A equipa na Europa, além de adversários que jogam o jogo pelo jogo ( e não mais fracas que as da nossa liga…) joga mais solta e confiante, muito pelo primeiro jogo da fase de grupos ter corrido bem ( é sempre bom começar a ganhar num campeonato de 6 jornadas )… a equipa tem muitos defeitos mas é bem melhor que o que tem demonstrado no campeonato.
A época do Sporting até agora
Competições
Campeonato: 7º lugar, 12 pontos (8 jogos). Distância para o 1º lugar: 10 pontos.
Liga Europa: 1º lugar no Grupo C, 9 pontos (3 jogos)
Taça de Portugal: qualificado para a 4ª eliminatória.
Taça da Liga: A iniciar
Jogadores
Melhor marcador (todas as competições): Hélder Postiga, 5 golos
Melhor marcador (campeonato): Matías Fernandez, 2 golos
MVP ForumSCP: Simon Vukcevic, João Pereira e Hélder Postiga, 3 jogos
O que dizer após 1/3 de campeonato ?
Mais um ano a ver navios.
e não só, cada jogo cada sofrimento… :o
:arrow:
Até agora não ha muito pa dizer se não DESILUSÃO :inde:
Plantel:
Em termos de plantel, não creio que estejamos tão mal como a maioria apregoa. Creio que perdemos 2,3 jogadores de qualidade, relativamente ao ano passado, mas penso também que temos um plantel mais equilibrado e homogéneo. Penso que os problemas maiores da equipa neste momento são o centro do meio-campo e o centro do ataque.
No entanto, e é importante referir isto, com um Maniche mais disciplinado, com um Zapater a confirmar as indicações que trazia e com Pedro Mendes recuperado, não creio que estivéssemos mal. Pedro Mendes, Maniche(com a sua utilização a ser bem gerida), André Santos e Zapater lutam por 2 posições, e não ficaríamos tão mal assim.
Já na frente de ataque, com um Liedson fisicamente disponível, teríamos Hélder Postiga,Liedson e Saleiro o que, sendo ligeiramente curto, seria aceitável, até porque jogamos apenas com um ponta-de-lança. Vukcevic e Djaló também podem fazer as posições(um melhor que o outro, claramente).
Treinador:
Tem tido alguns azares, e preciso referir. Ter no estaleiro jogadores com a qualidade de Pedro Mendes, Marat Izmailov e Liedson é sempre complicado. No entanto, tem que ser mais activo, e menos reactivo. Parece-me um excelente treinador para equipas de média dimensão, mas tenho imensas dúvidas que seja um treinador minimamente aceitável para uma equipa com ambições de ser campeã.
Estive agora a ver os golos do Sporting nesta época a propósito de uma comparação entre o Liedson e o Postiga, e aqui ficam as assistências para golos dos jogadores do Sporting:
Maniche - 1
Liedson - 2 + 2 (2 penaltis ganhos)
Evaldo - 2
André Santos - 2
Abel - 3
Matías Fernandez - 1
Vukcevic - 1
Postiga - 4
Salomão - 3 (uma delas pouco relevante, apenas um passe para um remate de longe do Postiga)
João Pereira - 2
Cédric - 1
Valdés - 2 + 1 (1 penalti ganho, convertido por ele próprio)
Por aqui também se vê a importância que o Abel acaba por ter na equipa, já conta com três assistências e tem ainda outros lances em que inicia jogadas de perigo ou que acabam mesmo por resultar em golo. Pode não ser perfeito, mas acaba por fazer mais do que se lhe reconhece.
E já agora destaque também para o Salomão que na época de estreia e com tão pouco tempo de jogo, já leva 3 assistências e dois golos.
Parece-me importante “reavivar” este tópico, o que acham?
Em termos de plantel, e com a última “táctica” de Paulo Sérgio(que penso que será finalmente para durar) creio que o plantel estaria, se a lógica imperasse(isto na minha opinião, claro está) assim:
Rui patrício / Timo hildebrand / Tiago
João Pereira/ Abel
Daniel Carriço / Nac
Polga / Torsiglieri
Evaldo / Grimi
P. Mendes / A. Zapater
A. Santos / Maniche
Y. Djaló / C. Soares
J. Valdés / M. Fernandez / Tales Souza
S. Vukcevic / D. Salomão
Liedson / Postiga / C. Saleiro
Isto num 4-2-3-1. Creio que não é mau de todo; Em condições normais, teríamos um banco do género:
Hildebrand, Abel, Torsiglieri, Maniche, Salomão, M. Fernandez, Postiga
Isto na minha opinião;
E um onze com Patrício, J. Pereira, D. Carriço, Polga, Evaldo; P. Mendes, A. Santos; Y. Djaló, J. Valdés, S. Vukcevic; Liedson.
Pena só o Djaló, era bom vendê-lo em janeiro por uma quantia que permitisse ir comprar um grande extremo-direito, do nível do vukcevic do lado oposto, pelo menos. Mas, se não estiver a render, sempre se pode deslocar o Vukcevic para a direita, fazendo o Salomão o lado esquerdo.
Petrovich fazes um update dessa lista?
Guarda-redes:
Rui Patrício :mais: :mais: :mais:
Tiago :mais: :menos:
Hildebrand
Defesas:
Cédric :mais: (do pouco que se viu…)
João Pereira :mais: :mais:
Abel :mais: :menos:
Torsiglieri :mais:
Daniel Carriço :mais: :mais:
Polga :mais: :menos:
Nuno André Coelho :menos: :menos:
Evaldo :mais: :menos:
Grimi: -----
Médios:
Zapater :mais: :menos:
Pedro Mendes :mais: :mais: :mais:
André Santos :mais: :mais: :mais:
Maniche :menos: :menos: :menos:
Matías :mais: :menos:
Valdés :mais: :mais:
Tales
Simon Vuckcevic :mais: :mais:
Diogo Salomão: :mais: :mais:
Avançados:
Yannick :mais: :menos:
Postiga :mais:
Liedson :mais: :menos:
Saleiro -----
Não consigo avaliar Hildebrand, Grimi, Tales e Saleiro pelo pouco ou nenhum tempo que jogaram (Grimi jogou e mal na pré-época mas não o vou avaliar só por isso)
Jogadores como Zapater, Hildebrand, Torsiglieri, Salomão, Saleiro, Vuckcevic e Matías acho que mereciam jogar muito mais. Acredito que se assim fosse as notas de Matías, Torsi e Zapater acredito que seriam bem superiores. É também lamentável que alguns destes jogadores sejam usados como bodes expiatórios para as más exibições da equipa.
A grande surpresa tem sido sem dúvida o André Santos. Salomão também tem surpreendido pela positiva, pelo que merecia bem mais tempo e jogo)
As decepções são os ex-tripeiros Maniche e Nuno André Coelho. Até aqui tudo bem se não fosse Maniche um detentor da Gamebox 11 Inicial 90 minutos/jogo e NAC responsável por sucessivas perdas de pontos.
Postiga tem estado bem apesar de alguma irregularidade que não justifica a sua presença constante no 11, mas como estamos mal de avançados até se percebe. Apenas digo isto porque outro jogador irregular mas nem tanto, Simon tem sido vitimizado por não conseguir estar sempre ao seu melhor nivel.
Yannick acho que deveria jogar na sua posição porque faz golos com relativa facilidade…
Como podem ver é possível fazer um 11 só com jogadores com nota :mais: e Evaldo (esperava muito mais dele):
Rui
J Pereira Carriço Torsi Evaldo
Mendes Santos
Vuk Valdés Salomão
Postiga
Banco: Timo, Polga, Cédric, Zapater, Matías, Yannick, Liedson
Ser possível é. Porque não se faz é que não faço ideia (até faço mas não vou estar aqui com essas teorias).

Guarda-redes:
Rui Patrício :mais: :mais: :mais:
Tiago :mais: :menos:
Hildebrand![]()
![]()
Defesas:
Cédric :mais: (do pouco que se viu…)
João Pereira :mais: :mais:
Abel :mais: :menos:
Torsiglieri :mais:
Daniel Carriço :mais: :mais:
Polga :mais: :menos:
Nuno André Coelho :menos: :menos:
Evaldo :mais: :menos:
Grimi: -----Médios:
Zapater :mais: :menos:
Pedro Mendes :mais: :mais: :mais:
André Santos :mais: :mais: :mais:
Maniche :menos: :menos: :menos:
Matías :mais: :menos:
Valdés :mais: :mais:
Tales![]()
![]()
Simon Vuckcevic :mais: :mais:
Diogo Salomão: :mais: :mais:Avançados:
Postiga :mais:
Liedson :mais: :menos:
Saleiro -----Não consigo avaliar Hildebrand, Grimi, Tales e Saleiro pelo pouco ou nenhum tempo que jogaram (Grimi jogou e mal na pré-época mas não o vou avaliar só por isso)
Jogadores como Zapater, Hildebrand, Torsiglieri, Salomão, Saleiro, Vuckcevic e Matías acho que mereciam jogar muito mais. Acredito que se assim fosse as notas de Matías, Torsi e Zapater acredito que seriam bem superiores. É também lamentável que alguns destes jogadores sejam usados como bodes expiatórios para as más exibições da equipa.
A grande surpresa tem sido sem dúvida o André Santos. Salomão também tem surpreendido pela positiva, pelo que merecia bem mais tempo e jogo)
As decepções são os ex-tripeiros Maniche e Nuno André Coelho. Até aqui tudo bem se não fosse Maniche um detentor da Gamebox 11 Inicial 90 minutos/jogo e NAC responsável por sucessivas perdas de pontos.Postiga tem estado bem apesar de alguma irregularidade que não justifica a sua presença constante no 11, mas como estamos mal de avançados até se percebe. Apenas digo isto porque outro jogador irregular mas nem tanto, Simon tem sido vitimizado por não conseguir estar sempre ao seu melhor nivel
Falta o Yannick
Pois, estava indeciso entre metê-lo nos médios ou nos avançados e acabei por esquecer-me

Pois, estava indeciso entre metê-lo nos médios ou nos avançados e acabei por esquecer-me
O Yannick é avançado.
É mas raramente joga a avançado…
Estou a ponderar mudar o Postiga para +/- e o Zapater para +…
Avançado não é apenas o ponta-de-lança.
3 vitórias seguidas é o nosso máximo na Liga. Leiria, Paços e Rio Ave têm 4 :wall:
O nosso plantel, bem vistas as coisas, nao e tao mau como se considerou: faltam alguns jogadores decisivos (ja que nao os temos) mas parece-me que “revoluçoes” e “sangrias” nao sao o ideal. Porque? Porque o Sporting nao tem capacidade financeira para fazer, simultaneamente, revoluçoes no plantel e acrescentar uma grande mais valia ao mesmo. Muitas mudanças devem ser feitas por quem as pode fazer, por quem as sabe fazer. No Sporting, nao as temos feitos nem as temos podido fazer. Mas elas sao feitas na mesma. Reparem no ultimo Verao: entrou quase metade de um plantel (9 ou 10 jogadores) e estamos bem piores do que estavamos anteriormente. E o problema nao foi as contrataçoes serem mas, no geral, foi que comprar tantos jogadores, com um orçamento como o do Sporting, faz com que dificilmente se consiga ir buscar algum “craque”.
O prioritario, no entanto, e melhorar a base da equipa para a proxima temporada. As alternativas e tudo o mais, deve-se recorrer ao actual plantel, aos emprestados e a formaçao. Porque comprar muitos jogadores “dividira” mais o dinheiro entre todos eles, fazendo com que nao podemos investir tanto num determinado jogador que pudesse vir fazer a diferença.
Faltam, na minha opiniao, 5 atletas a base da equipa: um defesa-central (Garay penso que ate seria uma boa opçao), um defesa-esquerdo (o tambem falado Oscar Wendt parece ate interessante, embora nao o conheça com profundidade), um medio de ligaçao (Manuel Fernandes era a opçao ideal, o seu futebol atletico e intenso beneficiaria as qualidades posicionais e seguras de medios como ASantos - ou PMendes), um extremo capaz de criar muitos desiquilibrios (Giovanni dos Santos continua a ser o meu preferido, nao seria facil, mas e um jogador muito forte a jogar na ala, rapido, com bastante tecnica, que desiquilibra bastante, traria tambem muitos adeptos ao estadio seguramente) e um ponta-de-lança de grandes qualidades (aqui nao estou a ver nenhuma sugestao… dos falados, apesar de arriscado, Jo parece-me que seria a melhor opçao, mas tenho duvidas relativamente a ele…).
Com esses 5 reforços, e a juntar a jogadores como Rui Patricio, Joao Pereira, Daniel Carriço, Andre Santos, Marat Izmailov e Matias Fernandez teriamos uma base e um onze com muitissima qualidade.
O nosso plantel, bem vistas as coisas, nao e tao mau como se considerou: faltam alguns jogadores decisivos (ja que nao os temos) mas parece-me que “revoluçoes” e “sangrias” nao sao o ideal. Porque? Porque o Sporting nao tem capacidade financeira para fazer, simultaneamente, revoluçoes no plantel e acrescentar uma grande mais valia ao mesmo. Muitas mudanças devem ser feitas por quem as pode fazer, por quem as sabe fazer. No Sporting, nao as temos feitos nem as temos podido fazer. Mas elas sao feitas na mesma. Reparem no ultimo Verao: entrou quase metade de um plantel (9 ou 10 jogadores) e estamos bem piores do que estavamos anteriormente. E o problema nao foi as contrataçoes serem mas, no geral, foi que comprar tantos jogadores, com um orçamento como o do Sporting, faz com que dificilmente se consiga ir buscar algum “craque”.
O prioritario, no entanto, e melhorar a base da equipa para a proxima temporada. As alternativas e tudo o mais, deve-se recorrer ao actual plantel, aos emprestados e a formaçao. Porque comprar muitos jogadores “dividira” mais o dinheiro entre todos eles, fazendo com que nao podemos investir tanto num determinado jogador que pudesse vir fazer a diferença.
Faltam, na minha opiniao, 5 atletas a base da equipa: um defesa-central (Garay penso que ate seria uma boa opçao), um defesa-esquerdo (o tambem falado Oscar Wendt parece ate interessante, embora nao o conheça com profundidade), um medio de ligaçao (Manuel Fernandes era a opçao ideal, o seu futebol atletico e intenso beneficiaria as qualidades posicionais e seguras de medios como ASantos - ou PMendes), um extremo capaz de criar muitos desiquilibrios (Giovanni dos Santos continua a ser o meu preferido, nao seria facil, mas e um jogador muito forte a jogar na ala, rapido, com bastante tecnica, que desiquilibra bastante, traria tambem muitos adeptos ao estadio seguramente) e um ponta-de-lança de grandes qualidades (aqui nao estou a ver nenhuma sugestao… dos falados, apesar de arriscado, Jo parece-me que seria a melhor opçao, mas tenho duvidas relativamente a ele…).
Com esses 5 reforços, e a juntar a jogadores como Rui Patricio, Joao Pereira, Daniel Carriço, Andre Santos, Marat Izmailov e Matias Fernandez teriamos uma base e um onze com muitissima qualidade.
Concordo com o teu post for inteiro, mas pegando aqui nesta última parte, eu penso que o Sporting até nem tem assim um 11 titular tão fraco como as pessoas apregoam, o problema é mesmo a falta de alternativas para essas posições.
Acho que as alternativas ate sao o menor problema… Na minha opiniao, a excepçao do centro do ataque, o plantel ate e bastante competitivo… mas nivelado por baixo.
Relativamente a essas posiçoes… Tiago deu-me sempre confiança este ano. O Abel, apesar de estar na hora de sair, tambem nao e assim tao pessimo. Como alternativa ao Carriço, ha o Torsiglieri, que tem qualidade inferior (embora muito ligeiramente) mas potencial igual. Para a posiçao do Andre Santos, o inevitavel Pedro Mendes, que ate e semelhante mas mais experiente. Para as alas, o Salomao tambem nao e mau de todo, e um extremo interessante e com potencial. Em relaçao ao Matias, ha Valdes…
Acho que a questao do plantel ser competitivo e as alternativas as vezes sao questionaveis… Por exemplo, sobre o benfica o ano passado, foi campeao com alternativas como Luis Filipe, Roderick, Julio Cesar (de quem nao desgosto… mas era o primeiro ano num clube grande…), entre outros “craques”.
O mais importante, de momento, e arranjar um bom treinador, uma boa base para a equipa, um bom onze e complementar o resto do plantel com alguns jogadores razoaveis que temos actualmente (mas que nao tem lugar no onze) e com alguns dos jogadores provenientes da nossa grande mais valia futebolistica: a formaçao (e nao me estou a referir a actuais juniores, mas a jogadores emprestados).