Amadu Baldé

Nani e João Palhinha foram dos melhores que saíram da Academia e chegaram mais ou menos com a mesma idade.

Não há limite de idade para a prospeção de jovens valores. Às vezes conseguimos identificá-los e trazê-los para nós aos 6 ou 7 anos de idade e outras vezes só aos 17 ou 18.

1 Curtiu

Correcto. Mas convém jogar para a frente. O homem no vídeo só recua . Um extremo convém canalizar bolas ao ponta de lança ou atacar a baliza. Parecia o Custódio a jogar. :stuck_out_tongue_winking_eye:
Saudades de ver um extremo como era o Futre. Falo como jogador. Que como pessoa sempre foi uma merda.

O Ruben Amorim respondeu a isso.

O nível da A (segundo ele) está alto, por isso é difícil contratar jogadores para a A que se imponham. Os que podem são caros, não custam 1.3M. Por isso é que se vai buscar os Marsás, Arvelos, Diogos - para os moldar com tempo

Treta. O que não falta são milhares de jogadores que entrassem de caras na equipa, e não estou a falar de consagrados.

4 Curtiram

Tem pinta de craque. Vamos ver, vamos ver. Bem precisamos de reforços para os sub-23.

Não será para a B?

1 Curtiu

Vai andar entre uma e outra (e talvez até comece pelos sub-19), parece-me. Vamos ver.

Por curiosidade, em que aspeto mesmo?

Nível de treinadores na academia está melhor, a nível de profissionais idem.

Nível de Scouting muito mais organizado, para não falar que só este verão roubamos algumas das maiores promessas do Benfica.

Logo com o Clesio e o Yannick à cabeça.

4 Curtiram

Está?

1 Curtiu

Não te garanto a 100% mas sei que nos últimos 3/4 anos entraram alguns profissionais que considero bons treinadores, mas não sei a 100% os treinadores de todos os escalões(considerando também o Polo EUL).

Apesar que sim, existe ainda la algum pessoal que continua por favores.

1 Curtiu

Ou os treinadores são fracos, e não se nota desenvolvimento nos miúdos, que não se destacam em relação aos outros, ou então é o scouting que é fraco e os treinadores fazem o que podem. Porque, quanto tens bom scouting e bons treinadores, o que vai acontecer naturalmente é teres equipas em que se nota um talento muito acima dos outros. E eu, quando vejo um SCP vs Braga, Belensenses, Guimarães… Em qualquer escalão, não vejo assim uma superioridade tão grande. Já nem vou falar em quando jogamos contra Porto e Benfica, porque aí é ‘levantar a cabeça’ em 90% dos jogos.

E, como eu até concordo que melhorámos muito no scouting e recrutamento na última década, na minha humilde opinião, o problema está mesmo nos treinadores. E, a cada ano que passa, os acho piorzinhos.

Isto ultimamente não tem sido verdade.

4 Curtiram

Fui eu.
E infelizmente o tempo tem me dado razão.

Não se investiu muito no futebol sénior e não se está a apostar na formação.

Logo, continuo a não entender estas contratações.
Contrata se miúdos, puxa-se alguns para a A mas não se faz nada com eles.
Não digo que tenham que ser todos titulares como fazíamos na altura do P.Bento mas não vejo nada a acontecer

1 Curtiu

Temos os miúdos identificados, depois se os vamos buscar é outra conversa…

A pagar o que pagamos? Não sei…

Só se estamos a falar de escalões abaixo dos sub15 (inclusive). Aí tudo bem, não digo que não.

Só acompanho com alguma regularidade u15, u17, u19, u23 e B. A nível de polo EUL e afins não estou minimamente a par, mas nestes escalões que falei temos:

  • Bernardo B, tricampeão nacional de u15, o ano passado penso que com apenas 1 derrota. Este ano seguimos com 5 vitórias em 5 jogos e média superior a 4 golos/jogo.

  • José João, atual campeão nacional de u17 com goleadas back to back e futebol de excelente qualidade. Este ano 7 vitórias em 7 jogos, sendo que já jogámos com o Benfica, e temos uma média de 4 golos/jogo.

  • Pedro Coelho, tinha um percurso irrepreensível nos u15. Nos u19 não têm tido gerações tão boas fruto da criação de u23 e recuperação da B, ainda assim este ano, soma 6 vitórias em 7 jogos sendo 1° com mais 2 pontos que o 2°.

  • Çelikkaya fez uma boa época de estreia onde conseguiu a subida à liga 3. Podia ter conseguido a subida à segunda liga mas apanhou um Estrela forte e ainda lhe tiraram os 2 pilares da equipa quando estava na luta. Segunda época muito pela instabilidade no plantel não fez uma boa época. Este ano, 3 vitórias em 5 jogos com a equipa a ser bem superior em todos. Faltou consistência com o Eintracht e uma boa arbitragem nas 2 primeiras jornadas.

O calcanhar de aquiles é mesmo a u23 onde até agora o único treinador de qualidade que tivemos foi o Alexandre Santos que saiu para França.

Para quem não gosta de olhar tanto a resultados temos: Max, Inácio, Abdu Conté, TT, Nuno Mendes, Essugo, Mateus Fernandes, Nazinho, Rodrigo Ribeiro, Nuno Moreira, Tomás Silva, Pedro Marques, Joelson foram alguns do muitos jovens que formámos e que ou chegaram à nossa A ou estão a jogar numa primeira divisão (também tem valor).

2 Curtiram

A minha questão parte pelo facto de não ter ainda visto propriamente essa melhoria direta nas equipas ainda. Seja a nível qualitativo, seja de resultados.

De facto temos feito atualmente diversas contratações nas camadas jovens, mas não sei se isso significa que melhoramos a nível de scouting ou simplesmente que foram libertadas mais verbas para este tipo de contratos apresentados a esses miúdos. Se calhar é isso mesmo, simplesmente estarmos mais competitivos nesse aspeto. :+1:

E isso é mérito do Varandas em quê? Só se for no facto de apostar num treinador que foi “obrigado” a lançar diversos jovens, e que gosta de o fazer.

Anyway, vamos voltar a falar sobre o jogador!

Já agora, falando mesmo sobre o Amadu, deverá ser para sub-19 ou sub-23, pelo menos para já, porque foi apresentado com tshirt da Formação.

Acabaste de confirmar o que eu disse e o Nani já estava em 2005!!