Análise ao Defeso do Sporting 2009/10

Sobre a questão do avançado, volto a relembrar aquilo que parece uma questão de lógica, de forma bem clara:

a época passada o Sporting tinha o Vukcevic, que para o treinador contava essencialmente como médio. E depois para avançados tinha Liedson, Derlei, Postiga, Djaló e Tiui.

O treinador mantêm-se. Logo, a aposta de Vukcevic como médio deverá manter-se. E para avançados há agora Liedson, Postiga, Djaló e Saleiro (que substitui Tiui).

Sai Derlei. E ainda não entrou ninguém para o seu lugar.

Para os que dizem que essa saída se compensa com um “Postiga renascido” e um “Vukcevic adaptado”: num caso estamos a depositar fé num jogador que, quer se queira quer não, tirando uma época em tempos idos sob o comando de Mourinho, até hoje não conseguiu demonstrar regularidade e qualidade para ser uma opção fiável na frente de ataque de uma equipa com os objectivos de um Sporting; e com o outro, estamos a mexer desnecessáriamente num xadrez, cuja peça suplente (Izmailov) não está disponivel e é irregular, pelo que as opções a certa altura começam ou começarão a faltar…

Derlei era tão somente o 2º melhor avançado do plantel, na época passada! Era e provou-o. Não porque Postiga esteve assim (para todos os efeitos não conseguiu provar ser melhor opção que o luso-brasileiro) e Vukcevic esteve assado. Derlei era o melhor avançado depois de Liedson e ao mesmo tempo era o avançado que melhor complementava o levezinho, e foi por isso que jogou mais, marcou os golos que marcou e fez as assistências que fez. Ponto.

Portanto, para mim, a vinda de um novo avançado para compensar esta saída… impõe-se. E é lógica. Tudo bem que a vinda desse novo avançado tenha de ser no entanto bem certeira, e uma contratação envolve sempre um risco. Mas esperar um super-rendimento do Postiga e andar de novo a puxar pelos limites de um jogador sem caracteristicas essenciais de avançado puro, ao longo de uma época longa, exigente e com muitos adversários complicados… também é um risco.

E por fim, as palavras do próprio Liedson esta noite, sobre Derlei: «“É um jogador de grande qualidade e espero não sentir a falta dele”»

Pois… nem eu. :arrow:

Quanto ao Carlao e ao direito de preferencia.

Isso e tudo bonito e na teoria,porque na pratica e para o saco.

Tambem tinhamos o direito de preferencia do Raul Meireles e ele foi para o porto.

Quando chega a hora do negocio o que conta e a “pasta”

:arrow:

Saiu hoje uma noticia no “jogo” se não estou em erro que o Veloso já pediu ao empresario para lhe arranjar clube que ele está com vontade de sair…portanto vamos ter é mais do mesmo!!!

Com muita pena minha poeque se ele tivesse cabeça “roubava” o lugar ao Roca na boa…

Bem e cá estou eu como mts foristas, á espera de novidades, mas como isso só há naquele Hipermercado, ainda não sabemos da contratação que para mim seria vital de mais um avançado para a companhia do Liedson.

Eu espero não ver o Saleiro na companhia do Liedson na LC porque, sem desvalorizar as qualidades do jogador, um pouco humilhante mas só me resta um hipótese…esperar :whistle:

Se continuarmos na senda de reforços como o Matias pago em 3 anos, vir ainda uma truta que venda camisolas, manter os melhores, renovaçao do liedson acho que o Defeso é bastante positivo.

Eu continuo a achar que deviamos era investir e bem na defesa mas isto sou só eu a pensar… :-X

Tbm acho que deviamos apostar em laterais, mas esta visto que o Scp quer é melhores jogadores ofensivos. No ultimo ano tivemos uma media negra de golos

Precisamente e esse aspecto é preciso melhorar muito.
Que a defesa nâo seja prioridade nâo deixa de ser logico; a defesa portou-se bem na época passada, com excepçâo daqueles 2 famigerados jogos :-[

E o Wijnaldum do feyenoord ?

Espero que se torne num grande jogador! Tem tudo para o ser, pelo menos.
Espero que o Feyenoord nâo faça a asneira de o deixar sair, mas se o fizer, que seja pro Sporting :mrgreen:
Mas 10M por ele nâo deve chegar… :stuck_out_tongue:

Para ser justo , gostava de referir a renovação do Liedson como uma excelente operação feita no defeso.

SL

Embora não possamos ignorar, até pq o Liedson provavelmente vai ser o melhor ou um dos nossos melhores “reforços” para esta e próximas épocas, também é um facto que essa renovação era um minimo exigivel por parte desta direcção.

Deixar sair Liedson seria um tiro na cabeça de JEB. Mas há que valorizar que até não perdeu muito tempo a tratar do assunto.

O que interessa é que Liedson continua.

Mas a defesa só se porta bem porque a equipa joga de forma defensiva. Se o SCP jogasse de forma mais ofensiva, sofreria mais golos.
Os jogos com o Bayern são um exemplo das fraquezas da defesa, pois mesmo com uma atitude de contra-ataque que a equipa teve nesses jogos, não se conseguiu sequer aguentar os alemães.
Tens, no geral, uma defesa baixa e pouco agressiva, dai a minha opinião que esse sector deveria ser reforçado com um DD e um DC que fossem altos e agressivos ( para DE o A.Marques inspira-me confiança ).
Isto não invalida o PL que julgo também ser necessário, agora que a defesa, tal como está, causa-me alguma apreensão, ai isso causa.

Esses jogos mostram as fraquezas do Rui Patrício.
Se lá estivesse um verdadeiro Guarda-Redes talvez tivessemos tido outro fim.

«Jogos com Bayern»? Plural?

O Patricio jogou apenas o jogo em Munique, depois de a eliminatória já estar decidida após os 0 - 5 de Alvalade na 1ª mão (onde jogou o Tiago).

Btw, Patricio esteve mal nesse 2º jogo sim, mas como toda a equipa esteve mal também, numa falta de atitude deplorável.

Não foi nada disso!! O Polga esteve imperial, o Pedro Silva dinamizou o flanco direito como nunca vi e ainda defendeu e limpou tudo. O Veloso a lateral esquerdo esteve bastante dinâmico, ora defendendo ora atacando!

Se não fosse o sacana do Patrício ainda tínhamos dado a volta à eliminatória! Raios parta!

Digam o que disserem, o Sporting é o mais fraquinho dos 3. Ou o Paulo Pento faz um milagre, ou vamos levar mais um ano a lutar pelo vice-campeonato, e lá ficamos todos contentes!!! Não há dúvida que o Sporting nos últimos 20-30 anos sofreu um processo de sub-alternidade sendo, neste momento, o 3º clube Português. Têm muita culpa os dirigentes, mas também a cada vez mais curta, selecta e anémica massa adepta. Um clube sem visibilidade e sem ambição é um clube em pré-falência, e não vi que a mudança de paradigma (com o advento das SAD) tenha melhorado o quotidiano Sportinguista. Neste momento o SCP é um clube “amarrado” à Banca, sem ideias e sem rumo definido. Aos dirigentes PROFISSIONAIS do SCP só lhes ficava bem assumir, perante os consócios e adeptos leoninos, que a sua estratégia não passa pelos êxitos desportivos, mas sim pela luta árdua pela sobrevivência financeira. Muitos dirão que os tempos são de crise, que a economia já teve dias melhores, e eu respondo que esta situação não é de agora; desde os inefáveis tempos do Drº Roquette que a palavra de ordem é o “apertar do cinto”, colapsar o entusiasmo do universo Sportinguista e estenosar os meios financeiros de apoio à sua equipa de futebol. Nem do ecletismo nos podemos orgulhar, tantas as modalidades extintas ou com parcos resultados desportivos. A somar a toda esta ignomínia observamos todo o nosso substancial “parque” imobiliário a ser desafortunadamente expoliado ao desbarato.

Oxalá JEB, sendo um Sportinguista de gema e de enormes virtudes morais, consiga dar a volta que o clube e os seus indefectíveis adeptos merecem. Para já soube agir bem ao manter as principais figuras da equipa, contratando um jogador que se me afigura de elevado quilate técnico. Mas tal não é suficiente. Se analisarmos com equidade e frieza os adversários, chegamos á conclusão que, também eles, mantiveram a sua “espinha dorsal” (mais o benfica que o porto, mas sabemos como este último move-se bem no lodaçal conspurcado do futebol Português). Os rivais da 2ª circular perderam o Katsouranis!!! Francamente não acredito que façam pior que o ano passado, e que a dupla Saviola/Cardozo será muito letal. Por este prisma verificamos que o Sporting não parte muito à frente dos rivais, tendo um “handicap” muito forte; o Liedson não está mais novo e fez o contrato da sua vida. À defesa faltam centímetros e massa muscular. às laterais falta força e pujança (principalmente as laterais do sector mais recuado) e ao ataque falta um autêntico “matador” ( que bom seria ter o Acosta por estes dias).

No entanto ainda acredito que JEB nos dará 2 boas novas até à 3ª pré-eliminatória da CL, pois este plantel é manifestamente curto para atacar tamanhas tormentas…não se fiando nos “apitadores” cá do burgo que não terão pejo em roubar o grande Sporting CP!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Cá esta a verdadeira realidade que infelizmente nos temos que “orgulhar”

Por 1,9 milhões de euros, quase 380 000 contos na moeda antiga!!! Ou seja, o “dinheirinho” proveniente do CR já foi quase todo espetado na renovação de um único jogador!!