Alisson Santos - UD Leiria (Abola)

Claro que não, nem é isso que faço. Olho mesmo como um Fatawu - não é bem o mesmo perfil, mas a intenção é essa.

Acho que é isso que todos esperamos.

Podes só dizer que não fazes ■■■■ de noção do que estás a dizer. É a realidade de todos os clubes lol. As equipas de juniores vão jogar com 3/4 jogadores?

1 Curtiu

Por isso é que uns recrutam jogadores com potencial para jogar na seleção do escalão (lamps) e outros andam a recrutar sabe Deus com que critério.

A mim preocupa-me que se possa perder o que de bom começámos a fazer nos últimos 2 anos:
Contratações de craques altamente valorizáveis do ponto de vista desportivo e financeiro.
Gajos normalmente de 15/25ME.
O nosso scouting, justiça lhe seja feita, neste perfil de contratações está com uma taxa de acerto brutal:
Gyokeres (24ME → vale sempre mais de 75ME)
Hujlmund (20ME → vale sempre uns 60ME)
Debast (16ME → sairá sempre por valor superior a 40ME)
Maxi (14ME → acredito que vai evoluir e sair no mínimo por valor acima de 30ME)
Harder (20ME → raios me partam se dentro de 2 ou 3 anos não sai por mais de 40ME)

Na minha visão são 100% de taxa de acerto.
Se quiserem excluir o Maxi, são 80% de taxa de acerto.
Será sempre excelente!
Estas contratações mudaram o SCP.
São 2 anos a discutir o título até ao fim.
E talvez sejamos mesmo bi…
Algo a que não estamos habituados.
Tal como também não estávamos habituados a fazer este perfil de contratação.
Isto é OURO!

Depois temos as contratações a ver se dá e que quase nunca dão nada.
O nosso scouting não tem % de sucesso nesse tipo de contratações.
Só perdemos dinheiro nos Biels e nos Kobas.
Para quê insistir nisso?

O política que defendo é contratar Gyos e Hujs por um lado.
Gajos caros (sempre valorizáveis) mas já com algum percurso e stats em contextos competitivos severos. Gajos fiáveis pois.

E gajos baratos mas com características especiais contratados ainda no berço como o Fatawu.
Isto também me parece que vale a pena.

Tudo o resto é gordura…
O que acertamos não compensa o que falhamos, fora o custo de oportunidade desportivo de precisar de um jogador para uma posição e falhar várias vezes a resolução do problema.
Quem não perceber isto, não pode estar no SCP…

PS:
Espero que a política dos últimos 2 mercados de verão continue.
Tem sido excelente!

E aqui estou eu, excitado por ver este menino para o ano.

Chamem-me o que quiserem (provavelmente fará sentido) mas acho que este não será flop.

#Allison+10

Mas isso deve-se à competência nessas contratações. Eu não acho que o clube não as deva fazer porque, ultimamente, estas correram mal. Acho antes que o clube deve ser mais competente ao ponto de melhorar a taxa de acerto nas contratações desse género, que tem sido uma lástima.

1 Curtiu

O Biel ser apelidado de 10 de ligação é o mesmo que eu ser chamado pintor porque ando a pintar as paredes do útero das mulheres dos rabolhos.

1 Curtiu

Epá…
Isso de dizer que o scouting tem que melhorar a taxa de sucesso nas contratações abaixo de 5ME, é o mesmo que dizer que os governos têm que acabar com a fome no mundo.

É conversa irrealista de miss mundo.

O gestor competente é aquele que alinha a sua estratégia com a capacidade dos seus recursos, neste caso, o scouting. Ora, o scouting, tem taxa de acerto compensadora no perfil 15/25ME e taxa de acerto ruinosa muito abaixo disso. Acho que é óbvia a política que deve ser seguida.
Poucas contrações, mas de jogadores caros pela certa.

Em paralelo, deves tentar ir melhorando o scouting?
Claro que sim.
Mas não esperes aqui milagres, e muito menos grandes melhorias de um dia para o outro.
Até lá, a estratégia tem que estar alinhada com a capacidade atual.

REALISMO!

1 Curtiu

Não existem infinitos perfis de jogadores lol
Nem isso depende, exclusivamente, da sua qualidade mas antes das suas características de jogo.

A verdade é que é mesmo MUITO DIFÍCIL para o scouting acertar verdadeiramente num jogador abaixo dos 10ME. Dificilmente pode ter grandes certezas sobre a adaptação deste jogador ao SCP para se firmar como craque.

Gajos desses valores:
1.
Ou estão em realidades competitivas muito pouco exigentes e fazem coisas que depois não consegue fazer no SCP. Nunca me esquecerei do Celsinho e do Salomão…
O que não falta são gajos com vídeos fabulosos em terra de cegos que depois chegam aqui e não conseguem fazer nada.

Ou são gajos em realidades mais competitivas mas com stats muito fracas para terem valor de mercado tão baixo.
Dificilmente descobres um gajo nesta condições que depois expluda.

Já o contrário não é verdade.
É bem mais fácil acertar as contratações de 15/25ME.

O Gyokeres era um carro de assalto com bons números numa liga duríssima. Ia falhar no tugão?
O Huj tinha stats de top numa liga como a italiana. Ia falhar no tugão?
O Debast jogava numa seleção de top desde o berço. Ia falhar no tugão?
O Maxi tinha sido titular com boas exibições por uma seleção de top como a urguaia. Ia falhar no tugão?

Gajos caros mas com indicares de certificado de qualidade.
E quando um gajo com um certificado de qualidade chega ao SCP, o mais provável é adaptar-se e ser titular. Ora, um gajo jovem que se afirme no SCP está sempre a meio caminho de se valorizar e acabar por sair por uma pipa de massa depois de dar rendimento desportivo.

Claramente, é isto que nos torna mais fortes.
Claramente, é isto que queremos.

Agora a serio,vamos ver no que da. Até pode surpreender o que era excelente… Nos videos ha uma coisa que me agrada não tem medo de partir para cima do adversario quanto ao resto a ver vamos.

1 Curtiu

Isso que dizes é tudo verdade.

O problema é que esses são os mais fáceis de acertar e a concorrência é muito feroz.

O problema não é só o preço ser alto, é a concorrência que enfrentas para fechar um jogador desses.

Tens conseguido fechar vários.
E se calhar só não fechaste ainda mais por poucos ME.
Se calhar podias ter mais 2 ou 3 craques a valer o triplo do que terias pago por eles…

Mas aqui não vou criticar a direção:
Nós não somos um clube rico e temos sempre que negociar muito bem.
Nem sempre este equilíbrio é fácil de fazer.

Estar aqui atrás de um teclado a mandar bocas é sempre fácil.

A única coisa que realmente critico é as contratações que cheiram mal à partida:
Gajos suplentes de clubes muito inferiores ao SCP que jogam em realidades competitivas inferiores à da Liga Portuguesa e, ainda por cima, sem achievments.
Depois chegam cá e não rendem.
Não posso deixar de perguntar:
Qual foi a surpresa?
Como puderam não prever isso?
Como pudemos queimar milhões e milhões de precisos euros do SCP nisso?
Onde esteve o rigor e a diligência na gestão dos recursos de um clube que não é rico?

Se eliminássemos os últimos 2 mercados de inverno e ficássemos só com os mercados de verão, estaríamos perante uma gestão desportiva verdadeiramente de excelência e ao nível do melhor biénio talvez de sempre.

Eu acho que nós nos nórdicos acreditámos onde outros não acreditaram.

Felizmente para nós.

Já no Harder pagámos acima do preço real dele.

Sim, muito acima. Mas o perfil da contratação é completamente diferente do Gyokeres. O Harder foi um tiro no escuro, um miúdo q pode dar.
O Gyokeres vinha de 2 épocas a ser goleador no championship. O Hjulmand vinha de ser ao numa equipa da Série A. A mim agradava-me mais o perfil de contratação do Gyokeres/Hjulmand.
São caros, ganham bem, mas trazem scutivelmente mais qualidade á equipa

1 Curtiu

Capitão

Quando se mete 20ME numa contratação, à partida, não pode ser num puto a ver no que vai dar tipo tiro no escuro.
O dossier PL esteve mal encaminhado porque falhámos os jogadores para os quais estávamos a apontar. Perdemos o timing e depois ficámos completamente à rasca porque precisávamos mesmo de outro PL e já só tínhamos poucos dias para o mercado fechar.

Não foi a melhor abordagem.
Ainda assim, tivémos a sorte de ter capacidade de usar uma bazuca de 20ME (logo aqui aumentou a probabilidade de sucesso) e apontar para um jogador que estava referenciado por scoutings de clubes competentes, como por exemplo, o do Brighton.
Não foi um tiro totalmente no escuro…

Ao Biel não foi o Brighton…
Ao Alisson não vai o Brighton…

1 Curtiu

Se tivéssemos que usar o Harder como titular esta época tínhamos achado que era uma má contratação. Neste estilo de jogador de futuro, é uma boa contratação

1 Curtiu

Pagámos pelas características (potência e colocação de remate, capacidade física, agressividade na abordagem ao jogo) e no potencial.

O rendimento ainda era pouco relevante, aliás, era tão ou mais suplente na Liga Dinamarquesa que o Biel era no Brasileirão…

Mas as características estavam lá, o potencial estava lá. Provavelmente até rendeu mais no primeiro ano de Sporting do que esperávamos porque parecia um jogador sobretudo para futuro (apesar do valor pago).