António Stromp - o primeiro português olímpico

António Stromp nasceu a 13 de Junho de 1894, em Lisboa.

O gigantismo de seu irmão Francisco, graças ao culto venerativo que há no Sporting pela sua memória, ocultou este cidadão exemplar e um dos mais completos e extraordinários atletas que o País conheceu.

Alinhou nas primeiras categorias da equipa de futebol do Sporting em 1909, com 15 anos de idade. Como futebolista foi escolhido para todas as selecções organizadas entre 1909 e 1916, incluindo a que se deslocou ao Brasil, para disputar sete jogos entre 13 e 27 de Julho de 1913 participando em todos os encontros, e de tal forma se exibiu, que vantajosas colocações lhe foram oferecidas para que ficasse no Rio de Janeiro, mas todas recusou.

A prova do seu real valor surge 19 anos após a sua morte quando em 1940 Ribeiro dos Reis nas páginas do jornal “OS SPORTS”, iniciou um curioso inquérito: Quais foram os melhores jogadores portugueses de todos os tempos, nos diferentes postos? As perguntas foram enviadas a 45 seleccionadores, recrutados entre antigos desportistas e dirigentes. Curiosamente, para o posto de extremo direito, dois futebolistas somaram igual nº de votos (16). Foram dois sportinguistas, António Stromp e Adolfo Mourão.

Desportista ecléctico, António Stromp foi uma das maiores figuras do atletismo português do seu tempo, tendo sido o primeiro atleta olímpico do Sporting Clube de Portugal.

Foi campeão de Portugal nos 100 metros em 1911,1912 e 1913 e nos 200 metros em 1912, saltador à vara, onde foi recordista entre 1911 e 1925 ,e corredor com Barreiras. Também no Ténis e na Esgrima evidenciou a melhor aptidão.

Em 1912 foi um dos seis portugueses a participar pela 1ªvez em Jogos Olímpicos, disputados em Estocolmo, com apenas 18 anos de idade. Após o desfile inaugural e ter estado hora e meia exposto ao sol, a competição começou com as eliminatórias de 100 metros, onde ainda foi 3º,entre 8 concorrentes e 4º nas de 200 metros, igualmente com oito participantes.

No dia 28 de Junho de 1914, tornou-se no primeiro atleta a ganhar uma corrida realizada no Stadium de Lisboa, ao vencer a 1ª eliminatória dos 100m, nos dos Jogos Olímpicos Nacionais, mas a partir desse ano passou a dedicar-se mais ao Futebol. Fez o seu último jogo de futebol a 1 de Abril de 1916 já sabendo que fora atacado por doença incurável da época, a sífilis. Seguiram-se cinco anos de calvário, até que a terrível doença o levou com apenas 27 anos de idade.

A 13 de Junho de 1926, o seu nome foi perpetuado pela Câmara Municipal de Lisboa, ao ser atribuído à rua onde o Sporting Clube de Portugal se encontrava instalado, no Campo Grande.

Fontes:

O Jornal A Bola, decidiu homenageá-lo num ano em que o Sporting faz 100 anos de Olímpismo.

Grande. Enorme. Gigante.

OBRIGADO! :clap: :clap: :clap: :clap:

Orgulho!

Obrigado grande leão. :clap:

Enorme Leão! :clap:

Orgulho na história do Sporting!

É um prazer compartilhar a data de nascimento com o António Stromp.

Mais um atleta entre muitos outros que premeia o Sporting como o clube português mais especial.

Não sabia, excelente. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:clap: :clap:

A Virtude do Elitismo!

Não será do ecletismo…?

Os irmãos Stromp, e aqui em particular o António Stromp, foram um exemplo de vidas dedicadas ao desporto e ao Sporting que, à semelhança do que (não) acontece com os Violinos, deviam ser muito mais relembrados pelo clube. Exige-se uma campanha levada a cabo pelo clube que glorifique as nossas maiores figuras!

Pode ser que com a criação do novo troféu comecem a estar mais atentos a esse tipo de coisas e a explorar melhor essa vertente.

Já foi um bom ponto de partida, mas era bom que não ficassem por aqui. Contudo, duvido da sua capacidade para tal coisa.

Não estão sós (naturalmente). :great:
Conheço alguém que nasceu em 13.6.1984. Quase gémeos. ;D

Orgulho Leonino é pouco para descrever este senhor.

Esta parte do fórum bem podia estar dividida em 3 tipos; Grande leão, Orgulho leonino e a categoria superior “Deuses Leoninos” e sem dúvida António Stromp estaria nessa categoria!

:clap: :clap: :clap:

A propósito de um amigável entre uma selecção da AFL e o Stade Bordelais.

:arrow:

MUITO OBRIGADA! :venia:

https://twitter.com/Sporting_CP/status/609668938155298816

Parabéns Grande Leão!
Uma Honra e um Orgulho!
:venia: :venia: :venia:

Muito obrigado.Eterno :venia:

Fantástica foto de um grande desportista.

GLÓRIA ETERNA! :venia:

https://twitter.com/Sporting_CP/status/742297754395889664