Andraž Šporar

As críticas ao Sporar foram dirigidas pelo preço que custou. Este gajo chegou cá com a etiqueta dos 6M€ e levou com a etiqueta durante muitos meses (e muito bem). Para um gajo que custou aqueles €€ achámos todos que foi uma contratação de merda - porque foi, efectivamente, uma contratação de merda. Ao fim de uns meses caiu a etiqueta. Já teve na lista dos dispensáveis. Já teve no banco. Agora regressou e o pessoal já não liga tanto aos 6M€. Por esse motivo, já não parece tão mau. Porque não o é. Não é um cepo. Mas continua a ser um gajo que não vale nem de perto, nem de longe, aquilo que custou. Diria até que custou umas 5 ou 6 vezes mais aquilo que devia ter custado.

Fora o preço, fora o “não é tão mau como o pintam” e fora o facto de até ter alguma utilidade, desde que a sua acção não tenha muito a ver com balizas, o que surpreende mesmo é como é que este gajo com deficiências claras ao nível da finalização e que demonstra incapacidade em colocar uma bola fora do alcance do GR, conseguiu chegar a marcar 20 e tal golos numa época, seja lá onde for.

O nível da Eslováquia é fraco mas as balizas são iguais, e os GRs também são fracos mas continuam a ser uns tipos ali a meio a tentar tapar as balizas e que tentam negar os golos. Ele aqui geralmente não falha por causa da qualidade dos GRs ou dos adversários, falha porque ou nem acerta na baliza (ou na bola como com o Santa Clara) ou porque faz tiro ao boneco ao GR. Portanto para mim aquele registo em campeonatos fracos é de facto um fenómeno, mesmo que o nível fosse manifestamente fraco.

1 Curtiu

Nem acho que tenha sido injusto (e sim, bati forte e feio), nem acho necessários atos de contrição.

Não confundo Direção com jogadores, não critico por serem contratados por A ou B, sejam treinadores, presidentes ou roupeiros. Não confundo, quem é bom e bom, quem não é… não é. E todas as Direções contrataram jogadores que prefiro esquecer rapidamente.

Também não percebo bem essa coisa do apoiar no matter what. Eu nunca assobiei um jogador antes de entrar em campo (aliás, nem em lembro de o fazer com ele no campo ou à saída), mas apoiar quem não joga nada, não faço. A menos que seja um miúdo em estreia(s) ou um jogador que está apenas a ter um dia mau. Agora, um tipo que por rotina joga mal ou fica aquém… não percebo.

Falando deste jogador em concreto, fica muito aquém do necessário. Pouco me interessa se custou 6 milhões ou 6 euros, em campo só me interessa o que jogam. E ele joga poucochinho. No último jogo já fez umas coisas de avançado deste século, mais ainda muito aquém.

Tem mais oportunidades por jogo e não raras as vezes fazer tiro ao boneco e acertar no boneco é, também, mérito do guarda-redes. Também tem uma diferença. Na Eslováquia era muito menos apertado quando estava a fazer tiro ao boneco do que agora.

Pontas-de-lança de 1 milhão, hoje em dia? Numa 1ª Liga europeia, não encontras. A não ser que seja um Antunes, um gajo que esteja sem calçar há um ano.

É um avançado que não sabe fazer golos, continua a falhar golos cantados.
Tem dado um bom contributo à equipa, mas ao ponta de lança do SCP eu exijo golos.

Concordo. E até junto outro dado que torna isso mais estranho: era o melhor marcador da Liga Europa quando veio. Nunca achei que fosse o craque que se dizia, de todo — e cheguei a escrevê-lo aqui logo na altura em que as expectativas estavam mais altas — mas é esquisita esta incapacidade de finalizar.

Golos de encostar, talvez.

Luiz Phellype. Também tem a sua utilidade. Custou menos do que 1 milhão de euros.

Epá, pelos vídeos até nem por isso, e eu já tinha visto alguns quando chegou. Há aí bons golos. Não percebo.

Até agora fez mais do que o Paulinho!

3 Curtiram

Meh…um par de golos em que teve que demonstrar um pouco mais de técnica na hora de rematar (uma espécie de trivela e já me esqueceu do outro).

Mas nota-se que a forma como mete o pé na bola, em muitas ocasiões, é do nível de condução de bola do Nélson Oliveira. Dá ideia que acerta demasiado em cima da bola e ela sai enrolada, depois de prensada.

Eu não contratava este gajo por dinheiro nenhum. Nem por 500k.

1 Curtiu

Tem, tem. A pôr pinos nos treinos…

Não deixes que a realidade te estrague a ideia que tens do Sporar.

Olha, já tem ajudante. Custou foi 8 vezes mais.

Talvez seja um bocado exagerado para o Luiz Phellype. Num outro modelo talvez pudesse ser um suplente qb. Mas neste modelo tem 0 capacidades de render, incomparavelmente menos do que o Sporar.

E se a ideia for tentar comprar pontas-de-lança baratuchos e em conta, então assumam que o Sporting que querem é um Sporting que concorra com o Braga na melhor das hipóteses (também ele um Sporting “em conta”), porque por cada Slimani (ou até Luiz Phellype) que se descobre há 100 Motas, Kokes e companhia limitada.

Ou acham que os outros que nos vendem jogadores são parvos ou andam a dormir, ou acham que é a contratar jogadores na 2ª Divisão que nos aproximamos dos rivais.

Não, a ideia é que o Sporting não pague fortunas por pontas de lança que deviam ser baratuchos.

Já agora, a realidade diz-nos que o LP gordo marcou 1 golo a cada 164 minutos. E o Sporar marcou 1 golo a cada 205 minutos.

Não vou dizer que o Sporar não tem condições para evoluir, porque vi o Slimani com os meus olhos. Mas para custar 6,5M€ tem de ser um “produto” muito mais polido do que é.

Não sei exactamente o que é que o Sporar pode render exactamente, no teu conceito. O que vejo é um gajo cuja maior valência é alguma velocidade, que usa quando tem espaço nas costas dos adversários. Mas não o vejo atacar a frente do defesa para se antecipar na finalização; nem sempre o vi tentar jogar a 1 ou 2 toques, em combinações com os colegas, como vi agora em Guimarães. Valha-nos que deixou de correr com a bola em direcção aos defesas, para os tentar driblar. Revela algum grau de capacidade de aprendizagem (não faças, nem tentes fazer aquilo que notoriamente não sabes fazer). Jogo aéreo, é bola. Segurar a bola é…isso mesmo, bola. 1x1, já o disse, é bola. Golos…não têm sido uma torrente.

Portanto, de que forma é que um gajo consegue defender esta contratação?

Não percebes? O homem ainda nem fez aqui uma época.
Tem por cá 26 jogos 9 golos, sendo que nos últimos 5 ou 6 jogos entrou a 20 min do fim, e o ano passado apanhou a equipa que apanhou, e veio de um campeonato e de um país TOTALMENTE diferente do nosso.
Não entendo mesmo onde vão buscar o estatuto de cepo que deram ao homem , sendo que já o vi a ter momentos muito bons, também alguns mais (o que é normal) mas não faz dele cepo.
Eu que adoro o Slimani também o vi falhar muito bons golos e momentos de cepo principalmente na primeira época por cá.

1 Curtiu

Ravanelli, percebo o teu ponto de vista. É igualmente genuíno. Apenas temos ideias diferentes. Agora sobre o sporar, acredito que ainda te faça mudar de ideias. Não que o aches super porque simplesmente não o é, mas… Também acredito que não te importas nada de veres que te enganaste :wink::wink:

O facto dele poder evoluir e melhorar em muitos aspectos não faz com que quem o critica esteja enganado.

Neste preciso momento, o jovem não joga puto, nem vale o dinheiro que se pagou por ele.

Como disse, noutra mensagem, eu vi o Slimani com os meus olhos. Portanto, este também pode melhorar na mesma escala, desde que esteja para aí virado.

Agora, que não vale o que se pagou, não vale.