Análise aos reforços 2014-15

Qual o teu comentário á venda do W.Carvalho?

SL

Não esquecer que o valor das contratações também envolve salários e prémios, por exemplo o Labyad foi a custo “0” fora o salário milionário e o prémio de assinatura milionário.

Tens noção quanto se gastou no ano do Tello, JVP, Sá Pinto e companhia? Ou do Jardel e Niculae? Agora mete a inflação. E a massa salarial em vários anos? Queres comparar?

Felizmente ficou cá!

Acreditei que pudesse vir uma proposta a sério pelo jogador, mas 16 milhoes de libras só a brincar.

Se tivessem batido 30M, não duvido que teria saido.

Já agora, quanto custou ao certo o Gauld?

Temos que aguardar por info oficial. Que chegará, espero, na próxima semana. Ou para a seguinte.

Não, tu disseste que ele estava com “os dois pés fora do Sporting”. Não te enterres mais.

PS: Gostei que tivesses ignorado o post em que rebati algumas das coisas que disseste na tua análise. Se existem dúvidas que estás cá para muita coisa, mas não para argumentar, essas dissipam-se a cada minuto.

Tenho noção que não se gastou o valor agora gasto. E tenho noção que se contrataram craques!´

Ainda bem que me fazes lembrar de 2 épocas em que fomos campeões!

Isto é como jogar totobola. Se jogares múltiplas e ainda mais múltiplas com desdobramentos, a probabilidade de vencer sobe exponencialmente.

No futebol o investimento racional está sempre mais perto do sucesso.

Sim, para mim estava com dois pés fora do Sporting. Era nisso que acreditava e felizmente não se confirmou.

Relativamente a contratações, o ano passado por esta altura (Setembro), fiz o mesmo exercicio que este ano fiz. Analisar os jogadores contratados.

Errei no Slimani, porque pelo preço comprado e pelo quanto valorizou, foi uma boa aquisição. Não porque seja um grande jogador. Mas porque terá retorno económico de realce.

Quanto ao resto penso que pouco deverei ter errado… Era bom que não fosse eu a fazer este exercicio com “nota positiva”. Era sinal que se estava a trabalhar bem no departamento de Scouting.

Nessa tua lógica de 2º maior investimento só me resta relembrar-te que com o maior ficamos em 4º lugar.

SL

Epa é complicado avaliar as contratações nesta altura, até porque temos uma opinião moldada pela pré-época que, inevitavelmente, é uma amostra pouco significativa. Em termos de lógica apenas não gostei da contratação do Geraldes, porque para mim não faz sentido o seu perfil, de resto, mesmo não concordando com uma ou outra consigo perceber o rationale por trás dela.

Outro ponto importante é esperar pelos valores oficiais, porque penso que vão desaparecer uns 3 a 5 milhões desse bolo. Devemos ter gasto uns 10-11M€, parece-me. Valor que por exemplo o porto gastou em apenas um jogador por 60% do passe que agora está encostado no banco, acho que dá bem para ter uma outra noção das coisas.

Quanto menos se gasta, mais dificil é acertar e quando se tem pouco tem-se que gastar pouco. É tudo muito bonito aquela parte do “se se tem pouco tem-se de ser criterioso”, sim concordo, mas isto não está isento de falhas. Desafio com o dinheiro gasto a apontar jogadores que se transferiram neste mercado, que se encaixassem nas lacunas que o Sporting tinha (e já agora a nível salarial). Se conseguirem fazer este exercicio e ter uma grande quantidade de pessoas a concordar com todas as escolhas, são uns verdadeiros heróis. Vá, 16M€ (enquanto não saem os valores oficiais) dizem “Jogador Y foi para o clube Z por X€, Jogador Y2 foi para o clube Z2 por X2€, etc”.

Eu também não acho o Slimani um grande jogador. Acho, inclusive, o Montero melhor. Mas ambos foram boas contratações.

De resto, eu admito sem problema que houve contratações desnecessárias. Nos dois anos. Agora, utilizando o teu critério para o Slimani(preço comprado/valorização), acredito que uma boa parte dos contratados este ano vão “sofrer” do mesmo. O Gauld à cabeça, que conheço bem e sei que, se tudo correr normalmente, vai valorizar imenso, o Jonathan, o Rabia e o Rosell são outros que meto de caretas nessa lista. O único que tenho imensas dúvidas que valorize é o Geraldes, embora nem tenha desgostado da contratação(sempre achei o Esgaio melhor e até gostei do que vi do Geraldes, mas pensei que não fossem apostar nele a lateral, felizmente fizeram-no). Mesmo assim, quanto a esse, essa de não caber em nenhuma equipa de 1ª liga é ridícula. Os adeptos do Belenenses que conheço(e são alguns, o meu pai e o meu avô são sócios) torciam-se todos para ter o Geraldes e, antes de vir, diziam que ia tirar o lugar ao Cédric. Exageraram, claro, mas não exageremos em sentido oposto. O Sacko não conheço, e não são opiniões de adeptos do Bordéus que me vão fazer julgá-lo desde já. Vê-lo-ei jogar primeiro, claro. Todos os outros que não referi são jogadores interessantes, que nos podem render bom dinheiro também(apesar de o Tanaka ser mais velho, veio a um custo irrisório). O que não invalida que alguns pudessem ter vindo sem grande necessidade.

PS: E há a questão de não sabermos verdadeiramente os custos. Acredito que, brevemente, se faça um trabalho como o do ano passado nesse sentido.

• André Geraldes
  • Jonathan Silva
  • Ramy Rabia
  • Paulo Oliveira
  • Naby Sarr
  • Oriol Rosell
  • Simeon Slavshev
  • Ryan Gauld
  • Hadi Sacko
  • Junya Tanaka

Até agora a meu ver, só foram realmente úteis 3 contratações…

Naby Sarr: Pela evidente saída de Rojo e Dier, teve que ser titular e até agora não tem estado a desiludir, aliás, muito promissor, a melhor das contratações para mim até agora, diria até a par de Nani.
Util e promissor.

Tanaka: Para mim o segundo melhor ponta de lança da equipa actualmente. Qundo vi que era Japonês, pensei que era mais um Shikabala ou um Indiano daqueles de a 2 ou 3 anos, afinal revelou-se muito bom jogador, com ideias diferentes, uma boa opção para entrar durante o decorrer dos jogos, para mim a segunda melhor contratação deste defeso.

Rossell: Porque com a venda do Rinauldo tínhamos de ter um back up ao W.Carvalho, até agora não deslumbrou mas também não comprometeu. Temos de ver melhor o que pode render.

Todos os outros ainda não tiveram minutos para serem avaliados, tirando o Oliveira e o Geraldes que era jogadores da nossa liga que alguns de vocês podem avalia-los porque eu não segui muito o Belenense nem o Guimarães, por isso não sei, mas se o Oliveira vai as selecções, alguma coisa deve valer.

O Slavchev, parece-me a mim a maior desilusão até agora, mas também pouco ou nada jogou, temos de esperar.

Saúde.

Meus comments a bold:

Só para concluir: é de muito baixo nível acreditar o fazer crer que alguém acha que esta direcção é omnipotente. São igualmente seres humanos iguais a todos nós e que vão errar e já erraram. Quem quer que acredite nisso, ou sequer exigisse erro zero é apenas estúpido que nem uma porta. A diferença abismal é que uns erraram em 100 milhões de euros. Outros não. E por isso é que o SCP está falido.

É melhor fazeres as contas. O Tello custou mais de 5M, o JVP uns 4M no prémio de assinatura, o Sá Pinto se me lembro foi à volta de 3M, e ainda faltam os Bentos, Dimas, etc… Só o Jardel custou 5M + passes de outros jogadores e o Niculae por aí andou também. E mais uma vez não contas com a massa salarial. Esta época seguiu-se um caminho como se poderia ter seguido outro. Os dois válidos.

Este ano trouxeste muita juventude para desenvolver, Jonathan, Sarr, Uri, Slavchev, Ryan, Sacko, etc, com mais um aninho em cima vão ser opções muito válidas, depois para o ano podes trazer essas tais mais valias e tens um plantel muito forte. Também podias trazer as mais valias já este ano mas ficavas sem uma segunda linha que terias que trazer para o ano ainda a precisar de adaptação. E enquanto isso tens outros na B a jogar para também eles serem para o ano opções fortes. Racional é isto, irracional é gastar 100M em dois anos. Se criticasses o discurso ainda percebia, assim é só mesmo má vontade.

:beer:

O Sarr tem potencial para pagar estas contratações todas… Dentro de 1/2 anos estes 15M investidos vão valer 40/50M

Já agora como é que se chega a este valor…jogador a jogador…sff…?

(o valor investido deve andar entre os 10/12M…mas se for como no ano passado…em breve saberemos)

Contratações 2013/2014
Vais-me dizer que o Jefferson não foi um bom investimento? Valorizaste um jogador de 700/800 mil euros para no mínimo dos mínimos 6M.
Mauricio foste buscar a 2 divisão Brasileira a custo 0 e facilmente sairia neste momento por 4/5M não foi um bom investimento?
Slimano que valorizou 3000%?
Montero que continua a valer no mínimo o que foi investido e não pode desvalorizar mais pois ve-se que tem mesmo qualidade?

Contratações 2014/2015
Foste buscar Gauld que é 1 puto prodigio que dentro de 1/2 anos estará no Sporting a titular indiscutível.

Foste buscar Jonathan que tem tudo para substituir Jefferson e ser 1 upgrade dentro 1/2 anos tanto a nível defensivo como ofensivo, não te esqueças que o Sporting deverá fazer vendas e Jeff poderá sair na próxima época.

Foste buscar um jogador campeão do mundo de frança defesa central Naby Sarr por 1M que tem tudo para ser defesa central de top Futuramente.

Foste buscar Rabia um jogador com 1 talento enorme titular na selecção do Egipto e visto como a maior mais valia no capítulo defensivo dessa mesma selecção.

Paulo Oliveira desiludiu sim desiludiu vamos deixa-lo adaptar-se e veremos. Nem todos tem estofo de aguentar mudanças de uma equipa pequena para 1 grande. Não esquecer que ainda só fez meia dúzia de minutos.

Orio, medio defensivo foste buscar segundo a CS por valores a rondar o Milhão. Bem vendeste Rinaudo por 2,5M e foste buscar este um claro upgrade, nem precisa de apreciações neste capítulo obviamente que não há hipóteses com William. Igualmente demonstrou capacidade em fazer outras posições e não é burro.

Sakho não conheço fala-se que é avançado móvel ou extremo não conheço mas está na selecção da frança de sub-20 ou esteve e não pode ser assim tão nabo, pelo contrário, acredito que venha a ser uma valente mais valia.

Geraldes contratação falhada, horrenda e não percebi a razão com esgaio no plantel mas enfim todos cometem erros apesar de este erro ter sido claramente parvo e imperdoável.

Tanaka gosto, vejo-o com potencial para jogar a extremo, 10, 2 avançado e ponta de lança apesar da sua pequena envergadura física.

Slavchev, temos de dar tempo veio de uma lesão portanto partiu atrás contudo é internacional pela bulgária e poderá vir a ser uma boa supresa. Parece-me um pouco lento mas o William também parecia e é o monstro que é hoje.

Jogadores da Formação

Esgaio da equipa B chamado tornou-se o substituto de Cedric e poderá vir a ser uma nova pérola da academia.

JM vejo-lhe tanta qualidade tenho pena que esteja a ser tapado por Adrien. Não lhe vejo assim tanta qualidade para jogar a 10 mas acredito que desse no mínimo tanto ou mais rendimento que o Martins no capítulo ofensivo

Vendas 2014/2015

Bem vendeste 1 treinador pela primeira vez na história do Sporting ou pelo menos desde que me lembre Leonardo Jardim por 3M. Sobre isto só podes dizer bem sim senhora anda-se a trabalhar como deve de ser.

Conseguiste por um jogador banal 2,5M por 50 % do passe falo de Rinaudo, obviamente. Apesar de ser combativo não passa de outro Capel noutra posição do campo. Eu admito até gostava dele antes de Sir William chegar.

Fizeste uma das maiores vendas de sempre Rojo por 20M nem precisa de apresentações. Era bom mas antes do mundial ninguém se arriscava que o Sporting conseguisse mais que 12-15M por ele. E conseguimos Nani e 20M.

Quebraste o acordo com a doyen, excelente mesmo só possível numa direcção onde se quer trabalhar.

Vendeste Dier por 5M mas a direcção nada poderia fazer infelizmente a clausula já vinha da altura do gordinho. Negativo

Emprestas-te uns quantos jogadores para baixar o salário anual da equipa e fazer algumas vendas caso o clube fique interessado neles Zezinho (1M creio), Diego Rubio, Wilson Eduardo (3M), Diogo salomão, Viola 5M, Betinho (este para crescer) e Semedo que creio que foi para deixar um aviso bem explicito. Contudo emprestamos mais. Positivo

Falhas na minha óptica nas saídas 2014/2015

Na minha óptica Heldon, Shikabala, Capel e Miguel Lopes podiam sair por razões diferentes.

Heldon jogador normal que não acrescenta nada ao plantel por ai além e que tapa o crescimento dos nossos miúdos da formação e de Sakho.
Shikabala já todos sabemos o que saiu na comunicação social.
Capel renderia um encaixe interessante porque vale facilmente 2/3M pelos 75% do passe mas isso era quase dá-lo infelizmente a direcção queria no minímo 5M. Também seria um alivio a massa salarial.
Miguel Lopes não pode ser vendido, só emprestado parece ridículo mas é verdade. Negócio à la Godinho Flopes que merecia uma prisãozinha e ser violentado pelos lampiões e cagalhões.

Porto/ Benfica

Não gastaram os milhões que gastaram por acaso. Sentiram que a hegemonia estava a ser perdida no campeonato Português para o Sporting. Benfica que deve os milhões que deve decidiu fazer mais 1 sacrifício a nível de orçamento e terá de vender Enzo em janeiro. O Porto apostou loucamente no mercado e olhou apenas para o curto espaço de tempo ficando com pequenas percentagens dos passes e pouca rentabilidade futura e caso as coisas não resultem aquilo por lá poderá ficar feio.

Para concluir gosto de quase tudo e acho que temos de olhar apenas para dentro de casa no curto/Médio/Longo espaço de tempo.

Pessoalmente gosto de esperar até pelo menos metade da época para fazer uma análise aos reforços, por uma questão de justiça.