Análise do Winning Eleven 9 (futuro Pro Evo Soccer 5 na Eur)

sabendo que existem aqui fans do jogo deixo a análise do Winning Eleven 9 que fiz para o site proevolutionsoccer.com.pt, enjoy.

Winning Eleven 9: o que WE8/PES4 devia ter sido e não foi

Pois é, é esta a impressão que fica no final de uns jogos de winning eleven 9, o sucessor de WE8 e base de lançamento ao PES5 lá mais para a frente. Esta conclusão é motivada em grande parte pelas poucas mudanças gráficas no jogo, que se assemelha muito à edição enterior, com excepção de poucas mas importantes mudanças referidas em seguida. Comecemos então pelas “frivolidades” gráficas para depois espremer o fruto e falar do que interessa: a jogabilidade.

Graficamente igual mas… atenção

Pois é, do ponto de vista gráfico pouco ou nada muda. Nota-se no entanto desde logo uma maior nitidez de imagem face à versão anterior, particularmente evidente no modo de visualização “wide” no qual anteriormente por vezes pareciam surgir umas intermitências de cor em alguns equipamentos. Agora tudo é mais nítido e claro, o que é bom prenúncio para os reis da edição. Pena não terem surgido no entanto mudanças ao nível dos equipamentos, a Konami volta a não introduzir os modelos 3D que permitiam equipamentos mais justos (Kappa, Tepa, etc), calções de diferentes dimensões, tudo isso parece morto e enterrado com o WE7Int. Também se mantém aquele “brilho” estranho nos equipamentos e jogadores nos jogos nocturnos, que os faz parecer bonecos de loiça das caldas, embora a iluminação dos jogos nocturnos pareça bem melhor. Destaque também para o novo cenário meteorológico, a neve, com o campo atacado pelo pó branco e os jogadores a respirarem nuvens de vapor. Até neste domínio existe trabalho para os editores já que a bola adidas empregue nestas condições não é suficientemente colorida.

A camera Wide volta a brilhar mas o radar está lá…

Muitos foram os maníacos de WE que ficaram desapontados com o modo “wide” da última versão. Pois bem, a Konami emendou a mão e a camera wide volta a permitir uma visão táctica mais completa, sendo que a abrangência deste modo aumenta ainda mais se fixarmos o ângulo de camera nas opções, permitindo uma visão fantástica de cada uma das metades do campo consoante o lado em que decorre o jogo. Sendo que a Konami manteve a impossibilidade de remoção do radar, os veteranos que consideram a utilização de radar uma aberração encontram no modo wide um reencontro com a forma de jogar um futebol a todo o campo, com desmarcações e combinações à distância sem terem de usar essa “ferramenta” que mais devia pertencer a um jogo de aviação.

O fim dos Hugos e Argéis…

Entremos então no domínio da jogabilidade. Picuinhas como sou fui logo a correr tentar perceber até que ponto a Konami tinha corrigido os erros do passado, sobretudo no plano defensivo. Quem não se lembra dos inúmeros momentos em que o adversário lança um passe rasgado por alto imparável, com os nossos centrais a ficarem pregados ao solo e o adversário a correr alegremente, qual ponta de lança do Milan inrrompendo pela defesa do Cova da Piedade? Pois é, a mama acabou. Os passes rasgados, junto ao solo ou por alto continuam a ser armas perigosas, mas agora a escolha do timing e momento de execução exige maior ponderação, com os defesas a fazerem o seu trabalho com maior eficácia na antecipação deste tipo de lances. Todo o processo defensivo parece melhorado, com a defesa a trabalhar de forma mais compacta e organizada, com menos buracos incompreensívels como os que surgiam na versão anterior. Obviamente continuam a surgir as “casas” mas agora sim muito mais relacionadas com os erros do próprio jogador que controla a equipa do que com uma aparente “ânsia” de desgraça que o jogo parecia apresentar na versão anterior. Neste contexto destaque ainda para o aparente desaparecimento das ratoeiras de fora de jogo que falhavam sempre porque um dos defesas ficava a comer uma “sande e uma mine” enquanto os outros faziam o seu trabalho. As defesas profissionais de futebol não cometem esse erro com a frequência com que na versão anterior até a melhor defesa o fazia, e esta nova versão aparentemente corrige esse erro, embora esta seja uma questão que apenas um maior numero de jogos poderá comprovar.

Os cruzamentos… que bom rever cruzamentos

Outra das questões que rapidamente procurei conferir foi o cruzamento e o cabeceamento ofensivo. Mantendo-se a necessidade de correcta movimentação do avançado e da escolha acertada do tipo e momento de cruzamento, surgem no entanto cruzamentos mais perigosos e sobretudo variados. As animações dos jogadores que atacam a bola estão soberbas, com vários tipos de salto e cabeceamento consoante a situação do jogador. No plano defensivo exige-se agora a mesma prontidão e movimentação ao jogador que defende que se exigia na versão anterior ao jogador que ataca, colocando alguma justiça na balança. O resultado são situações de jogo aéreo empolgantes, cantos perigosos e variados e golos que dão gosto de marcar ou impedir.

O passe variado…

O passe regista algumas mudanças significativas. A partir de agora a marcação de uma falta com o botão X faz surgir uma barra de intensidade de passe muito útil na definição do tipo de passe que queremos fazer, fazendo decrescer muito a sensação de “roleta russa” que por vezes o jogador sentia ao marcar um inofensivo livre no meio do terreno e colocando incompreensivelmente a bola nos pés do adversário. Os passes por alto também ganharam variedade. A altura do passe rasgado por alto adequa-se agora a cada situação: se tentamos desmarcar um avançado que surge no extremo oposto do terreno de jogo será executado um passe rasgado alto e forte, se apenas pretendemos desmarcar Cristiano Ronaldo por alto com o nosso defesa lateral direito então o mais provável é surgir um passe com menos altura e maior profundidade, adequado ao tipo de jogada que queremos fazer.

O remate satisfaz…

O remate ganhou também ele complexidade que concorre para uma maior satisfação na marcação de grandes golos… e que golões permite este WE9 sendo já possível encontrar várias obras primas na web ainda mal o jogo saiu. Surge uma nova modalidade, o remate com R2, que permite um remate com o peito do pé, com maior colocação e menos força. Este tipo de remate permite novas soluções não só nos remates frontais de fora da área que se pretendem “sem hipótese” como também nos 1 vs 1 com o guarda-redes, com bolas ligeiramente arqueadas, colocadas ao cantinho. Não se pense no entanto que se torna mais fácil marcar golos. Nada disso. Passou a ser ainda mais importante uma escolha acertada do momento de remate, pé com o qual se remate, e enquadramento face à baliza. Agora o mesmo jogador pode desferir, do mesmo local, tanto um remate portentoso como um balão para o terceiro anel (sem exagero), basta que compliquemos o que é fácil ou o façamos rematar como o pé cego. Outra mudança positiva mas que exigirá treino surge no remate picado sobre o guarda-redes. Na versão anterior era frequente a dificuldade em manter a bola baixa, por mais reduzido que fosse a pressão no botão de remate. Agora a lógica é a contrária, a bola descreve por defeito uma trajectória mais baixa (semelhante à que em anteriores versões era conseguida com a pressão de R1 enquanto a barra de remate “enchia”) que apenas bate o guarda-redes quando este ataca a bola já deitado. Quando se pretende um remate picado mais elevado torna-se agora necessário premir durante mais tempo o remate.

Os guarda-redes ganham (alguns) neurónios…

A ovelha negra do WE, o guarda-redes costuma ser bastante criticado. Sejamos justos: Ainda surgem voos a dois braços, um pouco ridículos, mas os guarda-redes parecem ter ganho alguns neurónios. A título exemplificativo posso referir um vulgar canto em que Tierry Henry surge na grande área sozinho disferindo um potente cabeceamento que na versão anterior acabaria no fundo das redes mesmo indo à figura… Casilhas faz uma defesa por instinto belíssima, daquelas em que cai no chão sem sequer saber para onde foi a bola, numa animação fantástica. Outros índicios de melhoria das araras do WE surgem em várias jogadas, tanto em remates colocados como em 1 vs 1, com os keepers a apresentarem um número muito elevado de novos gestos. Os keepers ganham também maior preponderância ao apresentarem um novo tipo de passe, o passe longo com a mão. Ao contrário do que se possa pensar este passe não é executado por uma combinação de teclas decidida pelo jogador (embora pareça que pressionando L1 + X o keeper execute sempre este tipo de passe) mas sim de acordo com o contexto de jogo. Se apontamos na direcção de um jogador nosso mas a linha de passe está fechada por um adversário então o keeper executará um passe por alto com a mão em vez de arriscadamente passar, muitas vezes para o adversário como acontecia na versão anterior. Este tipo de passe permite ainda contra-ataques fulminantes, como é fácil de imaginar.

Os dribbles à moda da PSX…

A comunidade WE divide-se muito entre “dribleiros” e “pensadores”. Uns preferem lances individuais de génio outros fazem jogadas de antologia sem tentar um dribble. A nova versão parece equilibrar bem a balança embora este seja mais uma vez um factor que apenas muitos jogos entre humanos pode comprovar. Surgem novos toques técnicos, muitas vezes característicos de cada jogador e “embutidos” no seu estilo de jogo, mas ganha também preponderância o dribble simples e que na minha opinião é o que tem mais valor: o dribble de movimentação e mudança de velocidade à base de botão direccional, à velha moda do Pro Evolution na PSX.

Uma mudança que promete discussão é a inclusão da antiga “finta de R2” como um movimento básico de qualquer jogador que dispensa agora uso do botão R, o que equivale a dizer que a partir de agora qualquer mudança de direcção para os lados, em andamento, não antecedida de paragem resulta neste movimento. Alguns jogadores já demonstraram a sua ira, mas a meu ver esta alteração é não só pouco significativa (apenas complica os dois primeiros jogos) como acertada: este gesto não é de facto uma finta mas sim um gesto que é executado por tudo o que é jogador em qualquer jogo de futebol – puxar a bola para um dos lados e procurar melhor ângulo de passe, progressão ou remate. Na minha opinião este é um gesto que faz sentido incluir no leque de movimentos base e assim simplificar o jogo. Diz-se por aí que esta mudança se deve à PSP e à necessária compatibilização de versões: “chico-espertismo” para uns, decisão acertada para outros, eu voto na segunda hipótese.

Edição, Opções e o Camandro…

Coitadinhos dos editores (nos quais me incluo). O trabalhinho que vão ter com este editor. As opções de edição de rosto crescem ainda mais, tornando por um lado possível conseguir rostos similares mas duplicando o número de horas que se perde nesse vício. Surgem mais “mariquices” bem vindas, que apenas concorrem para um maior realismo: pulseirinhas, fiozitos, camisola de fora dos calções, etc, etc. A lógica dos cabelos mudou, surgindo agora uma lista de cerca de 200!! penteados específicos aplicáveis a qualquer jogador, a juntar aos penteados base habituais… uma trabalheira. Agora é possível definir também o tipo de dribble do jogador, um pormenor delicioso para os patches que se avizinham. Na master league não toquei, passo apenas a mensagem que me chega por outras fontes: não muda nada ou quase nada. Destaque ainda para o modo memorial match, alternativo ao usual friendly que a maioria usa nos embates com amigos: ao escolher memorial match cada participante pode salvar as suas estatísticas, mantendo assim um “profile” estatístico de fazer inveja ao Gabriel Alves que vai desde o número de jogos que já vencemos à nossa estatística de passe, remate, etc. Muito bom para as discussões entre casmurros sobre quem é o “maior”.

Conclusão:

Ainda me faltam muitas horas de WE9 para tirar mais conclusões mas a primeira impressão apenas pode ser positiva, tantos eram os erros que identifiquei nas versões de 2004/05. O novo WE9 promete muito gozo e menos momentos frustrantes e incompreensíveis, embora exija uma nova aprendizagem de jogo. Negativo, negativo até agora só mesmo a inexplicável ausência de qualquer estádio do Euro 2004 passado mais de um ano do torneio, o semi-licenciamento português apenas com o FC Porto e a incompreensível não inclusão dos modelos de kits mais variados que permitisse a recriação de equipamentos com camisolas “Kappa”. Coisa pouca.

Esperemos que a Konami não cometa os habituais erros na transposição para PES5 e que desta feita os jogos sejam de facto idênticos nas qualidades e não apenas nos defeitos.

Tendo em conta a proximidade gráfica com a versão anterior é pena que WE9 não tenha acontecido em vez de… WE8/PES4. Teríamos assim poupado alguma frustração.

... mas ganha também preponderância o dribble simples e que na minha opinião é o que tem mais valor: o dribble de movimentação e mudança de velocidade à base de botão direccional, à velha moda do Pro Evolution na PSX.

=D> =D> =D> :D/ :D/

Os guarda-redes ganham (alguns) neurónios...

Só acredito quando vir… Mas se o dizes…

Thxs pelo “review”

Obrigado pelo review!

Agora e so ver se alguem me arranja o jogo :whistle:

Mauras, já agora, quais as principais diferenças entre o WE e o PES? E o WE está disponivel para compra em Portugal?

o WE normalmente é melhor. Não me perguntem pq mas a Konami é ridícula em termos de marketing, faz lançamentos desfazados assim incentivando a pirataria e pior que isso, costuma presentear a europa com uma versão que sendo à mesmoa o melhorzito que existe em futebol é normalmente inferior à versão japonesa, sobretudo à versão final revista que costuma sair nos primeiros meses de cada ano.

Eu até nem costumo entusiasmar-me mto com a versão de “agosto”, a que normalmente antecede o PES europeu mas desta feita parece que os japonas fizeram um bom trabalho.

Incy, como disse os keepers continuam am andar uns voos por vezes escusados, mas algumas coisas melhoraram mto e este novo lançamento longo com o braço é um must, mto útil em certas situações de jogo e bem mais realista que algumas parvoices que os keepers faziam.

o jogo está belíssimo, as animações cada vez mais realistas, já vi dois ou três momentos de jogo de saltar do sofá de contentamento e os cruzamentos… finalmente perigosos novamente.

Quanto ao jogo:

têm uma torrent disponível bem rápida (saquei em 8 horas 1,17 gb) quem quiser o jogo original (quem por ex nao tem ps2 chipada) pode adquirir no site playasia mandam em poucos dias.

Eu original só costumo comprar o europeu.

tomem lá o melhor golito que meti até agora nesta versão.

http://rapidshare.de/files/3727674/Deco_potenza.mpg.html

Não sabia era que a unica versão que andava por aí era pra PS2. :roll:
Para PC não sabem quando sai?

PS - Mauras, belo golo. Logo contra o real. Pena ainda ser o antigo kit do Barça. Mas nada que umas tarde de editanço não corrijam.

IIIIIIINCOMIIIIIIING!!!

Ver se logo à noite já dou uns toques na bola. :smiley:

Tás com vontade de levar na pá? :twisted: :twisted:

Eu se fosse a ti tinha vergonha!

Desde que fui aí a casa e aviei todos nunca mais fui convidado! :twisted:

Pffffffff quantos são? quantos são?

para os meetings aí da malta de linda-a-velha para os quais nunca mais fui convidado há uma coisa mto gira: façam memorial match em vez de friendly match. Basta cada um dos jogadores colocar o seu memory card e no final a estatística é gravada no seu cartão, podendo assim acumular um profile completo de vitorias, empates, derrotas, golos marcados, golos sofridos, estatísticas diversas, à moda do boxe. :slight_smile:

Maurex,

Eu ja n moro “solo” ha bue, ja nao ha meetings…

Alem disso tinhamos parado de jogar esse jogo ha bue, agora a cena e 2vsCPU, ou 2vs2 qdo ha adaptador e comandos…

Cala-te, fartei-me de te convidar, mas pronto, vou-me calar, não temos de maçar as pessoas com os nossos dramas de casal! :smiley:

Incy,

Andavas preocupado com os keepers, olha aí essa sequência de boas defesas… os keepers agora defendem menos bolas para a frente (ainda nao vi nenhuma), quando “sacodem” fazem-no muito para os lados ou para trás como mandam as regras e não tanto para a frente.

http://rapidshare.de/files/3760305/MOV10001.MPG.html

Do pouco que joguei até agora não tenho nada a apontar, até se parece com um jogo de futebol e tudo. :lol:

Mas sei de um viciadito que passou a noite agarrado a ele, certamente terá mais que eu a dizer… :roll:

Só falta testar 1v1, e geralmente é aí que borra a pintura.

Mas sei de um viciadito que passou a noite agarrado a ele, certamente terá mais que eu a dizer... :roll:

:oops: :oops: :oops: Foram so umas 6 horitas…

Ao contrário de certos puristas como o Maurex, para mim os gráficos são de certa forma irrelevantes, se me derem duas equipas de bonequinhos com uma bolinha a fazer de cabeça, 2 tracinhos a fazer de braços e outros 2 a fazer de pernas está tudo bem, o que me interessa é a jogabilidade, ainda assim e a nivel de graficos e outras “paneleirices” perdeu-se na entrada das equipas em campo os nomes dos jogadores e a disposiçao tactica, como se fosse na TV, é pena, além disso os cartazes de apoio a Portugal e Brasil estão escritos em espanhol, é lamentavel.

Continuando, é sem duvida uma agradavel surpresa depois da porcaria que lançaram cá para fora nos dois ultimos, ainda tem muita parvoice, mas esta incomparavelmente melhor, logico que este comentario se refere so a jogos contra o CPU, falta testar a 2 players.

Positivo- O remate foi como sempre alterado, nunca percebi se o fazem para tentar aperfeiçoar ou para lixar os viciaditos que ja tinham apanhado o jeito no anterior, ainda assim a forma como os remates de fora da área são agora distintos dos outros leva a que saltem grandes golos, ja marquei mais golos fora da area nestas horas do que quase em todos os outros jogos, passe o exagero.

A inteligencia artificial está para lá de boa, a jogar em 5 estrelas como sempre, a marcação dos defesas é impiedosa, os trincos dobram falhas, ja vi centrais a tirarem bolas sobre a linha, jogam sempre em armadilha de fora de jogo, simplesmente impecável. As equipas que sao teoricamente inferiores jogam sempre fechadas e no contra ataque, acaba por estar tão bem feito que depois de ter arrumado a Alemanha, a Italia e a Holanda (estive a jogar com o Brasil), deixei o CPU escolher a equipa random, calhou a Suiça e só ao 4º jogo em prolongamento e com um autogolo na sequencia de um canto e que os bati, os outros 3 perdi em penalties, logico que tb ainda n jogo muito, mas os gajos arrumados num 4-5-1 são simplesmente execraveis.

A volta da finta baseada no D-PAD (direcçao) e aceleração a seguir, escusado sera dizer que o “calito” no polegar voltou para ficar, voltamos aos bons velhos tempos em que a imaginação e a imprevisibilidade de cada um, aliadas a mestria e velocidade com que conseguimos executar, acabam por nos empolgar a nós proprios.

Os GR, ainda frangam um bocado e têm paragens cerebrais, ter o lance controlado com o central e o GR ir la sozinho chutar pela lateral era dispensavel, ainda assim melhorou bastante, ha defesas neste jogo que davam “piru” certo nos anteriores, a rever e confirmar.

Negativo- Eu percebo o porque do novo sistema de passes, é uma questao de habituaçao, mas mais uma vez voltam a nao nos deixar jogar como queremos, se eu quero passar a bola para x, nao preciso que o jogo decida passar para y, este é um problema que todos os WE e PES têm e era a unica coisa que podiam copiar do FIFA, liberdade total de passe aqui nao existe, o que leva que gajos como eu que jogam sempre muito curto e apoiado acabem por perder bolas parvas e jogadas bem gizadas simplesmente pq o jogo nao permite fazer, basicamente temos que nos subordinar ao sistema e nao o inverso, nada a fazer.

Os foras de jogo estao exagerados, tive que puxar os PL para tras na tactica ou entao nao dava para atacar, tive jogos com as duas equipas a acabarem com 16 off side para cada lado, tanto quiseram esmerar que exageraram, e nao experimentei jogar com a tactica off-side, deve ser surreal.

As faltas, este é o grande problema deste jogo, toda a merdinha é falta, todo o encosto é falta, e nem sei para que existe o botão de tackle, 90% das vezes é falta, seja pela frente, por tras, pelo lado, raramente escapa, muito mau mesmo, os tackles ainda se aceita, mas as cargas de ombro é mesmo enervante, é que as vezes chega a ser doentio, vamos a correr com a bola em nosso poder, o outro jogador esta a nossa frente, chocamos e é falta contra nós, futebol não é basket, a falta atacante nao se aplica, qdo e ao contrario tb n tem muita logica, corremos em direcçao ao adversario para lhe tentar tirar a bola, mesmo sem carregar em botao nenhum, salta falta que ng percebe pq, seria impossivel na realidade as equipas a jogarem assim acabarem o jogo com 11 devido a recorrencia de jogo faltoso, uns bons 70% dos ataques resultam em falta, é muito irreal, espalharam-se ao comprido mais uma vez, quase torna o jogo injogavel por vezes.

Em resumo, falta experimentar a doer, contra outros jogadores, parece-me ser um jogo talhado para o pessoal que gosta de atacar pelo meio e esperar “anhanços” ou que o arbitro nao marque faltas, por outro lado a forma como os laterais sao invariavelmente “comidos” em bolas nas costas leva-me a pensar que ainda nao sera aqui que o meu 4-2-4 volta, nao vale a pena ter laterais a nao ser para servir os extremos de forma mais segura, se estao a espera dos gajos para defender, esqueçam, vai ser um jogo para trapalhoes pq e pouco fluido devido a tanta interrupçao seja por faltas pateticas ou off sides, as bolas paradas sao importantissimas, sejam livres ou cantos, e a nova barra de força no livre para passar ajuda imenso.

Vou ali viciar mais um bocadito, fiquem bem.

P.S- Eu sei que sou um exagerado nas queixas, queria um jogo perfeito, ou se calhar a minha medida, mas isso nao existe, este jogo é o melhor da série aparentemente, e aconselho a todos os que gostam do genero logicamente, se nunca jogaram nada desta serie, vao demorar mais um bocadinho mas acabam por atinar…

Para quem quer golos em catadupa, e animaçoes manga, podem sempre escolher o Fifa :roll: :arrow:

eheh vejo que os agarrados já aderiram :).

Incy, algumas coisas que poderão ajudar aos teus reparos:

Remates - os primeiros que mandei iam todos fora, é uma questão de hábito. No 1 vs 1 é improtante usar bastante o R2 após o remate (mas antes da bola sair do pé, é tramado) para remates controlados e mais colocados. Quando ao resto logo se acerta com o aiming, acho que nesta versão as diagonais são ainda mais importantes, se fazes a diagonal (cmo naquele golo do deco que aqui coloquei) tens de fazer a diagonal inversa logo no remate para que a bola vá minimamente à baliza.

Entrada em campo - Deves estar com isso desactivado ou então mexeram na opção, há uma opção para tirar isso u meter só nos jogos importantes, mas as entradas em campo, a disposição táctica, o alinhamento para a foto do plantel, tá lá tudo como dantes e até melhor.

Passe - ainda acontece isso do “quero passar para este mas mete-me naquele” mas é um problema sobretudo inicial. Outra dica importante é por exemplo quando queres passar de um central ao lateral mas tens um colega no meio carregares no X mas ficares a pressionar mais tempo, até a bola sair: o boneco faz um passe rasteiro longo para o jogador mais distante e não para o que está mais perto. Isso já surgiu na versão anterior e anula em 90% esses passes transviados para níveis aceitáveis e realistas, afinal até o Roca os faz.

Quanto ao fora de jogo e até relativamente a todo o gameplay - experimentem em vez de wide camera normal a wide camera reduzindo o ângulo a 9 com os Rs no menu: o jogo fixa a camera na linha de meio campo, permitindo uma visão em tudo igual ao olheiro que está na central a ver o jogo. Melhora em grande medida a visão da movimentação táctica. Eu quando mudei para essa camera comecei logo a jogar melhor e achei ainda mais graça ao jogo, mas era algo que já vinha do anterior. Experimenta. É tb útil na melhor visão da movimentação dos avançados pois passas a fazer menos passes no “escuro”. PS - muito fixe o já ter a nova lei do fora de jogo.

Faltas - Algo em que concordo e que me passou no inicio mas depois pensei… o X faz com que atires o corpo ao adversário e metas a perna… ora a quantidade de lances em que isso acaba em falta no futebol (ou devia acabar) é mto frequente! O segredo está em não carregares tanto o adversário, ou melhor, procurares carregar a maior parte das vezes face to face e não tanto de lado ou vindo detrás. Experimenta tb o quadrado (manda outro jogador pressionar o gajo que tem a bola enquanto controlas à distância com o boneco activado) e usa tb a simples movimentação, nesta versão é possível ganhar bolas apenas pelo challenge físico sem falta, com movimentação, mto bom. Comecei a fazer dúzias de faltas, nestem omento já me controlo mais e já aguardo mais esperando a hora certa para meter o pé. Cuidado com os livres do CPU.

Experimenta estas dicas e vais ver que tudo melhora para níveis aceitáveis, o jogo obviamente não é perfeito mas é o que andou lá mais perto.

Maurex, eu deixei de carregar no tackle com o X para aí ao 10º jogo, não quer dizer que não melhore mas mesmo assim marca muita falta so por considerar “atropelanço”, podiam dar um “tweak” nisto no PES, mas ja se sabe que ainda vem pior, quanto as animaçoes a que te referes, eu não mexi em nada, alias aquilo esta tdo em japones nao saberia mudar, eu n estou a usar o memory match, sera que aparece nuns jogos e noutros nao?

Ve-se os cromos a entrarem, depois a equipa de fora a cumprimentar os da casa um a um, e aí passa logo para o meio campo e siga jogo…

Mas volto a realçar, é o melhor deles todos ate agora.

P.S. Marquei um golo fantastico com o Kaka, mas nao sei sacar o file por isso nao gravei, isso é para cromos com tu

hmm… estranho… eu em algums apresentações já vi line-up para a foto e até enfoque no público, com os gajos com camisolas do clube e bandeiras, acho que varia de jogo para jogo então.

Quanto às faltas concordo, deviam reduzir um pouco, está demais. É particularmente evidente em jogos 2x2 ou 2x1, com a equipa que joga com dois a fazer duzias de faltas em virtude de irem mtas vezes os dois ao choque (o que tb está errado mas é mtas vezes inevitável).

Ontem joguei pela primeira vez contra humanos e não joguei a ponta de um corno, pareciam jogos de solteiros e casados, poucos remates, mtas perdas de bola e picardias de meio campo… senti-me um verdadeiro peseiro :).

PS - Mas gravaste o golo? Eu apenas passei o golo no replay do museum e gravei com uma vulgar camera fotográfica digital sony, nada até mto puxado. fica melhor com uma camera digital fotográfica do que com uma video pq a fotográfica não apanha aquela coisa da frequência da TV.