Alterações no campeonato da Liga

A reunião de direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu que a próxima época dos campeonatos profissionais de futebol vai iniciar-se mais cedo, assim como não vão poder ser disputados clássicos nas quatro primeiras jornadas ou em rondas seguidas.
Tiago Craveiro, Secretário Geral da LPFP, anunciou condicionantes na elaboração da calendarização dos campeonatos que apelidou de difícil em virtude do próximo Campeonato do Mundo de Futebol. “A próxima época foi difícil de calendarizar devido ao Campeonato do Mundo de Futebol, pois a FIFA impõe que as competições terminem a 16 de Maio”, referiu.

Assim, nesse dia será realizada a final da Taça de Portugal e a única excepção será a disputa da final da Liga dos Campeões que se realizará num sábado, dia 22 de Maio de 2010. “Os clubes vão fazer o sacrifício de antecipar o início do campeonato para assim podermos cumprir com as determinações da FIFA”, referiu Tiago Craveiro.

Desta forma, as provas oficiais arrancam no início de Agosto, com a primeira eliminatória da Taça da Liga a realizar-se a 1 e 2 desse mês, enquanto, o inicio do Campeonato está agendado para o dia 15 e 16 de Agosto e o seu fim para 8 e 9 de Maio.

As maiores novidades da prova prendem-se com o facto de, nas quatro primeiras jornadas, FC Porto, Benfica e Sporting não poderem encontrar-se, assim como não ser possível haver clássicos em jornadas seguidas, facto
que também é válido para os clubes da Madeira (Marítimo e Nacional) e do Minho (Braga e Vitória de Guimarães).

Neste condicionamento de calendarização também está prevista a decisão de Benfica e Sporting jogarem em casa em jornadas desencontradas. “Não é benéfico para o futebol a cidade de Lisboa não ter futebol todas as semanas”, explicou o secretário-geral da Liga.

A mesma regra aplica-se ao Nacional e ao Marítimo, ao Braga e ao Guimarães, assim como, ao FC Porto e ao Leixões. “Esta prova terá menos interrupções e não há nenhum mês, excepção feita a Maio, com menos de três jornadas realizadas para o Campeonato”, congratulou-se Tiago Craveiro.

As últimas seis jornadas serão disputadas sem qualquer interrupção e a 13 de Setembro só se joga a Liga Sagres, já que a Liga Vitalis pára. A partir dessa altura os dois campeonatos andarão desencontrados e só a 15 de Novembro estarão de novo a par um do outro. Em toda a época só haverá um fim-de-semana sem futebol, com a habitual paragem para as festas de Natal.

Esta proposta foi elaborada por nove clubes: FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, Vitória de Guimarães, Leixões, Marítimo, Gil Vicente e Gondomar, tendo sido aceite pela direcção da Liga.

Uma aberração. Não tarda nem é preciso sorteio. Não percebo o porquê destas alterações, não há dois clubes a partilharem um estádio, porquê os jogos de Sporting e lamps a serem jogados alternadamente em Lisboa? Até parece que os Sportinguistas vão aproveitar o fim-de-semana que o Sporting jogue fora para irem à Luz e vice-versa.

Demasiados condicionalismos “elitistas”. É a primeira impressão que me deixa depois de dar uma breve vista de olhos principalmente o que está a bold.

É para perderem pontos em jornadas alternadas.

As últimas alterações no futebol português…
O modelo da Taça da Liga continua, em meu entender, uma fantochada. A Taça de Portugal com as meias-finais a duas mãos vem tirar um pouco de mística a esta competição. Agora estas novas condicionantes na Liga… Bem, enfim.

Acho que para este Loureiro o campeonato ideal da I Divisão era: 16 equipas + 3 grandes.
Os 16, faziam 5 eliminatórias tipo Taça, jogos a 1 mão para não chatearem muito, e apurar 1 única equipa, com sorte um Rio Ave para não chatear muito. Depois essa equipa iria jogar um playoff com os 3 grandes, da seguinte forma: cada grande joga em casa 2 jogos contra o Rio Ave.

Estas alteraçoes visam a que haja um repartir de futebol pelo espaço e pelo tempo mais igual !-Tendo em conta as transmissoes televisivas e tendo em conta nao saturar uma determinada regiao com dois ou tres jogos ditos grandes num fim de semana , claro que isto na pratica nao tem sentido no que respeita aos adeptos dos tres grandes !

Em vez de se preocuparem com o que realmente importa e está mal no futebol português, dedicam o seu tempo a fait divers. Ok, está certo. :arrow:

e alguma vez foi de outra maneira? seja no futebol seja no governo.

mas a parte isso, note-se que isto foi proposto pelos clubes, nao pela direccao.

Claro que não.

Pergunto-me por exemplo, como em tempos de crise, ainda não houve um debate e uma defesa dos adeptos na questão da regulamentação do preço dos bilhetes.

Mas não, importante é as meias finais da Taça serem a duas mãos, ou as apresentações da final da Taça da Liga, isso sim é importante.

Nada de novo, portanto.

fundamental seria limitar o numero de jogadores seniores com contrato por clube impedindo assim os empréstimos e a inflaçao dos passes dos jogadores…

Quanto mais mexem, mais merda fazem.

Qualquer dia já nem há sorteios. Se na 1ª jornada calha logo um dérbi ou um clássico, qual é o problema? A mim até me dá pica começar um campeonato com um jogo desses.

Enfim…

Nessa regra do fifica e do Sporting terem de jogar em casa de modo alternado está demonstrado uma falta de respeito gritante pelo Belenenses… Eu não tenho qualquer simpatia ou antipatia pelo Belém, mas essa justificação é o fim da picada!
Enfim, fica mais uma demonstração que o futebol português continua na mesma, mas com os seus dirigentes a tomarem medidas que nem aquecem, nem arrefecem só para justrificar o lugar.

Isto é uma vergonha o que andam a fazer ao futebol!

Mas que me diferença é que me faz estar a ir para o meu estádio e cruzar-me com adeptos do bofica que acabam de perder um jogo? Se fosse este o caso até me alegrava!

E não pode haver dois clássicos seguidos? Há duas semanas soube-me mesmo bem Bofica, Bayern e Porto em 7 dias (Chamei-lhe Football Week).

Bandalhos do caraças. E foram os clubes a fazer as propostas? Os clubes são todos rabetas, no Sporting os rabetas são os dirigentes.

Mas, esperem aí…

O estatuto de “grande” já aparece nos regulamentos? Quem é que define quem deve pertencer ao grupo dos “grandes”?