Antevisão 08/09

Terminada a chamada pré temporada e a poucos dias do primeiro jogo oficial da época julgo que já se pode fazer uma antevisão da mesma.

Atendendo a que o treinador é o mesmo e não houve grandes mudanças no plantel, acho que não se podem esperar surpresas nem muitas diferenças em relação ao tipo de jogo apresentado. Assim teremos seguramente um Sporting pouco vistoso, privilegiando a segurança defensiva, mas capaz de olhar de frente qualquer equipa em qualquer campo, e que provavelmente continuará a ter algumas dificuldades quando enfrentar equipas muito defensivas.

Aqui entramos na velha questão do losango que continuará a ser uma figura predominante no futebol do Sporting mas que Paulo Bento a alternará com um 4x4x2 mais clássico que permita abrir o jogo da equipa até às linhas.

Directamente ligada a esta alteração estratégica estão algumas das contratações feitas, nomeadamente Rochemback que permite dar uma maior dinâmica ao meio campo e Postiga que pode jogar mais fixo na área.

De resto o grande passo em frente do Sporting 2008/09, a confirmar-se que não sai nenhum dos titulares da temporada passada, será um equilíbrio muito maior do plantel, que irá permitir ao treinador ressuscitar outra questão muito discutida, que é a inevitável rotatividade.

De facto as mudanças no plantel foram poucas, mas na minha opinião foram bem pensadas e permitirão a Paulo Bento um leque alargado de soluções para a construção da sua equipa.

Para a defesa entrou um jogador experiente e polivalente como Caneira, que pode jogar em todos os lugares desse sector, parecendo-me que desta vez vai actuar mais frequentemente à direita, onde na minha opinião Abel é o ponto mais fraco da equipa, principalmente quando é preciso defender, para além disso Caneira como lateral poderá ser muito útil quando for necessário defrontar equipas que jogam com dois avançados, pois sabe defender por dentro quando é necessário. Para além disso a troca de Paulo Renato por Carriço parece acrescentar qualidade ao sector, desde que os adeptos do costume não comecem a crucificar o rapaz, logo ao primeiro erro.

O meio-campo será o sector com mais opções, todas de grande qualidade. Moutinho e Rochembach são o alicerce deste sector, ora jogando como interiores no losango, ora em linha com dois homens nas alas, sendo que aqui Izmailov, Vukcevic e Pereirinha serão as opções preferenciais. Os trincos Veloso e Adrien podem também jogar no meio quando o losango for desfeito e Moutinho poderá ser alternativa a Romagnolli para o vértice mais avançado, quando o meio campo jogar no desenho mais usado por Paulo Bento.

Na ataque enquanto Liedson não regressar, a dupla Derlei e Yannick parece levar vantagem, mas Postiga será sempre uma excelente alternativa, principalmente quando for necessário ter mais presença na área.

Para o fim deixei propositadamente o posto de guarda-redes. A contratação de Ricardo Batista demonstra que Paulo Bento acredita muito em Rui Patrício, que me parece ter muitas potencialidades e uma enorme margem de progressão. Ao longo da temporada passada ele cometeu vários erros mas também demonstrou ser muito forte psicologicamente, nunca tremendo nos grandes jogos e sobrevivendo à inexplicável contestação e falta de tolerância de um grupo de adeptos que parecia hipnotizado por um guarda-redes que chegou com muita fama, mas que não a justificou e mais do que isso desrespeitou a regras do grupo, daí até à utilização de Rui Patrício como arma de arremesso contra o treinador, foi um passo, no entanto o rapaz mostrou estaleca e acredito que temos ali um guarda-redes para muitos anos.

Em suma este Sporting parece-me mais forte do que os anteriores e capaz de enfrentar e superar os objectivos da temporada, que são preferencialmente a vitória no campeonato e a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com as Taças naturalmente em segundo plano.

Para já temos aí a primeira, num teste interessante frente ao FCP que continua a ser o rival mais forte cá dentro, uma vitória será essencialmente um bom tónico para um arranque que se exige seguro e com poucas falhas.

ROCHEMBACK >:D :mrgreen:

De resto … Muito bom post . Tudo dito !! :beer: :beer:

Boa antevisão. :clap:

Destaco sobretudo a parte supra-citada e aquilo que coloquei a bold… Embora tenhamos uma equipa mais equilibrada, acho que todos já percebemos que não é o 4-4-2 mais clássico com abertura de jogo até às linhas que vai melhorar seja lá o que for contra equipas mais defensivas - não só não temos nenhum finalizador nato que sirva para concluir jogadas de 4-4-2 puro, como não temos jogadores para as alas (tirando Pereirinha e mesmo assim) que desempenhem a funcão com mestria e que tornem o 4-4-2 uma alternativa válida.

Assim sendo, prevejo que se torne uma alternativa falhada, à semelhanca do que aconteceu com o 3-4-3 na época passada. Penso que PB faria muito melhor em instituir uma táctica que tivesse o condão de ser diametralmente oposta ao 4-4-2 losango e que encaixasse nos seus jogadores, i.e., um 3-5-2 seria a minha recomendacão, já que é um esquema altamente atacante e que poderia tomar de surpresa qualquer adversário mais defensivo e tacticamente menos culto (e ainda poderia aceitar um 4-3-3, mas aí o efeito surpresa já não seria tão grande).

Faço a citação a partir daqui, porque concordando e elogiando a leitura do to-mane partilho a preocupação do Paracelsus.

E volto a afirmar que (ainda que admita o 3-5-2 como um interessante esquema) me parece que 4-5-1 poderia funcionar!

Fundamentalmente parece-me que terá que deveria haver um triângulo formado por Roca-Moutinho-Veloso facilmente invertível e com posicionamentos alteráveis num meio-campo de 5.

Em relação ao resto concordo na globalidade da leitura, reforçando que o reforço da equipa (ainda que não como eu gostaria) foi cirúrgico, se bem com pouca variedade.

Existe muito mais equilíbrio, tirando 2 ou 3 pesos mortos (Pedro Silve, Ronny e Tiui) mas que a época vai, na minha opinião, depender deste arranque! E aqui é que eu temo que a porca torça o rabo!

Excelente texto de antevisão da época que vai começar. No entanto se concordo com a analise feita
ja nao posso dizer o mesmo sobre as ilações tiradas sobre o Rui Patricio.

Nao vejo nem “estaleca” nem “guarda redes para muitos anos” no que produziu durante a época
passada.
E se foi utilizado como “arma de arremesso” contra o treinador, parece-me natural visto ser quem
o escolheu para titular quando tinhamos o Tiago com muito mais experiencia e visto que por
razoes desconhecidas de todos nós nao se podia utilizar o Stojkovic.

De resto, to-mane, estas de parabens por um optimo texto.

Não querendo entrar em discussões intermináveis e inconclusivas, respondo apenas para dizer que respeito as opiniões daqueles que pensam que o Rui Patrício nunca dará um bom guarda-redes ou mesmo as dos que acham que o Stojkovic é o melhor da Europa. O tempo se encarregará de o confirmar o desmentir.

O que eu não aceito é que quando se percebeu que o Paulo Bento tinha apostado definitivamente no miúdo e excluído o sérvio por razões que podem até ser consideradas menores por alguns, mas que eram evidentes, tenha havido gente no estádio a aplaudir o suplente assobiando o titular.

O Rui Patrício fez a sua primeira época de sénior e logo a titular num lugar de enorme responsabilidade onde os erros são muito visíveis e cometeu alguns como era inevitável, estou seguro que esta época cometerá menos e acredito que nas próximas será cada vez melhor.

Infelizmente tenho a certeza de que há um grupo de adeptos que desejam que tal não aconteça, uns para dizerem que tinham razão, outros para não terem de a dar ao Paulo Bento.

Tambem concordo que o Rui Patricio venha a melhorar com o tempo ja que essa é a ordem
natural da profissao de guarda-redes: Mais idade, mais experiencia, mais qualidade.

Sem duvida que nao deviam assobiar seja qual for o jogador do Sporting quando em campo
se encontra uma equipa adversaria.

Quanto ao Paulo Bento posso dizer que prometi a mim mesmo abster-me de fazer comentarios
depreciativos e tentar dar o beneficio da duvida o mais possivel durante a época que agora
começa.

Mas nao é dificil de perceber que haja quem nao goste do PB, ja que ele tambem nao
parece gostar muito dos adeptos, ou nao foi ele que disse que quem queria ver espectáculo
que fosse ao circo ou teatro.
Parece-me natural que esse tipo de frases e mau futebol criem anti corpos entre os
adeptos.

Como dizem os Ingleses “Let’s wipe the slate clean” e dar uma chance
ao homem para trabalhar sossegado, principalmente agora que ate parece
ter o plantel que quer.

Psilva, eu tenho bastantes dúvidas em relação ao 4-5-1. Parece-me um sistema que só funciona se houver um Jardel na equipa, ou seja alguém que marque 30 golos por campeonato. Nenhum dos nossos avançados consegue esse número.
Acho realmente o 3-5-2 como sistema mais indicado para jogar contra equipas fechadas, desde que os laterais subam até à linha de fundo e não façam cruzamentos do meio campo. O excesso de elementos no meio-campo será positivo, já que a abertura que os laterais proporcionam fará com que se ganhe o meio campo e haja possibilidades de também se entrar pelo meio.

Parece que eu estava errado e eras tu quem tinha razao to-mane, no que diz respeito ao Rui
Patricio.
Alias quando o jogo estava acabar pensei que iria ter que vir a este topico para te dar razao, aqui
ficam portanto as minhas desculpas e o meu optimismo readquirido no nosso numero 1.

Excelente antevisão do tomanas, a palavra melhor que encontro para descrever o sentimento actual é expectativa!

Cá estou eu a responder com quase uma semana de atraso. :frowning:

Obviamente que não tenho certezas, mas na imagem que faço desse esquema a coisa poderia funcionar, mesmo sem um jardel! Talvez seja defeito meu não o conseguir explicar adequadamente por este maio, mas para mim, mesmo com Liedson seria possivel. A dinâmica teria que ser diferente, com o PL livre e os MC além do trio base (no caso MV+JM+FR) a poderem surgir à frente! Assim, creio que a defender conseguiríamos ter 5 homens e a atacar ter até 3 com a vantagem de pela movimentação e espontaneidade posicional confundirem as marcações!

No entanto, tenho que aceitar o 3-5-2 como mais fácil e eventualmente menos exigente, sendo mais fácil chegar a um equilibrio!

A minha proposta tinha o objectivo de cruzar o esquema defensivo de 4 homens com um meio-campo mais numeroso a defender e móvel a atacar!

Peço desculpas se tudo ainda ficou mais confuso!

Nem tu nem ninguém têm que vir pedir desculpas pelas suas opiniões e não é pelo facto de o Patrício ter feito um grande jogo que passou a ser o novo Damas, da mesma forma que não será por falhar daqui a uns dias que será um frangueiro como aqui lhe chamaram.

Simplesmente parece-me evidente que se trata de um guarda-redes com muito potencial e uma enorme margem de progressão que poderá tornar-se no dono das nossas balizas por muitos anos, desde que não comecem logo a exigir-lhe que se porte como um veterano.

Incompreensível para mim foi que alguns sportinguistas tivessem entrado no jogo do Stojkovic, ao ponto de aplaudirem o sérvio enquanto assobiavam o nosso nº 1, alimentando a contestação ao treinador e as tentativas de desautorização deste, que o Vladan e seu irmão protagonizaram.

O Sporting tem de estar sempre acima dos interesses pessoais deste ou daquele craque e por muito que não gostem do Paulo Bento parece-me evidente que ele tem sabido gerir e defender o o grupo nesse aspecto

Parece-me que neste momento o que me preocupa mais neste Sporting é a sua falta de criatividade para desbravar equipas que sejam defensivas! Falta-nos claramente um jogador no meio campo que seja uma espécie de “mágico” que consigacriar uma linha de passe que rasgue uma defesa a isolar um colega e falta-nos também um virtuoso puro nas nossas alas!

O plantel deste ano está mais consistente relativamente ao do ano passado, mas é mais por termos arranjado mais competividade nos lugares que já estávamos servidos na época passada e não por termos preenchido as nossas lacunas que contionuam a ser aquelas que enunciei em cima!

Creio então que as nossas perspectivas de campeonato estarão muito dependentes da saída ou não do Quaresma do Porto, já que ele é aquele jogador que, mesmo não jogando nada, desiquilibra, quanto mais não seja por ter sempre 2 jogadores a marcá-lo, o que solta os colegas!

Agora, em termos de confronto directo com o fcp já temos um ascendente porque eles psicologicamente partirão sempre em baixo devido ao efeito que tem o facto de eles não nos terem conseguido vencer em condições normais (vide Proença!) e isso, quer se queira, quer não, causa mossa numa equipa, mesmo que ela tenha sido campeã a brincar…

Quanto aos lamps creio que é cedo dizer que eles estarão ao nosso nível ao não, pois eles estão a construir uma equipa (outra vez…) e isso demora tempo, além de que não sabemos que patamares eles atingirão!

Resta-nos então aguardar a nova época… com tranquilidade! :victory:

Partilho das preocupações e expectativas que aqui já foram colocadas. No entanto há duas debilidades neste plantel que eu gostaria de realçar.

Quer na linha defensiva quer na linha ataacante, não temos aquilo que eu designo de jogador “mandão no aspecto fisico”. Exemplificando gostaria de ter no plantel um jogador tipo Bruno Alves (o Rolando teria sido uma boa escolha) e outro tipo Makukula (mais dificl aqui a escolha). Este tipo de jogadores no contexto do futebol português são muito úteis principalmente nos tais jogos contra equipas fechadas.

Em relação ao Rui Patricio, ainda não me convenceu … espero estar redondamente enganado. Ainda tenho uma vaga esperança que o Sporting “faça resnascer” o Stojkovic, esse sim parece-me com capacidades fisicas e técnicas para o lugar numa equipa como o Sporting. Assim ele melhore a sua postura dentro da equipa.