Analise aos reforços 2007/2008

Criei este tópico por pensar ser importante um tópico onde possa ser reunida todas as opiniões sobre os nossos novos craques. O nosso Sporting contratou esta época mais jogadores do que o habitual, sendo 8 as caras novas, mais o júnior Adrien Silva.

Aqui fica a minha opinião:

Stojkovic - Mostrou enormes qualidades, nomeadamente no ultimo jogo, visto que até aqui não havia tido qualquer jogo de grau de dificuldade mais elevado, mas frente aos benfas, em duas ocasiões, mostrou muita qualidade, com duas defesas espectaculares.

Gladston - Defesa muito impetuoso e guerreiro. Penso que este é sem duvida uma mais valia para a equipa. Concorrência à altura para Tonel.

Pedro Silva - Apenas um jogo realizado, no entanto com um muito bom desempenho. Teve alguns momentos em que complicou, é certo, mas com alguns ajustes poderá tornar-se num lateral muito útil de qualidade assegurada. Bom na transição defesa ataque e vice versa, ágil, criativo, guerreiro e com sentido de posição.

Izmailov - Jogador com uma técnica interessante, tendo no entanto na sua indisciplina táctica um ponto desfavorável. No entanto, na ultima partida fez um jogo com menos pormenores técnicos assinaláveis que o habitual, mas por outro lado, e mais importante no momento, começou a demonstrar alguma cultura táctica, especialmente na segunda parte. Além disso, desempenha um trabalho muito assinalável, no apoio defensivo.

Derlei - Tem ainda tudo para mostrar… Pouco ou nada se viu ainda deste que é dos mais polémicos reforços.

Vukcevic - Jogador no qual deposito interminável confiança. Nota-se contudo, que tem algumas dificuldades em actuar no vértice esquerdo do lozangulo, visto que a sua impressionante complexão física, não lhe permite com a vivacidade de outros fazer todo o corredor esquerdo, até porque, apresenta igualmente algumas carências em transportar a bola com velocidade. Parece um jogador claramente para jogar na posição 10, junto à área adversaria.

Marian Had - Pouco pôde ainda mostrar. Jogador desconhecido e sem grandes referências. espera-se no entanto que demosntre qualidades suficientes para se afirmar como titular, e não é muito difícil…

Purovic - Ponta de lança alto, com sentido de golo, embora sem o mostrar ainda no nosso Sporting… Espera-se que funcione como complemento a Liedson e possibilite um jogo diferente…

Stojkovic-Um excelente reforco.Necessitavamos de um keeper e da forma repentina que o contratámos após a saida do Ricardo nunca pensei que o Cácá nos apressentasse um guarda-redes com tanta qualidade que ainda por cima é muito jovem.Contratacao 5 estrelhas… :rotfl:

Pedro Silva-Pelo pouco que vi dele parece nao ser apenas um tapa-buracos…gostei mas ainda tem que provar tudo para ser considerado um bom reforco.

Gladstone-Embora eu nao goste nada do estilo de jogar dele tenho de dizer que também ele é um bom reforco.Muito útil para substituir o Polga ou o Tonel quando for preciso…e nao sei se nao vai tirarao lugar ao Tonel no decorrer do campeonato.

M.Had-Parece bom jogador.Nao tem um pé esquerdo tao bom como o Tello mas espero que ele mostre muita seguranca a defender e consiga ajudar no jogo ofensivo quando for preciso.

M.Izmailov-Jogador rápido,explosivo e com boa técnica.Espero que consiga mostrar todo o seu potencial ao longo da época.

Vukceviv-Muito talento no pé esquerdo.Cabe ao PB transformar este talento num verdadeiro reforco.

Derlei-Já nem sei o que pensar sobre o Derlei.Gosto de algumas combinacoes que faz com os companheiros de equipa mas nao era um Derlei que precisavamos para fazer companhia ao Liedson…

Purovic-Ainda nao vi practicamente nada dele mas parece óbvio que nao é um jogador para vir buscar jogo atrás.Espero que seja o finalizador que tanto precisamos nesta equipa.

P.Renato-Para quarto central penso que é uma boa opcao.Fez uma boa época no Massamá e tem um precurso invejável nas camadas jovens do SCP e de Portugal.Com jogadores como ele,Semedo e Carrico nao precisamos de contratar ninguém para quarto central.
Como nao se aposta no Semedo e o Carrico ainda nao tem experiencia no futebol sénior P.Renato recebe esta oportunidade.

Adrien Silva-MELHOR REFORCO 2007/08!!!

Eu também voto no Adrien Silva. É o único que dão deixa nenhumas dúvidas. Pode não ser este ano (mas eu acho que é…), mas é ÓBVIO que vai ser um grande jogador dentro de muito pouco tempo. Repararam na forma como ele bateu o penálti no jogo com o Bétis e sobretudo a serenidade que demonstrou depois de o converter. Acho que Paulo Bento ainda está com dúvidas, mas sem razão: é apostar no Adrien já! Afinal, não é só em Inglaterra a na Holanda que um jogador de 18 anos pode ser titular.

também acho o Adrien um soberbo jogador, com certeza que é o nosso futuro, e que futuro!!! Simplesmente não o coloquei na sondagem, por querer avaliar apenas o estado de apreciação dos novos elemnetos, sabendo que caso o Adrien consta-se nesta sondagem, provavelmente desequilibraria bastante a votação…

Não vou fazer uma análise detalhada como alguns dos foristas já fizeram, mas pelo o que vi no domingo, no jogo do SCP contra o SLB, penso que o guarda-redes Stojkovic foi uma contratação justificada e conseguida. Fez duas defesas muito boas, o que pode ser o inicio de um grande campeonato (ou não :inde:).
Não entendo porque o Derlei foi para o SCP se na época passada não jogou grande coisa no SLB, mas enfim…é esperar para ver. Pode ser que seja acometido de genialidade e começe a jogar como jogava na era Mourinho. Não se pode esquecer que Derlei já conquistou a Liga dos Campeões e a Taça UEFA de seguida. Pode ser que aconteça isso este ano com o SCP. É só :pray:
Os outros reforços não conheço, por isso não vou opinar. Mas deixo uma última observação para o Adrien Silva, que acompanhei nalguns jogos na época passada. O rapaz tem um grande futuro pela frente.Gostei muito de o ver jogar, como também o Daniel Carriço. Espero que o Paulo Bento aposte nele.

De todos, o que gostei mais foi o Stojkovic, até agora não demonstra grandes lacunas, adaptou-se bem, e para altura que tem parece-me bastante elastico.

Pedro Silva, lembro-me dele na Académica e sempre o achei bom jogador, e como ele já jogou na esquerda, se o (Ji)Had for barrete, acho que este é a melhor opção para esse sector.

Izmailov parece craque, só epsero que seja constante.

Adrien parece-me um ENORME jogador, não muito diferente do Veloso em termos de qualidade.

O resto não tenho grande coisa a dizer…

O que distingue o Adrien do Veloso para mim é a entrega ao jogo do Adrien.Quer estar em todas,mostra sempre muita garra e luta muito pela bola.O Veloso nesse capitulo demonstra muitas vezes tiques de vedeta.Quando o Veloso correr mais e mostrar mais garra para querer ganhar todas as bolas no meio-campo será jogador para um ManU,Real ,etc…
Mas em termos de qualidade técnica visao de jogo o M.Veloso já está muito evoluido e ainda é superior ao Adrien nesses aspectos.

Seja como for ,quem me dera ter dois trincos destes por muitos anos no Sporting… :pray: :pray: :pray: :pray:

E a seguir, sem contar com emprestados, chegam o André Santos e sobretudo o Diogo Amado! :smiley:

O Stojkovic e o Izmailov foram os reforços que melhores indicações deram (sem contar com o Adrien Silva, claro).

Porém, votei no Pedro Silva porque estou convencido que foi um grande reforço para o Sporting. Lembro-me dele do tempo da Académica e já na altura dizia que o Sporting deveria tentar contratá-lo (e lembro-me de portistas a dizerem que o FCP o devia contratar). É um defesa completo: defende bem, tem boa técnica, é relativamente rápido, centra e remata bem (ainda não o mostrou aqui, mas mostrou-o no Brasil).

Parece-me que este ano, ao contrário dos anteriores, os reforços apresentam alguma qualidade indescutivel. No entanto, a escolha dos mesmo não apreenta medidas muito criteriosas, visto que quer Izmailov, quer Vuckcevic são jogadores para as mesmas posições apesar de terem caracteristicas diferentes. Analisando agora de uma forma mais detalhada:

Stojkovic – É, e sempre foi um excelente guarda-redes. Tem os seus pontos fracos, como qualquer jogador, mas apresenta um conjunto enorme de qualidades começando na sua idade e terminando na sua evolução futebolistica. Já o acompanho há algum tempo e repito, que é bem melhor que o Ricardo. Foi uma boa contratação, não só pela qualidade do jogador como pela rapidez de processos.

Pedro Silva – Sinceramente, pensava que este jogador era apenas uma contratação para fazer numero, face ás exigências cada vez mais apertadas perante a ausencia de dois laterais. Apesar de apenas ter feito um jogo, evidenciou qualidades no transporte de bola, saida para o ataque e defesa no um para um. Forte fisicamente, dotado tecnicamente e ao que parece detentor de um bom remate. Se os apontamentos que demonstrou no primeiro jogo forem para manter e quiçá aperfeiçoar, ficamos bem servidos.

Marian Had – O unico defeito que lhe vejo e neste aspecto é um tanto ou quanto identico ao Pedro Silva, é ter começado bem na primeira parte mas com o decorrer do tempo ter regredido, até mesmo mentalmente. Começou fresco, boa desenvoltura ofensiva, boas subidas no terreno, alguns cruzamentos (ainda que mal medidos) e instransponivel defensivamente. No entanto, apresentou igualmente lacunas graves que podem por em causa o clube, sobretudo devido ao excesso de agressividade. Cometeu um penalty clarissimo e minutos depois fez-se claramente ás pernas do jogador. Com tanta porrada, quem saiu machucado foi ele. A rever!

Gladstone – Excelente central, muito bom no jogo áereo, bom poder de antecipação, agressivo quanto baste, lider e desenvolto na partida para o ataque. Para mim está encontrado o companheiro do Polga. Nunca engraçei muito com o Tonel, parece-me eficaz mas pouco mais que isso e vejo no Gladstone qualidades capazes de fazer a diferença. Para além disso, se o menino Polga resolver começar a fazer birrinhas outra vez, já temos um substituto (mesmo não tendo a mesma qualidade, já garante coesão defensiva).

Izmailov – Ainda não sei bem o que pensar deste rapaz. Vê-se que ele gosta de jogar um pouco para todo o lado, mas há conta das suas irresponsabilidades tácticas, obriga os seus companheiros a fazerem dobras constantemente, ficando assim um trio ofensivo no meio campo em constante rotação. Se o Paulo Bento diz que o teu lugar é a medio interior esquerdo, é aí que tu tens de jogar. Já deu para perceber que aquela não é a sua posição e mantenho o que sempre defendi, ele é um numero 10 com as caracteristicas do Romangoli (a partir do meio, deambula para qualquer uma das alas). A unica luz ao fundo do tunel, é a posição de médio interior direito.

Vuckcevic – Outro jogador que está a ser mal aproveitado. O lugar dele é nitidamente a numero 10. Numa das alas, perde-se a sua imaginação e visão de jogo, para além de que não tem a velocidade necessária para fazer uma das alas durante 90 minutos. É demasiado lento e pesado, apesar de ter um drible curto mas extremamente eficaz duvido muito que perante alguns defesas a sério, consiga fazer estragos. Basicamente temos Romagnoli (10), Izmailov (10) e Vuckcevic (10). Tudo o resto vão ser as tão famigeradas adaptações do Paulo Bento.

Purovic – Ainda não lhe vi um lance que me enchesse o olho, nem muito menos um pormenor técnico que me garantisse alguma qualidade no rapaz. Tenho pena de dizer isto mas se quisermos ser sinceros, o rapaz apenas tem uma qualidade (altura). Boa envergadura não tem porque devia ter um peso proporcional à sua altura, bom jogo de cabeça tambem ainda não vi, capacidade de jogar bem com os pés não tem (convenhamos, que gajos com um 1,90m a jogar bem à bola com os pés, são escassos e caros devido à sua raridade), instinto matador deve ser uma piada e como se tudo isto não bastasse, o Paulo Bento mete-o a ir buscar jogo atrás. Se nos podemos servir de algum modo deste gajo, ao menos que o ponham parado na área a receber bolas altas.

Derlei – Já muito falei sobre ele e não concordo com a sua contratação. No entanto, parece estar a subir de forma com o passar do tempo e é isso que se pede. Foi o unico ponta de lança (sem ser o Liedson) que já marcou um golo e tem revelado mais agressividade com o decorrer do tempo. Ou isto corre muito bem, ou corre muito mal.

votei no estojo, é o único que já provou alguma coisa, safando-nos várias vezes.

Quanto ao pior… que também o gostaria de eleger… e para não dizerem que malho sempre no Freitinhas… é o Renato, o puto. Não sei se estou a cometer enorme injustiça mas não vejo ali qualidade para lado nenhum, quando mais para o Sporting.

Até agora e pelo que tenho visto, o meu voto vai para o Stoj.

Vê-se que tem qualidade e tem demonstrado isso em algumas partidas. Os outros vejo qualidade neles, mas acho que com o tempo vão mostrar mais do que aquilo que mostraram.

Aquele que também não me caiu no goto foi o Paulo Renato. Infelizmente também não vejo ali nada de especial. :arrow:

Até agora, Stoj.

Nem sequer há duvidas. Vladimir Stojkovic! 8) Vai ser uma grande mais valia no nosso clube!

Não concordo nada com essa análise ao Miguel Veloso. Se há jogador que se destacou na época passada por ter uma entrega ao jogo a 100% esse jogador era o Miguel Veloso. É um jogador que se empenha no jogo com muita intensidade, vendo-se bem a sua frustração quando as coisas lhe correm mal. Não encontro mesmo esses tiques de vedeta de que falas.

Concordo!

O Veloso é o nosso sr 30 milhões! Em forma, ninguém o tira do 11!

Também acho que o Veloso é aplicado, simplesmente nesta pré-época não está em muito boa forma física (engordou uns quilinhos) e dá a ideia que corre menos. Mas voltará ao nível dele!

Para já Stojkovic, Gladstone e Izmailov parecem ser apostas acertadas, apesar do brasileiro ter em Tonel um obstaculo dificil de superar.
Vukcevic deu algumas boas indicações.
Had, Pedro Silva e Purovic ainda jogaram pouco para se poder tirar uma conclusão.
Derlei ainda não superou as desconfianças.
E Adrien Silva parece ser um valor seguro que mais jogo menos jogo será titular

Estou a gostar imenso deste Stojkovic,está a cumprir muito bem a tarefa de substituir o Ricardo(como se fosse muito dificil :lol:,enfim).
É alto e bastante ágil e elástico,para as qualidades que tem mostrado fizemos um óptimo negócio em consegui-lo por apenas 2 M.E em caso de lesão ou nos jogos da taça da liga temos Rui Patrício como substituto,um substituto de luxo portanto.

Gladstone -Vai ser uma grande dor de cabeça para PB para encontrar o parceiro de Polga,talvez acabe por ser o Tonel no inicio da época mas talvez com o decorrer do campeonato as coisas mudem,temos aqui um central bastante agressivo e forte fisicamente,bom jogo de cabeça e boas antecipações,é tudo o que se quer num central.
E caso haja problemas com o Polga Gladstone e Tonel formarão também uma boa dupla.Pelo menos até agora tem-me parecido um bom investimento.

Had e Pedro Silva - Jogaram muito pouco mas pelo menos o Eslovaco deverá ter lugar no onze.
Caso seja (outro :slight_smile: flop PB pode tentar adaptar o Pedro Silva para o lado esquerdo,vamos ver…
Deviam estar os dois em melhores condições físicas pois vieram de campeonatos que já estavam a decorrer,mas isso resolve-se.

Izmailov - Na minha opinião a nossa melhor contratação a par do Guarda-Redes, e poderá revelar-se mesmo em um substituto para o Nani, consegue por imensa velocidade no nosso jogo alem da imensa técnica que tem mostrado ter,infelizmente tem muita indisciplina táctica,deixa muitas dobras por fazer e se por azar só temos o Ronny para defesa esquerdo(é melhor nem pensar nisto :lol:)

Vuckcenic -A sua posição de origem é nitidamente a nº 10 pois não é muito( mas talvez obtenham-se bons resultados com ele na esquerda visto ser esquerdino,mas pareceu-me um pouco igoista e ainda pouco adaptado ao pais e ao clube.
Ouvi dizer também que tem um feitio algo difícil de lidar,vamos ver como PB lidará com isso.

Purovic - Não vi ainda nenhum lance do outro mundo feito por este homem, mas ele vai ser bom a atrair a atenção dos defesas para ele para deixar o Liedson mais folgado e menos pressionado,são essas as suas características,não é aquele goleador nato como esperavam mas talvez saia daqui um jogador extremamente util.

Derlei -Tem muito para mostrar e sinceramente não sei se ainda tem esfoto para ser o parceiro do Levezinho,mas pelo menos tem mostrado força de vontade para que as coisas corram de forma diferente de como correram no enfique.Mas só força de vontade não chega ::).

Adrien - É o sucessor natural do Veloso para quando este sair,mais um prodígio da nossa academia.
Se aparecer todos os anos um jogador com este talento estamos bem servidos!