Geraldes - 2:
Não o acho péssimo, mas o custo (transferência e salários) era totalmente dispensável. A somar ao facto de não ter qualidade para jogar no Sporting (repito, não sendo péssimo) a coisa complica-se. Pode ser emprestado e dar alguma coisa no futuro. Mas com o objectivo de disputar o título este ano e com as carências do plantel, não nos podemos dar ao luxo de andar a investir (muito ou pouco) em jogadores para o futuro. Que nem menos de 21/20 anos têm. E que já não se encaixam na Equipa B
Jonathan Silva - ?
Não o conheço bem. É uma aposta para o médio-prazo (não bem longo, visto já ter alguma experiência sénior), creio. Penso que o que fizer na temporada 2015/2016 pela primeira equipa definirá o sucesso da contratação. Mas este ano já poderá dar alguns indícios do que poderá ou não fazer. Se for o que acredito, aposto num 6.
Ramy Rabia - ?
Também não conheço bem. Gosto do perfil e as indicações são positivas. Penso que o que referi sobre o Jonathan relativamente à sua 2ª época também se coloca. Porém, pela ausência de qualidade na posição, pode saltar etapas e ter de provar já este ano o que vale. Penso que não seria o ideal. Se for o que acredito, estará entre o 6 e o 7.
Paulo Oliveira - 5
Não era, a meu ver, dos melhores centrais no mercado para reforçar a equipa no imediato. Mesmo que não se quisesse trazer um jogador de mais idade, que por isso não fosse tão valorizável. Acredito que o custo tenha sido bastante razoável (devia ter algum mercado, titular dos Sub-21 e bem-visto em Guimarães). Ainda assim, nota intermédia por continuar a acreditar que tem qualidade. O facto de ter sido ultrapassado por Sarr e não ter passado Maurício pode preocupar mas, para já, não o posso catalogar de fraco. E se começar a ser aposto acredito que facilmente suba, pelo menos, para um 6.
Naby Sarr - 6
Pelo custo menor (face a Paulo Oliveira) leva nota mais positiva. Pessoalmente, não o acho superior ao português no imediato. Aquilo que o Paulo ainda precisa de trabalhar o francês também tem de o fazer. Também não acho que seja muito superior ao Tobias, por exemplo. Mas pela idade, custo modesto e algum potencial denotado, deixa nota positiva.
Rosell - 7
Um bom jogador para o plantel. Um substituto daqueles que quando entra em campo mostra competência. A saída de William é previsível, restando saber o timing. Já ter cá este espanhol, com tanta qualidade e 22 anos (feitos há 2 meses) permite ao treinador ir preparando a sucessão do português com tempo. Boa compra.
Slavchev - 4
As indicações na Bulgária são positivas, e é isso que faz com que não avalie a contratação como um grande falhanço. Mas novamente terá implicado um custo bastante razoável para a nossa situação financeira. Tendo em conta a quantidade de médios que temos (pode-se argumentar que tem outras características… mas eu gosto das características dos que temos) na A e na B, a meu ver, implica algum desperdício de recursos. Tendo em conta que não tem mostrado para já o mesmo que outros reforços… nota (ligeiramente) negativa.
Ryan Gauld - 6
O facto de não se ter ideia nenhuma do custo dificulta a análise. Estava inclinado para lhe dar um 7, mas penso que dar o mesmo que a Rosell (a quem também não podia dar mais, afinal não veio para o onze) seria injusto. Dá-lo-ia caso: i) não tivéssemos já outro 10 jovem de grande potencial a jogar na B, onde ele tem actuado (e, considerando Wallyson titular, só lá há espaço no 11 para um; ii) Marco Silva já tivesse pelo menos convocado o miúdo escocês. A posição estava muito carenciada no imediato. Gauld tem um grande futuro e acredito que no imediato já mostrasse qualidade. Como não tenho a certeza absoluta (e Marco acha que não)… dou-lhe um 6.
Sacko - ?
Não conheço. Vindo para as alas, dificilmente não será um desperdício de recursos: para os A’s há 3 possíveis titulares (Nani, Carrillo, Mané) e nos B’s já há miúdos de enorme futuro (Podence, Iuri e Gelson… Dramé pode também estar incluído, não sei). Pode-se argumentar que Nani sai no final do ano, mas estar a promover 2 jovens ao mesmo tempo no próximo Verão pode ser pouco conservador. E mesmo que o fizéssemos Iuri já está à espreita, e Podence caminha para tal a passos largos.
Tanaka - 6
Hesitei entre o 5 e o 6. Tenho muitas dúvidas que vá ser titular com regularidade. Não é um jovem para se ir preparando para suceder aos titulares actuais. Porém, apesar desse problema de perfil, o custo terá sido modesto e tem qualidades e polivalência (pode jogar a 2º avançado…).
Nota: Pode estar a haver alguma injustiça. Mas a exigência foi colocada lá em cima, e os objectivos foram apontados para o sucesso já nesta temporada.
Nota 2: Falta falar de Nani. Um 9. Craque para a posição mais carenciada do plantel (a par da de central).