Não concordo. Se queres ser profissional, quanto mais depressa saires de clubes de baixa dimensão, melhor. Muitos dos clubes de andebol no Porto vivem de época a época com os próprios pais a terem que desembolsar muito dinheiro para manter um clube vivo. Eu lembro-me bem numa época em que era o meu pai a fazer de motorista para um jogo nosso em Aveiro. Ele no seu velhinho Fiat a ter que levar 14 putos sozinho para poder sequer haver jogo.
Muitos deles saem para Águas, Porto, Carvalhos, São Mamede porque simplesmente o nível é mais alto, não obrigam os pais a pagar o que quer que seja, jogam e treinam com jogadores acima do nivel e evoluem.
Criemos então campeonatos só com porto, Carvalhos, Gaia, Águas Santas e são Mamede. Acabemos com as outras equipas. Se quisermos ter uma visão mais global queremos ter mais equipas e mais fortes, as próprias seleções ganham com isso. Se tivermos mais miudos a jogar mais tempo a competir com boas equipas também eles evoluem. Por exemplo na equipa do meu filho não há nenhum canhoto. Saíram todos. De 3 pontas direitas só um é titular no Águas. Os outros estagnaram e quando os vejo a evolução foi quase nula. Outro ponta esquerda que era o melhor da equipa foi para o Águas agora joga na equipa B e nem é titular… Não evoluiu. Há jogadores que ficaram e agora são melhores do que ele.
Pronto, agora vai à equipa do teu filho e pergunta quantos é que de facto querem viver de andebol. Muitos deles vão dizer que não. Não é se podem ou não. É se querem. Muitos deles só estão em equipas para fazer desporto (o que não é algo mau, pelo contrário). Porém ajuda a não ter motivação treinar com gajos que se estão a cagar se no fim de semana ganham ou não.
O Gondomar (por exemplo), há uns anos fez uns pedidos ao Porto e tiveram o Rui Silva e Ricardo Moreira a darem treinos. Carlos Resende, idem. Isto, a bem ou a mal, motiva imenso a miudagem a tentarem seguir o caminho profissional e a aplicar-se.
Vão sempre haver putos que vão para Águas, Porto e afins que depois chegam à conclusão que não querem andebol e simplesmente deixam-se ir.
Isto vai acontecer sempre. E grande parte dos clubes sabem a sua posição na cadeia alimentar e vivem bem com isso. Podem as vezes surpreender com uma ou outra geração (o Academico do Porto e o Feirense são bons exemplos) mas sabem que no final, quem sonha viver disto vai dar o salto para o Gaia, ABC, Aguas, Porto, Carvalhos, Sao Mamede, etc
Se miudos querem evoluir, têm de treinar com os melhores. Muito bom jogador se perdeu por ficar demasiado tempo nas equipas mais pequenas e acabar por estagnar
Tal como quando chegam a seniores, os melhores vão para os grandes ou la para fora se quiserem viver disto. Ou é suposto o Sporting deixar os João Gomes desta vida no Aguas Santas para sempre?
Exacto.
Por exemplo, o Porto quando foi buscar o Ruben Sousa ao Gondomar, deu uns 500 euros e bolas para todos os escalões de formação. Para um clube daqueles, é imenso. Quando foram buscar o Tiago Sousa (o irmão), foi mais uns tostões e material de treino.
Obviamente. E alguma vez o Ruben Sousa tinha chegado a este nivel se ficasse no Gondomar até ao fim da formação?
O Gonçalo Vieira ou o Fabio Teixeira eram o que são se tivessem ficado para sempre no Santana?
O andebol de formação em Portugal está a funcionar muito bem e isso é uma das razões
Um dos casos que conheço não é assim. Era um miúdo muito focado, fazia ginásio corria por iniciativa dele. O objetivo era ser jogador de andebol. Teve o azar de apanhar 2 pontas melhores que ele foi encostado à equipa B. Deixou de ter continuidade. Há jogadores que explodem mais tarde cada caso é um caso. Eu sou apologista de um limite de inscrições por equipa para evitar o açambarcamento de jogadores. Eu vejo o caso do meu miúdo estava tapado, os melhores saíram, e ele teve a chance de ganhar um lugar. Neste momento está melhor do que alguns que saíram para o Águas e Porto. Os outros deram um passo em frente e estagnar am. Miúdos que vão para o Porto sabem bem o que querem não vão para lá só para praticarem desporto. Querem mesmo fazer carreira, mas são tantos para poucos lugares que isso não chega.
O Ruben quando estava no Gondomar era lateral esquerdo. Defender não era com ele e digo que na altura nem era o mais talentoso da sua equipa. Mas bastou ficar focado, ouvir as pessoas certas e agora quem o viu e quem o vê
Se perdemos, está entregue aos porcos.
Porco 66
Sporting 65
Lampiões 63
Se empatamos (no andebol é raro acontecer), temos de ganhar aos lampiões em casa e estes vão fazer o jogo da vida deles para estragar a nossa festa.
Sporting 66
Porco 65
Lampiões 63
Se ganhamos, “basta” ganhar os outros jogos e até podemos perder contra os lampiões.
Sporting 67
Porco 64
Lampiões 63