser uma figura predominante no futebol do Sporting mas que Paulo Bento a alternará com um 4x4x2 mais clássico que permita abrir o jogo da equipa até às linhas.
Directamente ligada a esta alteração estratégica estão algumas das contratações feitas, nomeadamente Rochemback que permite dar uma maior dinâmica ao meio campo e Postiga que pode jogar mais fixo na área.
De resto o grande passo em frente do Sporting 2008/09, a confirmar-se que não sai nenhum dos titulares da temporada passada, será um equilíbrio muito maior do plantel, que irá permitir ao treinador ressuscitar outra questão muito discutida, que é a inevitável rotatividade.
De facto as mudanças no plantel foram poucas, mas na minha opinião foram bem pensadas e permitirão a Paulo Bento um leque alargado de soluções para a construção da sua equipa.
Para a defesa entrou um jogador experiente e polivalente como Caneira, que pode jogar em todos os lugares desse sector, parecendo-me que desta vez vai actuar mais frequentemente à direita, onde na minha opinião Abel é o ponto mais fraco da equipa, principalmente quando é preciso defender, para além disso Caneira como lateral poderá ser muito útil quando for necessário defrontar equipas que jogam com dois avançados, pois sabe defender por dentro quando é necessário. Para além disso a troca de Paulo Renato por Carriço parece acrescentar qualidade ao sector, desde que os adeptos do costume não comecem a crucificar o rapaz, logo ao primeiro erro.
O meio-campo será o sector com mais opções, todas de grande qualidade. Moutinho e Rochembach são o alicerce deste sector, ora jogando como interiores no losango, ora em linha com dois homens nas alas, sendo que aqui Izmailov, Vukcevic e Pereirinha serão as opções preferenciais. Os trincos Veloso e Adrien podem também jogar no meio quando o losango for desfeito e Moutinho poderá ser alternativa a Romagnolli para o vértice mais avançado, quando o meio campo jogar no desenho mais usado por Paulo Bento.
Na ataque enquanto Liedson não regressar, a dupla Derlei e Yannick parece levar vantagem, mas Postiga será sempre uma excelente alternativa, principalmente quando for necessário ter mais presença na área.
Para o fim deixei propositadamente o posto de guarda-redes. A contratação de Ricardo Batista demonstra que Paulo Bento acredita muito em Rui Patrício, que me parece ter muitas potencialidades e uma enorme margem de progressão. Ao longo da temporada passada ele cometeu vários erros mas também demonstrou ser muito forte psicologicamente, nunca tremendo nos grandes jogos e sobrevivendo à inexplicável contestação e falta de tolerância de um grupo de adeptos que parecia hipnotizado por um guarda-redes que chegou com muita fama, mas que não a justificou e mais do que isso desrespeitou a regras do grupo, daí até à utilização de Rui Patrício como arma de arremesso contra o treinador, foi um passo, no entanto o rapaz mostrou estaleca e acredito que temos ali um guarda-redes para muitos anos.
Em suma este Sporting parece-me mais forte do que os anteriores e capaz de enfrentar e superar os objectivos da temporada, que são preferencialmente a vitória no campeonato e a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com as Taças naturalmente em segundo plano.
Para já temos aí a primeira, num teste interessante frente ao FCP que continua a ser o rival mais forte cá dentro, uma vitória será essencialmente um bom tónico para um arranque que se exige seguro e com poucas falhas.