Já tinha visto, mas é mesmo doido o golo… :xock:
Penso que vencemos na Ucrânia
Vencemos sim!
21-25!
Bom resultado, tendo em conta que no ano passado tinhamos perdido com eles para o apuramento para o Europeu.
Bom resultado sim senhor
SL
Já tínhamos deixado boas indicações ao vencer a Turquia com um goal-average (ou goal-diference eheh) superior ao da Ucrânia. Esta vitória fora deixa boas perspectivas.
Infelizmente, não consegui acompanhar o jogo todo por isso não consigo tecer grandes comentários.
Que se consiga o apuramento e que nos calhe um sorteio mais “feliz” ![]()
Eu sei que é ser tendencioso ( :P), mas não consigo compreender como o Gilberto Duarte tem tão poucos minutos na selecção.
É até ao momento o MVP do campeonato, titularissimo (mesmo que inicialmente por causa da lesão de Wilson Davies) na equipa que é tri-campeã nacional e que se encontra novamente em 1º lugar, no 1º jogo frente à Turquia em tão poucos minutos fez três excelentes(!) golos, e mesmo assim praticamente não tem oportunidades.
A única razão para isso deverá ser somente a idade…
Mas apesar de ser a que menos compreendo, esta não é a única escolha esquisita por parte de Mats Olsson.
Acho que inúmeras opções do Mats são pelo menos questionáveis. Por exemplo, eu continuo a estranhar sobre o porquê do Pedro Spínola não ir à selecção.
Quanto ao Gilberto Duarte, bem, não quero fazer dele um sound-byte e acho que tem um grande futuro pela frente e efectivamente está a fazer um excelente campeonato. Mas não nos podemos esquecer que se calhar está tem sido a sua primeira época com maior utilização enquanto senior. Ainda há dois anos ele atuava mais tempo nos juniores que nos seniores e na época passada teve uma lesão complicada.
Naturalmente que temos de pensar “Têm de jogar os melhores” mas ao mesmo tempo, temos de ver que tem de haver um trabalho de continuidade (e se calhar também é por aqui que o Spínola não é chamado)… E penso não estar a cometer nenhum erro mas, o Gilberto Duarte há dois anos tinha de jogar na ponta-esquerda na selecção Sub-21, sendo que as primeiras opções para lateral-esquerdo eram o Rui Silva ou o Hugo Rosário.
Por último, há mais um aspecto importante para o seu bom rendimento que é a quase total ausência de pressão. O Gilberto parece-me um atleta mentalmente equilibrado, disciplinado e trabalhador pelo que sabe tirar um excelente proveito da utilização em momentos onde as partidas parecem já estar decididas.
Notem que não estou de modo algum a tentar desvalorizar o Gilberto.
Excelente jogo de Portugal contra um adversário dificil.
Destaque para o Fábio Magalhães que marcou 8 golos e talvez por ai se explique a pouca utilização do Gilberto Duarte, pelo menos neste último jogo…
Hugo Malcato: a sério que achas que o Spinola merecia ir à selecção? Eu não acho o Spinola superior ao Ferraz, ao Inácio Carmo ou mesmo ao Eduardo Salgado. O Claúdio Pedroso é claramente melhor que estes, mas de resto compreendo a aposta no Ferraz, por ser uma aposta de futuro.
Numa análise muito crua, baseando-me em golos, segundo dados do Andystat:
81 golos Spinola
68 golos João Ferraz
66 golos Eduardo Salgado
40 golos Inácio Carmo
33 golos Claudio Pedroso
Se a inclusão do Inácio Carmo não me surpreende se tiver em conta as tarefas defensivas (mas já surpreende pela idade), vejo no Spínola um lateral diferente dos outros 3 que são mais do tipo “Bombardeiro” - sobretudo o Ferraz.
Vide por exemplo a nossa época dourada, das competições internacionais entre 1997 e 2004, onde os laterais-direitos foram quase sempre o Filipe Cruz e o Luís Gomes. Dois jogadores de características diferentes e que adicionavam valências diferentes e que podiam ser utilizados consoante as situações de jogo.
Eu sei que não estás. :great:
É correcto dizermos que há dois anos fazia mais minutos nos juniores que nos seniores, mas ele estava presente na maioria dos encontros dos seniores também. Aliás, na época anterior a essa ele também era chamado várias vezes aos seniores sendo que, aí sim, não tinha muitos minutos.
Realmente nos sub-21 ele jogava a ponta-esquerda, e mesmo para os AA ele continua a ser chamado como ponta. No tal jogo frente à Turquia entrou para a ponta e só passado uns minutos é que entrou o Elledy Semedo para lateral e acabaram por trocar de posição.
O Gilberto tem melhorado imenso e é sobretudo por trabalho. Levou inúmeras “coças” por parte do Obradovic que o levavam a nessa altura ter-lhe um pó desgraçado…
mas foi muito graças a essas “coças” que neste momento está o jogador que está, e até o próprio admite que sem Obradovic não estava onde está.
É verdade que as escolhas para a sua posição, bem como a sua idade fazem com que não tenha tanto tempo de jogo na selecção o que acaba por ser perfeitamente aceitável.
O Gilberto é um poço de força (e acaba contrato este ano…) e que assenta maravilhosamente no estilo rápido e intenso do Obrado. Em ataque organizado ainda tem muitas dificuldades , principalmente na selecção de remate. Tem á sua frente o Fábio , que não tendo os atributos fisicos dele é muitíssimo mais talentoso , e que encaixa melhor na forma de jogar da selecção .
Verdade. Fábio tem um talento enorme, enquanto Gilberto apesar de também o ter foi mais baseado no trabalho. O Fábio teve a possibilidade de jogar durante muito tempo naquela que é talvez a melhor escola de formação do país, o ABC. Já Gilberto jogou grande parte da sua formação (veio para o porco com 17 anos) no modesto Lagoa. Atenção que não estou a tentar pôr-los em pé de igualdade, porque considero Fábio bem superior ainda.
Para a posição de lateral esquerdo, para além do Fábio ainda existem Elledy Semedo que pode jogar nessa posição, o próprio Bosko e o Wilson Davies que tem estado lesionado (este sim de um talento talvez superior ao do Fábio).
Sei bem que a concorrência para a posição é grande, e só demonstra a qualidade que Portugal tem vindo a ter nestes últimos anos que nos permite estar neste momento a lutar por um apuramento para o Europeu.
O meu 1º comentário foi mais por causa do excelente campeonato que o Gilberto tem vindo a realizar.
Realmente, estamos a assistir a uma geração de andebolistas muito boa. Tenho pena é que não consigam andar nas grandes competições europeias para ganhar experiência. Pois não é na Challenge que isso vai acontecer.
Mas estamos no bom caminho, eu sinceramente, pensava que a Ucrânia tinha melhor equipa que nós, mas a derrota em casa revela precisamente o contrário. Vamos lá ganhar amanhã e ficar apenas a um passo do Mundial. No playoff sim, é que as coisas vão ficar mais complicadas, porque podemos apanhar equipas do topo da Europa (excepto a Espanha e a França que já estão apuradas).
A selecção de Juniores A está neste momento a jogar com a França, onde precisa de golear para vencer o Torneio das 4 Nações, pois a Espanha venceu a Alemanha e tem uma boa vantagem de golos sobre nós. O nosso atleta Rui Silva está em alta já tendo 17 golos nos dois primeiros jogos de Portugal.
Resultados:
13/01/2012
- França 23-27 Alemanha
- Portugal 24-24 Espanha
14/01/2012
- Espanha 29-23 França
- Portugal 26-25 Alemanha
15/01/2012
- Alemanha 20-23 Espanha
- Portugal - França (a decorrer)
intervalo: Portugal 14-16 França
Rui Silva - 3 golos
João Gomes - 3 golos
Sérgio Barros - 1 golo
Luís Oliveira - 6 defesas
Nuno Gonçalves não marcou nenhum e Frederico Malhão não está no banco.
Estou fora de casa. Alguma alma caridosa que grave o jogo da seleccao por favor!
JUNIORES A: Portugal 28-31 França
Portugal perde assim o Torneio das 4 Nações para a Espanha. Leões: Rui Silva (5 golos), João Gomes (4 golos), Luís Oliveira (9 defesas), Sérgio Barros (1 golo). Nuno Gonçalves e Frederico Malhão não jogaram.
Estou fora de casa. Alguma alma caridosa que grave o jogo da seleccao por favor!
Gravar n consigo, mas se quiseres posso-te ir informando por sms :great:
Às 15h00 começa o jogo Portugal - Ucrânia, com transmissão na RTP2, onde participarão os nossos atletas Hugo Figueira, Fábio Magalhães, Pedro Solha e Pedro Portela. Força!