André Marques

Grimi, pelo valor que foi nunca deveria ser contratado. E o que vão fazer não sei, eu espero muito deste miúdo e como tal só espero que jogue os melhores, independentemente dos nomes.

Os comentários do C. Manuel nem parecem de treinador!! Então o André tinha de cair em cima? Se foi compensar na zona central? Se cai logo ensina " entra a queima" ou é batido ou no mínimo faz penalti ! Tem de contemporizar tapar logo o cruzamento e esperar que a defesa se recomponha e que o trinco recupere aposição, como ele fez!! O problema é ninguém o fez como dever ser!!
Agora entendo por não arranja equipa para treinar!!! Nem parece que jogou a bola!

Exactamente o que eu pensei sobre a “culpa” do André no golo.
Carlão em grande… ::slight_smile:

Está certo que deveria temporizar, mas nunca como ele fez. Da maneira que se meteu (agachado e a andar para trás à medida que o inglês vinha avançando) errou em tudo: nem o fixou na indecisão (deu-lhe os segundos para ele pensar em tudo), nem o encaminhou para a linha de fundo ou obrigou a jogar mal. No fundo ofereceu-lhe a iniciativa, e isso nunca pode ser. É com os erros que se aprende.

Não achei que tivesse uma exibição por aí além. Não foi negativa mas também não foi nada do outro mundo, é normal que ainda não esteja fisicamente a 100%. Agora, é certo que é o lateral do plantel que me dá mais confiança actualmente. Indiscutivelmente.

Agradável surpresa a minha. À excepção do lance do golo não me recordo de uma situação que tenha falhado a defender, embora não tão certo a atacar. Acredito que tenha potencialidades para se tornar o lateral esquerdo de eleição, pelo menos neste início de época.

Sao vicios ganhos pelos tais laterais modernos. Isto é o que alguns treinadores incentivam a fazer , nao encostar no jogador senao sao comidos e provoca-se um grande desiquilibrio. Os comentarios do carlos manuel foram de bradar aos ceus , quando existiram outros culpados no lance.Ele fez aquilo que 99% dos laterais fazem naquela situacao.

Magestade, ele tem de ficar na posição entre media, o central na zona de finalização é que costuma dar a linha! O adversário não esta nessa zona e ele é o lateral e fez o que os laterais fazem é flectir para compensar os centrais. Ele não recuou e se da a linha de fundo esse tipo de cruzamento é mais difícil para a defesa. Isto na teoria!! Na pratica se não houver coordenação não há nada a fazer! Se tiver sorte intercepta o lance logo no cruzamento!!

erosscp, ele podia fazer as duas coisas, são duas formas de defender, a mim sempre me ensinaram que no 1 para 1 se deve dar a lateral, nunca o interior.

Agora o que ele fez foi uma falsa contenção, no fundo não estava a controlar nada pois o avançado só estava à espera da entrada de um companheiro, nem pressão teve. Ele recebeu a bola, parou, partiu para cima com a simulação, virou para o interior e fez o cruzamento.

A meu ver o André Marques deveria ter-se aproximado mais do avançado e tê-lo obrigado a jogar mal. Ou seja o avançado não deveria ter tido tempo para pensar naquela simulação que fez. O que ele fez verdadeiramente mal, foi caminhar para trás à medida que o avançado caminha para ele. Para a próxima já sabe! :great:

NOTA: estamos apenas a analisar o lance e não a fazer juízos de valor ao André Marques.

Pode vir a ter lugar na equipa. Os concorrentes para o lugar (Caneira e Grimi) não têm a facilidade com que o André Marques tem em partir para o ataque e a defender, pois a sua robustez também fará a diferença. Fez um jogo com raça.

Espero que continue a progredir.

Gostei sinceramente do seu tempo de entrada aos lances (excepção feita ao lance do golo mas aí seria perfeito)
Não é possível a um lateral evitar todos os cuzamentos para a área. Deveria era ter-se evitado a jogada que levou o jogador do NF à área e todos os outros que estavam em posição de marcar (parece-me que em superioridade numérica em relação aos defesas) ou seja, havia muita gente que já só atacava e não recuou para ajudar a defesa…e os ingleses no contra-ataque são mesmo assim!

Bom jogo!

Tirando o lance do golo, acho que esteve bem. É lateral para o futuro. Se aprender a defender com o Caneira e aprender a subir bem e a cruzar na linha, pode estar aqui o novo defesa esquerdo da selecção…e claro, do Sporting.

Não me convence!
Aliás, dos três jogadores que o Bento parece apostar para o lugar (ele, Caneira e Grimi) nenhum deles é jogador para um clube com as aspirações do Sporting. Se me perguntarem em qual deles apostaria, a resposta cairia sobre o André Marques, não porque o ache bom jogador mas sim porque enquanto sénior jogou pouco e tem muito para evoluir enquanto que o Caneira é “aquilo e aquilo mesmo” no seu estilo desenrasca e o Grimi é um bluff que nunca valeu 4 milhões e que nem de perto, nem de longe é uma mais valia para o nosso clube.

O Sporting precisava de ter contratado um defesa esquerdo de real valia e já feito para poder dar espaço ao André Marques para trabalhar e desenvolver-se na sombra como alternativa.

Completamente de acordo.
No meio da mediocridade, aposte-se naquele que tem maiores possibilidades de evoluir.

Tirando o lance de golo, achei que o A.Marques esteve muito bem defensivamente, chegando a tirar a bola ao seu opositor directo mais que uma vez ( ganhou-lhe a bola, não se limitou a cortá-la ).
Ofensivamente, a rever os cruzamentos pois a ligação com o médio-ala foi boa e alguns lançamentos longos que fez chegaram sempre ao destinatário.

Quanto ao golo, são contingências do futebol, pois foi o unico lance em que foi superado. Quantas vezes o foi P.Silva ? Mais que ele, teve foi a sorte de não dar em golo.

Julgo que podemos ter em A.Marques uma aposta para a posição de DE muito válida e não estou nada de acordo quando dizem que não tem valor para estar no plantel. Na minha opinião, tem e deve ser o titular.

Concordo com o Majestade na análise ao lance. O André Marques tinha de facto de fechar mais o espaço e não dar tanto como deu. Permitiu ao portador da bola ter visão de jogo e pensar ao entrar na área. Não lhe podia o espaço que deu, mas também não tinha de ir à queima, como é óbvio. Mas são situações de treino e aqui não tem a ver só com o defesa e portador da bola, mas com sérias dificuldades que nós temos quando perdemos a bola em fazer a compensação ofensiva - defensiva. Os nossos defesas têm sempre dificuldades em se posicionar e mandar nos lances deste tipo.

São aspectos que têm de ser trabalhados e vão sê-lo com certeza, pois este tipo de erros é sempre analisado ao pormenor e trabalhado.

Não entendo como conseguem ver no André Marques um jogador com qualidade para ser titular no SCP. Não tem decididamente, mas já o digo há muito tempo. Infelizmente ele joga pela falta de qualidade que temos na faixa esquerda. Caneira não é def.esq de raiz, Grimi não merece ser referenciado como ex-jogador do Milan. No entanto, até acho que estes 2 jogadores dão mais garantias que o Marques.

A meu ver o André Marques até fez uma exibição boa, só no lance do golo é que acho que ele devia ter pressionado mais o adversário, mas pronto, acho que comporto-se muito bem, a passar muito bem, e até defendeu bem, cortando umas boas bolas da parte do Notthigham Forest…

Acho que com muito trabalho consegue chegar longe, agora é esperar para ver os próximos jogos para ver como se comporta, pode ser titular, dependente das exibições que fizer daqui para a frente…