António Livramento

No [glow=greenyellow,2,300]Sporting Clube de Portugal[/glow]

Como jogador

* 1 Taça dos Campeões Europeus (1977)
* 1 Campeonato Nacional (1977)
* 1 Taça de Portugal (1977)

Como treinador

* 2 Campeonatos Nacionais (1982 e 1988)
* 1 Taça das Taças (1981)
* 1 Taça CERS (1984)
* Taça de Portugal (1984)

Um dos melhores jogadores de Hóquei em Patins de sempre, Sportinguista de berço e coração, passou a carreira noutros lados, mas em 1977 entra em Alvalade para ganhar o que lhe faltava e iniciar a carreira de treinador!

Talvez devido ao facto de ter jogado muito tempo no carnide, nunca foi consensual no universo Sportinguista. Para mim é um ORGULHO LEONINO, esta figura do Hoquei mundial e do desporto nacional.

Descansa em paz e vibra, onde estiveres, com as vitorias do nosso [glow=greenyellow,2,300]SCP[/glow]!

António Livramento, Sportinguista e melhor jogador de hóquei de todos os tempos! E jogou naquela que muitos opinam ser a melhor equipa de hóquei de sempre!

À Sporting, sem dúvida!

Um jogador extraordinário. Espantoso.
E grande Sportinguista, o que muita gente desconhece.

:arrow:

:arrow:

Tendo em conta as maravilhas que me diziam dele enquanto jogador, tenho pena de só o ter visto enquanto treinador.

Fez parte do dream team de hóquei de todos os tempos a nível mundial.
Para quem não sabe ou não se lembra:

  • Ramalhete
  • Rendeiro
  • Sobrinho
  • Livramento
  • Chana

Era a equipa do SCP e simultaneamente a Seleção Nacional.

No entanto, para mim, o melhor jogador de hóquei que vi em toda a minha vida, foi o Chana, sem dúvida. Pena não ter tido uma carreira longa.
Ainda me lembro da alegria que senti quando o SCP conquistou a Taça dos Campeões Europeus (primeira para uma equipa portuguesa) em 1977. É uma das muitas grandes alegrias que o SCP me deu.

Em cima, da esquerda para a direita: Sobrinho, Livramento, Chana, Jorge e Garrido. Em baixo: Carlos Alberto, Carmelino, Ramalhete e Rendeiro (cap.).

Dizem que era genial. Só podia ser nosso.

Obrigado por tudo António Livramento :clap:

[youtube=640,360]- YouTube

Infelizmente e tal como varios nomes enormes de varias modalidades, nunca o vi jogar ao vivo :frowning: mas segundo reza a lenda e os relatos do meu pai, Livramento era enorme :clap: :clap:

Dele dizia-se que nunca houve igual e que fazia coisas inalcansaveis ao comum dos mortais, um atleta verdadeiramente fenomenal que tinha uma habilidade e tecnica fora do comum com o stick, apesar dos muitos anos no benfica era um grande Sportinguista segundo se consta, infelizmente so chega a Alvalade com 33 anos, mesmo assim a tempo de vencer a Taca dos Campeoes Europeus contra o Vilanova (na altura tinhamos um 5 de sonho, possivelmente o nosso melhor 5).

Ainda volta a Italia mais um ano, mas regressa ao Sporting onde termina a carreira de hoquista, e comeca a de treinador e mais uma vez com exito imediato, no Sporting vence campeonatos nacionais e provas internacionais, ingressando posteriormente na seleccao nacional onde mais uma vez volta a ter um enorme sucesso !!

Em 1999 com 56 anos e no auge do sucesso, depois de conquistar a dobradinha pelo porto, acaba por partir e deixa o mundo do desporto mais pobre…

Para sempre Livramento ha de ser lembrado, mesmo pelas geracoes mais jovens como o MELHOR JOGADOR de hoquei em patins de todos os tempos. Um verdadeiro simbolo da modalidade :clap:

Eu sou hoquista mas só tenho 22 anos, por isso nunca tive oportunidade de ver o Livramento jogar.

Mas todas as pessoas que eu conheci que seguiam o hóquei na altura do Livramento, não têm dúvidas, o Livramento foi o melhor hoquista de sempre.

E já agora, uma das pessoas que me disse isso, foi uma pessoa que chegou a jogar com o Livramento, falo do Vitor Ferreira, foi treinador no meu clube Ginásio Clube de Odivelas.

Ex-atleta internacional [b]Vitor Ferreira[/b], atleta este, que durante largos anos envergou a camisola leonina como jogador (guarda-redes), e outros tantos como treinador adjunto de Torcato Ferreira, nos anos d´ouro do Hóquei do Sporting. Vitor Ferreira foi também, e durante muito tempo, o guarda-redes de todos nós, conta com várias internacionalizações A, sendo Campeão do Mundo por Portugal em 1967 no campeonato disputado em Itália

Fico feliz ver reconhecido o Sportinguismo deste grande jogador e treinador apesar de ter tido ligações aos nossos rivais. É bonito, justo e acima de tudo raro em nós.

Para verem a dimensão que Livramento teve, no museu olímpico de Barcelona na secção dedicada ao hóquei em patins que foi modalidade de demonstração em 92, ele é apontado como dos maiores de sempre (espanhois a reconhecerem um tuga é raro) e a cereja no topo do bolo é que salvo erro a foto que aparece é com a verde branca!

Que jogador…um fenómeno…
Na altura valia o ringue todo, Livramento andava para cima e para baixo e era praticamente impossivel tirar-lhe a bola.
Um virtuoso, excelente atacante mas acima de tudo um jogador fabuloso de equipa e um génio criativo.
Essa equipa, foi de longe e será para sempre a melhor equipa de todos os tempos de Hóquei em Patins.
Acompanhei no nosso antigo pavilhão a travessia para a conquista da taça dos Campeões, e os espanhóis na altura tinham equipas fantásticas. (Barcelona, Voltrega, etc…)
O nosso principal rival era o Barcelona que era a base da seleção de Espanha, tal como o Sporting era a seleção de Portugal.
Lembro-me de jogos com o Barcelona e dos duelos de Livramento e Chana com Trullolls (acho que é assim que se escreve), o melhor guarde redes que vi na vida em Hóquei.
Livramento foi também um Treinador de excelência e um Sportinguista de gema.
Foi também no Benfica como jogador que deu nas vistas, mas no Sporting pode assumir todo o seu potencial pois tinha uma equipa imbatível.
Que saudades de Livramento e do esplendor do Hóquei do Sporting, e daquele infernal Pavilhão Verde, os ambientes eram um terror para qualquer equipa, eram os primeiros anos da Juve Leo, mas o apoio era massivo e o Pavilhão nestes jogos internacionais e contra o Benfica, ficava uma coisa que nunca mais voltei a ver…
Grande , grande Sportinguista, um fenomenal jogador, inesquecível, um Mágico !

Quem quiser ve-lo a jogar juntamente com Chana, Rendeiro, Sobrinho é só colocar na RTP Memória.

É só a melhor equipa de todos os tempos do hóquei em patins mundial.

Fantástico. O Livramento era um coisa impressionante. Quem tirava a bola a aquele senhor? :venia: :venia:

True Story! :venia:

Eu tive o privilégio de ver jogar este GRANDE Sportinguista que foi um SENHOR,dentro e fora dos ringues de patinagem. :clap:

Foi só o melhor jogador de hoquey patins de todos os tempos. :venia:

Era puto e devorava os relatos na Rádio dos jogos de Hóquei em patins! Hoje em dia, o Hóquei em patins já não me diz nada! mas na altura…uiiiii…tínhamos uma Senhora equipa! das melhores, senão e sem falsas modéstias, a melhor Equipa do Mundo: Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Chana e Livramento! O treinador era o Torcato Ferreira :venia:

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente, pois era meu Cliente numa loja em que trabalhava na altura no CC Fonte Nova.

Uma Joia de Pessoa.
Grande :venia:

- YouTube