Análise Leonina: Académica de Coimbra

Jogam em 4-2-3-1

Infelizmente não tenho prestado muita atenção aos Estudantes e não posso dissecar muito sobre a sua táctica ou provável XI excepto a sua defesa (sector ao qual presto mais atenção em todas as equipas).

Na minha opinião vamos ter este Back-4:

Nuno Luis-------Hugo Alcântara-------Danilo-------Sarmento

Nuno Luis: 31 anos, 176 ctms, 76 Kgs.

Hugo Alcântara: 26 anos, 190 ctms, 85 Kgs.

Danilo: 25 anos, 184 ctms, 78 Kgs.

Sarmento: 20 anos, 180 ctms, 69 Kgs.

Média de altura do Back-4: 182,5 ctms

Média de peso do Back-4: 77 Kgs.

A dupla de laterais tem razoavel estatura fisica (média de 178) mas os recentes problemas de sofrer golos de cantos têm acontecido apesar de o habitual titular Ezequias ser ainda mais alto (180). A ver vamos se o Professor Nelo Vingada nos faz o favor de colocar o jovem Sarmento na direita e o ainda mais jovem Vitor Vinha (19 anos) na esquerda apesar de este último tal como Sarmento não ser defesa.

O provávelmente lateral direito Filipe Sarmento é mais extremo-direito que outra coisa portanto com a sua falta de rotina na marcação, cortes, cultura táctica de posicionamento e antecipação seram em principio abaixo da média, para além disso tem 20 anos e o ano passado não jogou além de 5 jogos portanto o lateral direito será em principio um ponto a explorar e a pressionar pela ofensiva Leonina.

Nuno Luis estará na esquerda, este jogador formado no Sporting com 31 anos e 76 Kgs dispersos por 1,76 de altura está claramente algo pesado para um jogador que tem que fazer o corredor todo e carregar com tarefas de marcação. Proponho a Paulo Bento que coloque o Carlos Martins a interior-direito para que este possa usar o seu sprint explosivo contra o seu marcador directo Nuno Luis.

Dupla de centrais tem uma média de 187 e 81,5 Kgs mas a verdade é que a estatura de Alcântara em nada tem impedido a Académica de sofrer golos de cantos ou “bolas altas” umas atrás das outras. Muitos pensam que a estatura de Alcântara lhe confere autoridade no jogo aéreo mas nada está mais errado. Alcântara tal como Luisão é simplesmente um bom central de marcação zonal embora seja a melhor a jogar com bolas rasteiras que o “cabeça de cone”.

Segundo me disse o Tio do Zé Castro esta semana parece que o “babyface” não estará pronto a tempo de actuar Vs o Sporting.

André

Ter também atenção ao Roberto Brum, excelente jogador e com um bom remate, também ao Dionattan que pode desiquilbrar, e ao Joeano que acabou de marcar 3 golos.
Mas penso que temos condições para vencer até porque nem jogamos em condições adversas ao nosso futebol. Pelo contrário, até são bem propicias ao nosso estilo de jogo.