Depois de um ano em que espero que a maior parte do Sportinguistas tenha acordado para esta modalidade abro este tópico com um a desafio todos os Sportinguistas, de modo a adquirirem Gamebox para todos os jogos do Sporting.
Gamebox para os jogos de andebol que inclui:
18 JOGOS (CAMPEONATO + JOGO DA CHALLENGE CUP) POR 35€
Já há algum tempo que se deu a renovação de 3 jogadores importantes como é a jovem promessa Pedro Portela (2012), o GR Humberto Gomes e a de Bosko Bjelanovic (estes dois até 2011).
Estão confirmados oito reforços:
Pedro Solha (ex Águas Santas)
Hugo Rocha (ex ABC)
Vladimir Petric (ex Cuenca)
Pedro Seabra (ex São Bernardo)
Henrique Carlota (ex Belenenses)
Fábio Magalhães (ex ABC)
Mitja Lesjak
Carlos Galambas (livre)
Saídas:
Vladimir Bolotskih (Madeira SAD)
Pedro Cruz (Águas Santas)
Zarko Pejovic
Joel Rodrigues (Sporting da Horta)
Nuno Roque (lampiões)
Vasyuk
Hugo Canela (Belenenses)
Plantel 2009/2010:
Humberto Gomes GR, 31 anos
José Lopes GR, 21 anos
Henrique Carlota GR, 19 anos
Ricardo Correia GR, 32 anos
Pedro Solha PE, 27 anos
Ricardo Dias PE, 28 anos
Pedro Jorge PE, 20 anos
João Pinto II LE, 20 anos
Bosko Bjelanovic LE, 23 anos
Hugo Rocha LE, 26 anos
Pedro Seabra C, 19 anos
Fábio Magalhães C, 21 anos
Vladimir Petric LD, 33 anos
João Pinto LD, 28 anos
Pedro Portela PD, 19 anos
Fernando Nunes PD, 34 anos
Bruno Moreira P, 23 anos
Mitja Lesjak P, 30 anos
Carlos Galambas P, 37 anos
Nota para o fim da LPA. O próximo campeonato terá 12 equipa e ficará sob organização da Federação Portuguesa de Andebol. (http://fpandebol.sapo.pt/)
A continuidade do Portela, do Bosko e do Humberto são certas, também renovaram contratos esta época. O Bruno Moreira e o João Pinto também ainda têm contrato.
Nas saídas falta-te o Hugo Canela que penso estar confirmado.
Nota importante para o fim da Liga de Andebol. Ao que parece o próximo campeonato terá 12 equipas e será feita pela Federação. Algo que poderemos confirmar em breve.
Posso estar enganado mas penso que o pavilhão do Inatel apenas tem lugar para 600 pessoas. Alguém me corrija se estiver enganado mas se assim for é péssimo em determinados jogos.
Há hipótese do próximo campeonato de andebol ter 12 equipas , com a primeira fase a ter 22 jornadas e a fase final ter 10 jornadas a disputar a 2 voltas entre os 6 primeiros com 50% dos pontos da 1a fase (arredondado À centésima)…e com os 6 últimos a jogar play-out … parece que ainda vai haver votação … já que para o ano já não haverá Liga .
Isso é o regresso ao modelo antigo. Sinceramente nao gosto e nunca gostei. Ou é uma prova de regularidade , ou playoffs . Agora essa 2a fase é quase um misto das duas. A diferenca pode ser tao grande que vencer fora pode nao chegar.
Do ponto de vista do espectaculo é sempre interessante pois leva a vários confrontos entre as melhores equipas , mas quase que acaba por ser esta Liga actual da LPA , com menos duas equipas , e com formacoes a partirem com pontos de vantagem.
O bom de tudo isto é o aumento do numero de equipas. O numero actual é muito reduzido e levava sempre a um calendário muito magro.
Retirar os playoffs não me parece uma medida muito acertada, é o ponto alto da época e atrai sempre muita imprensa e publico. É impossível descurar este factor nas modalidades. As grandes enchentes são nestes jogos, nas negras, nas reviravoltas nas eliminatórias, torna tudo mais imprevisível.
Aliás, no basquetebol exploram (ou exploravam) ao máximo: até à final era à melhor de 5 e a final era à melhor de 7.
Já o play-out parece-me não ter razão de ser, só serve para aumentar as despesas das equipas mais fracas, que por sua vez também não dão grandes espectáculos.
Com 12 equipas, podiam fazer a Fase Regular a 2 voltas onde os 8 melhores passam ao playoff. É o mais tradicional, mas acertado.
O playoff acaba por ser mais emocionante, uma segunda fase traz mais jogos, mais competitividade e, se forem bem publicitados, mais adeptos nas bancadas. Ambos têm prós e contras.
Preocupa-me a questão do Pavilhão do Inatel. Com lugar apenas para 600 espectadores, não sei o que pensa o Sporting fazer nos jogos mais mediáticos.