Andebol 2009/2010

Depois de um ano em que espero que a maior parte do Sportinguistas tenha acordado para esta modalidade abro este tópico com um a desafio todos os Sportinguistas, de modo a adquirirem Gamebox para todos os jogos do Sporting.

Gamebox para os jogos de andebol que inclui:

18 JOGOS (CAMPEONATO + JOGO DA CHALLENGE CUP) POR 35€

Já há algum tempo que se deu a renovação de 3 jogadores importantes como é a jovem promessa Pedro Portela (2012), o GR Humberto Gomes e a de Bosko Bjelanovic (estes dois até 2011).

Estão confirmados oito reforços:

• Pedro Solha (ex Águas Santas)
  • Hugo Rocha (ex ABC)
  • Vladimir Petric (ex Cuenca)
  • Pedro Seabra (ex São Bernardo)
  • Henrique Carlota (ex Belenenses)
  • Fábio Magalhães (ex ABC)
  • Mitja Lesjak
  • Carlos Galambas (livre)

Saídas:

• Vladimir Bolotskih (Madeira SAD)
  • Pedro Cruz (Águas Santas)
  • Zarko Pejovic
  • Joel Rodrigues (Sporting da Horta)
  • Nuno Roque (lampiões)
  • Vasyuk
  • Hugo Canela (Belenenses)

Plantel 2009/2010:

• Humberto Gomes GR, 31 anos
  • José Lopes GR, 21 anos
  • Henrique Carlota GR, 19 anos
  • Ricardo Correia GR, 32 anos
  • Pedro Solha PE, 27 anos
  • Ricardo Dias PE, 28 anos
  • Pedro Jorge PE, 20 anos
  • João Pinto II LE, 20 anos
  • Bosko Bjelanovic LE, 23 anos
  • Hugo Rocha LE, 26 anos
  • Pedro Seabra C, 19 anos
  • Fábio Magalhães C, 21 anos
  • Vladimir Petric LD, 33 anos
  • João Pinto LD, 28 anos
  • Pedro Portela PD, 19 anos
  • Fernando Nunes PD, 34 anos
  • Bruno Moreira P, 23 anos
  • Mitja Lesjak P, 30 anos
  • Carlos Galambas P, 37 anos

Nota para o fim da LPA. O próximo campeonato terá 12 equipa e ficará sob organização da Federação Portuguesa de Andebol. (http://fpandebol.sapo.pt/)

A continuidade do Portela, do Bosko e do Humberto são certas, também renovaram contratos esta época. O Bruno Moreira e o João Pinto também ainda têm contrato.

Nas saídas falta-te o Hugo Canela que penso estar confirmado.

Nota importante para o fim da Liga de Andebol. Ao que parece o próximo campeonato terá 12 equipas e será feita pela Federação. Algo que poderemos confirmar em breve.

Tinha conhecimento dessas renovações apenas não as coloquei, porque não :lol: mas já estão adicionadas tal como esse nota final.

Desconheço é a situação do Vasyuk. Assinou apenas por uma época e até agora nada de renovação.

É no andebol ou no futsal, que se falava que iria deixar de haver play-offs?

Desconheço. Mas penso que nem num nem noutro, até porque não faz muito sentido.

É o andebol. Mas ainda não existem decisões.
Aliás, o próprio Paulo Faria na entrevista que dá no final do jogo refere isso do playoff:
“… procurando as vantagens directas no playoff – caso exista – e proporcionarmo-nos uma oportunidade ainda melhor para sermos campeões”
http://www.sporting.pt/Info/Modalidades/Andebol/Noticias/noticiasandebol_andpaulofariadec_230509_50835.asp

A saida do Canela para o belém não está certa ainda. Disse-me o próprio

Emendado.

Outra questão que gostaria de ver esclarecida é onde vai ser a nossa casa.

Se continua no Casal Vistoso, ou se com o acordo feito com o Inatel, passamos a jogar no pavilhão do complexo desportivo 1º de Maio.

Tudo indica que será no Inatel. Foi o que foi anunciado quando fizemos o acordo com eles.

Posso estar enganado mas penso que o pavilhão do Inatel apenas tem lugar para 600 pessoas. Alguém me corrija se estiver enganado mas se assim for é péssimo em determinados jogos.

Eu já estive nos dois pavilhões e confirmo que o do Inatel é mais pequeno, mas também para os jogos da época regular deve chegar.

Nao deve fugir desse valor. Se chegar a metade da lotacao durante a época já ficava surpreendido.

Há hipótese do próximo campeonato de andebol ter 12 equipas , com a primeira fase a ter 22 jornadas e a fase final ter 10 jornadas a disputar a 2 voltas entre os 6 primeiros com 50% dos pontos da 1a fase (arredondado À centésima)…e com os 6 últimos a jogar play-out … parece que ainda vai haver votação … já que para o ano já não haverá Liga .

S:L.

Isso é o regresso ao modelo antigo. Sinceramente nao gosto e nunca gostei. Ou é uma prova de regularidade , ou playoffs . Agora essa 2a fase é quase um misto das duas. A diferenca pode ser tao grande que vencer fora pode nao chegar.

Do ponto de vista do espectaculo é sempre interessante pois leva a vários confrontos entre as melhores equipas , mas quase que acaba por ser esta Liga actual da LPA , com menos duas equipas , e com formacoes a partirem com pontos de vantagem.

O bom de tudo isto é o aumento do numero de equipas. O numero actual é muito reduzido e levava sempre a um calendário muito magro.

Retirar os playoffs não me parece uma medida muito acertada, é o ponto alto da época e atrai sempre muita imprensa e publico. É impossível descurar este factor nas modalidades. As grandes enchentes são nestes jogos, nas negras, nas reviravoltas nas eliminatórias, torna tudo mais imprevisível.

Aliás, no basquetebol exploram (ou exploravam) ao máximo: até à final era à melhor de 5 e a final era à melhor de 7.

Já o play-out parece-me não ter razão de ser, só serve para aumentar as despesas das equipas mais fracas, que por sua vez também não dão grandes espectáculos.

Com 12 equipas, podiam fazer a Fase Regular a 2 voltas onde os 8 melhores passam ao playoff. É o mais tradicional, mas acertado.

O playoff acaba por ser mais emocionante, uma segunda fase traz mais jogos, mais competitividade e, se forem bem publicitados, mais adeptos nas bancadas. Ambos têm prós e contras.

Preocupa-me a questão do Pavilhão do Inatel. Com lugar apenas para 600 espectadores, não sei o que pensa o Sporting fazer nos jogos mais mediáticos.

O playoff é muito mais emocionante, eles podiam era aumentar o n de jogos, passar a ser à melhor de 5, por exemplo.

Essa era sem dúvida a melhor medida.

Seja que esquema for, para a próxima época os jogos da época regular vão ter pelos menos mais um adepto que o ano passado! :great:

:offtopic:

Candeias nos orcs.