Alteração de Estatutos - AG dia 23 de Julho 2011, 14:00 (sábado)

Realizar-se-á no dia 23 de Julho a apresentação da proposta de alteração de Estatutos em Assembleia Geral.

Das informações que vão circulando, as seguintes propostas estão a ser discutidas em sede de Conselho Leonino, por uma comissão de 10 ou 11 elementos, penso que de cada uma das listas representadas no Conselho Leonino, mais um representante da Direcção:

1. Assembleias Gerais delegadas
  2. Assembleias Gerais referendárias
  3. Alteração do sistema de nº de votos por sócio
  4. Criação de uma nova categoria de sócio denominada “sócio apoiante”

Sei que tem havido alguma polémica, ao contrário do que o Sr. Presidente veio a público afirmar, principalmente relativamente ao ponto nº 1.

Fica o mote para discussão, sendo que para mim é TUDO para chumbar, até porque no ponto nº 3 não será adoptado o sistema que defendo (um sócio, um voto) nem a diminuição da diferença do nº de votos entre os sócios será significativa.

SL

[hr]

CONVOCATÓRIA:

"Nos termos do artigo 44 n.º 1, alínea a) e 52.º, nº1, alínea b), convoco a Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal para reunir, no dia 23 de Julho de 2011 (sábado), pelas 14.00 horas, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos:

PONTO ÚNICO:
Discutir e votar a proposta de alteração de Estatutos do Sporting Clube de Portugal aprovada em Conselho Leonino de 6 de Julho de 2011, nos seus artigos 4, 6, (…), cujo texto se encontra disponível na sede do Sporting Clube de Portugal, é publicado no sítio do Sporting Clube de Portugal e no jornal do Sporting Clube de Portugal.

(…)

Lisboa, 11 de Julho de 2011

O PMAG
(Eduardo Barroso)

in Jornal do Sporting de 13 de Julho de 2011
[hr]

[i]
EDIT: alterado título e data da AG.

EDIT 2: alterada (novamente) a data da AG.[/i]

Parece que vai ser dia 22 de Julho:

[b]Orçamento aprovado pelo Conselho Leonino[/b] O presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, Eduardo Barroso, no final do Conselho Leonino dirigiu-se aos jornalistas para fazer um resumo do que tinha acontecido na reunião.

O dirigente adiantou: “O Conselho Leonino decorreu com uma presença massiva de conselheiros, o que me apraz registar, significando que as pessoas estão motivadas para discutir os problemas do Sporting. Não houve um único voto contra a proposta de orçamento que vai ser apresentada em Assembleia Geral, que como sabem decorrerá no próximo dia 28 de Junho.”

Eduardo Barroso afirmou ainda: "Foi aprovado também que haveria uma reunião do Conselho Leonino no dia 6 de Julho, já depois do trabalho feito pela comissão de revisão dos estatutos, para ser apresentada a proposta final à Assembleia Geral, que terá lugar no dia 22 de Julho. O Conselho Directivo informou ainda que vai fazer sessões de esclarecimento nos Núcleos do Sporting, em vários pontos do país, e para isso pediu a colaboração dos conselheiros leoninos para sentir o pulsar do Sporting. Foi tudo muito pacífico. Quero ainda realçar que houve da parte dos conselheiros um voto de louvor e grande regozijo com a conquista do bicampeonato de futsal, com a vitória do campeonato nacional da III divisão por parte da equipa de hóquei em patins – que é uma modalidade autónoma e que está a fazer um trabalho notável -, com a medalha de prata alcançada por João Pina e com a classe de ginástica do Clube. Foi uma reunião de grande cordialidade e no dia 6 de Julho cá estamos outra vez para preparar a remodelação dos estatutos, que é fundamental para modernizar o Sporting."

O dirigente falou ainda sobre a reunião do Conselho Leonino que servirá para discutir os estatutos do Clube: “Há uma comissão eleita pelo Conselho Leonino a trabalhar com todas as sensibilidades que resultaram das últimas eleições do Sporting, para fazer a proposta de revisão dos estatutos. Esse tem sido um trabalho muito duro, no sentido de horas de trabalho, e essa proposta vai ser trazida ao Conselho Leonino, para ver se reúne um parecer favorável, para o Conselho Directivo fazer depois sessões de esclarecimento juntos dos vários Núcleos e no dia 22 de Julho termos uma Assembleia Geral que será o relançar do Sporting moderno e do futuro.”

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeconselholeoninoorcamento_200611_77049.asp

Aparentemente temos AG do clube já dia 28 para aprovar o orçamento.

Alguém viu a convocatória dessa AG??

Só há esta referência: http://www.sporting.pt/noticias/agenda/agenda.asp

Até quero ver se amanhã está no jornal do Sporting. :shhh:

Já começa o boicote?

A uma semana da AG e eu como sócio não fui convocado mas para o jubas mandam cartinha.

Estarei lá a votar contra.

Acho inconcebível (ou talvez não) a data de marcação desta AG de vital importância para o associativismo do clube.

É uma AG que trata de assuntos vitais, é uma AG que necessita de uma massiva participação dos sócios, é uma AG que é marcada para o meio do Verão!

Não faz sentido!

Não encontro outros motivos para esta urgência que não a necessidade estratégica de aproveitar momentos. Do ponto de vista da saúde, vitalidade e participação associativa do clube (vector várias vezes apregoado pelos corpos sociais em exercício) só vejo vantagens no adiamento desta AG para Setembro.

Assim sendo, e se for nesta data, desde já declaro, angustiadamente, a minha ausência.

Eu tb. acho inconcebível.
Os estatutos são uma coisa séria demais para serem revistos á martelada, à pressão
Hoje é dia 21 de Junho. A proposta da comissão parece ainda não estar finalizada, logo não é pública, muito menos foi conhecida/debatida por todos os associados.
É inconcebível, por isso, que possa ser discutida/votada em AG daqui a um mês, ainda para mais na véspera de fim-de-semana do pico do verão.
Lá por ser elaborada por uma comissão que reúne todas as sensibilidades representadas no CL não quer dizer que tenha de recolher os apoios de todos os associados que votaram nesse órgão. A discussão e votação em AG não é uma mera formalidade chata que se compadeça com um simplex, ou com votações às escuras.

E nem sequer é liquido que seja a proposta dessa comissão a ir a votos… :whistle:

A estratégia parece-me clara. Em relação ao sistema eleitoral, apresentarão algo para chumbar e quando se pedir uma revisão séria do sistema de votos, vão negar dizendo que já foi discutido e chumbado.

Vota-se na proposta do BdC.
Eu acho estranho(quer dizer não acho, já os conheço) é como é que uma coisa tão séria e tão crucial como uma AG para rever os estatutos ser tão pouco publicitada.

Tens razão, ainda há mais essa a acrescer aos motivos para não poderem existir pressas. GL disse numa newsletter que não havia consonância entre a comissão e a direcção, pelo menos num ponto dos estatutos
Eu espero que haja um mínimo de bom senso e a actual direcção se lembre que ganhou as eleições à justa (nem vou falar em afinanços), como nunca ocorrera no SCP, aliás

Não creio que funcione assim!

Votar-se-à a proposta apresentada pelo CD (que não terá que ser forçosamente a totalidade da apresentada pela comissão do CL).

A proposta apresentada pelo CD vai ser a que eles quiserem, assim não é democrático.
É votar contra.

Alguém já teve oportunidade de verificar se no jornal do clube saiu alguma convocatória para a AG de aprovação do orçamento já para a semana, dia 28 de Junho???

Não sei, mas essa é aqui!

http://www.forumscp.com/index.php?topic=37344.0

:great:

Uma vergonha

Uma semana para a AG e temos de saber este tipo de informações pelo Fórum :naughty:

Que se saiba, BdC não tem uma proposta de estatutos, mas apenas publicitou uma proposta de regulamento eleitoral. São coisas diferentes, se bem que relacionáveis.
A proposta base será, inevitavelmente, a do CD, não necessariamente igual à da comissão do CL, como o psilva já disse.
BdC, tu ou eu podemos apresentar (não pode ser de outra forma) alterações num ou noutro artigo, ao limite em todos, mas BdC ainda não o fez, nem o poderia fazer até terminar o trabalho da comissão do CL, porque “aceitou” a metodologia da “representação” da sua lista na comissão do CL.

Só mais uma coisa. A revisão dos estatutos tem de ser aprovada por 3/4 dos votos, 75%, portanto. Não é tão fácil como possa parecer

E é ponto a ponto certo?

Nenhum moderador pode mudar o titulo do tópico ?

Já se sabe que vai ser dia 22 de Julho.

A opinião do sócio BdC é a seguinte (conforme o que consta na sua página do Facebook) :

Boa tarde, tenho visto muitos comentários na internet a respeito da AG para tratar da revisão de Estatutos que será[u] dia 22 de Julho pelas 19h.[/u]

Mesmo sem saber o teor do texto final já verifico muitas opiniões pelo simples facto de ser um texto vindo da A ou B. Até mesmo já vejo alguns textos de opinião pessoal a insinuar uma série de disparates sobre um ex-candidato (quem será?) e de quem tem os “louros” do texto.
Bem, realmente este Sporting CP está cheio de gente a querer protagonismos… Para mim basta que os novos estatutos sejam adequados, modernos, defendam o Clube e os seus associados e não lhe retirem nenhum direito mas sim acrescentem o direito de participar activamente na vida do Clube, estejam em Lisboa ou em qualquer ponto do Mundo. Para mim o protagonismo deve estar sempre na (s) pessoa (s) certa (s): os sportinguistas! Apelo a todos que esperem mais um pouco antes de opinar para saberem o resultado final da Comissão de Revisão de Estatutos.
Tudo tem sido feito pelo melhor do Sporting CP mas o texto final ainda não está fechado. Antes de saber se se deve votar a favor ou contra (decisão individual) devemos esperar pelo texto final, perceber as suas implicações e decidir o sentido de voto. Esta decisão não tem nada a ver com eleições mas sim com o futuro do nosso Clube e deve ser assim que deve ser encarado.

Como sempre disse no momento certo farei a minha avaliação final e direi a todos o que sinto e penso apresentando a minha proposta inicial e o que concordo ou não com a final. Sei que tem sido um trabalho muito bom por parte dos participantes e que o Dr. Borges Rodrigues, dignissimo sportinguista escolhido como representante dos eleitos pela Lista C tem feito um trabalho magnifico na defesa do que acreditamos ser o presente e futuro melhor e engrandecedor do Sporting Clube de Portugal. Os trabalhos têm sido muitissimo bem orientados pelos membros da Mesa da Assembleia Geral e os membros do Conselho Leonino que fazem parte da Comissão, têm, com algumas ideias de fundo diferentes uns dos outros, tentado o melhor para sair uma decisão consensual. Por este trabalho meritório devemos a todos agradecer e esperar pelo momento certo para opinar e decidir.

Abraço a todos e Saudações Leoninas

Eu assino por baixo !!!