Aqui há umas semanas apareceu um tópico aqui no fórum relativo a uma rubrica de um site desportivo que dá conta do “Campeonato dos Campeonatos”, no qual se contabilizam todas as participações do Sporting relativas ao campeonato de futebol, somando todos os pontos, vitórias, empates, derrotas, números esses que são comparados a outros clubes. A ideia, apesar de interessante, tem muitas falhas (já escrutinizadas no tópico).
Inspirado por essa tal ideia, pensei que seria bem mais interessante saber o Aproveitamento que o Sporting tem tido ao longo das épocas no campeonato de futebol. Para definir aproveitamento, o que fiz foi pegar no número de pontos obtido pelo Sporting ao longo das épocas e compará-lo com o número de pontos que estavam em jogo…
E assim podem observar este primeiro gráfico, que nos mostra a percentagem de pontos aproveitados pelo Sporting ao longo das épocas em 100% possíveis. A amarelo estão os valores mais baixos (<60%). De relevante temos o melhor aproveitamento na época de 1946/47 com 90,4% de aproveitamento, ao passo que o pior aproveitamento data da época recente de 1997/98 com 54,9%. É também possível verificar, apesar de ser pouco notório, que tem existido uma tendência para a diminuição no aproveitamento ao longo dos tempos, mas há que realçar que, nos últimos 10-15 anos, em virtude do sistema ter passado de 2 para 3P / vitória e mantido em apenas 1P / empate, pode existir um menor aproveitamento apesar do número de vitórias e empates ser semelhante a épocas passadas.
Contudo, todos sabemos que, por vezes, um elevado aproveitamento não significa um bom desempenho, uma vez que pode dar-se o caso de existirem equipas cujo aproveitamento numa mesma época seja superior ao do Sporting. E assim surge este segundo gráfico, que contém os mesmos dados do anterior, só que desta vez é possível comparar o aproveitamento do Sporting com o aproveitamento da equipa que foi campeã em determinada época - essa diferença está assinalada a azul. A amarelo assinalei os anos em que a diferença é nula, ou seja, em que o Sporting foi campeão.
Ainda assim, apesar do gráfico anterior conter muita informação, seria interessante ver o aproveitamento do Sporting comparado com o do campeão dessa época mas tendo em conta as diferentes fases do futebol Sporting ao longo da sua história. E é por isso que surgem os gráficos abaixo. Estão por ordem cronológica e permitem diferenciar o aproveitamento médio para cada uma das fases - os tempos áureos e dos 5 violinos, o do domínio do Benfica, o do jejum e o pós-jejum que se confunde com o período Projecto. Podemos conlcuir facilmente que o aproveitamento médio do Sporting tem vindo a baixar progressivamente tend atingido o seu ponto mais baixo na última década, mas também o aproveitamento médio do campeão baixou consideravelmente neste período, algo que indicia um maior equilíbrio do Campeonato de futebol português (apesar de sermos forçados a considerar o efeito da nova contagem pontual, como já referi anteriormente).
[center]
[/center]
Nota Final: A ideia com este texto era fazer uma pequena introdução à evolução da performance do futebol do Sporting ao longo das épocas no Campeonato Nacional. Apesar de muitos outros dados poderem ser acrescentados à posteriori, penso que a actual análise é suficiente para cada um de vós poder captar a “big picture”, e tem importância acrescentada para os mais novos que têm dificuldade em conceptualizar a realidade histórica do nosso grande clube através dos tempos.
© Paracelsus 2008