António Bessone Basto

Creio que merece um tópico:

Curriculum
Nome: António Bessone Basto
Local de Nascimento: Algés
Data de Nascimento: 9 de Novembro de 1945
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
7 Campeonatos Nacionais de Andebol (1966, 1967, 1969, 1970, 1971, 1972 e 1973)
3 Taças de Portugal de Andebol (1972, 1973 e 1975)
Internacionalizações:
45 (Andebol)
37 (Natação)
10 (Pólo Aquático)

Link da Wiki: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Bessone_Basto

acho que também foi campeão de caça submarina pelo sporting.
:great:

:great:

Fiquei impressionado com o currículo dele, tão variado e rico. Um exemplo de desportista!

Este,sim um verdadeiro LEÃO.

Mais que merecido pertencer ao Orgulho Leonino. :clap: :clap:

Provavelmente o melhor desportista de sempre em Portugal! E guarda-redes da melhor equipa de sempre do andebol português, conhecida como “Os sete magnificos”.

O meu Pai costuma contar-me uma história que comprova a genialidade deste senhor:

Estamos em Novembro de 1971 (época 197-1972), eliminatória da liga dos campeões contra o VFL Gummersbach (equipa que na altura dominava por completo o andebol europeu, tinha ganho a competição em 1967, 1970, 1971, foi à final em 1972 e ganhou outra vez em 1974). Tinhámos apanhado uma tareia das antigas na Alemanha (38 - 6) e restava defender a honra no jogo em casa! O jogo estava a correr muito bem e no último minuto do jogo, posse de bola para os alemães e o resultado 19-20 para eles. O Bessone faz a esparregata para defender o remate, e ainda no chão em esparregata, lança a bola para um dos gémeos Pinheiro, que em contra-ataque marca o golo do empate 20-20, e o pavilhão vem abaixo com aquele espectacular resultado, provalvelmente um dos melhores jogos de sempre do andebol português!

Bessone foi um dos últimos grandes desportistas all around…
Merece claramente destaque nesta secção.

Pelo que ouvi falar, foi sem duvida um grande atleta em muitas modalidades ! Acho curioso aquele avental que a mãe lhe fez com algumas das muitas medalhas e troféus que conquistou !

Bessone Basto.
Ontem esteve presente na inauguração do Pavilhão João Rocha.

Falou bem na Sporting TV :mais:

Grande Homem, grande Sportinguista e atleta

https://youtu.be/2elsyUZikd4

LOTAÇÃO ESGOTADA NO LANÇAMENTO DO LIVRO DE BESSONE BASTO

SPORTING 00:02

Por
Redação

O antigo atleta do Sporting, Bessone Basto, apresentou, este sábado, no Sport Algés e Dafundo, o livro «Vontade de Vencer».

Estiveram cerca de mil convidados e entre eles o presidente do Sporting, Frederico Varandas, o antigo presidente Sousa Cintra, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, Rosa Mota entre outros.

A Bola

https://twitter.com/AFisgas/status/1193654372393213952?s=20

O choque, querem é protagonismo e atenção

MUSEU SPORTING: VISITA DE AUTOR POR BESSONE BASTO

Por Sporting CP
18 Nov, 2019

CLUBE

Dia 23 de Novembro pelas 11h

Decorre no próximo dia 23 de Novembro, entre as 11h e as 12h, mais uma Visita de Autor no Museu Sporting, desta vez com a presença do histórico atleta António Bessone Basto.

Com uma profunda paixão pelas actividades aquáticas, o carismático atleta conquistou ao serviço do Sporting CP um penta campeonato de andebol, sendo o guarda-redes da mítica equipa que ficou conhecida como “Os Sete Magníficos”.

Em doze épocas de Leão ao peito na equipa de andebol, Bessone Basto conquistou oito Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal, tendo ainda coleccionado mais de 1500 medalhas, muitos amigos e muitas histórias que irá partilhar numa visita que promete ser inesquecível.

Por fim, Bessone Basto irá ainda falar sobre a sua recente biografia intitulada “Vontade de Vencer”.

A inscrição é livre mas limitada a 25 pessoas e deverá ser submetida através do email museu@sporting.pt com o seu nome e contacto telefónico ou através do número 217516164.

O ponto de encontro será no Hall VIP do Estádio José Alvalade.

BESSONE BASTO COMPLETA 75 ANOS

Um dos atletas de maior renome Sportinguista e a nível internacional, comemora hoje o seu aniversário

Maria Pinto Jorge

Texto

9 de Novembro 2020, 17:25

summary_large_image

A 9 de novembro de 1945 nascia Bessone Basto, figura que se tornaria incontornável no universo do Sporting CP.

Esta segunda-feira, comemora o seu 75.º aniversário e continua bastante ativo na vida leonina, uma vez que é um dos rostos mais conhecidos e acarinhados por muitos.

Sobretudo conhecido como um famoso guarda-redes de andebol do Sporting CP, ingressando a equipa dos “sete magníficos”, que conquistaram o penta na modalidade, Bessone Basto praticou ainda muitos mais desportos: natação, pólo aquático, judo, karaté, basquetebol, ténis, ténis de mesa e râguebi.

Parabéns! Nem sempre vemos olho-a-olho no que toca a Sporting, mas é uma figura ímpar do nosso clube!

E que bem que está com 75 anos! Se eu chegar lá com metade da sua saúde e aspeto, dou-me por satisfeito!

Não sabia que este tipo era tão palerma. Aposto que vota Chega.