Andebol Masculino - Época 2022/2023 - Vencedores da Taça de Portugal

Não concordo. Se queres ser profissional, quanto mais depressa saires de clubes de baixa dimensão, melhor. Muitos dos clubes de andebol no Porto vivem de época a época com os próprios pais a terem que desembolsar muito dinheiro para manter um clube vivo. Eu lembro-me bem numa época em que era o meu pai a fazer de motorista para um jogo nosso em Aveiro. Ele no seu velhinho Fiat a ter que levar 14 putos sozinho para poder sequer haver jogo.

Muitos deles saem para Águas, Porto, Carvalhos, São Mamede porque simplesmente o nível é mais alto, não obrigam os pais a pagar o que quer que seja, jogam e treinam com jogadores acima do nivel e evoluem.

1 Curtiu

Criemos então campeonatos só com porto, Carvalhos, Gaia, Águas Santas e são Mamede. Acabemos com as outras equipas. Se quisermos ter uma visão mais global queremos ter mais equipas e mais fortes, as próprias seleções ganham com isso. Se tivermos mais miudos a jogar mais tempo a competir com boas equipas também eles evoluem. Por exemplo na equipa do meu filho não há nenhum canhoto. Saíram todos. De 3 pontas direitas só um é titular no Águas. Os outros estagnaram e quando os vejo a evolução foi quase nula. Outro ponta esquerda que era o melhor da equipa foi para o Águas agora joga na equipa B e nem é titular… Não evoluiu. Há jogadores que ficaram e agora são melhores do que ele.

Pronto, agora vai à equipa do teu filho e pergunta quantos é que de facto querem viver de andebol. Muitos deles vão dizer que não. Não é se podem ou não. É se querem. Muitos deles só estão em equipas para fazer desporto (o que não é algo mau, pelo contrário). Porém ajuda a não ter motivação treinar com gajos que se estão a cagar se no fim de semana ganham ou não.

O Gondomar (por exemplo), há uns anos fez uns pedidos ao Porto e tiveram o Rui Silva e Ricardo Moreira a darem treinos. Carlos Resende, idem. Isto, a bem ou a mal, motiva imenso a miudagem a tentarem seguir o caminho profissional e a aplicar-se.

Vão sempre haver putos que vão para Águas, Porto e afins que depois chegam à conclusão que não querem andebol e simplesmente deixam-se ir.

Isto vai acontecer sempre. E grande parte dos clubes sabem a sua posição na cadeia alimentar e vivem bem com isso. Podem as vezes surpreender com uma ou outra geração (o Academico do Porto e o Feirense são bons exemplos) mas sabem que no final, quem sonha viver disto vai dar o salto para o Gaia, ABC, Aguas, Porto, Carvalhos, Sao Mamede, etc

Se miudos querem evoluir, têm de treinar com os melhores. Muito bom jogador se perdeu por ficar demasiado tempo nas equipas mais pequenas e acabar por estagnar

Tal como quando chegam a seniores, os melhores vão para os grandes ou la para fora se quiserem viver disto. Ou é suposto o Sporting deixar os João Gomes desta vida no Aguas Santas para sempre?

Exacto.
Por exemplo, o Porto quando foi buscar o Ruben Sousa ao Gondomar, deu uns 500 euros e bolas para todos os escalões de formação. Para um clube daqueles, é imenso. Quando foram buscar o Tiago Sousa (o irmão), foi mais uns tostões e material de treino.

Obviamente. E alguma vez o Ruben Sousa tinha chegado a este nivel se ficasse no Gondomar até ao fim da formação?
O Gonçalo Vieira ou o Fabio Teixeira eram o que são se tivessem ficado para sempre no Santana?

O andebol de formação em Portugal está a funcionar muito bem e isso é uma das razões

1 Curtiu

https://www.record.pt/modalidades/andebol/detalhe/sporting-e-benfica-reforcam-se-na-islandia-para-a-proxima-temporada?ref=HP_DestaquesPrincipais
E já agora, Thorkelsson confirmado por um dirigente do Elverum segundo o Record

Um dos casos que conheço não é assim. Era um miúdo muito focado, fazia ginásio corria por iniciativa dele. O objetivo era ser jogador de andebol. Teve o azar de apanhar 2 pontas melhores que ele foi encostado à equipa B. Deixou de ter continuidade. Há jogadores que explodem mais tarde cada caso é um caso. Eu sou apologista de um limite de inscrições por equipa para evitar o açambarcamento de jogadores. Eu vejo o caso do meu miúdo estava tapado, os melhores saíram, e ele teve a chance de ganhar um lugar. Neste momento está melhor do que alguns que saíram para o Águas e Porto. Os outros deram um passo em frente e estagnar am. Miúdos que vão para o Porto sabem bem o que querem não vão para lá só para praticarem desporto. Querem mesmo fazer carreira, mas são tantos para poucos lugares que isso não chega.

O Ruben quando estava no Gondomar era lateral esquerdo. Defender não era com ele e digo que na altura nem era o mais talentoso da sua equipa. Mas bastou ficar focado, ouvir as pessoas certas e agora quem o viu e quem o vê

1 Curtiu

Isto é fácil…

Se perdemos, está entregue aos porcos.
Porco 66
Sporting 65
Lampiões 63

Se empatamos (no andebol é raro acontecer), temos de ganhar aos lampiões em casa e estes vão fazer o jogo da vida deles para estragar a nossa festa.
Sporting 66
Porco 65
Lampiões 63

Se ganhamos, “basta” ganhar os outros jogos e até podemos perder contra os lampiões.
Sporting 67
Porco 64
Lampiões 63

2 Curtiram

Com arbitragem portuguesa não acredito muito.

Ouvi o Ricardo Costa e não gostei do que ouvi

Manter-mo-nos no jogo?
Perceber que o jogo só se decide no fim?

Não ganhes tu uma boa vantagem inicial e no fim vem te queixar que levaste um parcial de 5 ou 6-0

No final do jogo vai valer tudo

Começam logo com o braço no ar, até aos braços na cara…

Na última hipótese que colocas temos de ganhar (ou empatar) com os lampiões na mesma… És aí campeão matematicamente… Nem podia ser de outra maneira…

Alguém sabe quem serão os ladrões?

O que o Costa quis dizer é que no 6:6 somos superiores (ou no mínimo batemos nos de igual para igual) … O pior será o porto a jogar 7:6…

E o que é que isso tem a ver com o que eu disse?

Eu disse que se o Porto sai na frente e estica, nunca mais os apanhas.

O Sporting se quiser ter uma palavra a dizer tem de ser ele a controlar o jogo

Eurico Nicolau, Ivan Caçador são os que têm a missão de dar o campeonato ao porto

2 Curtiram

Para mim é missão quase impossível… Expectativas abaixo de zero.

Com o plantel do início da época completo (Com Jens, Tidemand e Walczak disponíveis) a expectativa seria outra…

Não existem árbitros bons, mas podia ser pior…

Se fossem as gajas era pior🤣