Análise Comparativa dos Plantéis dos 3 Grandes – 2024/2025

Análise Comparativa dos Plantéis dos 3 Grandes – 2024/2025

Crio este tópico para analisarmos comparativamente os plantéis dos 3 grandes, posição por posição.

A ideia é classificar cada lote de opções por posição entre os 3 clubes.

Exemplo:

Lotes de Guarda-Redes:

1ºFCP
2ºSLB
3ºSCP

Os plantéis são os seguintes:

SCP:

Lote de Guarda-Redes:

Kovacevic
Israel
Callai

Lote de Laterais:

Nuno Santos
Maxi Araujo
Reis
Fresneda
Catamo
Quenda

Lote de Centrais:

Inácio
Diamonde
Debast
Quaresma
Reis
Juste

Lote de Médios:

Hjulmand
Morita
Bragança

Lote de Extremos/Alas-Ofensivos:

Pote
Nuno Santos
Trincão
Edwards
Quenda

Lote de PLs:

Gyokeres
Harder

SLB:

Lote de Guarda-Redes:

Trubin
Samuel Soares

Lote de Laterais:

Beste
Carreras
Bah
Kaboré

Lote de Centrais:

António Silva
Araujo
Otamendi
Bajrami

Lote de Médios:

Florentino
Kokçu
Aursnes
Barreiro
Renato Sanches

Andreas
Di Maria
Prestiani
Rollheiser
Gouveia
Aktürkoğlu

Lote de PLs:

Pavlidis
Arthur
Amdouni

FCP:

Lote de Guarda-Redes:

Diogo Costa
Cláudio Ramos
Samuel Portugal

Lote de Laterais:

Moura
Wendell
Zaidu
Martim
João Mário

Lote de Centrais:

Otávio
Nehuen
Zé Pedro
Marcano
Djaló

Lote de Médios:

Varela
Grujic
Nico Gonzalez
Eustáquio
Fábio Vieira
Ivan Jaime
Vasco Sousa

Pepê
Galeno
Borges

Lote de PLs:

Samu
Navarro
Namaso
Gul

A seguir publico a minha resposta que podem usar como template para a vossa resposta.

A análise que faço é que olhando para os 3 plantéis, é tão óbvio que os nossos jogadores foram escolhidos a dedo, e consegues perceber quem serão os 11 habituais, com as alternativas diretas ben definidas e com potencial alto, diria que temos muito poucos jogadores que terão pouca relevância ou serão 3 escolha, o que ja é uma vantagem em termos de competitividade e balneário.

Ao ver assim diria que os plantéis dos rivais são um caos, algum potencial mas é desiquilibrado em todos setores, seja em qualidade, características, e potencial.

Dito isto, que sejamos o grupo mais trabalhador, profissional e orgulhoso do clube que representa, que podemos fazer algo muito bonito esta época.

Sinto que em Janeiro devíamos dar um retoque pequeno, ( médio e alternativa ao Pote, talvez um 3PL super móvel e explosivo inteligente que fosse alternativa também ao Pote), mas para já deve servir e bem até Janeiro, apesar de algum risco desnecessário.

Algum acerto das equipas pós mercado… Incluindo treinadores…

Minha avaliação (e peço que usem este template e esta lógica nas vossas respostas):

Lote de Guarda-Redes:
1º FCP
2ºSLB
3ºSCP

Nesta posição dou mais peso à qualidade do provável titular que, normalmente, jogará praticamente toda a época. Ora, usando este critério, não há grandes dúvidas.

Lote de Laterais:
1ºSCP
2ºFCP
3ºSLB

Acho que temos um lote de laterais extenso, diverso e de grande qualidade.
Claramente o melhor.

Lote de Centrais:
1ºSCP
2ºFCP
3ºSLB

Aqui também temos um lote de centrais extenso (6) e de qualidade.
Preocupa-me a falta de skills no jogo aério.
Ainda assim, estamos melhor do que o FCP.
E muito melhor que o SLB que só tem 3 centrais credíveis, um deles a entrar numa idade complicada.

Lote de Médios:
1ºFCP
2ºSLB
3ºSCP

O FCP tem um lote de médios extenso e de grande qualidade.
O SCP com apenas 3 médios (embora de qualidade) para uma época tão longa, pode ter aqui problemas e é quem está pior apetrechado.

1ºSCP
2ºSLB
3ºFCP

O SCP tem um lote de extremos de elite com 4 jogadores de qualidade, de características diversas e de números tremendos (Pote, Nuno Santos, Trincão e Edwards). A estes ainda se pode adicionar o Quenda. Acho extraordinário e ninguém em Portugal tem nada perto disto!
O FCP, com apenas 3 opções, é que menos apetrechado está.

Lote de PLs:
1ºSCP
2ºSLB
3ºFCP

Aqui vou claramente valorizar a qualidade em virtude da quantidade.
O SCP, normalmente, joga com apenas 1 PL. Ora, tem 2 PL’s, em que um deles é de nível mundial, um dos melhores jogadores de sempre a jogar em Portual. E o outro é visto como um jogador muito promissor.
O SLB tem opções de maior qualidade que o FCP.

Global:
1ºSCP
2ºFCP
3ºSLB

Somando as classificações das varias posições, concluo que o SCP tem o melhor plantél.
A seguir, contrariamente ao que muitos dizem, acho que o FCP já tem melhor plantel que o SLB.

Reconheço que me é difícil avaliar bem o SLB porque tem demasiadas alterações com jogadores que conheço mal.

Sem querer ofender nem ferir suscetibilidades, mas criar um tópico com a análise comparativa dos 3 plantéis tem utilidade em quê mesmo?

Já ficou mais que provado que a dinâmica coletiva supera, em larga medida, a soma de cada parte (individual). Parece-me o típico tópico para medir “pilinhas”.

2 Curtiram

Para que serve comparar os 3 plantéis?
Não entendo essa questão.

Fonte (x.com) nao sei se é de confiança ou não mas deixo aqui como “resumo” :slight_smile:

O Porto nestes últimos dois mercados tem um saldo positivo de 63,5M com ainda dinheiro da champions do ano passado e mesmo assim estão falidos. Diz logo a gestão danosa que houve para os lados do Norte.

1 Curtiu

Acho muito curto atacarmos a época com apenas 3 médios. O Essugo não devia ter sido emprestado ou o Mateus Fernandes não vendido.

Lessons learned:
Não fazer tópicos demasiado complicados e trabalhosos para quem responde!

Nem UMA resposta nos moldes que pedi… :laughing: